bIFUSP

ANO XVIII - No.18 - 09/06/2000


ÍNDICE


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O concurso para Professor Doutor no qual estão inscritos os Profs. Maria Cecília Barbosa da Silveira Salvadori e Américo Adlai Sansigolo Kerr, junto ao Departamento de Física Aplicada, e Masao Matsuoka e Elisabeth Mateus Yoshimura, junto ao Departamento de Física Nuclear, terá início dia 13 de junho de 2000, as 8h30 na Diretoria do IFUSP.

Estarão abertas, até 19 de junho de 2000, as inscrições para o Concurso para Professor Titular junto ao Departamento de Física Geral. Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica.

Estarão abertas até 28 de julho de 2000, na Seção de Pessoal do IFUSP, as inscrições para o Processo Seletivo para contratação de docente junto ao Departamento de Física Nuclear. Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica ou na Seção de Pessoal.

Estarão abertas, até 02 de outubro de 2000, as inscrições para o Concurso para Professor Titular junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica. Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica.

Estarão abertas, até 22 de novembro de 2000, as inscrições para o Concurso para Professor Titular junto ao Departamento de Física Nuclear. Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica.


COLÓQUIO

"ESTADOS INTERMEDIÁRIOS COLORIDOS DA MATÉRIA : CRISTAIS LÍQÜIDOS E FERROFLUIDOS"

Prof. Antonio Martins Figueiredo Neto, IFUSP

15/06/2000, 5a feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Cristais líquidos são estados intermediários entre o líquido isotrópico e o sólido cristalino, nos quais a matéria pode se apresentar. Esses materiais possuem propriedades eletro e magneto ópticas muito interessantes, não apenas do ponto de vista da Física básica, mas também pelas inúmeras aplicações tecnológicas. Além disso, algumas estruturas liquido cristalinas apresentam uma grande semelhança com sistemas biológicos, tornando o estudo desse tipo de fluido complexo intrinsecamente multidisciplinar. Apesar de conhecidos há mais de 100 anos, apenas recentemente foram sintetizadas moléculas com geometrias exóticas, as quais deram origem a novas fases liquido cristalinas com propriedades ainda mais intrigantes. Esse é o caso das moléculas em forma de "banana", que originam fases quirais sem que a molécula seja ela mesmo quiral. Outro exemplo de fluidos complexos são os ferrofluidos, que possuem a susceptibilidade magnética do ferro e a fluidez de um líquido isotrópico. Além das inúmeras aplicações industriais desses materiais, as médicas estão se desenvolvendo de maneira intensa. Esses aspectos serão abordados no colóquio.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"B mesons as possible QGP signatures at STAR/RHIC"

Dr. Jens Soeren Lange, Universidade de Frankfurt

14/06/2000, 4a feira, Ed. Oscar Sala, Sala 156, às 16h

Recent results from the CERN SPS fixed target experiment NA49 enhanced evidence for QGP (quark-gluon-plasma) formation in Pb-Pb collisions at sqrt(s)=18 GeV. In addition to these, experiments at RHIC at Brookhaven National Laboratory (sqrt(s)=200 GeV for Au+Au collisions) will create the feasibility of measurements of bc and bb systems as possible QGP signatures (such as Upsilon->l+l- suppression and B_c enhancement). Physics data taking of the STAR experiment at RHIC at Brookhaven National Laboratory will start in summer 2000 with a full size Time Projection Chamber (70,000,000 ADC channels). The detection of rare bc and bb events will become possible by use of a high speed processor farm, which for the first time performes (as a prototype for future LHC experiments) full event reconstruction on the trigger level.


CENTRO DE COMPUTAÇÃO

A Reitoria publicou em 16/5/2000 a resolução abaixo, que define o procedimento no que toca a compra e instalação de software em computadores da USP. Ela é muito ampla e basicamente qualquer PC ou programa adquiridos a partir de 16/5/2000, usando qualquer tipo de verba (art.4), estão sujeitos a este controle. Embora o espírito da resolução seja evitar o uso de programas piratas, ela também cria mecanismo de controle sobre a instalação de programas e define algumas diretrizes que afetam diretamente nosso trabalho.

A Comissão de Informática do IF e a administração deverão definir em breve como efetuar o registro e controle centralizados das licenças (Art.2). Até um procedimento adequado ser adotado, os responsáveis pelas aquisições deverão guardar cuidadosamente as licenças e seguir esta resolução na medida do possível e em particular evitar comprar computadores com sistema operacional e outros programas instalados sem a devida licença.

A Comissão de Informática tentará entender o que a Reitoria pretende com o item V do artigo 3 que, se seguido à risca, torna inviável toda a pesquisa feita neste Instituto que envolva desenvolvimento de programas de computador. Até lá, vamos continuar a editar, compilar e executar programas necessários ao nosso trabalho, desde que isto não viole as regras que constam das licenças dos programas comerciais.

Philippe Gouffon

Resolução USP-4.754 de 15-5-2000

Dispõe sobre a aquisição de equipamentos computacionais, o controle patrimonial de licenças de programas de computador e a instalação de software em equipamentos computacionais da Universidade

O Reitor da Universidade de São Paulo, tendo em vista o deliberado pela Comissão de Legislação e Recursos e Comissão de Orçamento e Patrimônio em sessões de 13-3 e 10-4-2000, respectivamente, e considerando:

- que as licenças de programas de computador adquiridas pela Universidade são parte integrante de seu patrimônio,

- que para o controle de patrimônio de tal natureza não é adotada uma sistemática uniforme por todas as unidades e órgãos,

- considerando ainda o quanto dispõem as Leis 9.609-98 e 9.610-98, e a Resolução 1, do Conselho Estadual de Informática, baixa a seguinte resolução:

Artigo 1o- Toda aquisição de equipamento computacional, a partir da data da publicação desta resolução, devera incluir a aquisição de licenças de programa de computador básico (sistema operacional) apropriado para seu uso final.

Parágrafo único - Caso pretenda instalar programa de computador básico de código aberto ou com licença gratuita, o responsável pelo pedido de compra deverá assinar declaração nesse sentido, que será juntada ao processo de compra.

Artigo 2o- Toda instalação de programa de computador nos equipamentos computacionais da USP, adquiridos a partir da data da publicação desta resolução, devera ser precedida de registro e arquivamento, em sistema centralizado na unidade, da licença de uso.

Parágrafo único - O disposto no caput não se aplica a programas de computador de código aberto ou com licença gratuita.

Artigo 3o- É vedado:

I - copiar programa de computador adquirido pela Universidade para uso em computadores de propriedade pessoal;

II - fornecer copia de programa de computador para qualquer subcontratante da Universidade ou para terceiros externos à Universidade;

III - instalar programas de computador sem autorização da autoridade específica, em equipamentos da Universidade, de uso próprio ou de terceiros.

IV - copiar e instalar programa de computador obtido pela Internet, a menos que seja de código aberto, tenha licença gratuita ou tenha sido adquirido na forma da lei;

V - modificar, revisar, transformar, refazer ou adaptar qualquer programa de computador da Universidade.

Artigo 4o- As disposições desta resolução também se aplicam aos equipamentos doados ou adquiridos por convênios ou projetos de pesquisa vinculados à Universidade

Artigo 5o- A inobservância do contido nesta resolução será considerada infração disciplinar de natureza grave, passível, ainda, de ressarcimento dos prejuízos, de qualquer natureza, causados à Universidade

Artigo 6o- Esta resolução entrara em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

(Publicado no DOE, em 16/5/2000, página 20, Seção I)


IME-USP

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA

"Alguns Resultados Recentes sobre Sistemas Lagrangianos"

Prof. Mario Jorge Dias Carneiro, UFMG

16.06.2000, 6a feira, Auditório Antonio Gilioli, Sala 247/262 - Bloco A - IME-USP, das 16h às 17h

Na década de 90, foram obtidos vários resultados sobre conjuntos invariantes pelo fluxo de Euler Lagrange gerado por Lagrangianos convexos em variedades compactas.

Tais conjuntos podem ser órbitas periódicas, mas podem possuir estrutura mais complicada, do tipo conjunto de Cantor. Estes conjuntos estão associados a medidas invariantes (minimizantes da ação) e, mais geralmente, as chamadas soluções fracas do tipo KAM. O termo "fraca" refere-se a soluções que são apenas Lispschitz, porem globais, da equação de Hamilton Jacobi.

Pretende-se ilustrar os teoremas com exemplos em dimensão baixa.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 13.06.2000

SEMINÁRIO DO PROJETO "DESENVOLVIMENTO DE ESPECTROSCOPIA NUCLEAR BÁSICA E APLICADA"
"Medida absoluta da taxa de desintegração do I-125"
Prof. Mauro da Silva Dias, IPEN
Sala Didática do Departamento de Radioproteção Ambiental, IPEN, às 14h


4a. FEIRA, 14.06.2000

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"B mesons as possible QGP signatures at STAR/RHIC"
Dr. Jens Soeren Lange, Universidade de Frankfurt
Ed. Oscar Sala, Sala 156, às 16h


5a. FEIRA, 15.06.2000

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFE
"Flutuações elétricas em sistemas pequenos"
Prof. Dr. José A. Fornés, Instituto de Física - Universidade Federal de Goiás
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 14h

COLÓQUIO
"Estados intermediários coloridos da matéria: cristais líqüidos e ferrofluidos"
Prof. Antonio Martins Figueiredo Neto, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br