bIFUSP

ANO XVIII - No.21 - 30/06/2000


ÍNDICE


DIRETORIA

Profa. Ivette F. C. Oppenheim

No ano passado, a Escola Politécnica instituiu o Prêmio Paula Souza de Excelência no Ensino de Graduação. Os primeiros agraciados foram a nossa colega Ivette F. C. Oppenheim, coordenadora das disciplinas de física para os alunos do primeiro ano da Escola Politécnica, e o Prof. Pedro Luiz Fagundes, do Instituto de Matemática e Estatística. Os prêmios foram entregues em solenidade realizada no Anfiteatro da Escola Politécnica na última quinta-feira, quando também foram premiados os engenheiros formados em 1999 com maior destaque nos diversos cursos de graduação.

Prof. José Goldemberg

Cumprimentos ao Prof. José Goldemberg que acaba de ganhar o "Volvo Environment Prize", patrocinado pela Fundação Volvo, na Suécia. O prêmio está sendo dividido entre o Prof. Goldemberg e os professores Thomas Johansson, da Suécia, Amuyla Reddy, da Índia, e Robert Williams, dos EUA, pelo desenvolvimento de trabalhos conjuntos sobre energia e desenvolvimento auto-sustentado.


CEFISMA

REPOSIÇÃO DE AULAS

Ao contrário do que muitos professores possam pensar, uma greve de sua categoria e uma greve de motoristas de ônibus, apesar de ambas causarem prejuízos a outras categorias, não são, de modo algum, assemelhadas quanto aos efeitos dos prejuízos causados: o professor tem a função de formar as próximas gerações de profissionais e cidadãos de seu país; se este trabalho for interrompido, ele deve ser retomado.

Assim foi decidido - pela reposição total de aulas - na assembléia da ADUSP. Portanto, se houver arbitrariedades, temos o apoio da entidade representativa dos próprios professores para evitá-las. A CAD (Comissão de Avaliação de Disciplinas) fará o acompanhamento posterior de como serão feitas as reposições no Instituto de Física.

Há notícias de professores terminando suas aulas no meio de julho, pedindo afastamento maior que o necessário e dando provas descabidas, esquivando-se dessa forma de sua obrigação profissional.

Nós, estudantes, devemos lutar pela reposição no presente momento em que ela ocorre; para termos sucesso, é necessário usar nossos meios de representação - CEFISMA e Representantes Discentes.

Pedimos o apoio da Diretoria e da Comissão de Graduação nesta árdua tarefa.

Alessandro Villar

Secretário Geral do CEFISMA

Nota da redação - No último número do BIFUSP foi publicada resolução aprovada pelo Conselho de Graduação dispondo sobre critérios para a reposição de aulas perdidas durante o período de paralisação. Também foi publicada a retificação do calendário escolar de 2000. Em todas as circunstâncias, caberá à Comissão de Graduação a responsabilidade de promover e coordenar as atividades de reposição. A Diretoria espera que não haja quaisquer prejuízos no conteúdo das disciplinas ministradas pelos docentes do Instituto.


GRÊMIO DOS FUNCIONÁRIOS

FESTA JUNINA

O Grêmio dos Funcionários da Física convida funcionários, docentes e alunos para a festa junina no próximo dia 30, a partir das 17 horas, na sede do Grêmio.


NOTÍCIAS DA REITORIA

COMUNICADO DO CRUESP

O Gabinete do Reitor solicita a divulgação do "Comunicado CRUESP", no 6, de 26/06/2000. Os pontos principais deste documento dão conta que

"não tendo havido, até o momento, consenso acerca do termo de acordo com o Fórum das Seis, o CRUESP está adotando, de imediato, as medidas abaixo relacionadas:

1. Incorporar o abono de 3,75%, tendo como mês de referência março de 2000, a partir de janeiro de 2001. O CRUESP manifesta, contudo, que esta incorporação poderá implicar a redução da dotação de recursos orçamentários em outros itens do orçamento de cada Universidade, caso não se confirme, no segundo semestre, e no próximo ano, o cenário de elevadas taxas de crescimento da arrecadação do ICMS (R$20,6 bilhões em 2000 e R$22,5 bilhões da previsão de 2001).

2. Comprometer-se, no momento, com um reajuste salarial de 15%, incluindo: a) a parcela de 7%, já concedida; b) a parcela de 4,25%, a ser concedida a partir da folha de maio de 2000; c) e o abono de 28%, já pago em parcela única no mês de abril, sempre tendo como base a folha de pagamento do mês de março de 2000.

3. Reafirmar o propósito de instituir, com o Fórum das Seis, uma Comissão Conjunta de Acompanhamento de Arrecadação do ICMS, composta de 14 membros e na seguinte conformidade: sete membros indicados pelas Universidades e sete membros indicados pelo Fórum das Seis.

4. Acatar que caberá à Comissão Conjunta de Acompanhamento:

4.1- Analisar, do ponto de vista técnico, o comportamento da arrecadação ao longo deste ano, devendo haver reuniões mensais, após a divulgação, pela Secretaria da Fazenda, da arrecadação efetiva de cada mês e rever a metodologia das planilhas de acompanhamento.

4.2- Avaliar as diferenças de arrecadação em relação ao orçamento inicial, respeitando as diretrizes orçamentárias e decisões estabelecidas pelos Conselhos Universitários."

Além disso, o CRUESP propõe-se a acompanhar a implementação da política salarial a ser aplicada até o mês de abril de 2001. Na reunião de outubro de 2000, a comissão conjunta utilizará um modelo matemático, descrito em documento acertado entre as partes, visando a transferência de recursos para a constituição de um fundo de reserva.

Em consonância com decisões anteriores, o CRUESP reafirma que:

- "as Universidades comprometem-se a não aplicar penalidades disciplinares pelo exercício do direito de greve, na forma da lei.

- a reposição dos dias parados pelos servidores levará em conta as peculiaridades de cada Universidade, bem como das Unidades, Institutos Especializados, Museus ou órgãos administrativos em que estejam lotados.

- os servidores terão garantido o pagamento dos dias descontados, mediante compensação que assegure as condições necessárias à reposição do trabalho não realizado, segundo programação a ser feita pela direção das Unidades, Institutos Especializados, Museus e Órgãos em comum acordo com o Departamento de Recursos Humanos.

- as formas de reposição das aulas de graduação e pós-graduação serão definidas pelos Colegiados competentes de cada uma das Universidades.

A implementação de tais medidas pelo CRUESP, independentemente da celebração do acordo final, consolida a normalidade das atividades acadêmicas à vista do empenho que vem sendo demonstrado pelos docentes, servidores técnicos-administrativos e alunos nesse sentido. "

 

CARTA DO CRUESP AO RELATOR DA LDO

No último dia 21, o CRUESP enviou a seguinte carta ao Deputado Roberto Engler, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado:

"O Conselho de Reitores da Universidades Estaduais Paulistas, traduzindo expectativas de toda a comunidade acadêmica, encaminha a Vossa Excelência e demais membros do egrégio Poder Legislativo, algumas ponderações relacionadas com a Lei de Diretrizes Orçamentárias a ser votada no dia 30 do corrente.

O decreto 29.598, de 02 de fevereiro de 1989, que concedeu autonomia administrativa às nossas instituições, estabelecendo provisionamento financeiro de suas atividades pelo repasse de uma percentagem do ICMS, desconsiderou o fato de existirem despesas que a rigor deveriam permanecer como responsabilidades do Governo do Estado. Eram despesas decorrentes de obrigações previdenciárias já lastreadas em contribuições feitas ao IPESP, dispêndios com hospitais universitários no atendimento à população em geral, e precatórios nos quais o Governo do Estado figurava como parte devedora.

Assumindo tais obrigações alheias aos seus objetivos acadêmicos, as universidades estaduais vêm, desde então, onerando crescentemente os respectivos orçamentos, sendo previsível, a médio prazo, uma situação próxima da insolvência. As despesas com a folha de aposentadorias anteriores a 1989, custeio de hospitais públicos e pagamento de precatórios não gerados por suas gestões afetam cada vez mais as verbas que lhes são destinadas.

Isso vem repercutindo seriamente na manutenção de quadros necessários ao desempenho que se espera da universidade pública em nosso Estado. Há uma insatisfação generalizada com o não preenchimento de vagas docentes em conseqüência de aposentadorias, falecimentos e demissões voluntárias. Estas últimas relacionam-se, de modo geral, com os salários oferecidos por instituições privadas de ensino superior, que notoriamente são bem mais elevados. Cria-se uma desmotivação cada vez maior entre professores e alunos, evidenciada na última paralisação que afetou as nossas instituições.

A Comissão Parlamentar de Representação, formada pela Assembléia Legislativa para acompanhar as negociações entre o CRUESP e o Fórum das entidades de professores e funcionários, pôde testemunhar as dificuldades que resultavam basicamente das nossas insanáveis limitações orçamentárias. Aos seus integrantes os Reitores fizeram um relato preliminar desta situação e pediram seu empenho para corrigi-la durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Tal correção dar-se-á pela destinação de recursos suplementares, mantida a cota-parte de 9,57% do ICMS, que ajudem as três universidades a custear os acréscimos de gastos com os seus hospitais, aposentadorias e precatórios, a partir do Decreto 29.598/89.

Os Reitores das três universidades enfatizam que as atuais restrições financeiras podem afetar, em curto prazo, os indicadores de desempenho que diferenciam positivamente na América Latina o sistema paulista de ensino superior público e pesquisa científica.

Pedimos a atenção do Poder Legislativo para os motivos aqui expostos e dispomo-nos a apresentar todos os demonstrativos que nos forem solicitados.

Temos fundadas razões para acreditar que também o Poder Executivo será sensível a este pleito diretamente relacionado com a qualidade do ensino superior público e com o progresso da ciência em nosso Estado."


BIBLIOTECA

Informamos que neste sábado, 01/07, a Biblioteca estará fechada aos usuários para a execução de serviços de dedetização e desratização do prédio.

ALTERAÇÃO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EM JULHO

No período de 3 a 28 de julho o horário de abertura da Biblioteca será alterado para as 10 horas, devido à redução do quadro funcional em exercício.

Devido ao novo calendário escolar, o mês de julho será letivo.Portanto, o horário de funcionamento da Biblioteca no período será de 2a a 6a das 10 às 21h45 e aos sábados das 8h30 às 13h.

PRODUÇÃO DOCENTE 1999

Para que possamos efetuar o cadastramento dos trabalhos relativos a eventos, solicitamos aos docentes a doação dos anais dos eventos nos quais tenham trabalhos publicados ou fotocópias dos trabalhos acrescentadas de fotocópia da capa e página de rosto da publicação.

ENCADERNAÇÃO

Finalizando a utilização da verba FAPESP, estamos enviando para restauro e encadernação diversos volumes dos títulos ASTROPHYSICAL JOURNAL, JOURNAL OF APPLIED PHYSICS, JOURNAL OF CHEMICAL PHYSICS, PHYSICAL REVIEW LETTERS, e SCIENCE. Lembramos que, caso seja necessária a consulta a esses volumes, a Biblioteca possui em sua home page (www-sbi.if.usp.br) links para o acesso on-line a essas publicações e mantém intercâmbio com diversas instituições da área.


COMISSÃO DE PESQUISA

COOPERAÇÃO COM INSTITUIÇÕES MEXICANAS

A diretoria geral do departamento de cooperação científica, técnica e tecnológica do Ministério das Relações Exteriores, solicita propostas de interesse dos pesquisadores da USP em cooperação com instituições mexicanas, ressaltando que a cooperação científica e tecnológica visa pesquisa conjuntas com custos compartilhados (mesmo que esses custos sejam financiados por agência de fomento tipo CNPq, Finep, entre outros) e intercâmbio de pesquisadores e de equipamentos, quando for o caso.

A CCInt solicita que as propostas sejam encaminhadas à presidência no menor prazo possível. Solicita ainda que sejam informados os projetos em andamento. Para maiores informações consultar a home page http://www.usp.br/ccint ou por telefone 3818-3593.

FUNDOS SETORIAIS

Acabamos de receber os textos da redação final dos projetos de lei relativos aos fundos setoriais aprovados na Câmara. Havendo interesse em consultá-los, entre em contato com a Comissão de Pesquisa.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - PROCAD

Recebemos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação a informação de que as propostas do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica ^Ö PROCAD foram prorrogadas para 14 de julho de 2000. Como as propostas devem ser encaminhadas pela Comissão de Pós-Graduação à Pró-Reitoria até 10 de julho, solicitamos que os projetos sejam entregues à Secretaria da CPG do Instituto impreterivelmente até 07/07/00, às 12h.

ACORDOS CAPES/ICCTI e CAPES/British Council

Novas orientações sobre os acordos acima poderão ser obtidas na home page da CAPES adotando o seguinte caminho: http://www.capes.gov.br/Cooperação Internacional/Institucional ^Ö Inglaterra British Council ^Ö Portugal ICCTI. As propostas devem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Pós-Graduação até o dia 21/07/00, impreterivelmente.

MATRÍCULAS

Estaremos recebendo as matrículas de alunos regulares e ingressantes no período de 31 de julho a 03 de agosto de 2000, das 09h30 às 11h30 e das 14 às 16 horas.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

As inscrições serão aceitas no mesmo período da matrícula (de 31 de julho a 03 de agosto de 2000). Os exames serão realizados na 2a quinzena de agosto.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 04.07.2000

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - DFEP/DFNC
"Pares de Cooper, BCS e QCD"
Prof. Dr. Celso Luiz Lima, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


5a. FEIRA, 06.07.2000

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Estruturas complexas: soluções coloidais e materiais nanoestruturados"
Prof. Dr. Aldo F. Craievich, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 10h


6a. FEIRA, 07.07.2000

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Erich Arturo Saettone Olschewski
"Sistema de deteção das oscilações MHD no Tokamak TCABR"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Álvaro Vannucci (orientador), Ricardo Magnus Osório Galvão e Edson Del Bosco (INPE)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br