bIFUSP

ANO XVIII - No.23 - 14/07/2000


ÍNDICE


Visita do Professor Ya. G. Sinai

Visita do Professor Ya. G. Sinai

O Instituto de Física estará recebendo no próximo dia 22 a visita do Professor Ya. G. Sinai, da Universidade de Princeton, EUA, e do Instituto Landau, de Moscou, Rússia. Estão programadas as seguintes atividades:

- 22 de julho (sábado) - Encontro informal, às 14h30, na sala 310 do Ed. Principal, Ala I

- 24 de julho (segunda-feira) - Colóquio Especial, às 10h, no Auditório Adma Jafet

O Prof. Sinai é muito conhecido por suas importantes contribuições nas áreas de Mecânica Estatística, Teoria Ergódica e Sistemas Dinâmicos. É membro da Academia de Ciências da Rússia e membro associado da National Academy of Sciences, dos EUA. Recebeu vários prêmios internacionais, entre eles a medalha de ouro Boltzmann da IUPAP (1986) e o prêmio em Matemática da Fundação Wolf (1997).

Convidamos todos interessados a participarem.

J. C. A. Barata, DFMA, e D. H. U. Marchetti, DFGE


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Ficam convocados os antigos alunos, graduados e pós-graduados que tenham cursado parte preponderante de seu currículo no Instituto de Física, para comparecerem no dia 03/08/00, quinta-feira, das 9 às 12h, na Seção de Alunos, sala 207 do Edifício Principal, Ala II, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Nesta oportunidade, de acordo com a Portaria GR3.222, de 03/07/00, publicada no D.O.E. de 05/07/00, deverão ser escolhidos, por votação direta e secreta, o delegado e o suplente, para que, numa segunda etapa, participem da eleição do representante dos antigos alunos da Universidade de São Paulo, junto ao Conselho Universitário.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

Reiteramos aos professores do IF que ainda não enviaram à CG a planilha de reposição de aulas e novas datas de provas, que o façam com urgência. Temos recebido algumas reclamações e não temos como avaliá-las por falta destas informações.

A Comissão sugere aos professores que marquem provas de recuperação entre 18 e 24 de agosto.


BIBLIOTECA

MÁQUINAS XEROX SELF-SERVICE

Lembramos que as máquinas Xerox da Biblioteca destinam-se exclusivamente a tirar cópias de artigos de periódicos e itens do acervo, respeitando o disposto nas leis que regem o direito autoral. Essas cópias destinam-se exclusivamente ao uso individual em atividades de ensino e pesquisa, sendo vedado o uso das máquinas Xerox da Biblioteca para copiar outro tipo de material.

O IFUSP atribui uma quota bimestral de cópias nas máquinas Xerox da Biblioteca (IC:100, Mestrandos e Doutorandos: 200, Pós-doutores: 200).

PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA 1999/2000

Para que possamos efetuar o cadastramento da produção técnico-científica do Instituto, solicitamos aos docentes e técnicos o encaminhamento de cópia dos trabalhos publicados acrescentados de cópia da capa e página de rosto da publicação e/ou a doação dos anais de eventos dos quais tenham participado.

Comunicado do DT/SIBI: ProBE - Nova Interface
O ProBE - Programa Biblioteca Eletrônica - da FAPESP informa que, a partir de 17 de julho de 2000, o acesso aos periódicos eletrônicos da Elsevier Science será realizado diretamente através da base de dados instalada na cidade de São Paulo, inaugurando o Science Direct On-Site, com uso do software de recuperação Science Server, concebido especialmente para essa finalidade. Dessa forma, o acesso on-line aos textos completos dos referidos periódicos, utilizando as máquinas existentes nas instituições consorciadas, entre essas a USP, passa a ser local, oferecendo melhor tempo de resposta. O manual de utilização estará on-line, para maior facilidade dos usuários. O ProBE ressalta que na fase de adaptação, durante aproximadamente um mês, os dois sites estarão disponíveis: o Science Direct On-Site e o Science Direct .
CATÁLOGOS DE EDITORAS
Catálogos de diversas editoras estão disponíveis para consulta na Biblioteca. As sugestões de obras para compra devem ser encaminhadas ao Serviço de Aquisição e Processamento Técnico através de formulário impresso, disponível junto aos catálogos, ou formulário eletrônico http://www-sbi.if.usp.br/formaqui.html

WORKSHOP

INTERNATIONAL WORKSHOP ON MAGNETIC FLUIDS

11-15 September, 2000

International Centre of Condensed Matter Physics

UNB, Brasilia

The Complex Fluids Group and the International Center of Condensed Matter Physics (ICCMP) of Brasília University (Brazil) are pleased to announce the organization of an International Workshop on Magnetic Fluids to be held at the ICCMP on September 11-15, 2000. The workshop will be chaired by R. Perzynski (France) and F. A. Tourinho (Brazil).

The program of the Workshop will include 10 International and 13 representative Brazilian invited speakers for a total of 27 lectures and talks on several aspects of magnetic fluids and correlated themes.

A poster session will be held and participants are kindly invited to submit papers. We greatly encourage the participation of post-graduated students since for any participant with a poster presentation it will be free of charges (accommodation and lunch). Please, distribute this first circular or our Web site address to your colleagues who might be interested. If you plan to attend the Workshop or wish to received further information send your name, affiliation, mail and e-mail address to info@solids.iccmp.br and/or depeyrot@fis.unb.br.

The deadline for registration is August 15, 2000 and further information on the workshop are available on the webpage www.iccmp.br.

J. Depeyrot - Local Committee

Prof. Antonio M. Figueiredo Neto


IME-USP

PALESTRA

"Achievements of the theory of Dynamical Systems during the last 25 years"

Prof. Dmitry Viktorovich Anosov, Russian Academy of Sciences

17/07/2000, Sala 267-A - IME-USP, às 16h30


REFORMA CURRICULAR

REFORMA CURRICULAR E EVASÃO

Grande parte da discussão sobre a reforma curricular tem girado em torno de pontos realmente importantes: a baixa densidade teórica e a grande redundância da grade de disciplinas do Instituto. Proposta interessante nesse sentido já foi apresentada pelo Prof. Wreszinski e com a qual concordo em larga medida, salvo a parte experimental e algumas disciplinas, as quais pretendo discutir noutra ocasião.

No entanto, creio que outro problema aflige sobremaneira o nosso curso hoje: a elevada evasão de estudantes nos primeiros anos da graduação. Ora, diriam alguns, e com razão!, trata-se de um problema de múltiplas determinações, sendo que as de maior vulto estão fora do alcance de nossas ações imediatas, tais como a deterioração do ensino básico e das condições sociais do país. Contudo, as dezenas de disciplinas que ministrei em cursos básicos, no Instituto e fora dele, forjaram em mim a convicção de que o nosso currículo também alimenta essa corrente da evasão de estudantes. Por isso, uma vez que a reforma do dito cujo está em pauta, a relação currículo/evasão deveria ter destaque privilegiado, pois qualquer currículo pressupõe que alunos devam cursá-lo.

Existiria um formato de curso que, inspirado em nossos alunos reais, não deixasse desvanecer o entusiasmo inconteste dos ingressantes? Que, pelo contrário, pudesse estimular tanto aqueles de excelente formação quanto os estudantes com algumas lacunas? Mais que isso: haveria um projeto global de ensino de Física que recuperasse as deficiências dos necessitados e, ao mesmo tempo, aumentasse a atual densidade teórica, estimulando os melhores? Enfim, seriam objetivos contraditórios o estímulo, a recuperação, o rigor, a exigência e uma ampla formação científica? Estas são, a meu ver, as questões que deveriam nortear qualquer alteração curricular do IFUSP. Minha experiência com calouros me conduziu, progressivamente, à opinião de que aquela é uma contradição aparente e que podemos (e devemos!) buscar, a um só tempo, todos aqueles objetivos.

Hoje, minhas sugestões são singelas e vão no sentido de se tentar reduzir a evasão através de medidas simples, as quais se fundamentam num fato inconteste: a opção pela Física, na maioria de nossos alunos, foi estimulada pela chamada Física Moderna, um "paraíso" que eles só podem visitar no sexto semestre, como que um prêmio aos sobreviventes. Desde o meu tempo de estudante, nos queixamos dessa estrutura. Queixa justificável, pois, por exemplo, a parte introdutória da atual Física V não exige nenhum cálculo sofisticado que não possa ser acompanhado pelos calouros, desde que ministrada com o devido cuidado e rigor. Portanto, para o primeiro ano, as minhas sugestões seriam:

1) Introdução à Mecânica Quântica, no primeiro semestre, cuja tentativa de programa seria: Introdução aos fenômenos ondulatórios, Radiação do corpo negro, Efeito Fotoelétrico, Efeito Compton, Postulado de de Broglie, Modelo de Rutherford e Modelo de Bohr (nos moldes do texto "Física Quântica", de Eisberg e Resnick);

2) Laboratório de Física Moderna, no segundo (ou primeiro) semestre, com as experiências: difração de raios-X, Millikan, Frank-Hertz e Efeito Fotoelétrico; e

3) Introdução à Relatividade Restrita, no segundo semestre.

Permito-me aqui relatar uma experiência pessoal que inspirou essa proposta. Há muitos anos (1986?), com o apoio do CEFISMA, organizei e ministrei para os calouros exatamente o programa descrito acima para a Introdução à Mecânica Quântica. As aulas foram no Abraão de Moraes, que esteve sempre repleto de alunos. O que tornou a iniciativa ainda mais interessante foi a comparação que pude realizar, pois, no mesmo semestre, eu ministrava a antiga disciplina Estrutura da Matéria I, no terceiro ano, cuja parte inicial era exatamente a mesma! Com as mesmas lista de exercícios e com provas similares, pude constatar que não houve muita diferença de aproveitamento. A diferença fundamental era a maior e intensa participação dos calouros nas aulas, visivelmente deslumbrados com o tema. Apesar de ter sido uma única experiência, interrompida com minha ida para o exterior, creio que foi suficientemente marcante para me convencer do que eu já suspeitava: salvo nos casos de pré-requisito imperativo, o currículo não necessita (e talvez não deva) seguir a ordem cronológica dos acontecimentos.

Quanto ao curso de Relatividade no segundo semestre, minha experiência na Escola Politécnica e aqui no Instituto demonstra que é perfeitamente possível (e desejável) ministrá-lo nesse momento, pois é muito estimulante e contribui para o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes. Embora, é claro, exija trabalho e paciência dos professores.

Finalmente, outro fator de grande importância para o amadurecimento acadêmico e científico dos alunos (reduzindo a evasão) é a Iniciação Científica. Apenas o contato dos alunos com o dia a dia de um grupo de pesquisa pode propiciar uma compreensão do trabalho de pesquisa. O grande sucesso do programa de IC do Departamento de Física Nuclear é prova da avidez com que os estudantes buscam esta experiência. Deveríamos, pois, encontrar uma fórmula de incluí-la como parte obrigatória do currículo. Aliás, em várias unidades da USP é comum a prática de estágio obrigatório; por que não instituir um aqui no IFUSP?

Edilson Crema

Departamento de Física Nuclear


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 18.07.2000

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - DFEP/DFNC
"Seções de choque totais núcleon-núcleon, fóton-núcleon e fóton-fóton"
Dr. Eduardo Gregores, IFT - Instituto de Física Teórica - UNESP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 19.07.2000

SEMINÁRIO CONJUNTO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA E GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Cell migration and correlated cell velocity"
Prof. James A. Glazier, Department of Physics, University of Notre Dame - USA
Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 14h


5a. FEIRA, 20.07.2000

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Márcio Luis Ferreira Nascimento
"Condutividade elétrica de vidros de boratos, silicatos e sílico-sulfatos de íons alcalinos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Shigueo Watanabe (Orientador), Walter Maigon Pontuschka e Reginaldo Muccillo (IPEN)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br