bIFUSP

ANO XVIII - No.01 - 12/02/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

O mês de janeiro foi particularmente difícil. Num espaço de duas ou três semanas perdemos dois docentes do nosso Instituto. O Prof. Delton de Oliveira Campos estava aqui há pouco tempo. Era jovem, com perspectivas de uma carreira brilhante. O Prof. Ivan Ventura estava no coração de todos nós, mais ou menos da mesma geração, que reconhecíamos o colega absolutamente brilhante, afável e generoso. Foram grandes perdas para a física brasileira.

Silvio R. A. Salinas


Professor Ivan Ventura

Ivan foi o meu primeiro estudante de pós-graduação, e não posso dizer de nenhum outro que o tenha superado em talento. Pouco depois de começar a orientá-lo percebi que o meu papel seria muito pequeno: o de dizer a ele se as suas descobertas eram novas ou não. Entre os resultados que obteve, então, por conta própria, estavam os celebrados teoremas de Levinson e de Khuri-Kinoshita. Obteve-os à sua maneira, com uma pobreza franciscana (e deliberada) de métodos e uma intuição fenomenal. Manteve essas características ao longo de toda a sua carreira. Raramente fazia as coisas como os outros. Isto o tornava um elemento essencial nos trabalhos em colaboração: quando todo o mundo empacava, era ele, com a sua personalíssima maneira de pensar, que desatava o nó. Mas mesmo este excepcional talento não era a sua principal qualidade: o que realmente o distinguia era uma imensa simpatia, manifestação externa de um grande coração. Todos eram seus amigos, e, durante muito tempo foi, no Departamento de Física Matemática (que ajudou a fundar), uma fonte inesgotável de cordialidade, tolerância e amizade, realçados pela sua grande simplicidade e modéstia. Era um liame entre os membros do Departamento: foi-o sempre, desde o começo, até que os deuses resolveram se meter.

Henrique Fleming

Departamento de Física Matemática


A amizade de Ivan Ventura, sua sinceridade, a conversa direta e cheia de idéias claras sobre a vida acadêmica e sobre a física fazem falta.
A ausência agora redobra uma saudade já vivida e requer homenagem que divulgue a sua pessoa especial.

Amélia Império Hamburger

Departamento de Física Geral


Professor Delton de Oliveira Campos

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Professor Delton de Oliveira Campos, ocorrido em 28 de dezembro passado. Formado em física pela Universidade Federal de Minas Gerais, obteve o mestrado na Universidade Estadual de Campinas e o doutorado na Universidade de Bochum, Alemanha, ambos em física de plasmas. Especialista bastante competente em diagnóstico óptico de plasmas, iniciou suas atividades no Laboratório de Plasmas logo após seu ingresso no Instituto, em fevereiro de 1998, responsabilizando-se pelo desenvolvimento dos sistemas de espectroscopia e de emissão H-alfa para o Tokamak TCABR. Professor extremamente dedicado, fez questão de se manter em atividade até a conclusão da disciplina que ensinava na Escola Politécnica, embora soubesse, desde meados do ano passado, do estado terminal de sua enfermidade. Colaborou efetivamente na implantação do novo curso para a engenharia elétrica, elaborando algumas novas experiências e ajudando de forma bastante criativa no seu planejamento. Além de excelente profissional, foi um grande companheiro de quem manteremos sempre agradáveis recordações.

Ricardo M. O. Galvão - Laboratório de Plasmas

Departamento de Física Aplicada


Contratação de Novos Docentes

O Instituto de Física da USP está contratando cinco novos docentes em diversas áreas de trabalho. Para conseguir o maior número de interessados, as inscrições vão permanecer abertas até 9 de maio. O Instituto deseja reforçar os seus quadros com pesquisadores atuantes, de alta potencialidade acadêmica, e com possibilidades de integração nos seus laboratórios e grupos de pesquisa.

Os processos seletivos serão realizados para os seguintes Departamentos:

  1. Departamento de Física Matemática – em todas as áreas teóricas de atividade do Departamento;
  2. Departamento de Física Experimental – em algumas áreas de pesquisa do Departamento (ensino de física, ótica quântica e não linear, polímeros e fluidos complexos);
  3. Departamento de Física Aplicada – na área de física de plasmas;
  4. Departamento de Física Geral – duas vagas: (i) uma vaga na área de biofísica molecular experimental e (ii) outra vaga em todas as áreas de pesquisa experimental do Departamento (incluindo diversos tópicos de física da matéria condensada, física de íons pesados, sistemas não lineares e caos, e física médica).

Descrições detalhadas das áreas de trabalho dos diversos Departamentos, bem como informações adicionais sobre os procedimentos desses processos seletivos, podem ser encontradas no "site" do Instituto de Física (ver conexões para os editais em www.if.usp.br). Para as inscrições, além de um documento de identificação, pedem-se um currículo detalhado (memorial circunstanciado), plano de pesquisa, e prova do título de doutor. Também serão aceitas cartas de recomendação enviadas diretamente ao Diretor antes do prazo final das inscrições. Mais informações poderão ser prestadas pela Assistente Acadêmica (Sylvia R. Fontes da Silva, telefone 11-3818-6902, e-mail sfontes@if.usp.br), pelos Chefes de Departamento ou pelo Diretor.

A USP não tem restrições além do título de doutor (mas não se aceitam candidatos aposentados). Serão muito bem vindas todas as inscrições, inclusive de candidatos estrangeiros.


CRUESP

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas – CRUESP - decidiu criar Comissão Especial, integrada pelos Pró-Reitores de Graduação, com o objetivo de propor medidas voltadas à expansão de cursos e vagas de graduação nas três universidades, preferencialmente mediante utilização da capacidade já instalada. Devem ser indicados novos cursos de graduação a serem criados, a curto e médio prazos, preferencialmente no período noturno. Menciona-se a necessidade de novas formas de ação conjunta na expansão dos cursos e das vagas atualmente oferecidas, inclusive por meio de educação à distância.


CÓDIGO DE ÉTICA DA USP

COMISSÃO ESTABELECERÁ DIRETRIZES PARA FUTURO CÓDIGO DE ÉTICA DA USP

Até 31 de março, a Comissão Preparatória para Sugerir Diretrizes de um Código de Ética da Universidade de São Paulo estará recebendo contribuições de toda a comunidade uspiana. A comissão foi instituída no Instituto de Estudos Avançados (IEA) por solicitação do reitor Jacques Marcovitch. A primeira discussão pública ocorreu no dia 29 de novembro, durante o Fórum USP.

De acordo com Alfredo Bosi, diretor do IEA e coordenador da comissão, o Código de Ética será um trabalho complexo e de longo prazo a ser realizado no âmbito do Conselho Universitário, com o estabelecimento de condutas e posturas éticas a serem observadas no ensino, pesquisa, administração e atividades de extensão da universidade, bem como no relacionamento entre docentes, alunos e servidores e da USP com a sociedade. "O objetivo da atual comissão, que ainda está em fase exploratória da questão, é estabelecer a diretrizes gerais a serem consideradas na futura elaboração do código."

A comissão é constituída por seis professores titulares: William Saad Hossne, professor emérito da Unesp e presidente do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos; Alberto Carvalho da Silva, professor emérito da Faculdade de Medicina, professor honorário do IEA e integrante da Comissão de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da USP; Paschoal Senise, professor emérito do Instituto de Química e professor honorário do IEA; Dalmo Dallari, titular da Faculdade de Direito e coordenador da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância; Fábio Goffi, professor emérito da Faculdade de Medicina; e Alfredo Bosi, titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, diretor do IEA e coordenador da comissão.

As contribuições devem ser enviadas para o IEA, aos cuidados de Fausta Katuni: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, Cidade Universitária, São Paulo, SP, fax (11) 3031-9563 e e-mail iea@edu.usp.br.


CONSELHO CONSULTIVO DA USP

Através de portaria do Reitor, publicada no dia 18 de dezembro, foram designados os membros do Conselho Consultivo da Universidade de São Paulo, órgão central previsto no Estatuto mas que nunca havia sido constituído.

O Conselho Consultivo da USP tem por objetivo estreitar os vínculos entre o meio externo e a nossa instituição. Farão parte do Conselho as seguintes personalidades: Alain Touraine, Emília Viotti da Costa, Jennifer Sue Bond, José Ephim Mindlin, Lygia Fagundes Telles e Olavo Egydio Setúbal.


CONFERÊNCIA

Conference on Computational Physics (CCP) 2001

http://www.fz-juelich.de/ccp2001

Call for Papers for the Conference on Computational Physics (CCP) 2001 to be held in Aachen, Germany on September 5th - 8th, 2001. CCP is supported by EPS, IUPAP and APS and is one of the most recognized conferences in computational science world-wide. The deadline for the submission of extended abstracts is 1 March 2001. Please use the electronic submission form, now available on the conference web server for submission. Furthermore, a web page describing fees and grants and how to apply for the latter has been added to the web server.


PROCESSO SELETIVO - IFSC/USP

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS

Processo seletivo para a contratação de um docente para a área de Óptica Não-Linear em Moléculas Orgânicas e Polímeros, na categoria de Professor Doutor, em RDIDP

Inscrições: de 28 de dezembro de 2000 a 17 de março de 2001

 

De acordo com o edital ATAc/IFSC/032/2000, o Instituto de Física de São Carlos está abrindo, pelo prazo de 90 dias, as inscrições ao processo seletivo para a contratação de um docente para a área de Óptica Não-Linear em Moléculas Orgânicas e Polímeros, na categoria de Professor Doutor, em RDIDP, para atuar junto ao Departamento de Física e Ciência dos Materiais.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica do IFSC/USP, pelo telefone (0xx16) 273-9782 ou pelo e-mail: marli@if.sc.usp.br.


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br