bIFUSP

ANO XVIII - No.25 - 28/07/2000


ÍNDICE


DIRETORIA

Academia de Ciências do Estado de São Paulo

Os nossos colegas Adalberto Fazzio, Antonio M. Figueiredo Neto, Carlos C. Becerra, Élcio Abdalla, Josif Frenkel e Ricardo M. O. Galvão foram eleitos Membros Titulares da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

No próximo dia 3, quinta-feira, das 9 às 12h, será realizada a 1a etapa da eleição para representante dos antigos alunos, e seu respectivo suplente, junto ao Conselho Universitário. Estão convocados para votar os antigos alunos, graduados e pós-graduados, que tenham cursado parte preponderante de seu currículo no IF. A urna estará à disposição na Seção de Alunos do IFUSP, sala 207, Ala 2 do Edifício Principal. Maiores informações poderão ser obtidas junto à Assistência Acadêmica.

De 31/08 a 14/09, estarão abertas as inscrições para o Concurso de Livre-Docência no IF.

Até 2 de outubro, estarão abertas as inscrições para provimento de um cargo de Professor Titular junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica.

Até 22 de novembro, estarão abertas as inscrições para provimento de um cargo de Professor Titular junto ao Departamento de Física Nuclear. Maiores informações sobre estes itens podem ser obtidas junto à Assistência Acadêmica, ramais 6902 e 7000.


BIBLIOTECA

PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA 1999/2000

Para que possamos efetuar o cadastramento da produção técnico-científica do Instituto, solicitamos aos docentes e técnicos o encaminhamento de cópia dos trabalhos publicados acrescentados de cópia da capa e página de rosto da publicação e/ou a doação dos anais de eventos dos quais tenham participado.

ACESSO A TEXTOS ELETRÔNICOS

O Setor de atendimento ao usuário estará oferecendo, a partir do dia 31 de julho, apresentações de formas de acessos aos periódicos com versão eletrônica. Os interessados podem agendar horário através do e-mail bib@if.usp.br. Horário: das 9h às 15h.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA PAE

Todos os estudantes de pós-graduação do IFUSP que desejarem ser monitor B (PAE) no 1o semestre de 2001, devem cursar a disciplina pedagógica "Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)" a ser oferecida no 2o semestre de 2000.

Os estudantes contemplados com bolsas da CAPES, que completem no final do ano metade do período de bolsa, são obrigados a cursar esta disciplina.

A preparação pedagógica consta de uma série de palestras quinzenais proferidas por especialistas da área, com horário a ser divulgado oportunamente pela CPG.

A inscrição nesta disciplina deve ser feita junto com a matrícula regular, de 31 de julho a 3 de agosto.

MATRÍCULAS

Estaremos recebendo as matrículas de alunos regulares e ingressantes no período de 31 de julho a 3 de agosto de 2000, das 09h30 às 11h30 e das 14 às 16 horas.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

As inscrições serão aceitas no mesmo período da matrícula (de 31 de julho a 3 de agosto de 2000). Os exames serão realizados na 2a quinzena de agosto.


REFORMA CURRICULAR

A questão da necessidade de realizar uma reforma curricular é, em minha opinião, um problema de extraordinária complexidade. Estão acoplados com ele inúmeros aspectos, muitos deles de natureza parcial ou totalmente externa ao Instituto. Sobre cada um destes aspectos cada um de nós poderia se manifestar e longas discussões poderiam ser mantidas. Entretanto, quer me parecer que o mundo está, neste exato momento, mudando tanto e com tal rapidez que é duvidoso que pudéssemos, neste ritmo, acompanhar tal ritmo de mudança e, muito menos, colocar-nos à frente dele.

Por outro lado, há uma necessidade imperiosa de debater o suficiente para que possamos chegar a algum nível de consenso, ou pelo menos a um acordo institucional, sobre pelo menos algumas linhas mestras relativas aos nossos atuais problemas acadêmicos. De outra forma, me parece muito difícil que tenhamos condições de eventualmente convergir para uma solução prática. É necessário lembrar que somos um Instituto muito grande, muito diversificado e dentro do qual é extraordinariamente difícil construir consensos e causar mudanças coordenadas numa determinada direção.

Como fazer então, para que este debate não termine por se desfazer num mar de opiniões contraditórias ou desconectadas? Se não dispomos do tempo e das demais condições necessárias para proceder a uma longa e detalhada análise global do problema, resta-nos apenas a alternativa de tentar achar um caminho local para a solução, analisando pequenas partes do problema e suas adjacências imediatas e tentando determinar, neste âmbito local, qual a melhor direção a seguir. Se pudermos construir consensos sobre um número suficiente destes assuntos pontuais, teremos uma chance de ir melhorando incrementalmente a situação, até que uma solução global esteja delineada.

Este caminho é, talvez, um tanto incerto e propenso a acidentes, mas não me parece que realmente tenhamos outra alternativa, se quisermos convergir eventualmente para uma solução prática. Assim, me parece imperioso que procuremos e proponhamos à nossa comunidade, como parte de uma pauta de discussão para este debate, assuntos pontuais suficientemente claros e relevantes, de tal forma que o debate possa se processar em torno desta pauta. Creio que seria um erro propor logo de início um número muito grande de temas, assim, venho dar minha contribuição na forma de um único tema, sobre o qual elaboro a seguir.

** Sobre o Acordo de Cavalheiros (e Damas) **

Creio que o problema da reforma curricular está fortemente acoplado com outro tema de igual importância: o nosso método de trabalho didático. Me parece que o atual método de trabalho chega a impedir um processo gradual de melhoria em nossos cursos e disciplinas. Creio que este é um assunto sobre o qual podemos agir de fato a curto prazo, estritamente dentro do Instituto, no sentido de melhorar as coisas. Trata-se, claramente, de um assunto pontual, que não é suficiente para resolver o problema global, mas cujo tratamento é, a meu ver, imprescindível para a viabilização de uma eventual solução global para o problema.

Enquanto é um ponto positivo que as disciplinas não estejam presas aos departamentos, o excesso de rotatividade dos professores nas disciplinas, em especial a rotatividade forçada em períodos fixos, é um ponto muito negativo que, em especial, não atende aos interesses dos alunos. Esta rotatividade forçada artificialmente faz com que fique muito difícil ou até mesmo impossível o desenvolvimento de cursos bem estruturados de alta qualidade. Muitos professores têm vários desenvolvimentos parcialmente realizados e material didático parcialmente produzido, sem que nada tenha sido terminado e documentado a ponto de poder ser útil como parte de uma memória institucional de nosso processo de ensino.

Como a alocação de vagas aos departamentos para novas contratações está ligada, creio que exclusivamente, à quantidade de carga didática de cada departamento, costumava ser do interesse dos departamentos criar uma multiplicidade de disciplinas e controlá-las de forma rígida. Creio que, nas novas condições que a Universidade enfrenta hoje e que continuará a enfrentar no futuro, esta prática tradicional não mais se aplica. Devemos nos preocupar com a viabilidade prática de nossos cursos, com a qualidade do processo de ensino e aprendizado, reduzindo o número e racionalizando e caráter das disciplinas oferecidas. Creio que devemos manter a atual independência das disciplinas relativamente aos departamentos mas flexibilizar e racionalizar o processo de rotatividade dos professores.

** Proposta Concreta **

Como uma proposta visando melhorar esta situação, creio que deveria ser criado e implementado um programa formal de melhoria do nosso processo educacional, ao qual passo a me referir simplesmente como o Programa.

Este programa seria coordenado por um conselho inter-departamental dedicado a ele, ao qual passo a me referir como o Conselho. Os membros do Conselho estariam, enquanto dele participassem, livres de quaisquer outros encargos administrativos ou burocráticos, departamentais ou do Instituto.

Este programa fixaria equipes de professores e instrutores em determinadas disciplinas, por períodos de tempo longos, mediante o compromisso das equipes de se dedicar a desenvolver, melhorar e documentar as disciplinas. Estas equipes estariam desacopladas da rotatividade forçada de disciplinas pelo período que levassem para desenvolver a nova disciplina. Me parece que um número típico para este tipo de coisa seria o de cinco anos. Uma vez desenvolvida uma disciplina com sucesso, a troca da equipe, seja ela total ou parcial, seria feita de forma prudente e comedida, mediante um processo de transição para a nova equipe, que iniciaria o seu trabalho a partir do ponto ao qual a equipe anterior chegou.

É extremamente importante que cada equipe documente apropriadamente a sua disciplina, de forma bem organizada, possivelmente de forma eletrônica através da WWW. Esta documentação deveria incluir não apenas o material didático, mas também um registro do desenvolvimento da disciplina, que possa levar à formulação de manuais de orientação do professor e do aluno. O registro e manutenção permanente de todo o material assim gerado, por meios informáticos, seria de responsabilidade do Programa. O Conselho estaria encarregado de monitorar o desenvolvimento e a documentação das disciplinas, mantendo contatos com o coordenador de cada uma delas.

Como um regime de transição para uma nova metodologia de trabalho, sugiro que a rotatividade forçada de professores seja terminada de imediato, sendo substituída por um novo algoritmo de distribuição de carga didática. Neste novo sistema, o preenchimento do formulário de carga didática pelos professores deixaria de ser obrigatório. Apenas aqueles professores que estejam insatisfeitos com a sua carga didática atual seriam convidados a preencher e submeter o formulário, manifestando suas preferências de mudança. O não-preenchimento indicaria a preferência por permanecer na disciplina atual. O Conselho analisaria os conflitos, conversando em grupos com os docentes envolvidos, de forma a chegar à melhor solução de consenso em cada caso. Os docentes e equipes que estiverem no programa teriam prioridade absoluta sobre a disciplina que se comprometeram a desenvolver, pelo período que durar o desenvolvimento.

Espero que, desta forma, possamos transformar o trabalho didático neste Instituto num desafio que venha a motivar a todos os participantes, em vez de permanecer como uma distribuição forçada de sofrimento, como ele muitas vezes chega a ser encarado hoje em dia. Professores insatisfeitos ou muito frustrados com as suas condições de trabalho têm um efeito tão deletério sobre o processo educacional quanto alunos desinteressados e desmotivados.

Prof. Jorge L. de Lyra - FMA


IME-USP

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA

"CONVERSATION WITH ANOSOV ABOUT MATHEMATICS"

Prof. Dmitry Viktorovich Anosov

04/08/2000, sexta-feira, Auditório Antonio Gilioli - sala 247/262 - Bloco A, IME-USP, das 16 às 17h

Às 15h30 haverá café, chá e biscoitos na sala 244-A - Chefia do MAP


ESTAÇÃO CIÊNCIA-USP

Física, medicina, história da ciência e muito mais em palestras na Estação Ciência

A Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Universidade de São Paulo realizará, dia 8 de agosto, às 15 horas, a abertura da exposição A Herança de Galvani e Volta na Ciência Contemporânea.

Este evento faz parte das homenagens prestadas pela comunidade científica italiana ao bicentenário da morte de Luigi Galvani e da invenção da pilha por Alessandro Volta. A Mostra é formada por painéis, cujo conteúdo narra breve percurso histórico-científico de Galvani e Volta, das primeiras experiências e descobertas realizadas por eles, passando pelos debates teóricos que os dois provocaram no mundo científico do fim do século XVIII, finalizando pelas recentes pesquisas e aplicações na física, na biologia e na medicina. Enriquecendo a Exposição, acontecerão palestras de conceituados professores italianos e brasileiros, em que serão relatadas as descobertas realizadas por Galvani e Volta e as suas conseqüências no mundo de hoje.

Assim, dia 8 de agosto, às 16 horas, G Giacomeli falará sobre Galvani e Volta e a ciência moderna e, às 17 horas, Lucio Fregonese, da Universidade de Pavia, apresentará A controvérsia Galvani-Volta e a invenção da pilha.

No dia 9 de agosto, às 14 horas, Campos magnéticos e Saúde, será dada por G. Maltoni, da Universidade de Bologna. No mesmo dia, às 15 horas, G. Giacomelli falará sobre "Oscilações de neutrinos e resultados de LEP".

Já no dia 10, às 15 horas, a palestra "Astrofísica Subterrânea e nas Altas Montanhas" será proferida por S. Cecchini , devendo ocorrer, ainda, a ser confirmada, a palestra "Existem partículas que viajam com velocidade superior a da luz?", por E. Recami , às 16 horas.

A exposição vai até o dia 28 de setembro e a entrada é gratuita.

A Estação Ciência está localizada à Rua Guaicurus, 1274, Lapa.

Maiores informações: www.eciencia.usp.br, info@eciencia.usp.br e, ainda, Renata Cajado Carvalho ^Ö telefone 3673-7022.


ATIVIDADES DA SEMANA


4a. FEIRA, 02.08.2000

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO


Evaldo Araújo de Oliveira Filho
"Relações entre aprendizagem dentro e fora do equiílíbrio termodinâmico"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Nestor Felipe Caticha Alfonso (orientador), Carmen Pimentel Cintra do Prado e José Fernando Fontanari (IFSC/USP)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

5a. FEIRA, 03.08.2000

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Roberto Castro Alamino
"O modelo Bouchaud-Cates-Ravi-Edwards (BCRE) para fluxo de materiais granulares"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carmen Pimentel Cintra do Prado (orientadora), Tânia Tomé Martins de Castro e Jürgen Fritz Stilck (UFF)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br