bIFUSP

ANO XVIII - No.36 - 11/10/2000


ÍNDICE


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

CINEMATIKA - Ciclos de Cinema na Física - e OUTUBRO - Humor Negro no Cinema Inglês

Filme da Semana - Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick

CINEMATIKA é um projeto elaborado pelo Cefisma com o intuito de trazer à comunidade da USP a riqueza cultural da produção cinematográfica, além de proporcionar ao IFUSP um ambiente agradável, onde pessoas daqui e da USP possam se encontrar, ver filmes de qualidade e trocar idéias. Para que a programação seja duradoura e diversificada, abranjendo vários gêneros, foram elaborados ciclos temáticos mensais, com filmes exibidos em 2 horários semanais. Cartazes com a programação estarão espalhados pelo IFUSP e outras unidades. Quem quiser colaborar com a divulgação poderá retirar cartazes disponíveis no Cefisma. O tema de Outubro é "Humor Negro no Cinema Inglês". Nesta semana, será exibido Dr. Fantástico, obra em que Stanley Kubrick trata a Guerra Fria e o governo norte-americano com frio e genial humor. É imperdível a atuação de Peter Sellers (de A Pantera Cor-de-Rosa), que interpreta 3 papéis. Também será exibido o curta-metragem "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda", de José Furtado. Conta-se com a sua presença! e-mail: cinematika@egroups.com. Confira:

4a. feira, 18 de outubro, às 12:15 horas

6a. feira, 20 de outubro, às 16:30 horas

Auditório Abrahão de Moraes.


COLÓQUIO

"Estados Intermediários Coloridos da Matéria: Cristais Líquidos e Ferrofluidos"

Prof. Antônio Martins Figueiredo Neto, IFUSP

5a. feira, 19/10, às 16 horas

Auditório Abrahão de Moraes

Cristais líquidos são estados intermediários entre o líquido isotrópico e o sólido cristalino, nos quais a matéria pode se apresentar. Esses materiais possuem propriedades eletro e magneto-ópticas muito interessantes, não apenas do ponto de vista da física básica, mas também pelas inúmeras aplicações tecnológicas. Além disso, algumas estruturas líquido cristalinas apresentam uma grande semelhança com sistemas biológicos, tornando o estudo desse tipo de fluido complexo intrinsecamente multidisciplinar. Apesar de conhecidos há mais de 100 anos, apenas recentemente foram sintetizadas moléculas com geometrias exóticas, as quais deram origem a novas fases líquido cristalinas com propriedades ainda mais intrigantes. Esse é o caso das moléculas em forma de "banana", que originam fases quirais sem que a molécula seja ela mesmo quiral. Outro exemplo de fluidos complexos são os ferrofluidos, que possuem a susceptibilidade magnética do ferro e a fluidez de um líquido isotrópico. Além das inúmeras aplicações industriais desses materiais, as aplicações médicas estão se desenvolvendo de maneira intensa. Esses aspectos serão abordados no colóquio.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Disciplina do Curso de Pós-Graduação

2° Semestre de 2000

EPISTEMOLOGIA DA FÍSICA E APRENDIZAGEM (FGE733)

Responsável: Profa. Amélia Império Hamburger; 4 horas de aulas formais por semana; 10 semanas de duração, a partir de 20 de outubro. Pré-requisitos: bacharelado ou licenciatura em física ou outra área.

Programa: Método Científico em lsaac Newton: Philosophia ^Ö 1666; A dialética da percepção (objetiva/subjetiva) da realidade; Opticks ^Ö 1704; Razão e Experiência; Verdade experimental e Limites da Teoria Científica; Análise e Síntese; Leis da Natureza; AIH: Lógica da Simultaneidade ou Da Constituição Recíproca; Lógicas circulares, não tautológicas; O Todo da Teoria e seu Objeto; A Racionalidade Científica - Relação Todo/Parte equivalente a A:B::B:C, A:C; Evolução da percepção e de significados; O discurso dos Fenômenos; Fenômenos: Do Movimento às Forças; Vis Inertia; Gravitação Universal; Coincidência da Ação e Reação; Corpuscularismo da matéria e da luz; O Raio de Luz; Fits de manifestação de fenômenos de refração; Compreensão Racional de Newton; Alquimia; Teologia; Clássicos; Teoria da Matéria; Princípios Matemáticos.

Justificativa: Uma compreensão histórica e epistemológica do desenvolvimento da linguagem científica. É importante para a aprendizagem e, portanto, para o ensino e a divulgação científicas. A experiência desenvolvida em cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária, a partir de 1986, tem confirmado a mudança das formas de ligação dos participantes com o conteúdo científico e das práticas de sala de aula. As interações dialógicas são imprescindíveis para estabelecer trocas e ampliações de significados, incluindo aí a aprendizagem dos fenômenos como discurso.

Matrículas: de 23 a 27/10


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Modelo Atômico e Corrente Elétrica: Para Além das Fronteiras Escolares"

Ana Fukui - Aluna do Mestrado em Ensino de Ciências/FE-IF-IQUSP

3a. feira, 17.10, às 16 horas

Auditório Adma Jafet

Apresentação e análise dos resultados preliminares de pesquisa sobre a concepção dos alunos sobre modelo atômico e corrente elétrica. Discussão do referencial teórico escolhido. Localização histórico-filosófica do conceito de átomo.


COLÓQUIO DO IME-USP

Alguns Problemas em Aberto Ligados ao "Closing Lemma"

Prof. Dr. Carlos Gutierrez, USP ^Ö São Carlos

6a. feira, 20/10, das 16 às 17 horas

Auditório Jacy Monteiro, Bloco B, IME-USP

Definições básicas e enunciado dos problemas tipo "closing lemma". Importância de "closing lemma". O "closing lemma" para difeomorfismos do círculo. O "connecting lemma" de Peixoto para fluxos em superfícies. O "closing lemma" para fluxos em superfícies. Casos onde há impossibilidade de obter "closing lemma". C2 por perturbações localizadas ao redor de um ponto recorrente não trivial.


In Memoriam

Per-Olov Löwdin (1916 ^Ö 2000)

Faleceu em Uppsala, no dia 6 de outubro, o Prof. Per-Olov Löwdin. Uma das mais marcantes personalidades do mundo da teoria quântica de átomos, moléculas e sólidos, Löwdin teve uma carreira brilhante. Nasceu em outubro de 1916 em Uppsala, Suécia, e se licenciou em ciências naturais em 1942, sendo apontado como Lecturer in Mechanics and Mathematical Physics da Universidade de Uppsala, no mesmo ano. Publicou seu primeiro trabalho em 1939. Em 1946 trabalhou com Pauli e em 1948 apresentou sua tese de doutorado sobre cristais iônicos. Este trabalho foi considerado por Slater, em 1967, um dos trabalhos de maior importância em Física do Estado Sólido. Em 1955 formulou o problema de muitos corpos e introduziu a matriz densidade reduzida, discutindo o problema de N-representabilidade, orbitais naturais e o problema de correlação eletrônica. Em 1963, começou uma longa série de artigos sobre teoria de perturbação e abriu o caminho para o desenvolvimento de perturbação diagramática e métodos de propagadores aplicados a átomos e moléculas. Ainda em 1963 trabalhou com biofísica publicando um artigo sobre o tunelamento de prótons em DNA. Nos últimos anos se dedicava a problemas de mecânica estatística e equações de Liouville. Era considerado um visionário, pioneiro e, acima de tudo, um grande educador, tendo influenciado gerações de alunos; alunos diretos, ou participantes de seus famosos cursos de verão.

Löwdin foi fundador, em 1955, do Quantum Chemistry Group em Uppsala com apoio do Rei Gustavo Adolfo VI. Em 1960, juntamente com J. C. Slater, fundou o Quantum Theory Project da Universidade da Florida e, em 1961, o Sanibel Symposium. Era Professor Emérito de Química Quântica da Universidade de Uppsala, foi presidente da International Academy of Quantum Molecular Sciences, membro do Nobel Committee for Physics, criador do International Journal of Quantum Chemistry e Advances in Quantum Chemistry.

Löwdin era querido e admirado por uma vasta legião de físicos e químicos brasileiros.

Prof. Sylvio Canuto


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 16.10.2000

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - DFEP/DFNC
"Recent results from SELEX"
Prof. Dr. Jurgen Engelfried, Universidade San Luis Potosi - México
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 10 horas.


3a. FEIRA, 17.10.2000

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Modelo Atômico e corrente elétrica: para além das fronteiras escolares"
Ana Fukui - Aluna do Mestrado em Ensino de Ciências/FE-IF-IQUSP
Auditório Adma Jafet, às 16 horas.


4a. FEIRA, 18.10.2000

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS
"Osciladores acoplados que regulam relógios biológicos"
Dra. Gisele A. Oda, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 14 horas.

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Interação de surfactantes iônicos com albuminas"
Prof. Marcel Tabak, IQSC, USP-São Carlos
Ed. Principal, Ala I, sala 312, às 16 horas.


5a. FEIRA, 19.10.2000

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Medidas 'in-situ' de variações estruturais em materiais eletrocrômicos"
Manuel Espinosa Sanchez, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 10 horas.

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS-GFCX (DFE)
"Alinhamento superficial fotoinduzido para cristais líquidos"
Leila Thomazelli Thieghi, estudante de Doutorado, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335 às 14:30 horas.

COLÓQUIO:
"Estados itermediários coloridos da matéria: cristais líquidos e ferrofluídos"
Prof. Dr. Antônio Martins Figueiredo Neto, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas.


6a. FEIRA, 20.10.2000

COLÓQUIO IME
"Alguns problemas em aberto ligados ao "closing lemma"
Prof. Dr. Carlos Gutierrez, USP - São Carlos
Auditório Jacy Monteiro, Bloco B, IME-USP, das 16 às 17 horas.


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Márcia Silvani

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br