ANO XXVIII - No.31 - 23/10/2009

ÍNDICE


COLÓQUIO

"Muitas Distribuições q-Gaussianas Emergem na Natureza: Por que?"

Prof. Dr. Constantino Tsallis, Chefe do Departamento de Física Teórica e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Sistemas Complexos

29 de outubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 16h

Estendendo os métodos da mecânica estatística de Boltzmann-Gibbs para algumas classes de estados estacionários mais complexos do que o célebre e ubíquo equilíbrio térmico, focalizaremos dois aspectos termoestatísticos relevantes: (i) a extensividade da entropia não aditiva para valores especiais do seu índice (que caracteriza classes de universalidade), e (ii) a ubiquidade (possivelmente devida a uma forma generalizada do Teorema do Limite Central) das distribuições q-Gaussianas em sistemas naturais, artificiais e sociais. Alguns resultados analíticos, numéricos, experimentais e observacionais recentes serão apresentados para ambas facetas.


SEMINÁRIO DE ENSINO

'Ambientes de Aprendizagem: a Web Moderna na Educação'

Prof. Dr. Ewout ter Haar, IFUSP

27 de outubro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h

As tecnologias modernas de rede, de comunicação e de informação estão transformando a sociedade e as nossas escolas. Estudos indicam que a Tecnologia Educacional moderna é um instrumento eficaz para os processos de ensino e aprendizagem. Recursos da Web, ferramenta moderna e participativa, tem-se mostrado interessantes, especialmente se empregados de forma a complementar outras abordagens. Neste seminário, serão apresentadas algumas das tecnologias da Web moderna que podem ser usadas em ambientes de ensino-aprendizagem online. Serão, ainda, relatadas algumas experiências e resultados referentes a projetos desenvolvidos na USP.


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA e do INCT DE FLUIDOS COMPLEXOS

'Elasticidade de moléculas e células únicas: efeitos de equilíbrio e não-equilíbrio'

Prof. Dr. Oscar Nassif Mesquita, Departamento de Física, Universidade Federal de Minas Gerais

29 de outubro, quinta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 14h

Apresentaremos experimentos da interação de uma única molécula de DNA com fármacos, medindo a variação da elasticidade entrópica do complexo com a técnica de pinça óptica. Apresentaremos cálculos ab initio da interação DNA/psoralen que indicam uma possível explicação para as transições observadas na elasticidade dos complexos. Apresentaremos nossos resultados experimentais sobre a motilidade de macrófagos e células vermelhas do sangue, através de medidas das flutuações de membrana usando a técnica de microscopia de desfocalização. Novos modelos teóricos da interação citoesqueleto/membrana, bem como processos de não-equilíbrio serão discutidos.


DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

Em reunião realizada em 20/10/09, o Conselho Departamental elegeu o Prof. Vito R. Vanin, Chefe do DFEP, para o próximo período de dois anos.


DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

Em reunião realizada em 03/09/09, o Conselho do Departamento de Física Nuclear elegeu o Prof. Roberto Vicençotto Ribas, Chefe do DFNC, para o mandato de 02/10/09 a 01/10/11.

Em reunião realizada em 15/10/09, o Conselho do Departamento de Física Nuclear elegeu o Prof. Manoel Roberto Robilotta, Suplente do Chefe do DFNC, para o mandato de 16/10/09 a 15/10/11.


BIBLIOTECA

De 23 a 29 de outubro, é comemorada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto Lei nº 84. 631, de 2 de abril de 1980.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBi/USP promoverá a XII Semana do Livro e da Biblioteca no período de 27 a 30/10/2009.

Haverá programação local nas diversas bibliotecas da Universidade, cuja programação geral pode ser acessada no link: http://www.sibi.usp.br/sibi/eventos/xii_semana_do_livro_progr.htm.

O Serviço de Biblioteca e Informação do Instituto de Física participará com a seguinte programação local:

O usuário e a conservação do Acervo

Exposição de painéis, fotos e posters;
Oficinas - demonstração de alguns serviços de reparo
Horários: das 10h às 12h das 14h às 16h e das 19h às 20h
Local: Saguão da Biblioteca

Capacitação de usuários - Divulgação de Treinamento

Treinamentos de bases de dados e publicações eletrônicas, das 9h às 15h

Divulgação dos projetos em andamento

Exposição de painéis, fotos e posters;
Sistema de Gestão da Qualidade - ferramentas utilizadas pela Biblioteca;
Acervo digital dos preprints do Instituto de Física; Alinhamento dos arquivos administrativos \u2013 SAUSP;
Home page da Biblioteca do Instituto de Física; Renovação de empréstimos de livros via web.

Banco de Dados Bibliográficos da USP - Dedalus

Indicadores estatísticos dos últimos 5 anos das informações referentes ao IFUSP -- Bases Livros e Outros Materiais, Seriados e Produção Cientifica.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo - Dados do Instituto de Física

Apresentação de painéis;
Processo de submissão;
Indicadores Estatísticos do IFUSP

Para maiores informações: bib@if.usp.br ou pelo tel. 3091.6998

Maria de Fátima Alves de Sousa

Diretora Técnica


Centro Interunidade de História da Ciência

O Centro Interunidade de História da Ciência tem a satisfação de comunicar que o nosso site já está disponível para acesso (www.usp.br/chc). No site será possível ter acesso a todas às edições do Jornal da História da Ciência e dos nossos próximos eventos.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Relatório de atividades e renovação de bolsas

Todos os alunos regularmente matriculados no programa de pós-graduação do IFUSP, sejam bolsistas ou não, devem entregar o relatório de atividades referente ao ano de 2009, no período de 23 a 27 de novembro de 2009. Os relatórios devem ser apresentados em 1 (uma) via impressa, assinada pelo orientador e pelo bolsista, descrevendo os aspectos diretamente ligados à evolução do plano de trabalho e às atividades acadêmicas no período. Além da cópia impressa, o aluno deve entregar na secretaria o formulário de encaminhamento de relatório devidamente preenchido ( o formulário encontra-se na Página da CPG) e um CD com uma cópia do relatório, no formato PDF, com SobrenomeNomeRelxx.pdf, onde xx indica o numero do relatório. Exemplo: João da Silva Araújo entregará, para o primeiro relatório de acompanhamento, um arquivo com o nome AraujoJoaoRel01.pdf.

O relatório deve conter, no mínimo, as seções:

1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores (procure não ultrapassar uma página para esse item).
2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem. Caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto mais longo como apêndice.
3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.
4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação, etc.

Atenção, estudantes não-bolsistas ou que não vão solicitar renovação também devem entregar o relatório.

Alunos ingressantes

Alunos que fizeram a primeira matrícula depois de junho de 2009 estão dispensados do relatório nessa data, devendo entregá-lo em junho de 2010.

Bolsistas FAPESP:

· Alunos que já entregaram o relatório devem enviar à CPG cópia em pdf do relatório e cópia da carta de aprovação do mesmo enviada pela assessoria da FAPESP (ver instruções sobre como nomear o arquivo acima).

· Alunos que já entregaram o relatório mas ainda não receberam um parecer da FAPESP devem entregar apenas uma cópia em PDF do relatório, comunicando à secretaria que ainda não receberam o parecer. Cópia desse parecer deve ser entregue assim que chegar.

· Alunos que ainda não entregaram o primeiro relatório estão dispensados de entregá-lo nesta data, devendo fazê-lo em junho de 2010.

Pedidos de Renovação de bolsa

Para pedidos de renovação de bolsa de mestrado e doutorado do CNPq e da CAPES deve ser preenchido o item 4 do formulário de encaminhamento.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÂO DE MESTRADO

Carlos Eduardo Ferreira Haluch
"Quebra da simetria eletrofraca e uma quarta geração"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Oscar Jose Pinto Éboli (presidente da banca \u2013 IFUSP), Fernando Silveira Navarra (IFUSP) e Alex Gomes Dias (UFABC).
30/10, sexta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


3ª. FEIRA, 27.10.09

Colóquio do Departamento de Física Matemática - DFMA
Seminário de Ensino
Ambientes de Aprendizagem: a Web Moderna na Educação
Prof. Dr. Ewout ter Haar, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

Seminário do GRHAFITE
Um modelo hidrodinâmico simples para o "away-side ridge" em colisões de íons pesados"
Rone Peterson de Andrade, Doutorando do IFUSP
Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 335, às 17h


4ª. FEIRA, 28.10.09

Seminário do Grupo Controle de Oscilações - DFAP
Coreografias no Problema de N-Corpos
Prof. Dr. Alberto Saa, Departamento de Matemática Aplicada, UNICAMP
Ed. Principal do IFUSP, Auditório Novo 1, às 10h


5ª. FEIRA, 29.10.09

Seminário do Grupo de Física Estatística e do INCT de Fluidos Complexos - DFGE
Elasticidade de moléculas e células únicas: efeitos de equilíbrio e não-equilibrio\u201d
Prof. Dr. Oscar Nassif Mesquita, Departamento de Física, Universidade Federal de Minas Gerais
Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 14h

Colóquio
Muitas Distribuições q-Gaussianas Emergem na Natureza: Por que?
Prof. Dr. Constantino Tsallis, Chefe do Departamento de Física Teórica e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Sistemas Complexos
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos

Secretária: Silvana Sampaio

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br