bIFUSP

ANO XVIII - No.27 - 11/08/2000


ÍNDICE


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Estarão abertas, de 31 de agosto a 14 de setembro de 2000, as inscrições para o Concurso de Livre-Docência junto aos seis Departamentos do IFUSP.

Estarão abertas, até 2 de outubro de 2000, as inscrições para o Concurso para Professor Titular junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica.

Estarão abertas, até 22 de novembro de 2000, as inscrições para o Concurso para Professor Titular junto ao Departamento de Física Nuclear.

Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica.

A McKinsey & Company, empresa multinacional de consultoria, estará promovendo junto aos estudantes do IFUSP uma palestra de recrutamento sob o título: "Chances de sucesso do Físico numa carreira de consultor". Ela será realizada no próximo dia 29 de agosto, às 12h, no Auditório Abrahão de Moraes. Serão abordados os seguintes tópicos:

1) O que é a McKinsey; 2) Como é a carreira de consultor; 3) Como é o dia-a-dia de um consultor na McKinsey; 4) Exemplos de projetos; 5) Quais são os tipos de clientes/projetos com que atuamos; 6) Quais são as habilidades necessárias para ser um consultor de sucesso; 7) Por que acreditamos que os Físicos têm chances de serem excelentes consultores; 8) Procedimentos para inscrição no processo de recrutamento da McKinsey.


BIBLIOTECA

FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

SEMANA DO DIA 14/8 e SÁBADOS DIAS 12 e 19 de AGOSTO

De acordo com a Resolução CoG nº 4757/00 RETIFICAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2000, informamos que a Biblioteca não abrirá nestes dois sábados e que de 14 a 18 de agosto o horário de funcionamento será das 8 às 18h.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

INÍCIO DAS AULAS

Foi adiado o início do semestre letivo para o dia 21 de agosto no IFUSP e no IG. As demais Unidades atendidas pelo IFUSP mantiveram a data de 17 de agosto.

PROVAS DE RECUPERAÇÃO E RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULAS

O período de retificação de matrículas na Seção de Alunos estender-se-á de 1o a 6 de setembro. Os professores devem providenciar as notas da 2a avaliação até 25 de agosto.


COMISSÃO DE PESQUISA

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da cidade de São Carlos está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos na forma de pôster, na Semana de Tecnologia Ambiental, que vai até 25 de agosto naquela Secretaria.

Para maiores informações, contatar pelo telefone (16) 271-7238, ou enviar correspondência para Rua General Osório, 1138 - Centro - São Carlos - SP - CEP 13560-640.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - PAPED

Comunicamos que recebemos, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, ofício da CAPES contendo o edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação à Distância (PAPED). Os interessados poderão consultar o edital junto à Secretaria da Comissão de Pós-Graduação.


USP e as PROFISSÕES

No próximo dia 20 de agosto, o Instituto de Física estará recebendo estudantes do ensino médio e de cursinhos que participarão do evento: USP e as Profissões. Segue abaixo a relação dos locais que estarão recepcionando os alunos:

  • Experimento Microsul

  • Lab. de Filmes Finos

  • Grupo de Fluidos Complexos

  • Lab. de Cristalografia

  • Grupo de Reelaboração do Ensino de Física ^Ö GREF

  • Lab. de Demonstrações

  • Lab. de Manipulação Coerente de Átomos e Luz ^Ö LMCAL

  • Grupo de Poluição do Ar

  • Lab. do Acelerador Linear

  • Departamento de Física Nuclear

  • Grupo Teórico de Materiais

  • Lab. de Instrumentação e Partículas

  • Lab. Estado Sólido e Baixas Temperaturas

  • Lab. de Microscopia Eletrônica

  • Lab. Materiais Magnéticos

  • Lab. de Óptica

  • Lab. Novos Materiais Semicondutores (LNMS)

  • Biblioteca

  • Lab. Didático

  • Ludoteca

  • Lab. de Física de Plasmas
 

Prof.Dr. Fuad Daher Saad - Coordenador do evento


DESCOBERTO O TERCEIRO NEUTRINO

No dia 21 de julho deste ano a colaboração ao internacional DONUT (Direct Observation of the NU Tau) formada por físicos dos E.U.A, Japão, Coréia e Grécia, anunciou em conferência pública no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), E.U.A., a primeira observação direta da partícula elementar chamada de n t tau. Este resultado experimental, há muito esperado, vem confirmar as expectativas do Modelo Padrão.

Segundo este modelo, que descreve extraordinariamente bem a matéria usual, esta é composta por apenas 12 férmions elementares: seis quarks (up, down, estranho, charme, beleza e top) e seis léptons (electron, neutrino do electron (n e), múon, neutrino do múon (n m ), tau e neutrino do tau (n t ). Até agora 11 destas partículas já haviam sido observadas, faltava apenas o n t .

As medidas da largura invisível do Z 0, realizadas pelas experiências do LEP, vinham desde 1989, mostrando, indiretamente, que devem existir três sabores de neutrino na natureza. No entanto, só agora, 70 anos depois de Pauli ter proposto a existência do neutrino e 25 anos após a descoberta do seu parceiro carregado, o lépton tau, um experimento pode observar diretamente o terceiro neutrino.

A descoberta foi realizada utilizando o acelerador de prótons Tevatron do Fermilab, o mesmo que foi usado na descoberta do quark top, para produzir um feixe de neutrinos suficientemente intenso para conter uma contribuição apreciável de n t . O feixe de neutrinos foi dirigido sobre um alvo composto por quatro estações feitas de placas de ferro sanduichadas com placas de emulsão fotográfica. As placas de emulsão registram a passagem de partículas carregadas que deixam traços na emulsão. Foram necessários três anos de trabalho para que os 54 cientistas do experimento DONUT pudessem identificar os traços na emulsão revelando a presença do tau em 4 das 6 milhões de interações registradas pelo experimento. Foi como encontrar uma agulha em um palheiro.

Esta descoberta reafirma a simetria entre quarks e léptons e deixa ainda mais fortalecida a idéia de que haveria violação da simetria CP também no setor leptônico.

Renata Zukanovich Funchal - FNC


IME-USP

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA

"The State of Art on the Hilbert 16th Problema on Limit Cycles"

Prof. Dr. Robert Roussarie, Université de Bourgogne

18/08/00 (sexta-feira), Auditório Antonio Gilioli - sala 247/262 - Bloco A - IME-USP, das 16h às 17h


REFORMA CURRICULAR

Pontos que devem nortear a reforma curricular

O Instituto de Física oferece 270 vagas no Curso de Graduação de modo que o currículo desse curso deve ser projetado para formar profissionais que possam atuar em uma grande variedade de áreas de atividade tais como educação, pesquisa, telecomunicações, informática, bolsa de valores, mercado financeiro, petróleo, operação de equipamentos hospitalares, etc.. Do total de 270 vagas, 110 são para Licenciatura e, portanto, são específicas para educação, especialmente ensino médio. Das 160 vagas existentes para Bacharelado, no máximo 30 corresponderão a físicos que se tornarão pesquisadores (cursarão o Curso de Pós-graduação), ou seja, a maioria deverá receber formação que permita desenvolver outras atividades. Portanto, o currículo do bacharelado não deve ser direcionado única e exclusivamente para a formação de físicos para pesquisa. Considero esse ponto o mais fundamental para a elaboração da reforma curricular. O Curso de Graduação deve formar físicos que possam atuar na grande variedade de atividades existente no mercado de trabalho. O novo currículo deve dar uma sólida formação básica, ensinar métodos gerais e fornecer ferramentas para atacar problemas. Tendo em vista a rapidez com que ocorrem mudanças tecnológicas, a principal característica dos físicos formados pelo Curso de Graduação tem que ser a capacidade de aprender: aprender novas técnicas, aprender a utilizar novas ferramentas, etc.. Minha proposta concreta, pensando em curso de 8 semestres, é de que TODOS os alunos ingressantes tenham as mesmas disciplinas de física durante os primeiros 6 semestres e a especialização seja obtida nos últimos 2 semestres. Essa especialização consistiria em fazer estágio associado a disciplinas optativas, e concluído com a redação de monografia. O estágio corresponderia à iniciação científica no caso de físicos que pretendem obter formação de pesquisador (cursarão Curso de Pós-graduação), e nas outras especializações o estágio seria feito em empresas (telecomunicações, mercado financeiro, informática, hospitais, etc.). No caso dos alunos de Licenciatura, seriam cursadas as disciplinas optativas oferecidas pela Faculdade de Educação, e o estágio seria feito em escolas de nível médio como é feito atualmente. A proposta apresentada pelo Prof. Walter F. Wreszinski é um bom ponto de partida para elaboração do novo currículo

Outro ponto muito importante, em geral negligenciado, refere-se ao número de horas de aula previstas por semana. A condição sine qua non para aprender é estudar. Portanto, o número de horas de aula formal tem que ser tal que permita ao aluno estudar o tempo necessário. Tipicamente um aluno deveria estudar (em média) 2 horas para cada hora de aula. Assim sendo, se o currículo prevê 25 horas de aula por semana, não sobra tempo suficiente para estudar. Isso fica particularmente crítico no caso de alunos que tenham deficiências de formação: em virtude de suas deficiências, o aluno aproveita pouco a aula, precisa estudar mais tempo do que um aluno sem deficiências, e o resultado é que rapidamente ele deixa de acompanhar a matéria. Quanto mais aula o aluno assistir, e menos tempo ele estudar, menos ele aprenderá. O número de créditos de cada disciplina deve incluir o número de horas de aula e o número de horas de estudo, e não somente o número de horas de aula. Do lado do professor, horas de aula formal seriam substituídas por horas de atendimento aos alunos (divididos em grupos pequenos). O professor tem papel extremamente importante no aprendizado, mas não é dando grande número de horas de aula mas, sim, ajudando os alunos a transporem as dificuldades por eles encontradas. E todos os professores do IFUSP devem estar aptos a assumir qualquer disciplina do Curso de Graduação (o que não é o caso do Curso de Pós-Graduação que dá formação especializada de pesquisadores).

Um terceiro ponto importante é quanto à organização semestral ou anual do curso. Tem que ser feita uma opção, não é possível continuar com o sistema misto vigente. Atualmente o curso tem estrutura semestral mas as disciplinas não são todas oferecidas semestralmente. O que acontece hoje é equivalente a disciplinas serem oferecidas bienalmente (a cada 2 anos) no caso de curso com estrutura anual. A vantagem de organização semestral é que torna mais fácil recuperar atraso por motivo de reprovação. Mas se as disciplinas não forem oferecidas semestralmente, além de ser perdida essa vantagem, acaba havendo mais prejuízo porque o aluno fica sem poder cursar várias das disciplinas que estão sendo oferecidas por não estar preparado. Uma maneira de adotar definitivamente a organização semestral seria oferecendo 135 vagas para iniciar o curso em março e 135 vagas para iniciar o curso em Agosto.

Concluindo, ressalto os seguintes pontos:

  1. É muito importante que os físicos com especialização em ensino (licenciatura) tenham a mesma formação básica das outras especializações (bacharelado) porque somente um professor com formação básica sólida está preparado para desempenhar a tarefa mais fundamental no aprendizado: ajudar os alunos a superar dificuldades e esclarecer dúvidas. As pessoas raciocinam de formas diferentes de modo que o professor deve ser capaz de explicar qualquer tópico de diversas maneiras. Além disso, um professor que não tenha um bom conhecimento da matéria é inseguro e tende a inibir perguntas.
  2. É extremamente comum culpar o baixo nível da maioria dos alunos que ingressam no Curso de Graduação do IFUSP pela baixa eficiência na formação. Certamente a razão saída/entrada seria maior se o número de ingressantes com melhor nível fosse maior. Todavia, também é verdade que é muito fácil transformar um bom aluno em bom profissional (isso vai acontecer apesar do corpo docente), de modo que isso não mede a competência do corpo docente. O grande desafio que se coloca é a Instituição transformar em bons profissionais aqueles alunos (maioria) que aqui chegam com várias deficiências de formação do ensino médio. Isso é que mede a competência do corpo docente. O IFUSP tem formado cerca de 45% do total de ingressantes o que constitui um rendimento muito baixo. O índice mundial está em 70% aproximadamente.

Coraci P. Malta - FNC


CURSO UNESP

Curso de Método de Rietveld na UNESP de Araraquara

O Laboratório Computacional de Análises Cristalográficas e Cristalinas (LabCACC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Cristalografia (SBCr) e da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação do Instituto de Química de Araraquara (FACTE-UNESP), realizará, de 9 a 13 de outubro, o Curso MR 2000, que irá abranger itens como refinamentos de estruturas cristalinas com dados de difração por pó (DRX e neutrons), análise quantitativa de fases e análises isotrópicas de tamanho de cristalito e microdeformação de rede.

Voltado a alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da indústria, o curso será ministrado por Carlos O. Paiva-Santos (Unesp/Araraquara), Juan A. Guevara Carrio, Maria Tereza S. Giotto (UFSC-DEQ) e Yvone P. Mascarenhas (USP-IFSC), havendo, ainda, a utilização de softwares DBWS e GSAS nos tutoriais.

Maiores informações podem ser obtidas no site: http://fisquim146.iq.unesp.br/cps/mr2000/mr2000.htm ou através do e-mail: mr2000@iq.unesp.br.


ATIVIDADES DA SEMANA


5a. FEIRA, 17.08.2000

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS-GFCx (DFE)
"Propriedades Orientacionais dos Cristais Líquidos Nemáticos Termotrópicos sobre Filmes Finos de PVA. Aplicação aos Mostradores de CL"
Dr. Jean Jacques Bonvent, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 15h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br