bIFUSP

ANO XVIII - No.43 - 01/12/2000


ÍNDICE


LOUIS NÉEL (1904-2000)

h, kB, a0, e F, TC ^Å: é impossível ler esses símbolos em voz alta sem pronunciar o nome de alguma pessoa. Por esse mecanismo, cientistas de primeira grandeza terão sua memória gravada nos livros-texto de gerações que ainda virão. Louis Néel, com sua TN, pertence a esse panteão restrito. Até recentemente (17/11/2000), pôde gozar em vida sua imortalidade.

Néel deu contribuições fundamentais à ciência do magnetismo. Em 1932 sugeriu um novo tipo de ordenamento espontâneo dos spins de um sólido, o antiferromagnetismo; a confirmação experimental só veio com a difração de nêutrons, duas décadas mais tarde. Outras de suas idéias seminais dizem respeito à magnetização de pequenas partículas (grains fins, hoje designadas pelo feio prefixo nano-), com conceitos que explicam desde a instabilidade de meios de gravação magnética até o paleomagnetismo de rochas. Durante a guerra ajudou a Marinha francesa a desmagnetizar cascos de navios para torná-los imunes a minas magnéticas. Em 1945 estabeleceu-se em Grenoble, onde sua ação foi decisiva para tornar aquela cidade alpina num dos principais pólos científicos da Europa. Em 1970 recebeu o prêmio Nobel de física (http://nobel.sdsc.edu/physics/laureates/1970/neel-bio.html). Quem ler seus trabalhos teóricos (em francês, svp!) não encontrará funções de onda ou operadores de spin: sua abordagem sempre foi mais fenomenológica, com vetores clássicos girando sob a ação de torques e campos moleculares - exatamente como o físico experimental em magnetismo representa mentalmente seus objetos de estudo.

Em 1968, quando fui a Grenoble para o doutoramento, Néel era o diretor do Centro de Estudos Nucleares (CENG). Era um cavalheiro "comme il faut": cortês, discreto, inspirava respeito mesmo quando não estava presente; nunca ouvi ninguém referir-se a ele como "o velho" ou algo parecido. Gostava de participar da banca das teses produzidas nos seus domínios. Passada a minha vez, recebi cumprimentos admirados: "Ele gostou do seu trabalho! Quase não dormiu durante a defesa!" Ainda hoje, considero isto um dos melhores estímulos que recebi em minha carreira.

Hercílio R. Rechenberg

Departamento de Física dos Materiais e Mecânica


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Processo Seletivo no qual estão inscritos os Drs. Valdir Guimarães e Marcelo Gameiro Munhoz, junto ao Departamento de Física Nuclear, terá início no próximo dia 5, às 9 horas na Diretoria.


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

Eleição dos representantes dos servidores não-docentes junto à Comissão Central de Recursos Humanos

A escolha dos três representantes dos servidores não-docentes e seus suplentes para compor a Comissão Central de Recursos Humanos processar-se-á em uma única fase, no dia 5 de dezembro, das 9 às 19h30, em frente ao guichê da Seção de Pessoal. A relação dos inscritos encontra-se à disposição dos interessados no quadro da Seção de Pessoal, nas Secretarias de Departamento e Assistências.


COMISSÃO DE PESQUISA

PROCONTES

O resultado final do PROCONTES (Programa de Contratação de Técnicos de Nível Superior) será divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa a partir do dia 20 de dezembro.

PROJETO FAPESP

Estão abertas as inscrições para o projeto "FAPESP Structural Genomics", no seguinte endereço: http://www.fapesp.br. As inscrições encerram-se em 23 de fevereiro de 2001.

MENÇÃO HONROSA

Os trabalhos apresentados no 8o Simpósio Internacional de Iniciação Científica pelos bolsistas de iniciação científica Cássia Alessandra Marquezin, orientada do Prof. Amando S. Ito, do Departamento de Física Geral; e Eduardo Rodrigues Calderon, orientado do Prof. Ruy Pepe da Silva, do Departamento de Física Aplicada, foram selecionados para a distinção de Menção Honrosa. A Pró-Reitoria de Pesquisa estará homenageando os autores dos trabalhos selecionados em solenidade que se realizará no Paço das Artes, no próximo dia 7 de dezembro, às 17 horas, quando ocorrerá também a exposição dos trabalhos, com início às 14 horas.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Avaliação e políticas educacionais: iniciativas em curso no Brasil, nos anos 90"

Profa. Dra. Sandra Maria Zákia Lian Sousa, Faculdade de Educação - USP

05/12, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às16 horas

O propósito da exposição é explorar características presentes na concepção e na condução da avaliação do ensino público no Brasil, tendo como referência iniciativas que vêm sendo desencadeadas pelo poder executivo federal, por meio do Ministério da Educação e do Desporto. Procurar-se-á destacar o papel central que a avaliação assume na formulação e implementação das políticas educacionais como expressão de um movimento mais amplo de redefinição do papel do Estado.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

"Long-term charge Offset and Glassy Dynamics in SET Transistors"

Dr. Neil M. Zimmerman, National Institute of Standards and Technology (NIST) - EUA

08/12, sexta-feira, Auditório Adma Jafet, às 16 horas

We start with an introduction to the field of single-electron tunneling (SET) devices. These are devices based on the Coulomb Blockade, which depend on the ability to sense or move electrons one at a time. An endemic problem with the use of these devices is the charge offset (QO), which prevents convenient continuous use, integration or parallelization.

We report long-term measurements of QO in SET transistors, made of Al/AlOx/Al tunnel junctions. In the best case, we saw a QO which was constant (within 0.1 e) over a twelve-day period, except for one excursion of short interval. In most cases, we see a transient (since cooldown) relaxation of the rate of wandering of QO over one to two weeks, which is very reminiscent of the non-equilibrium heat evolution observed in glasses.

We have done both experimental and theoretical analysis, and shown good qualitative and semi-quantitative agreement between a model based on non-equilibrium glass relaxation driving the transient relaxation of the QO drift. This model also has implications for the current understanding of the anomalously high error rate in SET pumps.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL

"Estudo sobre a FAPESP: A Instituição e Memórias"

Profa. Amélia Império Hamburger, IFUSP

08/12, sexta-feira, Ed. Principal, Ala I, Sala 204, às 16 horas

Este estudo foi realizado em torno de depoimentos das pessoas que ocuparam os cargos executivos e a presidência do Conselho Superior, desde a implantação da FAPESP, em 1962 (Projeto FAPESP/História e Memória, 1987/1999, iniciado por S. Motoyama e A. Carvalho da Silva). A criação e manutenção da Fundação compõem movimento social de mudança da prática científica paulista e brasileira. Destacam-se: USP; Institutos de Pesquisa da Capital e do Interior; SBPC; ações dos Governos estaduais e das Câmaras Estadual e Federal, imprensa, ações judiciais, e muitos profissionais envolvidos. Serão discutidos: múltiplas origens dentro da sociedade; convergência de forças políticas com visão de ciência para o desenvolvimento; proposta constitucional de 1947; personalidade jurídica e dotação orçamentária; estrutura complexa de poderes e responsabilidades; coesão institucional, eficiência administrativa; transformações de escala de financiamento e conseqüências estruturais: expansão do sistema de pesquisa, novos programas.

Questões permanecem atuais: política científica; autonomia de decisão: responsabilidade centrada no Diretor Científico; atender o pesquisador e induzir a pesquisa; fazer ciência básica e aplicada, nacional e internacional; pesquisa nas empresas; existe oposição ciência versus tecnologia?; novas práticas: patentes; mudanças na organização do trabalho ativam as instituições de ensino e pesquisa; outras instâncias de financiamento.

Ações efetivas como respostas passam pela inter-relação entre as esferas pública e privada. É interessante notar que essa relação, clara na história da instituição, também acontece na vida dos indivíduos. A disseminação da prática da pesquisa cria mentalidades específicas e novos tipos de comportamentos e de responsabilidades. O estudo proporciona o reconhecimento de raízes do que chamamos "comunidade científica", à qual pertencemos. Por outro lado, mostra que é a presença realimentadora dessa comunidade, com seus vínculos sociais, que realiza a evolução da Fundação.


INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS -USP

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA (ICB-USP)

"Modulação da Variabilidade da Freqüência Cardíaca: influência da respiração"

Dr. Eduardo R. Migliaro, Facultad de Medicina, Montevidéu, Uruguai

05/12, terça-feira, Sala 115 - ICB1, às 11 horas


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 05.12.2000

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Avaliação e políticas educacionais: iniciativas em curso no Brasil, nos anos 90"
Profa. Dra. Sandra Maria Zákia Lian Sousa, Faculdade de Educação - USP
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - FEP/FNC
"Procurando desesperadamente o bóson de Higgs"
Prof. Dr. Rogério Rosenfeld, Instituto de Física Teórica - UNESP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 06.12.2000

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Spectral properties of confined systems"
Prof. Geerd H.F. Diercksen, Max Planck Institut fuer Astrophysik, Garching - Alemanha
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Compreendendo o efeito hidrofóbico a partir de um modelo estatístico"
Nara Cristina Guisoni, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, Sala 204, às 16h

SEMINÁRIO CONJUNTO DO LABORATÓRIO DE DOSIMETRIA E DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"The B Einstein coefficient for stimulated emission determined from laser induced thermal cooling"
Prof. J. García Solé, Depto. de Física de Materiales da Universidad Autónoma de Madrid
Ed. Oscar Sala, Sala 156, às 16h


5a. FEIRA, 07.12.2000

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTAIS IÔNICOS, FILMES FINOS E DATAÇÃO
"Analytical expressions of thermoluminescence and their validity"
Prof. Dr. Chinta Mani Sunta
Ed. Oscar Sala, Sala 156, às 14h30


6a. FEIRA, 08.12.2000

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Diogo Soga
"Medida de topografia de superfície usando a técnica de deslocamento de fase"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Mikiya Muramatsu (Orientador), Elisabeth Andreoli de Oliveira e Amilton Sinatora (EP/USP)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
"Long-term charge offset and glassy dynamics in SET transistors"
Dr. Neil M. Zimmerman, National Institute of Standards and Technology (NIST) - EUA
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL
"Estudo sobre a FAPESP: A Instituição e Memórias"
Profa. Amélia Império Hamburger, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, Sala 204, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br