bIFUSP

ANO XVIII - No.20 - 21/06/2000


ÍNDICE


DIRETORIA

Reforma Curricular

Vale a pena pensar em algum tipo de reforma curricular dos cursos de física?

Há cerca de um ano, com enorme dificuldade, a Diretoria vem procurando estimular discussões sobre possíveis reformas dos nossos currículos, principalmente do curso de bacharelado.

Mais recentemente, durante a greve, ocorreram debates e conversas entre alunos de graduação e professores. Com a esperança de ainda haja ânimo para retomar estas discussões, decidimos abrir espaço para o debate no BIFUSP. Mais adiante estamos publicando uma proposta do nosso colega Walter Wreszinski. Outras idéias serão muito bem acolhidas.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

"RESOLUÇÃO CoG Nº 4.757, DE 15 DE JUNHO DE 2000

Dispõe sobre os critérios para reposição de aulas na graduação, em razão das paralisações havidas nos meses de abril, maio e junho de 2000.

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade de São Paulo, no exercício de suas atribuições legais, tendo em vista a deliberação do Conselho de Graduação na sessão de 15/06/2000, que aprovou por votação unânime os seguintes critérios para reposição de aulas na graduação, e:

considerando que a greve na USP refletiu de maneira diversa nas Unidades e até mesmo nas disciplinas, algumas das quais deixaram de ser ministradas integralmente, sendo outras ministradas parcialmente e outras regularmente;

considerando que as aulas não ministradas, seja por greve dos docentes, seja dos alunos, seja dos funcionários, deverão ser repostas, em cada disciplina, observando-se a carga horária de 15 horas-aula por crédito, para cumprimento integral do currículo;

considerando ainda que a reposição deverá obedecer a critérios flexíveis, que permitam tratar diversamente as distintas situações, baixa a seguinte

RESOLUÇÃO:

Art. 1º - Em cada Unidade, os responsáveis pelas disciplinas submeterão à Comissão de Graduação a reformulação do calendário, com o cronograma das aulas faltantes para o cumprimento dos créditos.

Art. 2º - No caso de todas as aulas terem sido ministradas, essa circunstância será igualmente relatada à Comissão de Graduação pelos responsáveis pelas disciplinas.

Art. 3º - As provas não realizadas deverão ser repostas, podendo haver alguma flexibilização em seu numero, a critério dos Departamentos ou da Comissão de Graduação.

Art. 4º - A data limite para a conclusão do primeiro semestre é 12/08/2000, de modo a permitir a reposição mesmo em caso de cessação completa das aulas, sendo que nas disciplinas que tiverem tido aulas, total ou parcialmente, as atividades terminarão mais cedo.

Art. 5º - O segundo semestre iniciar-se-á aos 17/08/2000, em regra, podendo começar mais cedo, em relação às disciplinas que tiverem sido ministradas normalmente, por proposta da Comissão de Graduação, ouvidas as Comissões de Graduação das outras Unidades envolvidas e ciente a Diretoria da Unidade, proposta esta a ser apresentada à Pró-Reitoria de Graduação.

parágrafo único - Fica a critério das Comissões de Graduação a flexibilização da exigência de requisitos necessários ao início do 2º semestre.

Art. 6º - Iniciando-se o segundo semestre aos 17/08/2000, serão considerados letivos os sábados e os dias 4, 5 e 6 de setembro, 13 e 14 de outubro e 1, 3 e 4 de novembro, encerrando-se o referido semestre aos 18/12/2000.

Art. 7º - Em qualquer hipótese, o segundo semestre deverá ter os 100 dias letivos previstos na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e na Portaria GR 3060/97.

Art. 8º - Casos excepcionais serão decididos pela Pró-Reitoria de Graduação, por proposta da Comissão de Graduação da Unidade, ouvido o Diretor.

Art. 9º - As datas administrativas fixadas no atual Calendário da USP serão ajustadas de acordo com o cronograma do primeiro e segundo semestres e oportunamente divulgadas.

Art.10 - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

Reitoria da Universidade de São Paulo, 15 de junho de 2000.

Ada Pellegrini Grinover - Pró-Reitora de Graduação

Lor Cury - Secretária Geral "


RETIFICAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2000

Resolução CoG nº 4757/00

Cursos de Graduação da Universidade de São Paulo

MÊS

DIA

ATIVIDADES

   

FINAL DO 1º semestre de 2000

 

       

JUNHO

19

22

23 e 24

26 e 27

26 a 28/7

30

30

30

Reinício do 1º semestre.

Corpus Christi. Não haverá aulas.

Recesso escolar. Não haverá aulas.

Inscrição de candidatos a eventuais vagas para graduados de nível superior e estudantes especiais.

MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 2º semestre.

Data máxima para trancamento de matrícula em disciplinas.

Data máxima para que as Unidades encaminhem propostas de disciplinas a serem ministradas entre períodos letivos regulares (disciplinas intersemestrais de julho).

Data máxima para entrega, ao Serviço de Graduação, dos horários das disciplinas e respectivas turmas para o 2º semestre.

     

JULHO

7

7

7

10

24

Data máxima para cadastramento, no Sistema Júpiter, de quaisquer alterações que devam integrar as Listas de Avaliação Final (freqüências e notas) do 1º semestre.

Data máxima para que as Unidades finalizem entendimentos sobre oferecimento de disciplinas a outras Unidades.

Data máxima para cadastramento de turmas para a matrícula do 2º semestre, no Sistema Júpiter.

Início do cadastramento das matrículas do 2º semestre, no Sistema Júpiter.

Data máxima para solicitação de aproveitamento de estudos (dispensa).

AGOSTO

12

DATA LIMITE PARA O ENCERRAMENTO DAS AULAS.

MÊS

DIA

ATIVIDADES

NÚMERO

DE DIAS LETIVOS

   

2º semestre de 2000

 
 

             

AGOSTO

4

10

11

11

12

17

17 a 06/9

18

25

30

31

Data máxima para matrícula de estudantes especiais, graduados de nível superior e outros que não se enquadrem nas hipóteses de matrícula dos atuais alunos.

Data máxima para que as Unidades cadastrem, no Sistema Júpiter, as alterações que devam integrar as estruturas curriculares de 2001.

Data máxima para que as Unidades encaminhem, à Pró-Reitoria de Graduação, as alterações das estruturas curriculares de 2001.

Data máxima para divulgação dos resultados de aproveitamento de estudos (dispensa).

DATA LIMITE PARA O ENCERRAMENTO DAS AULAS.

INÍCIO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE..

PERÍODO DE RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 2º semestre

Data máxima para entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final (freqüências e notas) do 1º semestre, nas Unidades.

Data máxima para que os docentes entreguem as Listas de Avaliação (freqüências e notas) dos alunos que realizaram as provas de recuperação.

Data máxima para cadastramento das matrículas no Sistema Júpiter.

Seleção, no Sistema Júpiter, de alunos inscritos em disciplinas optativas e naquelas oferecidas nos termos da Resolução 3045/86..

             

13

 

SETEMBRO

6

7

8 e 9

Data máxima para cadastramento das Listas de Avaliação Final (freqüências e notas) do 1º semestre, no Sistema Júpiter.

Data máxima para cadastramento de eventuais correções da Lista de Avaliação Final (freqüências e notas) do 1º semestre de 2000.

Dia da Independência do Brasil. Não haverá aulas.

Recesso Escolar.

 

23

 

   

OUTUBRO

6

 

12

17

26

Data máxima para que as Unidades encaminhem propostas de disciplinas a serem ministradas entre períodos letivos regulares (disciplinas intersemestrais de dezembro/2000, janeiro e fevereiro/2001).

Dia da Padroeira do Brasil. Não haverá aulas.

Data máxima para trancamento de matrícula em disciplinas.

Data máxima para entrega, ao Serviço de Graduação, dos horários de aulas das disciplinas e respectivas turmas para o 1º semestre de 2001.

   

25

 

NOVEMBRO

2

14

14

15

Finados. Não haverá aulas.

Data máxima para cadastramento, no Sistema Júpiter, de quaisquer alterações que devam integrar as Listas de Avaliação Final (freqüências e notas) do 2º semestre.

Data máxima para cadastramento de turmas para matrícula do 1º semestre de 2001, no Sistema Júpiter.

Proclamação da República. Não haverá aulas.

 

24

DEZEMBRO

4 a 22

18

29

PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 1º semestre de 2001.

Encerramento das aulas.

Data máxima para entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final (freqüências e notas) do 2º semestre, nas Unidades.

15

Total 2º semestre

100

Observações:

1) Dadas as peculiaridades de alguns cursos da USP, podem ser estabelecidas datas diferentes das previstas para algumas atividades, desde que respeitadas as datas máximas previstas neste Calendário Escolar. Portanto, os alunos devem estar atentos a essas alterações, obtendo informações em suas Unidades.

2) DISCIPLINAS EXTRACURRICULARES:

Os alunos interessados em solicitar matrícula em disciplinas oferecidas por outras Unidades da USP, com base na Resolução nº 3045/86, visando ao aperfeiçoamento de sua formação cultural e profissional, deverão indicá-las no período de matrícula junto às suas Unidades. A classificação será feita pela média ponderada sendo que o interessado tomará conhecimento daquelas para as quais foi selecionado no período de retificação de matrícula.

3) Feriados Municipais nos campi do Interior:

Bauru: 1º de agosto; Pirassununga: 6 de agosto e São Carlos: 4 de novembro.


BIBLIOTECA

EMPRÉSTIMO E CIRCULAÇÃO

Até 03/07/00, a Biblioteca estará recebendo devoluções e efetuando renovações do material com data de entrega referente ao período de greve (de 24/04 a 16/06), sem prejuízo aos usuários. Esclarecemos que este período será descontado dos prazos de empréstimos, ficando alteradas as datas de entrega de material. Para maiores informações, procure o Serviço de Atendimento ao Usuário ou mande um e-mail para bib@if.usp.br.

ASSINATURA DE PERÍODICOS - FASCÍCULOS NOVOS

Com o término da greve recebemos todos os pacotes contendo fascículos de periódicos não recebidos no período devido à dificuldade da entrega de caixas e pacotes de correspondências nos serviços de expedição nas unidades da USP.

O processamento técnico destes fascículos (conferência das listagens de entrega, registro dos fascículos no Dedalus e no controle interno) já foi iniciado. Tão logo seja possível eles estarão disponíveis para a consulta; devido ao acúmulo de serviço, apenas o fascículo mais novo estará em exposição. Os demais fascículos correspondentes ao período da greve serão encaminhados diretamente para o acervo ou para o interior das estantes de exposição.

ASSINATURA DE PERIÓDICOS - 2000 - 4a REMESSA

Informamos que o quarto lote de faturas referentes às assinaturas para 2000 foi pago alguns dias antes do início da greve. A entrega dos títulos em atraso será brevemente normalizada.


COMISSÃO DE PESQUISA

Transcrevemos abaixo mensagem recebida pelo Prof. Mahir S. Hussein:

"Dear Professor Hussein,

It is a tradition to decide upon the site of the next Nucleus-Nucleus-Conference during the ongoing one. The upcoming conference in Strasbourg will be the fourth conference in Europe in this series; it is evident that the following one can be anywhere else but in western Europe. We are wondering whether Bresil would not be a suitable host country for the next conference, in particular as this conference has so far never been held in Bresil. Would you please consider this option and discuss it with your community.

We are going to have an executive meeting of the International Advisory Committee on Thursday 6.7.2000 at 1pm. This would be the opportunity to present your possible candidacy for organizing the 8th. NN-conference.

Please let us know in advance what you think about this suggestion. Looking forward to seeing you in Strasbourg,

Best regards

Volker Metag Daniel Guerreau Gilles de France

(Co-Chairman) (Co-Chairman) (Scientific Secretary)"

GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq

A Pró-Reitoria de Pesquisa informou que, em virtude de um problema técnico na conexão do servidor da USP com o CNPq e da impossibilidade de contatar o pessoal de suporte daquele órgão durante o fim de semana, ficam suspensos, até segunda ordem, os prazos para remessa de dados por parte dos docentes, bem como a geração de senhas por parte da Pró-Reitoria de Pesquisa.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE ESTUDANTES CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Recebemos, da Pró-Reitoria de Pós-graduação, circular onde consta o manual contendo as novas instruções do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), que também pode ser obtido no site da CAPES através do endereço: http://www.capes.gov.br ^Ö "documentos".

ACORDO CAPES/COFECUB

Recebemos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação as novas orientações ^Ö edição 2000 ^Ö do acordo CAPES/COFECUB, que poderão ser obtidas no home page da CAPES adotando o seguinte caminho: http://www.capes.gov.br/cooperação internacional/institucional/França.

As propostas de projeto deverão ser encaminhadas, em duas vias, à Pró-Reitoria de Pós-Graduação até 25/06/2000, impreterivelmente.

PROGRAMA MESTRADO INTERINSTITUCIONAL/MINTER

Recebemos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação cópia de ofício enviado pela CAPES, encaminhando o novo edital do PROGRAMA MESTRADO INTERINSTITUCIONAL/MINTER e informando que a chamada 05-01/00, referente ao referido programa, encontra-se disponível na home page da CAPES: http://www.capes.gov.br ^Ö programas no país.

PROGRAMA DE "PROFESSORES VISITANTES ALEMÃES DE LONGA DURAÇÃO" CAPES/DAAD

Temos em nossa Secretaria as instruções sobre o Programa de "Professores Visitantes Alemães de Longa Duração", CAPES/DAAD. Informamos que as instruções do referido programa poderão também ser obtidas na home page da CAPES através do seguinte endereço: http://www.capes.gov.br - cooperação internacional/individual/Alemanha.

A documentação deverá ser encaminhada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação até 05/07/2000, impreterivelmente.

BOLSA DE ESTUDOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DO JAPÃO (MONBUSHO)

Recebemos ofício enviado pelo Cônsul de Assuntos Culturais e da Imprensa sobre bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão através de seu Ministério da Educação (Monbusho) a estudantes brasileiros que queiram aprodundar seus estudos nas universidades japonesas, nas áreas de Ciência Humanas, Exatas e Biológicas. Infomações sobre os requisitos exigidos estão à disposição na Secretaria da Comissão de Pós-Graduação.

MATRÍCULAS

Estaremos recebendo as matrículas de alunos regulares e ingressantes no período de 31 de julho a 3 de agosto de 2000, das 09h30 às 11h30 e das 14 às 16 horas.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

As inscrições serão aceitas no mesmo período da matrícula (de 31 de julho a 3 de agosto). Os exames serão realizados na 2a quinzena de agosto.

HABILITAÇÃO PARA ORIENTAR DOUTORAMENTO JUNTO AO CNPq

A Comissão de Pós-Graduação recomenda que os professores do IFUSP façam sua habilitação junto ao CNPq para orientar doutoramentos e solicitem novas bolsas. Lembramos à comunidade que o número de bolsas de doutorado concedidas pelo CNPq leva em conta a demanda qualificada.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"LINGUAGENS EM FUNCIONAMENTO E O ENSINO DA FÍSICA"

Profª. Drª Maria José P. M. de Almeida, UNICAMP

27/06/2000, Auditório Adma Jafet, às 16 horas

Serão apresentados elementos de um programa de investigação, no grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino da FE UNICAMP, no qual se busca resposta para questões de leitura e linguagem na Educação em Física. Será focalizado principalmente o ensino médio. Os principais referenciais desse trabalho são a análise de discurso, pautada nos estudos de M. Pêcheux e E. Orlandi, e alguns conceitos discutidos por G. Bachelard.


SEMINÁRIO DE DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

"DO QUE É FEITO O UNIVERSO?"

Prof. Dr. Rogério Rosenfeld, Instituto de Física Teórica, IFT

30/06/2000, Auditório Adma Jafet, às 16h

Apresentaremos uma revisão de dados observacionais recentes que indicam que: (a) o Universo está em expansão acelerada; (b) o Universo é plano. Caso confirmadas, estas observações implicam a existência de matéria escura no Universo e possivelmente de uma constante cosmológica não nula. Discutiremos também um modelo de matéria escura que propusemos recentemente.


REFORMA CURRICULAR

Gostaria de fazer uma proposta para enxugar o curso de graduação tornando-o concomitantemente mais substancial. É importante frisar: o objetivo é apenas "abrir uma porta para dialogar" através dessa seção.

Há três elementos básicos na proposta: 1) um curso básico dado pelos vols. 1, 2, 3 e 4 do curso de física básica de H. M. Nussenzweig (HMN); os três primeiros semestres com 4 horas semanais e mais 1 hora de exercícios; o último semestre com 6 horas semanais mais 1 hora de exercícios; 2) uma completa reformulação dos cursos dados pelo IME; 3) evitar de forma conseqüente quaisquer repetições de assunto, em particular com respeito ao curso básico.

Como 3) só tem sentido com referência a um curso básico bem determinado, é importantíssimo chegar a um consenso de qual é o mais apropriado. Acho os cursos de HMN e de R. P. Feynman são os melhores, porque ensinam a física básica com alto grau de maturidade científica e motivação.

Com respeito a 2) sugiro que os cursos de matemática incluam um semestre de equações diferenciais, álgebra linear e sistemas dinâmicos (Hirsch e Smale, Diff. Eq. Dyn. Systs. + Linear Algebra) e um semestre de análise complexa (S. Lang, Complex Analysis), este último dado antes do curso de Física Matemática 1. O curso de cálculo, de 2 semestres cobriria o conteúdo do livro de R. C. Buck (Advanced Calculus, Mc. Graw Hill 1956), que introduz as formas diferenciais "a custo zero". É necessário uma conversa com o IME, do tipo "I am going to make you an offer that you cannot refuse".

Isto dito, além da parte básica já mencionada, a minha proposta contém as seguintes disciplinas:

- Obrigatórias: Mecânica (1 semestre baseado no T. W. B. Kibble, Classical Mechanics); Introdução à Mecânica Quântica (1 semestre baseado, por exemplo, em P. T., Mattews, Intr. To Quantum Mechanics, mas levando em conta HMN 4); Introdução à Mecânica Estatística (baseado, por exemplo, em A. J. Poyton, Introd. To Statistical Physics, levando em conta HMN 2); Termodinâmica (levando em conta HMN 2); Física Matemática I (reformulado, sem análise complexa, mas incluindo todas as funções especiais e problemas de contorno do eletromagnetismo; utilizando, por exemplo, Djairo Figueiredo, Análise de Fourier e Equações Diferenciais, mais partes das notas de Física Matemática II de D. Marchetti).

- Optativas: Introdução à Relatividade Geral e Cosmologia (baseado, por exemplo, em J. Foster e J. D. Nightingale, General Relativity; deve incluir a parte de grupos ligada à geometria diferencial e levar em conta HMN 4); Introdução à Física Nuclear e à Física das Partículas Elementares e Campos (inclui uma ou duas aulas sobre modelos nucleares e grupos - simetrias espaço-temporais e internas - e campos no nível de H Muirhead, Intr. to Elem. Particle Physics); Introdução à Física da Matéria Condensada (incluindo uma introdução a grupos finitos; levando em conta a introdução à teoria de bandas em HMN 4; capítulos escolhidos do texto de Ashcroft e Mermin); Introdução à Biofísica (?); Física Matemática II (reformulado, incluindo parte das notas de D. Marchetti, introduções à análise real e funcional e probabilidade).

Eu teria ainda algumas observações. Os cursos de eletromagnetismo (fora o curso básico HMN 3) seriam eliminados, pois em nada contribuem para a parte conceitual, e as aplicações de funções especiais seriam vistas em Física Matemática I. Cursos de Relatividade Restrita, Grupos e Tensores, Física Atômica ou Moderna, Estrutura da Matéria seriam eliminados, além de Física Matemática III. Basta HMN 4, parte 2, e um bom curso de laboratório que inclua, por exemplo, espectroscopia de átomos, etc. Veja também os comentários no prefácio de HMN 4. Creio que é mais racional deixar, em mecânica, as transformações canônicas, Hamilton-Jacobi, variáveis de ângulo-ação, para um curso de pós-graduação que inclua também os desenvolvimentos do século XX: teoria KAM, caos determinístico, etc., com aplicações à mecânica celeste.

O curso de termodinâmica é um bom exemplo de que a necessidade e conveniência de evitar repetições também pode gerar alterações de substância. O primeiro e segundo princípios estão bem tratados no volume 2 de HMN. Podemos então partir das transformadas de Legendre e aplicações, estabilidade termodinâmica e transições de fase (regra das fases, ponto crítico) além de uma discussão do 3o princípio. Esses tópicos muito importantes são tratados em geral rapidamente no final do curso (com exceção das transformadas de Legendre). É inconcebível que a bela teoria geométrica do ponto crítico, que envolve o caráter das fronteiras de conjuntos convexos, totalmente desenvolvida por J. W. Gibbs, não seja jamais apresentada nos cursos de termodinâmica, e que a sua regra das fases, elemento básico para entender os diagramas de fase, seja discutida às pressas. Acabo de escrever um texto de termodinâmica que pretende corrigir essas falhas.

Walter F. Wreszinski


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 27.06.2000

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Linguagens em funcionamento e o ensino da Física"
Profª. Drª Maria José P. M. de Almeida, UNICAMP
Auditório Adma Jafet, às 16 horas

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - DFEP/DFNC
"O papel da radiação de Ponto-zero na equação tipo Schroedinger estocástica"
Prof. Dr. Humberto de Menezes França, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 28.06.2000

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"T-dualidade em modelos de Toda não Abelianos"
Prof. Dr. José Francisco Gomes, IFT-UNESP
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Aspectos sobre a equação de Boltzmann relativística"
Prof. Gilberto Medeiros Kremer, Universidade Federal do Paraná
Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 14h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"À procura do super-pesado Z=118"
Prof. Dr. Rubens Lichtenthäler Filho, IFUSP
Edifício Oscar Sala, Sala 156, às 16h


5a. FEIRA, 29.06.2000

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Estruturas complexas: soluções coloidais e materiais não estruturados"
Prof. Dr. Aldo F. Craievich, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 10h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS-GFCx (DFE)
"As facilidades do novo Laborátorio de Ressonância Magnética do IFUSP"
Prof. Dr. Said R. Rabbani, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 14h


6a. FEIRA, 30.06.2000

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Antonio Carlos Tromba
"Determinação da polarização elétrica espontânea de cristias líquidos ferroelétricos de alta condutividade"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antonio Martins Figueiredo Neto (orientador), José Carlos Sartorelli e Hugo Alejandro Gallardo Olmedo (UFSC)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
"Do que é feito o Universo?"
Prof. Dr. Rogério Rosenfeld, Instituto de Física Teórica, IFT
Auditório Adma Jafet, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br