bIFUSP

ANO XVIII - No.14 - 17/05/2000


ÍNDICE


DIRETORIA

PELA NEGOCIAÇÃO DEMOCRÁTICA

CONTRA A VIOLÊNCIA

 

No início da tarde de ontem, quando se realizava a reunião do Conselho Universitário, em ambiente sereno e muito construtivo, um grupo de estudantes invadiu a Reitoria, ocupando as dependências da Secretaria Geral e a ante-sala do Conselho. Trata-se de uma atitude irresponsável e profundamente antidemocrática, que somente pode ser repudiada pela comunidade acadêmica. Houve várias tentativas de negociação, inclusive envolvendo membros do Conselho Universitário mais identificados com as posições da ADUSP. O Reitor aceitou passar a presidência da sessão para o Vice-Reitor e reuniu-se no Gabinete com uma comissão de estudantes. Cerca de duas horas depois, sem qualquer sinal de acordo com os invasores, em ambiente de forte constrangimento, foi suspensa a reunião do Conselho Universitário.

A nossa Universidade é um patrimônio do povo brasileiro. Ministramos um ensino público e gratuito, de alta qualidade, que se constitui num dos principais pilares do estado independente e democrático. Além disso, o trabalho acadêmico, de caráter crítico e original, faz parte da vida de todos nós. Muitos docentes e funcionários já trabalharam e resistiram no passado em condições bem mais adversas. Não podemos nos transformar agora em reféns de pequenos grupos anti-democráticos.

MOÇÃO - IFUSP

Moção aprovada por unanimidade em reunião da Congregação do IFUSP no dia 15 de maio. A moção foi lida pelo Diretor na parte inicial da reunião do Conselho Universitário de ontem, dia 16.

Consciente da responsabilidade de todas as instâncias da Universidade na superação da crise atual, a Congregação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo reuniu-se extraordinariamente no dia 15 de maio do ano 2000 para analisar a grave situação. Esta situação de crise se vincula diretamente com a falta de uma política que estanque o aviltamento dos salários dos docentes e funcionários, colocando em risco a inegável qualidade e até a sobrevivência das Universidades Públicas paulistas.

É entendimento deste Colegiado:

A. que a situação real dos recursos orçamentários das Universidades paulistas permite ao CRUESP uma nova proposta de recomposição salarial, nesta data base, mais próxima das efetivas perdas nos salários nos últimos cinco anos;

B. que a data base não é a ocasião oportuna para se apresentar novos programas que envolvam mudança na política de remuneração docente, sem forma definida, e ainda mais com implementação sustentada numa recomposição das perdas salariais indiscutivelmente abaixo do aceitável.

Com este entendimento a Congregação propõe:

  1. que os recursos disponíveis para os novos programas propostos pela Reitoria sejam imediatamente alocados na recomposição salarial;
  2. que se viabilize uma negociação junto ao Governo do Estado sobre o pagamento dos precatórios, mais condizente com os compromissos atuais da Universidade;
  3. que imediatamente após a definição de reajuste aceitável na data base, efetivamente negociado com o Forum representativo de docentes e funcionários, se inicie um estudo profundo, transparente e legitimado pela participação de instâncias institucionais significativas, sobre as seguintes questões:
      1. a valorização das atividades acadêmicas dos docentes;
      2. a valorização de um verdadeiro Regime de Dedicação Integral (e exclusiva) à Docência e Pesquisa (RDIDP);
      3. as assessorias e Fundações na Universidade;
      4. a definição dos mecanismos de progressão vertical na carreira dos funcionários não docentes;
      5. uma política transparente de criação de novos claros docentes;
      6. a criação de um fundo de previdência.

A Congregação do IF manifesta sua confiança na capacidade da Universidade de superar esta crise e delinear ações criativas no sentido de promover políticas que efetivamente estimulem ainda mais o trabalho acadêmico no seu mais alto padrão de excelência.

São Paulo, 15 de maio de 2000


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br