bIFUSP

ANO XVIII - No.06 - 24/03/2000


ÍNDICE


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

COLAÇÃO DE GRAU

Na segunda-feira às 19:30 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, realiza-se a cerimônia de colação de grau de uma turma 39 Bacharéis e 43 Licenciados em Física.

PROCESSO SELETIVO

Estarão abertas até o próximo dia 7 de maio, na Seção de Pessoal do IFUSP, as inscrições para o Processo Seletivo para a contratação de novos docentes junto aos Departamentos de Física Aplicada (Laboratório de Cristalografia e Grupo de Estudos da Poluição do Ar) e Física dos Materiais e Mecânica (Laboratório de Materiais e Magnéticos). Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica ou na Seção de Pessoal.

LIVRE-DOCÊNCIA

Serão abertas no período 28 de abril a 12 de maio de 2000, na Assistência Acadêmica, as inscrições para o Concurso de Livre-Docência junto aos Departamentos do IFUSP. Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica.


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

No próximo dia 27 de março será divulgado, através da Seção de Pessoal, o resultado da Avaliação de Desempenho referente ao período de agosto/98 a julho/1999. Eventuais recursos poderão ser entregues na Assistência Administrativa até o dia 03/04/2000.


SBF/OLIMPÍADA DE FÍSICA

PREMIAÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA

29 de março de 2000

No próximo dia 29 de março, quarta-feira, às 18:30 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da Cidade Universitária, será realizada a cerimônia de premiação dos estudantes do Estado de São Paulo vencedores e classificados na OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 1999 ^Ö OBF1999.

Nessa ocasião serão premiados os 7 vencedores nacionais paulistas, de um total de 37, os 8 finalistas paulistas para a Olimpíada Internacional de Física, de um grupo de 40 classificados, além de 113 estudantes paulistas que se classificaram nas fases estadual e nacional da OBF1999 entre mais de 60 mil participantes de 18 estados brasileiros.

A Olimpíada Brasileira de Física foi criada em 1999 como um programa permanente para estimular o estudo e o ensino da física no ensino médio em todo o país. Este projeto se constitui numa competição estudantil, atualmente dividida em três etapas e três níveis, composta de provas teóricas e experimentais, dirigida aos estudantes do ensino médio.

Na sua primeira edição, em 1999, participaram 60 mil estudantes em 18 estados brasileiros, dentro de um universo de mais de 7 milhões de estudantes matriculados no ensino médio. Acreditamos que o programa, nos moldes propostos, possa atingir em alguns anos, pelo menos 700 mil estudantes em todo o país.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MINI-CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: 10/04 a 24/04/00

"Few-Body Models of Nuclear Reactions"

Prof. Dr. Jeffrey Allan Tostevin, Universidade de Surrey, Inglaterra

Programa: These lectures will discuss theoretical techniques for obtaining approximate descriptions of the scattering and reactions of composite projectiles over a wide range of incident energies. The approach used is to find approximate solutions of the few-body Schrödinger equation containing two-body effective interactions between the bodies. Such solutions are particularly important in nuclear direct reactions applications. The specific focus is on projectile nuclei with structures which, to a good approximation, can be described as strongly correlated few-body systems. Both loose1y~bound and highly clustered light nuclei requíre the use of such few-body scattering techniques. The implementation of the methods and applications will also be presented.

Lecture coverage: Background and continuum discretisation methods. Introduction and few-body model space. Continuum discretisation methods. The coupled discretised continuum channels (CDCC) approach and its imp1ementation, use and shortcomings. Applications.

Addiabatic models: Adiabatic approximation, basis and coupled channels implementation. Recoil adiabatic approximation and its use for elastic scattering and breakup reactions. Non-adiabatic corrections, quasi-adiabatic methods. Applications.

Eikonal/Glauber methods: Eikonal approximation and impact parameter representations. Few-body eikonal models and comparisons with the optical limit of Glauber^Òs theory. Non-eikonal corrections. Applications.

Matrículas: Até o dia 12/04/00; Nº de Créditos: 02 (dois); Local e Horário: a confirmar

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O exame de qualificação para doutoramento será realizado das 14 às 18 horas, nos locais e datas abaixo relacionados:

28/03/00 - terça-feira - Mecânica Clássica - Sala 206 - Ed. Principal, Ala Central 31/03/00 - sexta-feira - Eletromagnetismo - Auditório Adma Jafet

SERVIÇO DO CNPQ - MERCADO DE TRABALHO EM C & T

Recebemos do CNPq, um e-mail, assinado por Yone Chastinet, Coordenadora do Prossiga, comunicando que agora qualquer docente ou pesquisador, sendo ou não bolsista do CNPq, já pode se inscrever no Serviço do CNPq, Mercado de Trabalho em C&T (http://www.cnpq.br/prossiga/sim/mercado.html). Para se inscrever basta preencher o "Formulário de cadastramento de profissionais sem vínculo empregatício", localizado no endereço http://www.cnpq.br/prossiga/sim/cadastrorh.html.


FEIRA LINUX/LIVRARIA DA FÍSICA

Dia 31 de março, sexta-feira, a Livraria da Física estará realizando uma feira com livros e produtos Linux. O destaque é o Conetiva 5.0 desenvolvido com fotos de João Urban. Parte da receita será revertida para o CDI - Comitê para a Democratização da Informática, que realiza atividades junto a moradores de comunidades carentes.


PALESTRA

"O GNU/Linux está Maduro para o Desktop?"

Rodrigo Bernardo Pimentel - Conectiva São Paulo

6a. feira, 31.03, às 13 e 16h - Auditório Abrahão de Moraes

A utilização do GNU/Linux como servidor já está consolidada. Os últimos levantamentos apontam a sua presença em cerca de trinta por cento dos servidores na tendência a transformá-lo também em uma estação de trabalho útil para processar textos, gráficos, sons, imagens e números.


SEMINÁRIO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA - FGE

"The Deceptive Nature of Statistical Mechanics"

Ryoichi Kikuchi, University of California, Berkeley, USA

4a. feira, 29.03, às 14h. - Ed. Principal, Ala I

In statistical mechanics of cooperative systems, including alloys, there are several results derived from a hierarchy of approximations which contradict either rigorous theory or our physical interpretation. Examples are (i) the spinodal decomposition (which needs careful interpretation), (ii) relations between approximate treatments and time-dependent results, (iii) derivation of the magnetization curve, (iv) width of the APB curves.

Cento e Cinqüenta Anos da Segunda Lei da Termodinâmica

Neste ano comemoramos os 150 anos da segunda lei da termodinâmica. Foi em março de 1850 que Clausius publicou o enunciado dessa lei fundamental que marca o nascimento da ciência da termodinâmica. Um ano depois, Kelvin também anunciou a mesma lei, alcançada de forma independente, apresentando-a com um enunciado distinto daquele de Clausius. Ambos atingiram seus resultados com base nos trabalhos de Carnot e Clapeyron sobre máquinas térmicas. Ainda hoje nos cursos de termodinâmica é comum apresentar os enunciados de Clausius e Kelvin e mostrar a equivalência entre eles.

A partir da segunda lei obtêm-se dois resultados fundamentais para a termodinâmica de equilíbrio: a) a definição da temperatura absoluta e da entropia, e b) o princípio de máxima entropia e a estabilidade termodinâmica. Esse último implica a convexidade dos potenciais termodinâmicos, conceito introduzido por Gibbs em 1876. Localmente, ele implica que a capacidade térmica não pode ser negativa, assim como outras grandezas relacionadas com a curvatura dos potenciais termodinâmicos tais como a compressibilidade. Outros resultados fundamentais são obtidos da segunda lei; talvez o mais importante deles seja aquele ligado à irreversibilidade que faz com que o tempo seja dotado de uma direção e que está relacionado com o aumento da entropia num processo espontâneo.

Apesar da origem termodinâmica da entropia, introduzida por Clausius em 1865, atualmente estamos mais acostumados com a interpretação estatística dela. Os primeiros passos na direção da interpretação estatística da termodinâmica foram dados por Maxwell em 1860 através de sua distribuição das velocidades das moléculas de um gás. A interpretação estatística da entropia, entretanto, foi introduzida por Boltzmann em 1872 que a relacionou com o número de estados microscópicos acessíveis, e foi generalizada posteriormente por Gibbs em 1902. A noção de entropia como ligada ao número de estados acessíveis acabou sendo adotada em outras áreas, entre elas a teoria da informação proposta por Shannon em 1948.

A segunda lei assim como a própria termodinâmica permaneceram inalteradas com o advento da fisica moderna nas primeiras décadas deste século. Com a introdução da moderna teoria das transições de fase e fenômenos críticos por Widom, Kadanoff, Griffiths, Fisher, Wilson e outros, nas décadas de 60 e 70, a termodinâmica também não precisou ser alterada. Na verdade esses autores, através do uso da mecânica estatística de equilíbrio, conseguiram fortalecer o suporte microscópico da termodinâmica de equilíbrio deduzindo o princípio da máxima entropia e mostrando que a entropia é uma grandeza convexa e extensiva no limite temodinâmico, isto é, quando as grandezas extensivas independentes crescem sem limites com as razões entre elas fixas.

A segunda lei da termodinâmica surgiu com dois enunciados. Ao longo da história da termodinâmica outros enunciados da mesma lei foram aparecendo. O próprio Clausius apresentou um enunciado cosmológico dizendo que a entropia do universo tende para um máximo. A forma dada por Carathéodory em 1909 para a segunda lei, embora interessante, revelou-se intratável e é raramente mencionada atualmente. Os livros-textos de termodinâmica adotados nos cursos de física em geral usam basicamente duas abordagens conforme a maneira de se enunciar a segunda lei: a) a maneira tradicional ou construtiva, que parte dos enunciados de Clausius e de Kelvin-Planck (e. g., Zemansky), e b) a abordagem formal que usa o princípio da máxima entropia como ponto de partida (e. g., Callen). Há ainda outras abordagens que não são puramente termodinâmicas por usarem conceitos estatísticos (e. g., Kittel). As diversas formas de apresentação da mesma segunda lei refletem sem dúvida a sua vitalidade e o profundo impacto que ela teve e continua tendo no pensamento científico.

Mario J. de Oliveira, DFGE


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 28.03.2000

SEMINÁRIO DO PROJETO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE ESPECTROSCOPIA NUCLEAR BÁSICA E APLICADA
"Propriedades do Decaimento Nuclear e Padrões de Probabilidade de Emissão Gama"
Prof. Vito R Vanin, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h.

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - DFEP/DFNC
"QCD Instantons and Hadron Structure"
Prof. Dr. Hilmar Forkel, Universidade de Heidelberg, Alemanha
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h.


4a. FEIRA, 29.03.2000

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"The Deceptive Nature of Statistical Mechanics"
Prof. Ryoichi Kikuchi, University of California, Berkeley, USA
Ed. Principal, Ala I, sala 312, às 14h.

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Interação Coulombiana e Nuclear no Breakup do B8"
Dr. Valdir Guimarães, IFUSP
Edifício Oscar Sala, sala 156, às 16h


5a. FEIRA, 30.03.2000

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Propriedades Químicas e Morfológicas de Filmes Finos de Óxido Nitreto de Silício Depositados por PECVD"
Wanderlã L. Scopel - Doutorado, LCr-IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 10h.


6a. FEIRA, 31.03.2000

PALESTRA
"O GNU/Linux está Maduro para o Desktop?"
Rodrigo Bernardo Pimentel - Conectiva São Paulo
Auditório Abrahão de Moraes, às 13h. e 16h.

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Breakdown of Bohr's Correspondence Principle"
Dr. Zolacir Trindade de Oliveira Jr., IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h.


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Márcia Silvani

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br