ANO XXVIII - No.09 - 17/04/2009

ÍNDICE


COLÓQUIO

"Os super-fenômenos da Física"

Prof. Dr. Amir O. Caldeira, Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP

23 de abril, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 16h

Nesta palestra pretendemos introduzir de uma forma bem geral e qualitativa os fenômenos da supercondutividade e superfluidez. Inicialmente, vamos apresentar um resumo histórico dos eventos que marcaram o desenvolvimento destas áreas e as propriedades fundamentais que caracterizam estes fenômenos: a inércia rotacional não-clássica e as correntes persistentes. Após a apresentação da abordagem fenomenológica, analisaremos brevemente os mecanismos microscópicos da superfluidez em 4He (a condensação de Bose-Einstein) e da supercondutividade em metais simples (o emparelhamento de Cooper). A superfluidez do 3He surge da generalização do conceito de pares de Cooper com momento angular orbital não nulo, o que resulta na possibilidade da existência de diferentes fases superfluidas para o 3He líquido: as chamadas fases A e B. Esta generalização também está ligada à existência dos supercondutores de alta Tc. Finalizando o colóquio analisaremos brevemente os condensados de bósons e férmions obtidos em armadilhas magneto-ópticas.


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA - DFGE

"Origem Microscópica de Distribuições de Retornos não-gaussianas"

Prof. Dr. Rogério Rosenfeld, Instituto de Física Teórica (IFT)

22 de abril, quarta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 13h40

Nesse seminário farei uma breve introdução à teoria do apreçamento de derivativos financeiros descrita pelo modelo de Black-Scholes. Em seguida, apresentarei uma possível explicação para o desvio da gaussianidade na distribuição de retornos observada em dados empíricos.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios organizados pelo Departamento de Física Matemática, dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

"Atrasos e Tempo de Vôo: Viagem Histórica pela Medida da Velocidade da Luz"

Prof. Dr. Marcelo Martinelli, IFUSP

22 de abril, quarta feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h

A medida precisa da velocidade da luz é um problema que desafiou os físicos durante séculos. A primeira estimativa foi feita em 1676 empregando um "relógio astronômico", mas medidas mais precisas foram feitas a partir do século XIX em experimentos "terrestres". Estas primeiras medidas usaram uma mecânica engenhosa e delicada, que hoje foi substituída por controles eletrônicos simples e robustos, presentes em instrumentos no nosso dia-a-dia. A discussão sobre a compatibilidade do Eletromagnetismo de Maxwell com a Mecânica newtoniana levou ainda a novas discussões sobre o significado desta medida, e aos experimentos de Michelson e Morley. Vamos ver (e realizar) alguns destes experimentos neste colóquio.

Os organizadores


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Física para Todos - 1º Semestre 2009

O IFUSP dá prosseguimento ao Ciclo de Palestras Física para Todos no primeiro semestre de 2009. As palestras, proferidas por alguns dos melhores professores e pesquisadores de Física do IFUSP, em linguagem acessível ao público em geral, tratam de temas contemporâneos e relevantes e pretendem mostrar que a Física está presente em muitos aspectos na vida das pessoas.

"Desvendando o Núcleo Atômico"

Prof. Dr. Nilberto Eder Medina, DFNC, IFUSP

25 de abril, sábado, Centro Cultural, Sala Lima Barreto, às 11h

Inscrições: http://web.if.usp.br/extensao

Desde sua descoberta no início do século XX, o núcleo atômico tem fascinado os cientistas, impondo grandes desafios para o seu entendimento. Afinal, o que é o núcleo do átomo? Quais são seus constituintes? Como é possível sua existência, já que ele é composto apenas de cargas positivas que se repelem? A compreensão sobre sua natureza e seus constituintes evoluiu muito nos últimos 100 anos e já podemos responder perguntas fascinantes como a origem dos elementos químicos conhecidos, os mecanismos de emissão de radiação e seu efeito na matéria. Todo esse entendimento só foi possível graças à incrível evolução nos equipamentos e técnicas experimentais desenvolvidas para o estudo do núcleo atômico.


BIBLIOTECA

A biblioteca não abrirá no próximo sábado dia 18 de abril.

 

A editora Elsevier e o SIBi oferece treinamento de acesso às publicações e Bases de Dados da empresa Elsevier (periódicos e livros eletrônicos), planejado para os dias 08, 09 e 10 de junho de 2009, em São Paulo.

Objetivos do Treinamento: Proporcionar aos profissionais da área de referência do SIBi/USP e aos usuários interessados informações sobre as bases de dados bibliográficas e de texto completo (periódicos e e-books) da empresa Elsevier: ScienceDirect, Engineering Village (Compendex), Scopus e Embase, ferramentas/recursos disponíveis para o usuário pela plataforma de acesso aos títulos. Apresentar os recursos de bibliometria disponíveis a partir da base Scopus.

Ministrante: Sra. Adriana Rodrigues - Gerente de Desenvolvimento de Contas - Elsevier S&T

Turma de apresentação Data: 08.06.2009

Formato: Apresentação de conteúdo de forma expositiva. Local: Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP - Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária - São Paulo, Capacidade do Auditório 248 participantes - Horários/Bases 9h30min às 12h30min ScienceDirect \u2013 Área: multidisciplinar (inclui e-books) Engineering Village (Compendex) \u2013 Área: engenharia (inclui e-books) 12h30min às 14h Intervalo de almoço, das 14h às 16h30min Scopus (treinamento básico) \u2013 Área: multidisciplinar

Turma de apresentação Data 09.06.2009

Formato: Apresentação de conteúdo de forma expositiva. Local Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP - Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária - São Paulo Capacidade do Auditório 248 participantes - Horários/Bases 9h30min às 12h30min Bibliometria no Scopus \u2013 para usuários avançados, que já utilizam a base Scopus - 12h30min às 14h Intervalo de almoço das 14h às 16h30min Embase.com \u2013 Área: saúde

Turma de apresentação e prática Data 10.06.2009

Formato: Apresentação de conteúdo de forma expositiva, complementada com exercícios práticos - Local Sala 6 do Centro de Ensino de Computação - CEC do Instituto de Matemática e Estatísticas da Universidade de São Paulo - IME/USP - Rua do Matão, 1010 - Cidade Universitária \u2013 São Paulo Capacidade da Sala 33 microcomputadores para 60 participantes - Horários/Bases 9h30min às 12h30min ScienceDirect \u2013 Área: multidisciplinar (inclui e-books) Engineering Village (Compendex) \u2013 Área: Engenharia (inclui e-books) 12h30min às 14h Intervalo de almoço, das 14h às 16h30min Scopus (treinamento básico) \u2013 Área: multidisciplinar

Nota: O SIBi/USP dispõe de acesso on-line a mais de 2000 títulos publicados pela Elsevier, com o apoio da CAPES ou por assinaturas próprias, em todas as áreas de conhecimento.

As inscrições poderão ser efetivadas por intermédio da biblioteca até 15.05.2009, pelo endereço de e-mail bib@if.usp.br, com indicação da opção de turma (data/horário), nome completo e endereço de e-mail do participante.


Conferência sobre Tecnologia Integrada em PET/CT

Será realizada, nos dias 25 e 26 de maio próximo, a Conferência sobre Tecnologia Integrada em PET/CT, atividade do Projeto de Cooperação Técnica "Capacitação na produção de radiofármacos com cíclotron para aplicações clínicas", fomentado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Este Projeto tem como participantes: três institutos da CNEN (IPEN, CDTN e CRCN-NE), três da USP (IF, InRad e InCor) e a Faculdade de Física da PUCRS. A Conferência é aberta a médicos, físicos, químicos, farmacêuticos, biomédicos e tecnólogos que atuam em Medicina Nuclear, Oncologia e áreas afins, assim como residentes e público interessados em aplicações médicas de tomografia por emissão de pósitrons (PET). Programa detalhado e informações estão disponíveis no site do IPEN: http://www.ipen.br

A inscrição é obrigatória e gratuita, termina no dia 26 de abril.

Profa. Cecil Chow Robilotta


COMISSÃO PAE

ESTÁGIO PAE - 2º Semestre de 2009

Com o objetivo de facilitar o encontro entre alunos interessados em realizar estágio PAE e docentes dispostos a supervisioná-los, a Comissão PAE-IF irá realizar uma PRÉ-INSCRIÇÃO. Os alunos interessados em um estágio devem preencher uma ficha na diretoria de ensino, e os docentes devem mandar um e-mail, com o assunto "pré-inscrição", para o Alessandro (Diretoria de Ensino), em diensino@if.usp.br, informando o seu interesse em supervisionar um estagiário, uma breve descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário e os eventuais requisitos que espera que este preencha, junto com a(s) disciplina(s) que irá ministrar, se já souber. As pré-inscrições começarão na quarta-feira, dia 22 de abril e continuarão até o final das inscrições definitivas, previstas para o período de 11 de maio a 5 de junho próximos. As fichas com as pré-inscrições estarão a disposição de alunos e docentes, para consulta, até o final do processo, na Diretoria de Ensino. Julgamos ser possível essa pré-inscrição, mesmo sem carga didática, pois uma análise dos últimos semestres mostrou que boa parte dos docentes que costumam supervisionar estágios o fazem todo o semestre, independente da disciplina que ministram, mais ou menos com as mesmas tarefas para os estagiários; por outro lado alunos que não conhecem direito o corpo docente tem tido dificuldade em encontrar um supervisor na correria da última hora, quando a carga didática é divulgada; também, o interesse em realizar um estágio docente não está, em geral, condicionado a uma única disciplina ou supervisor.

Comissão PAE - IFUSP

 

 

Resultado das Eleições para Representação Discente do IFUSP 2009

Em eleições realizadas em março/abril de 2009 foram eleitos os representantes discentes (RD´s) do Instituto de Física da USP. A seguir, apresentamos a relação dos estudantes eleitos para um mandato de um ano, a contar da data da primeira reunião do conselho /ou comissão para o qual o RD foi eleito.

Congregação:

1. Graduação: Guilherme V. Santos, Mariana S. R. Garcia, Paulo Roberto Silva, Arão B. Garcea, Diego H. C. Navarro

2. Pós \u2013 Graduação: Titulares: Patrícia Magalhães, Viviane Morcelle Suplente: Marcelo Bonetti

Comissão de Graduação (CG): Márcio José da Silva

Comissão de Pós-Graduação (CPG): Roberto Linares

CTA Arão B. Garcea

Comissão PAE: Esdras V. de Souza

Comissão da Biblioteca: Guilherme V. Santos

COC Licenciatura: Titular: Renata Pojar Suplente: Bárbara B. Gerbelli

Conselho do Departamento de Física Nuclear: Titulares: Djalma Mendes Júnior, Viviane Morcelle Suplentes: Maria Carmen Morais Roberto Linares

Agradecemos a todos que de alguma forma participaram deste processo e informamos que todos podem participar da lista de discussão de RD´s do IFUSP, cujo endereço eletrônico é: rds_ifusp-subscribe@yahoogrupos.com.br

CEFISMA e Representação Discente do IFUSP


Projeto BAC-2011

(juntos a gente consegue!)

O texto a seguir resume a posição dos membros do Grupo de Trabalho sobre esta questão. É o ponto de partida para a proposta de reforma curricular do bacharelado. O documento está disponível também no site http://web.if.usp.br/bac2011/ . Esperamos que os membros da comunidade utilizem esse instrumento para postar lá suas opiniões, fornecendo subsídios para a continuidade desse trabalho.

QUE FÍSICO QUEREMOS FORMAR?

Essa questão tem estado presente em praticamente todas as discussões a respeito das tentativas de reforma do curso de bacharelado. A questão pode ser considerada de difícil resposta, pois traz uma importante reflexão sobre o futuro dos alunos egressos do IF. Ao mesmo tempo, traduz uma preocupação com questões que fogem ao nosso controle e, ainda por cima, estão em constante mutação. Atualmente no Brasil, bacharéis com formação em física tem-se inserido no ensino privado de terceiro grau, no ensino e pesquisa em universidades públicas e privadas, no ensino médio público e privado (em alguns casos completando sua formação com diplomas de licenciatura), algumas indústrias, mercado financeiro, atividades relacionadas à proteção radiológica, atividades de representação de empresas nacionais e estrangeiras, operação e manutenção de equipamentos de alta tecnologia (e.g., ressonância magnética), confecção de softwares, criação e manutenção de redes de informática, assessoria de autoridades públicas (parlamentares, membros do executivo), entre outras, atuando como empreendedores de suas próprias idéias. O mercado de trabalho é cada vez mais dinâmico, dificultando prever que opções específicas se abrirão aos futuros formandos. O dinamismo do mercado de trabalho torna inócua a formação excessivamente específica, significando que não devemos formar físicos que atendam somente a uma vertente de "mercado". Cada vez mais ouvimos frases, inclusive em meios empresariais, afirmando que as pessoas devem ser formadas para "aprender a aprender". Ora, essa talvez seja a característica mais visível dos físicos: esse é precisamente nosso treinamento! Segundo Sir Michael Attiyah, "um físico, quando não consegue resolver um problema, passa ao problema seguinte, mais difícil". Devemos nos orgulhar dessa característica, tão desejada no mercado de trabalho contemporâneo. Talvez pudéssemos simplesmente responder a questão de que físicos formar dizendo apenas: bacharéis que conheçam bem os fundamentos da física! Pode parecer, à primeira vista, muito simplista, entretanto, a essência nos parece estar exatamente nesse ponto. Nosso curso deve ser desenhado para cumprir esse papel: antes de mais nada, devemos dar uma sólida base dos principais fundamentos da física aos nossos estudantes. Além de disciplinas desenhadas para cumprirem esse papel, devemos oferecer disciplinas mais avançadas, que permitam aos estudantes desenvolverem suas vocações, aprofundarem-se nas áreas que considerem mais interessantes, desde assuntos mais fundamentais até aplicações diversas da física e suas interações com outras áreas do conhecimento.

O currículo, portanto, deve contemplar uma formação básica comum, seguida de disciplinas de caráter optativo, com grande flexibilidade, permitindo e até estimulando que sejam cursadas em outras Unidades da USP. Flexibilidade, no entanto, não deve ser confundida com omissão: devemos cumprir o papel de orientar os bacharelandos, de acordo com suas aspirações e vocações. Apenas devemos dar condições para que eles sigam currículos de aprofundamento originais, caso o desejem. A USP é uma universidade especial e o Instituto de Física é uma de suas Unidades de maior tradição. Aqui se produz, diariamente, conhecimento novo em praticamente todas as áreas da física contemporânea. Um curso realizado nesse ambiente deve ser particularmente atraente, pois aqui o conhecimento é "vivo", não está apenas nos livros, que relatam os resultados estabelecidos de investigações passadas. Na USP, o aprendizado se faz nas salas de aula, nos seminários e colóquios, nos laboratórios didáticos e de pesquisa, nas salas de docentes, além da biblioteca. Devemos estimular os estudantes a aproveitarem plenamente desse ambiente ímpar.

ALEXANDRE ALARCON DO PASSO SUAIDE, ANTONIO FERNANDO RIBEIRO DE TOLEDO PIZA, ANTONIO MARTINS FIGUEIREDO NETO, HENRIQUE FLEMING, PAULO ALBERTO NUSSENZVEIG e PAULO REGINALDO PASCHOLATI.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Adriane Beatriz Schelin
"Aspectos dinâmicos de espalhamento caótico clássico"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Iberê Luiz Caldas (orientador - IFUSP), Mauro Sergio Dorsa Cattani (IFUSP), Ricardo Luiz Viana (UFPR), Elbert Einstein Nehrer Macau (INPE) e Felipe Barbedo Rizzato (UFRGS).
23/04, quinta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h

Comunicado da Comissão de Pós-Graduação INTERUNIDADES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
João Freitas da Silva
"Apropriação da linguagem científica por parte dos alunos em uma sequência de ensino de física moderna"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Anna Maria Pessoa de Carvalho (orientadora \u2013 FE/USP), Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira (FE/USP) e Deise Miranda Vianna (UFRJ).
24/04, sexta-feira, Sala 105 do Basílio Jafet, IFUSP, às 10h


ATIVIDADES DA SEMANA


4ª. FEIRA, 22.04.09

Seminário do Grupo de Física Molecular e Modelagem - DFGE
"Aplicações do Método da Coordenada Geradora na Teoria do Funcional da Densidade: Dinâmica e Excitações"
Ednilsom Orestes, pós-doutorando do IFUSP
Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 10h

Seminário do Grupo de Física Estatística - DFGE
"Origem Microscópica de Distribuições de Retornos não-Gaussianas"
Prof. Dr. Rogério Rosenfeld, Instituto de Física Teórica, IFT
Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 13h40

Seminário Tópico em Física da Matéria Condensada - DFMT
"Estrutura e Propriedades de Nanopartículas Preparadas via Sol-Gel" Prof. Dr. Giancarlo Brito, DFAP, IFUSP Sala de reuniões do Edifício Mário Schenberg, IFUSP, às 16h

Convite à Física
"Atrasos e Tempo de Vôo: Viagem Histórica pela Medida da Velocidade da Luz"
Prof. Dr. Marcelo Martinelli, DFEP, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h


5ª. FEIRA, 22.04.09

Colóquio
"Os super-fenômenos da Física"
Prof. Dr. Amir O. Caldeira, Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP
Auditório Norte, IFUSP, às 16h


6ª. FEIRA, 22.04.09

Seminário do GFCx - DFEP
"Cristais Líquidos em Produtos Cosméticos"
Prof. Dr. Pedro Alves da Rocha Filho, FCF \u2013 USP de Ribeirão Preto
Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h


SÁBADO, 25.04.09

Física para Todos
"Desvendando o Núcleo Atômico"
Prof. Dr. Nilberto Eder Medina, DFNC, IFUSP
Centro Cultural, Sala Lima Barreto, às 11h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos

Secretária: Silvana Sampaio

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br

 

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br