bIFUSP

ANO XVIII - No.45 - 15/12/2000


ÍNDICE

Informamos que na próxima sexta-feira (22/12) será editado o último BIFUSP do ano de 2000.

A próxima edição será em 16 de fevereiro de 2001.


CURSO DE VERÃO

O Curso de Verão do do Instituto de Física será realizado de 29 de janeiro a 9 de fevereiro. Pretendemos apresentar um painel da Física moderna, através das diferentes linhas de pesquisa ativas no IFUSP, visando um público de estudantes de final de graduação e início de pós-graduação, do IFUSP e de outras instituições. O evento contará com quatro cursos de caráter geral, para todos os participantes, ministrados por docentes do IFUSP. Também haverá 17 mini-cursos, de caráter mais específico, que serão ministrados em sessões paralelas. Convidamos 6 palestrantes de outras instituições para proferir seminários que destacarão, entre outras coisas, o papel do físico além da fronteira acadêmica. Finalmente, haverá um "workshop" sobre o tema Física no Computador, em que os alunos terão contato com ferramentas modernas de pesquisa usando computadores. A lista de cursos, mini-cursos e palestras é a seguinte:

A. CURSOS GERAIS (aulas de 1h30)

CG01 "A física da teoria de campos", Prof. Dr. Henrique Fleming

CG02 "O núcleo nos seus limites: pequenos passos na direção das estrelas", Prof. Dr. Alejandro S. de Toledo

CG03 "Física da Matéria Condensada: Semicondutores e Fluidos Complexos", Profs. Drs. José Roberto Leite e Antônio Martins Figueiredo Neto

CG04 "Física do Meio Ambiente", Prof. Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto

B. MINI-CURS0S (aulas de 1h)

MC01 "Preparação e propriedades físicas de óxidos", Prof. Dr. Renato Jardim

MC02 "Tópicos em biofísica molecular", Profas. Dras. Maria Teresa Lamy Freund e Carla Goldman

MC03 "Magnetismo e interações hiperfinas em sólidos", Prof. Dr. Hercílio Rodolfo Rechemberg

MC04 "Física aplicada com aceleradores", Profs. Drs. Nemitala Added, Manfredo H. Tabacniks e Raphael L. Neto

MC05 "Física de hadrons: perturbando o vácuo", Prof. Dr. Manoel Roberto Robilotta

MC06 "Deteção de ondas gravitacionais por antenas esféricas criogênicas", Prof. Dr. Nei F. de Oliveira Júnior

MC07 "Física médica", Profas. Dras. Cecil Chow Robilotta, Emico Okuno e Elisabeth Yoshimura

MC08 "Física de plasma", Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão

MC09 "Espalhamento e difração de raios X", Profas. Dras. Márcia Carvalho de Abreu Fantini e Rosângela Itri

MC10 "Introdução ao caos", Prof. Dr. José Carlos Sartorelli

MC11 "Os núcleos pesados como ferramenta para investigar a natureza", Profs. Drs. Edilson Crema e Roberto Vicençotto Ribas

MC12 "Física de aceleradores de elétrons", Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins

MC13 "Pesquisa e pós-graduação em ensino de física e formação continuada de professores", Prof. Dr. Luis Carlos de Menezes

MC14 "Física de partículas e campos", Profs. Drs. Adilson José da Silva e Oscar Éboli

MC015 "Aplicações de mecânica estatística em processamento de informação", Prof. Dr. Nestor Caticha

MC016 "A história da solução da equação de Schrödinger em materiais", Prof. Dr. Adalberto Fazzio

MC017 "Mecânica estatística", Prof. Dr. Sílvio Roberto de Azevedo Salinas

C. WORKSHOP "Física no computador", coordenador: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva

D. SEMINÁRIOS (duração: 1h30)

SM01 "Magnetoresistência Gigante: Teoria, Experimentos e Aplicações", Prof. Dr. Mário N. Baibich (UFRGS)

SM02 "LaserTools Tecnologia Ltda: uma Iniciativa de Físicos", Dr. Spero Penha Morato (IPEN)

SM03 "Físicos em Empresas de Consultoria", Dr. Renato Ejnisman (Bank of America)

SM04 "Física no Mercado Financeiro", Dra. Roberta Simonetti (ING/Barings)

SM05 "Testes Experimentais de Princípios de Mecânica Quântica", Prof. Dr. Carlos Henrique Monken (UFMG)

SM06 "Cem Anos da Descoberta Revolucionária de Planck", Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira (UFRJ)

Maiores informações em: http://www.if.usp.br/verao, pelo e-mail verao@if.usp.br ou no ramal 7114.

Comissão Organizadora: Prof. Dr. Paulo Alberto Nussenzveig - Coordenador, Prof. Dr. Antonio Domingues dos Santos - Vice-Coordenador, Profa. Dra. Maria José Bechara, Prof. Dr. Sérgio Luiz Morelhão e Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva.


BIBLIOTECA

Funcionamento nas férias

A partir de 16 de dezembro a Biblioteca passa a funcionar no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, fechando aos sábados.

Novas aquisições

A relação dos livros adquiridos entre novembro e dezembro está disponível no site da Biblioteca: http://www-sbi.if.usp.br/livros.html .


REVISTA ELETRÔNICA

REVISTA ELETRÔNICA "TÓPICOS DE ÓTICA QUÂNTICA E FÍSICA ATÔMICA, VOL. I"

Os alunos do curso de pós-graduação FEP738 - Processos Fundamentais na Interação da Radiação com a Matéria - fizeram um trabalho final que consistiu em redigir um artigo de revisão sobre um tópico atual em Ótica Quântica e Física Atômica. Cada trabalho foi avaliado por um assessor anônimo (um estudante) e por mim. Os resultados compõem a revista eletrônica "Tópicos de Ótica Quântica e Física Atômica, vol. I", que estará disponível para consulta a partir do próximo dia 18 de dezembro, no "site" http://axpfep1.if.usp.br/~fep738 .

Prof. Paulo Nussenzveig - Departamento de Física Experimental


GRÊMIO DOS FUNCIONÁRIOS

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

22 de dezembro, a partir das 12 horas, na Sede do Grêmio (ao lado do Ed. Mario Schenberg)

Não haverá venda de convite na entrada. Os convites devem ser adquiridos antecipadamente com Fátima (ramal 6904) ou Walter (ramal 7082), até o dia 21 de dezembro.

Sócios: convite gratuito, extensível à esposa e filhos até 14 anos.

Dependentes de sócios de 15 até 21 anos: o valor cobrado será de R$ 10,00.

Não-Sócios: R$ 30,00 (trinta reais).

Obs: o convite é intransferível.


NOVO PORTAL DA USP

Está no ar o novo Portal da USP

Aconteceu na última quarta-feira (dia 13), às 14 horas, no sala do Conselho Universitário, o workshop técnico de pré-lançamento do Portal da USP (www.usp.br), onde foram disponibilizadas informações e notícias nas versões em português, inglês e espanhol. A USP possui, hoje, 40 mil alunos de graduação, 16 mil de pós, 5 mil professores e 16 mil funcionários. O Portal irá funcionar com alta tecnologia, possibilitando maior dinamismo aos sites, atualização constante e decentralizada e páginas "on the fly". Os antigos sites, que serão substituídos pelo novo Portal, já ocupam o primeiro lugar no ranking dos sites educacionais mais visitados no Brasil. A implementação do Portal foi feita em quatro grandes seções, que disponibilizarão para os usuários, internos e externos da USP, assuntos das três áreas do conhecimento científico (humanas, exatas e biológicas) e todos os produtos e serviços oferecidos pela Universidade. A seção "a USP" do Portal reúne informações institucionais sobre a infra-estrutura administrativa da universidade, assuntos relacionados às pró-reitorias, aos órgãos centrais de serviços e administrativos, unidades de ensino e pesquisa. Na seção "USP Fácil" o internauta terá acesso aos mecanismos qualificados de recuperação de dados sobre a produção científica, cultural, artística, acadêmica e administrativa da USP. Os registros são coletados e processados tecnicamente pelo Portal para facilitar a recuperação contextualizada das informações. A seção "Você na USP" relaciona os produtos e serviços da USP organizados para perfis específicos de usuários, como alunos de graduação, alunos de pós, professores, pesquisadores, funcionários, comunidade em geral, terceira idade, portadores de deficiências e vestibulando. Nessa seção há um espaço projetado especialmente para pessoas deficientes, que irão encontrar mecanismos de acessibilidades disponíveis em download para instalação de sintetizador de voz para navegação. A seção "Acontece na USP" reúne o conteúdo jornalístico dos veículos oficiais de informação da Universidade de São Paulo, Agência USP de Notícias, Jornal da USP, Revista USP e Espaço Aberto. Aqui também serão divulgados os eventos culturais, científicos e acadêmicos (congressos, exposições, palestras, encontros) promovidos pelas unidades de ensino da USP.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Matrícula na pós-graduação pela internet

aos Alunos, Orientadores e Professores de disciplinas da Pós-Graduação

Conforme divulgado, as matrículas dos alunos já inscritos nos programas de mestrado e doutorado da pós-graduação do IFUSP, referentes ao primeiro semestre de 2001, serão efetuadas pela Internet através do site: http://www.sistemas.usp.br/fenix.

O calendário e os procedimentos das matrículas pela Internet se dará da seguinte forma:

Até 30/11/2000: Cadastramento do e-mail de alunos e docentes já efetuado pela Secretaria de Pós-Graduação.

04/12/2000: Alunos, orientadores e ministrantes de disciplinas receberão um e-mail informativo.

18/12/2000: Alunos, orientadores e ministrantes de disciplina receberão sua senha por e-mail. A senha é privativa e será utilizada para se acessar o site para a matrícula do estudante, aval do orientador e deferimento na disciplina feito pelo seu ministrante.

Até 22/12/2000: Implementação no sistema fenix das disciplinas a serem oferecidas no 1º semestre de 2001.

02/01/2001: Site www.sistemas.usp.br/fenix acessível para consulta às disciplinas oferecidas.

05 a 09/02/2001: Pré-matrícula dos estudantes regulares feita no site www.sistemas.usp.br/fenix utilizando-se a senha fornecida.

12 a 16/02/2001: Aval dos orientadores para a matrícula de seu(s) orientando(s) no site www.sistemas.usp.br/fenix utilizando-se a senha fornecida.

19 a 23/02/2001: Deferimento das matrículas nas disciplinas feita pelos seus ministrantes utilizando-se de sua senha.

PROCEDIMENTO BÁSICO

Endereço Internet: http://www.sistemas.usp.br/fenix. Ao se tentar entrar no site, surgem algumas telas iniciais de controle com o símbolo chave ou cadeado. Click o botão "próximo", ou "continue" ou "next".

Em seguida surge uma tela com os dizeres "Você acaba de examinar o certificado..." ou "you have finished examining the certificate...". Click o botão "concluir" ou "finish".

Você está agora no programa FenixWeb. Na tela inicial você encontra do lado esquerdo um menu. Click "Processo de matrícula".

Aqui deve-se entrar com o código de acesso (que alunos e professores receberam em 05/12/2000. E o password (que será fornecido dia 18/12/2000).

Entrando no sistema, o menu do lado esquerdo da tela indicará os procedimentos a serem seguidos.

As disciplinas oferecidas neste semestre aparecem no botão "Disciplinas Oferecidas". Surge uma tela onde o estudante poderá verificar a relação das disciplinas dando um click no final da tela em "Comissões de Pós-Graduação". Em seguida click na lista "Instituto de Física". Em seguida, na tela sobre Programa e Áreas de Concentração, click somente a área 43134 ^Ö Física que aparecerá a relação das disciplinas. Desde 1999 o Instituto de Física só tem uma área de concentração.

Menu específico:

- Pré-matrícula em disciplinas" (05 a 09/02/2001) para os alunos que cursarão disciplinas no 1º semestre de 2001

- Solicitar matrícula de acompanhamento" (05 a 09/02/2001) para os alunos que não cursarão disciplinas no 1º semestre de 2001

- Avaliar pré-matrícula em disciplinas" e "Aceitar matrícula de acompanhamento" (12 a 16/02/2001) aval dos orientadores para a matrícula de seus orientandos

- Deferir pré-matrícula em disciplinas" (19 a 23/02/2001) deferimento feito pelos ministrantes das disciplinas para os alunos inscritos


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 19.12.2000

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Fabio Paolini
"Reacoplamento dissipativo de osciladores bombeados"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza (Orientador), Celso Luiz Lima e Diógenes Galetti (IFT/UNESP)
Ed. Principal, Ala Central, Sala 313 (Jayme Tiomno), às 14h

TESE DE DOUTORADO
Maria Letícia Vega
"Estados críticos orientacionais em cristais líquidos liotrópicos induzidos por campo magnético"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elisabeth Andreoli de Oliveira (Orientadora), Carmen Sílvia de Moya Partiti, Mário José de Oliveira, Roberto Mendonça Faria (IFSC/USP) e Manuel S. Filho (UEL)
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Monique Kam^Òla Moura Srivastava
"Estudo dos estados excitados e produzidos hadronicamente"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carlos Ourivio Escobar (Orientador- UNICAMP), Renata Zukanovich Funchal, Miriam Gandelman (UFRJ), Roberto José Maria Covolan (UNICAMP) e Rogério Rosenfeld (IFT/UNESP)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


4a. FEIRA, 20.12.2000

TESE DE DOUTORADO
Ángel Alberto Hidalgo
"Transições de fase em sistemas lamelares de fosfolipídios-água"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elisabeth Andreoli de Oliveira (Orientadora), Carlos Eugênio Imbassahy Carneiro, Amando Siuiti Ito (FFCLRP/USP), Ana Maria Carmona Ribeiro (IQ/USP) e Glaucius Oliva (IFSC/USP)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 9h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Eudes Eterno Fileti
"Implementação e aplicações do método Monte Carlo reverso para líquidos homogêneos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Kaline Rabelo Coutinho (Orientadora-UMC), Mário José de Oliveira e Luiz Carlos Gomide Freitas (UFSCar)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br