bIFUSP

ANO XVIII - No.01 - 18/02/2000


ÍNDICE


DIRETORIA

No final de dezembro foram eleitos para a Academia Brasileira de Ciências os nossos colegas Adalberto Fazzio, do DFMT, Vice-Diretor do Instituo, Josif Frenkel, do DFMA, antigo Vice-Diretor, e Mahir S. Hussein, do DFNC, atualmente Presidente da Comissão de Pesquisa. Em nome de todo o Instituto, a Diretoria cumprimenta os novos acadêmicos.

Trinta Anos de Instituto de Física

O Instituto de Física, na sua fase atual, teve início no dia 26 de fevereiro de 1970, quando se realizou a "Reunião de Instalação" da Congregação, com a presença de nove docentes e um aluno, sob a presidência do Prof. Giorgio Moscati. Durante a reunião foi escolhida uma lista tríplice para Diretor: Profs. José Goldenberg (posteriormente indicado pelo Reitor), Oscar Sala e Ernst W. Hamburger. O representante discente fez constar na ata um protesto contra a representação reduzida, de apenas 10% dos estudantes.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

De 21 a 25/02 será realizada a Semana de Recepção aos Calouros do IF, contando com diversas atividades. O programa está disponível na Assistência Acadêmica e na Seção de Alunos.

A abertura será às 9h do dia 21/02, no Auditório Abrahão de Moraes. Contamos com a participação de todos.

A Seção de Alunos continua oferecendo o serviço de "Perdidos e Achados" (ramal 6924).

A Seção de Audiovisual já está recebendo, para o 1º semestre/2000, reservas de retroprojetores e outros equipamentos disponíveis (ramal 6744).


ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

Agradecemos a colaboração do Sr. Miguel Ângelo de Fina pelo período em que esteve lotado em nossa Seção de Convênios demonstrando habilidade no desenvolvimento das atividades e sendo bastante participativo nos assuntos de interesse da área. A partir de 22.02.2000 ele começa uma nova etapa na empresa de auditoria e consultoria Price Waterhouse. Desejamos sucesso nesta nova fase de sua vida profissional.

Organograma atual - ATF

Assistência Financeira

Assistente Financeiro

Paulo Nakati

Assist. Financeiro (Subst)

Marco Antonio Rice

Secretária

Maria de Fátima J. da Silva

Diretoria Técn Serviços

Diretora Técnica

Francisca de Franco Ferreira

Seção de Compras

Chefe da Seção

Osvaldir Dias Ibra

Comprador

Paulo Luiz Alves da Silva

Seção de Importação

Chefe da Seção

Mônica Santucci

Técnico

Cristovan Novaes Santos

Seção de Almoxarifado

Chefe da Seção

Sérgio Luiz de Souza Santos

Técnico

Marcos Antonio de Souza

Técnico

Sebastião Procópio

Técnico

Júlio Notis Junior

Seção de Contabilidade

Contador

Marco Antonio Rice

Técnico

Alexandre Roberto Negri

Seção de Tesouraria

Chefe da Seção

Adailto Gonçalves

Técnico

Sérgio E. Ferreira Peixinho

Seção de Convênios

Chefe da Seção

Alexandre de Oliveira Vieira

Técnico

a contratar

ORÇAMENTO

O recuros do orçamento do Instituto de Física para o exercício de 2000 já se encontram disponíveis. O controle e as operações estão sendo feitas por meio do Sistema Mercúrio, já implantado, mas não atingindo ainda a plena eficiência. Em decorrência disto, certos procedimentos têm exigido um tempo maior para sua efetivação dependendo, muitas vezes, de ações corretivas da Reitoria.

Os novos pedidos de compra e guias de operação já podem ser encaminhados, atentando para a legislação vigente e para as alterações nos procedimentos principalmente de compras e tesouraria que o atual sistema exige:

  1. Pesquisa prévia de preços: mínimo de 03 fornecedores (Decreto Estadual 34350);
  2. Obrigatoriedade do cadastramento de fornecedores e prestadores de serviços no sistema para disponibilizar os pagamentos (Razão social, CNPJ, etc.). Em casos destes serem pessoas físicas deverão ser encaminhados cópia do RG, No. do CPF e dados de endereçamento. O cadastramento é feito na área financeira;
  3. No atual sistema, a tesouraria não dispõe de recursos imediatos em conta corrente, necessitando de um prazo mínimo de dois dias úteis após a aprovação das guias de operação para torná-los disponíveis. Os cheques emitidos serão cruzados em branco, com exceção para pagamento de professores estrangeiros;
  4. Observância rigorosa quanto a descrição dos materiais e serviços constantes nas guias de operação para que estas sejam um fiel retrato da nota fiscal, devido a diversidade de itens orçamentários e respectiva classificação contábil;
  5. Os reembolsos serão aceitos desde que comprovada a urgência e estejam estes devidamente justificados.

Lembramos aos usuários que os fornecedores e prestadores de serviços que atuam junto à área pública precisam obrigatoriamente ter seus respectivos CND (INSS) e CRS (FGTS) regularizados.

Estas informações e demais esclarecimentos foram divulgados, em 04/02/2000, em reunião conjunta com representantes indicados pelos chefes de departamentos, assistentes e coordenadores de laboratórios.

Para compras à vista, esta Assistência entende que os procedimentos mencionados estão sendo adotados pelos profissionais que fazem compras nos Departamentos e demais áreas. Não é necessário o encaminhamento à ATF do CND e CRS para compras de baixo valor. Quanto às prévias de preços, solicitamos que sejam encaminhadas sempre que possível devidamente assinadas e identificadas com nome e cargo do funcionário que fez a cotação.

O atual sistema visa um processo de amplo controle e perfeita auditagem.

Estas regras aplicam-se às despesas com recursos orçamentários, renda industrial e outros, provenientes da CCint , Pró-Reitorias, etc.

SEÇÃO DE COMPRAS - Agenda de licitações

Março

21 - Passagens aéreas

23 - Suprimentos e equipamentos de informática

27 - Mobiliário

Julho

20 - Passagens aéreas

24 - Suprimentos e equipamentos de informática

26 - Mobiliário

Abril

24 - Passagens aéreas

26 - Suprimentos e equipamentos de informática

28 - Mobiliário

Agosto

21 - Passagens aéreas

23 - Suprimentos e equipamentos de informática

25 - Mobiliário

Maio

22 - Passagens aéreas

24 - Suprimentos e equipamentos de informática

26 - Mobiliário

Setembro

20 - Passagens aéreas

22 - Suprimentos e equipamentos de informática

26 - Mobiliário

Junho

21 - Passagens aéreas

26 - Suprimentos e equipamentos de informática

28 - Mobiliário

Outubro

25 - Passagens aéreas

26 - Suprimentos e equipamentos de informática

27 - Mobiliário

Para a inclusão dos pedidos nos procedimentos licitatórios, estes deverão dar entrada na ATF até o quinto dia útil de cada mês, suficiente e corretamente especificados.

SEÇÃO DE ALMOXARIFADO

O Subsistema de Almoxarifado do Sistema Mercúrio tem apresentado problemas iniciais nesta fase de implantação impedindo a retirada de materiais no Almoxarifado Central da USP. Informamos que estamos providenciando compras diretas para repor o estoque.

SEÇÃO DE IMPORTAÇÃO

Armazenagem:

O Ministério da Aeronáutica, em nova portaria, excluiu os benefícios que propiciavam aos órgãos públicos desconto de 50% nas despesas de armazenagem. Provavelmente, a partir de abril/2000 sofreremos com o impacto da revogação deste artigo da Portaria. Foi encaminhada sugestão à Reitoria para providências neste sentido.


BIBLIOTECA

Encerraram-se em dezembro os trabalhos relacionados à gestão da Sra. Rosaly Favero Krzyzanowski junto ao SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas). Agradecemos todo seu trabalho e empenho em promover melhorias nos diversos serviços das Bibliotecas. Aproveitando a oportunidade, desejamos boas vindas a nova Diretora Técnica, Teresinha das Graças Coletta, que desde dia 13/01 assumiu o cargo.

v DEDALUS - Apresentação do Banco de Dados On-Line da USP e Visitas Monitoradas

De 21 de fevereiro a 10 de março a Biblioteca estará apresentando os recursos do Banco de Dados Bibliográficos da USP e também Visitas Monitoradas. Os horários de agendamento serão: 11, 12, 13, 14 e 18h30 e poderão ser feitos diretamente no balcão de empréstimos.

INSPEC - Base de Dados ERL - WebSPIRS

O INSPEC (PHYSICS ABSTRACTS) passou a constar da base de dados ERL- WebSPIRS, possibilitando pesquisa on-line a partir de 1969. A Base de Dados pode ser consultada no site http://www.usp.br/sibi/benvindo_webspirs.html. Outra Base de Dados também disponível neste serviço on-line é a APPLIED SCIENCE TECNOLOGY. A Biblioteca apresenta os recursos destas Bases e de outras através de agendamento por e-mail: bib@if.usp.br.


COMISSÃO DE PESQUISA

Será confeccionada anualmente uma revista nova entitulada "Revista Física", que terá um formato misto de notícias sobre acontecimentos no IFUSP e a publicação de artigos científicos de divulgação como também outros artigos sobre vários temas de interesse da comunidade do IFUSP. Os artigos serão encomendados. Já temos um compromisso de apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Graduação. Estamos contando com a colaboração de todos para tornar esta revista um meio de aproximação dos vários elementos (professores, posdocs e estudantes) da comunidade do IFUSP.

Prof. Mahir S. Hussein - Presidente da Comissão de Pesquisa

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Comissão de Pesquisa informa que há uma bolsa disponível de iniciação científica no Programa PIBIC/CNPq-USP. Os interessados em concorrer deverão encaminhar a CPq no Edifício Principal, Ala I, sala 305, os seguintes documentos: a) projeto de pesquisa; b) histórico escolar atualizado; c) cópia do CPF do aluno; d) formulários preenchidos, que deverão ser retirados na CPq.

Estaremos recebendo as inscrições até 25/02/2000.

ENTREGA DO RELATÓRIO PARCIAL DE PESQUISA

A Comissão de Pesquisa informa a todos os bolsistas de iniciação científica do programa PIBIC/CNPq-USP e seus respectivos orientadores que o prazo final para entrega do relatório parcial de pesquisa será até o dia 29/02/2000, às 18h, na sala 305 da Ala I do Edifício Principal.

ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Comissão de Pesquisa informa que a Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) promoverá entre os dias 02 a 07 de julho de 2000 o IX Encontro Anual de Iniciação Científica/UEL/CNPq/UEM/UEPG/UNIOESTE. O evento será concentrado nas seguintes áreas de conhecimento: 1) Ciências Exatas e da Terra; 2) Ciências Biológicas; 3) Engenharia; 4) Ciências da Saúde; 5) Ciências Agrárias; 6) Ciências Sociais Aplicadas; 7) Ciências Humanas; 8) Lingüística, Letras e Artes; 9) Outras Áreas.

Os resumos de trabalhos técnico-científicos deverão ser enviados até o dia 14 de Abril de 2000 para análise da Comissão Científica. Maiores informações poderão ser obtidas na home page: www.uel.br/cpg ou pelo e-mail: ic2000@uel.br. Contamos com sua atenção e participação no evento.

TRABALHOS PREMIADOS NO 7O. SICUSP

Os trabalhos abaixo relacionados foram premiados no 7o SICUSP, com menção honrosa e exposição de painéis no Paço das Artes dia 26 de novembro de 1999:

(i) "Determinação de densidade de filmes pela técnica de flutuação em solução", de RODRIGO ROCHA CUZINATO, orinetado pela Profa. Márcia Carvalho de Abreu Fantini, do DFAP; (ii) "Estudo da estrutura micelar em fases isotrópicas de SLS em águas dopadas com decilamina", de VICENTE PEREIRA DE BARROS, orientado pela Profa. Rosângela Itri, do DFAP; (iii) "Estudo do urânio na cadeia alimentar", de JOSÉ WILSON PEREIRA, orientado pelo Prof. João Dias de Toledo Arruda Neto, do DFEP; (iv) "Espectroscopia Mössbauer aplicada ao estudo de amostras de áreas de mineração cubanas", de DANIEL RIBEIRO FRANCO, orientado pela Profa. Carmen Silva de Moya Partiti, do DFMT.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Bolsistas da CAPES/PICDT

Recebemos da Pró-Reitoria de Pós - Graduação o ofício circular informando sobre mudanças quanto ao benefício de Auxílio-Instalação e Auxílio-Retorno para os bolsistas do Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica ^Ö PICDT.

INFORMAÇÕES DA CAPES

Recebemos informações da CAPES referentes aos programas "Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira ^Ö Universidade de Varsóvia, Polônia" e "Programa CAPES/Fulbrigth Doutorado Sanduíche - EUA - 2000/2001".

MATRÍCULAS

Estaremos recebendo as matrículas de alunos regulares e ingressantes no período de 28/02 a 02/03/2000, das 09h30 às 11h30 e das 14 às 16h.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

As inscrições serão aceitas no mesmo período da matrícula (de 28/02 a 02/03/2000). Os exames serão realizados na 2a quinzena de março.


MINI-CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Título: "REDES DE SISTEMAS DINÂMICOS DISCRETOS E CAOS ESPAÇO-TEMPORAL"

Prof. Responsável: Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana - Depto. de Física da Universidade Federal do Paraná

No de Créditos: 02 (dois)

Período: 21 a 25/02/00

Horário: 2ª, 3a, 4a, 5a, e 6a feira, das 10 às 12h

Local: Sala 105, Ed. Basílio Jafet

Programa:

1. Introdução; 2. Conceitos Básicos; 3. Dinâmica de Padrões Espaço-Temporais; 4. Caracterização de Padrões Espaço-Temporais; 5. Sincronização em Redes de Mapas Acoplados; 6. Aplicações Diversas.

Matrículas: Até o dia 22/02/00

DissertaçÕes e teses defendidas no período de 16/12/99 a 17/02/2000

16.12.99 Dissertação de Mestrado: Valdemar Bellintani Júnior

"Bolômetro Metálico para Medida da Potência Irradiada no Tokamak TCABR"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Ricardo Magnus Osório Galvão (orientador), Jiro Takahashi e Milton Eiji Kayama (UNESP/Guaratinguetá)

20.12.99 Dissertação de Mestrado: Marcelo Jacob da Silva

"Crescimento e Caracterização de Pontos Quânticos de InAs Auto-Formados"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Alain André Quivy (orientador), Maria Cecília Barbosa da Silveira Salvadori e Eliermes Arraes Meneses (UNICAMP)

Dissertação de Mestrado: Tomás Erikson Lamas

"Espectroscopia a Nível Atômico usando um Microscópio de Tunelamento (STM)"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Alain André Quivy (orientador), Marina Amélia Pinto Viegas da Silveira Santos e Mônica Alonso Cotta (UNICAMP)

Tese de Doutorado: Anderson Janotti

"Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Defeitos em Bulk e Superfície de Semicondutores"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Adalberto Fazzio (orientador), Sylvio Roberto Accioly Canuto, Luiz Guimarães Ferreira (UNICAMP), Alex Antonelli (UNICAMP) e Tomé Mauro Schmidt (UFU)

17.01.00 Tese de Doutorado: Jackson Max Furtunato Maia

"Algumas Aplicações de Campos Escalares em Cosmologia"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Gil da Costa Marques (orientador), Reuven Opher (IAG/USP), Oscar José Pinto Éboli (IFT/UNESP), Adolfo Maia Júnior (UNICAMP) e Rudnei de Oliveira Ramos (UERJ)

07.02.00 Dissertação De Mestrado: Hannes Fischer

"Estudos Estruturais de Xerogéis de Óxido de Níquel"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Aldo Félix Craievich (orientador), Iris Concepción Linares de Torriani (UNICAMP) e Hélio Cesar Nogueira Tolentino (LNLS)

15.02.00 Tese de Doutorado: Fernanda Gallinucci Garcia

"Hadroprodução do Bárion Charmoso L c no Experimento SELEX ^Ö E781"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carlos Ourivio Escobar (orientador/UNICAMP), Marina Nielsen, Frederique Marie Brigitte Sylvie Grassi, Sandra dos Santos Padula (IFT/UNESP) e João Carlos Costa dos Anjos (CBPF)

17.02.00 Tese de Doutorado: Varese Salvador Timóteo

"Álgebras Deformadas no Modelo NJL: Quebra e Restauração da Simetria Quiral"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Celso Luiz Lima (orientador), Manoel Roberto Robilotta, Tobias Frederico (ITA/CTA), Antônio Delfino Júnior (UFF) e Sidney dos Santos Avancini (UFSC)

FAPESP

Ü POLÍTICA DE CONCESSÃO PARA PORTADORES DE BOLSA DE OUTRA AGÊNCIA Û

Em documento recentemente recebido, a FAPESP divulga as normas que começam a ser aplicadas neste ano estipulando as condições para a concessão de bolsas de pós-graduação a candidatos já contemplados com bolsa de outra agência para a mesma finalidade. Segundo a FAPESP, estas normas estabelecem condições mais flexíveis do que as que vinham sendo praticadas pela Fundação nos últimos anos. As demais normas e diretrizes da FAPESP para a concessão de bolsas constam da página da FAPESP na Internet http://www.fapesp.br .

Segundo essas novas normas, "a concessão de bolsas de mestrado ou doutorado a candidatos já portadores de bolsa de outra agência só é possível em condições excepcionais; em particular, as solicitações somente serão analisadas pela FAPESP se recebidas antes de completados 3 meses de vigência da bolsa de Mestrado da outra agência ou, no caso de Doutorado, antes de completados 6 meses. Além disso, a concessão só é possível quando o parecer da assessoria não faz reparos ao mérito da solicitação e recomenda incondicionalmente o seu atendimento".


CONFERENCE ON PHYSICS EDUCATION

VII INTERAMERICAN CONFERENCE ON PHYSICS EDUCATION

The Interamerican Council for Conferences on Physics Education (ICCPE) announces that the VII Interamerican Conference on Physics Education will be held in Porto Alegre (Canela) in July 3-7, 2000, sponsored by the Institute of Physics of the Federal University of Rio Grande do Sul, by the International Commission on Physics Education of the International Union of Pure and Applied Physics, and by the Brazilian Society of Physics.

The main theme of the conference is the Preparation of Physics Majors and Physics Teachers in Contemporary Society.

Additional topics are the use of new technologies in the Preparation of Physics Majors and Physics Teachers, Research on Physics Education and the Preparation of Physics Teachers, History and Philosophy of Science in the Preparation of Physics Teachers, New Curricula for the Preparation of Physics Majors and Physics Teachers.

E-mail: iacpe7@if.ufrgs.br or secteor@if.ufrgs.br


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 22.02.2000

PALESTRA
"Prevenção no uso das drogas"
Thais Helena Mourão Laranjo - Psicóloga do Setor de Prevenção do GREA/PRODUSP
Auditório Abrahão de Moraes, das 9h às 10h

SEMINÁRIO DO PROJETO TEMÁTICO "DESENVOLVIMENTO DE ESPECTROSCOPIA NUCLEAR BÁSICA E APLICADA"
"Aquisição de dados em espectroscopia gama nuclear"
David Bärg Filho, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h


4a. FEIRA, 23.02.2000

TESE DE DOUTORADO
Gesil Sampaio Amarante Segundo
"Análise numérica do aquecimento de plasmas, geração de corrente e fluxo de onda de Alfvén no Tokamak TCABR"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Artour Elfimov (orientador), Iberê Luiz Caldas, Josif Frenkel, Paulo Hiroshi Sakanaka (UNICAMP) e Maria Virgínia Alves (INPE)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


6a. FEIRA, 25.02.2000

TESE DE DOUTORADO
Kenya Andrésia de Oliveira
"Previsão das instabilidades de disruptura através de redes neurais artificiais"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Álvaro Vannucci (orientador) Iberê Luiz Caldas, Ivan Cunha Nascimento, Luiz Pereira Caloba (UFRJ) e Munemasa Machida (UNICAMP)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br