bIFUSP

ANO XVIII - No.02 - 19/02/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

Fundos Setoriais, Institutos do Milênio e outras pirotecnias do Ministério de Ciência e Tecnologia

Os Fundos Setoriais estão sendo considerados, pelo menos nos círculos mais próximos ao governo, como um grande lance de engenharia financeira. Destinam-se a canalizar recursos "extra-orçamentários" em direção à área de ciência e tecnologia, saindo quase do nada, sem ônus adicionais para o setor produtivo. As perspectivas são brilhantes: depois de um período em que o fomento à pesquisa do CNPQ foi praticamente eliminado, em que o PADCT foi paralisado, em que a FINEP deixou de atuar na área básica, viria a redenção através dos Fundos e dos Institutos do Milênio. Nós aqui em São Paulo, sob o guarda-chuva da Fapesp, não sentimos o peso da situação; no resto do país, quem não tem Pronex, não tem quase nada.

O primeiro Fundo, proveniente de uma taxação sobre os ganhos da indústria petrolífera, já está no segundo ano de funcionamento, com uma distribuição de uns 150 milhões de reais. A curto prazo devem entrar em funcionamento os fundos de energia, indústria aeronáutica e informática. Foi muito difícil aprovar o "Fundo Verde-Amarelo". Neste caso a indústria de São Paulo, aliada a interesses da Zona Franca de Manaus, quase levou a melhor. O "Fundo Verde-Amarelo" impõe uma sobretaxa à compra de tecnologia no exterior; os recursos obtidos devem ser aplicados em parcerias universidade-empresa de desenvolvimento tecnológico. Há também o "Fundo dos Fundos", formado por um percentual de todos os outros fundos, cujos recursos, por uma intervenção do Ministro Paulo Renato, vão ser aplicados para recuperar a infra-estrutura das universidades públicas (paulistas também?). É preciso juntar esforços para que toda esta dinheirama, que pode chegar a cerca de 1 bilhão de reais por ano, não acabe escorrendo pelos ralos do sistema. A SBPC já tem se mobilizado para pedir critérios de qualidade na distribuição dos recursos, com participação mais ampla da comunidade científica.

Os editais para propostas preliminares de Institutos do Milênio devem estar sendo lançados nos próximos dias, envolvendo recursos da ordem de 90 milhões de reais, que já estão reservados no orçamento federal. Com a paralisação do PADCT, o governo deixou de honrar a contrapartida em recursos nacionais exigida pelo Banco Mundial. Agora, entrando em acordo com o Banco, está destinando esses recursos para os Institutos do Milênio.

Segundo nota do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Grupo I dos Institutos do Milênio deve ser constituído por "entidades de excepcional nível científico ou tecnológico em suas áreas de atividade, que possam ter papel decisivo para elevar a novos patamares a competência nacional nestes campos do conhecimento". O Grupo II será constituído por entidades "atuantes em áreas estratégicas, definidas por uma comissão de alto nível, segundo as prioridades do programa da ciência e tecnologia do MCT". mencionam-se as seguintes áreas: Amazônia, Semi-Árido, Oceanografia, Nanociência e Fruticultura Tropical.

- Torna-se cada vez mais urgente discutir qual o papel da física - ou melhor, das áreas básicas da ciência - em todos esses novos programas.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

SEMANA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS

De 19 a 23 de fevereiro estará sendo realizada a Semana de Recepção aos Calouros. Entre várias atividades, destacam-se duas aulas inaugurais:

20/02 - às 10 horas - no Auditório Abrahão de Moraes

Prof. José Roberto Leite

"Uma Viagem Fantástica: da Descoberta do Elétron ao Mundo do Efeito Hall Quântico e da Moderna Era da Informação"

A nossa viagem começa com a descoberta do elétron por J.J. Thomson (1987) e com o nascimento da teoria quântica através da quantização da energia da radiação eletromagnética (fótons) por Planck (1900) e Einstein (1905). De nosso entendimento dos estados eletrônicos nos átomos e nos sólidos, obtido da teoria quântica, chegamos ao efeito transistor no final de 1947, descoberto por Bardeen, Brattain and Shockley (ganhadores do Prêmio Nobel de 1956). Prosseguindo com a invenção do circuito integrado em 1958 por Jack S. Kilby, chegamos à moderna microeletrônica (10-6m) e, daí, ao microprocessador, inventado no início da década de setenta. Não é exagero afirmar que o homem avançou mais em conhecimento após a descoberta do transistor do que em toda a sua história até o final dos anos quarenta. Este avanço nos trouxe ao computador pessoal, à possibilidade de máquinas se comunicarem e à tecnologia de telecomunicações. Chegamos através destas tecnologias, disponíveis nos mais variados lugares e ambientes, à revolução que está nos transformando em uma sociedade baseada no conhecimento e na informação. A crescente demanda de mais armazenamento e maior velocidade de processamento e transmissão de informação nos leva em nossa viagem ao universo da nanotecnologia proposta no início dos anos setenta por Esaki (ganhador do Prêmio Nobel de 1973) e Tsu. A nanoeletrônica (10-9m), baseada em nossa habilidade de manipular átomos individualmente e arranjá-los em cristais com propriedades bem definidas, deu origem aos transistores de alta velocidade usados em enorme variedade de aplicações, como telefones celulares, comunicação entre satélites, radar anticolisão, televisão digital de alta resolução, etc. Deu-nos lasers semicondutores usados nos CDs e DVDs, os diodos emissores de luz cobrindo todo o espectro visível, detectores desde o infravermelho até o ultravioleta, etc. Certamente a nanociência e a nanotecnologia nos trarão o computador quântico do futuro. O Prêmio Nobel de Física de 2000 dado a Jack S. Kilby, pela invenção do circuito integrado, e a H. Kroemer e Zh.I. Alferov, pela invenção do laser baseado em nanoestruturas semicondutoras, é um reconhecimento da importância da informação e da comunicação na sociedade moderna. E nossa viagem termina com uma rápida incursão nos fenômenos envolvendo os elétrons de Thomson confinados em nanoestruturas semicondutoras na presença de campos magnéticos altos. O efeito Hall quântico descoberto por K. von Klitzing (ganhador do Prêmio Nobel de 1985) e o efeito Hall quântico fracionário descoberto e interpretado por D.C. Tsui, H.L. Stoermer e R.B. Laughlin (ganhadores do Prêmio Nobel de 1998) são exemplos dos belíssimos fenômenos em Física de Semicondutores que sistematicamente têm acompanhado e servido de base para este enorme avanço tecnológico visitado em nossa viagem fantástica.

21/02 - às 19:20 horas - no Auditório Abrahão de Moraes

Prof. Ricardo M. O. Galvão

"A Física no Século XXI"

O grande sucesso da Física no século 20, tanto no seu avanço como a ciência da natureza por excelência, como nas suas aplicações, culminou com um sentimento, no final do século, de que já havia alcançado a senioridade e de que poucos problemas ou aplicações relevantes lhe restavam. Nesta palestra serão apresentados alguns tópicos que provavelmente irão guiar a atividade em Física no início deste novo século e que demonstram que ela continua sendo uma ciência vigorosa, com problemas e aplicações extremamente interessantes e relevantes para a Sociedade.

Informações sobre outras atividades relacionadas a este evento podem ser obtidas junto à Assistência Acadêmica (ramal 7000).


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

CURSO DE FISIOTERAPIA

Um grupo de docentes do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP estará dando um mini-curso aqui no IF sobre as formas de prevenção da dor na coluna. Pretende-se falar sobre os problemas da coluna, suas funções e os cuidados que ela requer ao sentar, deitar, levantar, permanecer em pé, levantar peso, no trabalho, e em atividades da vida diária. A parte prática do curso deve constar de exercícios de alongamento e relaxamento. As aulas terão duração de 1 hora, sendo realizadas uma vez por semana no dia da semana e horário escolhidos. Os interessados deverão ter disponibilidade de comparecer a todas as aulas.

HORÁRIOS( 8 VAGAS POR TURMA):

LOCAL: Instituto de Física, sala Jayme Tiomno - Edifício Principal - Ala Central.

INSCRIÇÕES: 14/02 à 06/03 - das 9 às 17h - c/ Ellen (Assistente Administrativa) - ramal: 7065.

INÍCIO: 12 de março de 2001 (os inscritos deverão estar trajados adequadamente para a realização de exercícios).

CRITÉRIO DE INCLUSÃO: Poderão participar deste grupo alunos, docentes e funcionários que não apresentaram crises de dor aguda na coluna no último ano.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÕES E VEÍCULOS

A Seção de Comunicações e Veículos mudou-se para o Prédio Novo, localizado entre as Alas Central e II do Edifício, salas 100 e 101, andar térreo.


BIBLIOTECA

CALOUROS - VISITAS MONITORADAS À BIBLIOTECA

Na semana de 5 a 9 de março estaremos realizando visitas monitoradas à Biblioteca. Os horários de visita serão entre 9 e 19h; os agendamentos poderão ser feitos via e-mail bib@if.usp.br ou diretamente no balcão de empréstimos.

CADASTRAMENTO NO SERVIÇO DE FOTOCÓPIAS VIA WEB

Professores visitantes e pós-doutores que queiram se cadastrar no serviço de fotocópias da Biblioteca poderão utilizar o formulário da página: http://www-sbi.if.usp.br/formxerox.html. A senha será enviada por e-mail e o usuário poderá utilizar os serviços logo em seguida. Maiores informações: bib@if.usp.br .

CALOUROS - APRESENTAÇÃO DO BANCO DE DADOS DEDALUS

Durante as semanas de 12 a 23 de março a Biblioteca estará apresentando os recursos do Banco de Dados Bibliográfico da USP. Os horários de apresentação serão entre 9 e 19h; os agendamentos poderão ser feitos via e-mail bib@if.usp.br ou diretamente no balcão de empréstimos.

AQUISIÇÃO DE LIVROS

Estamos recebendo os livros solicitados com verbas da FAPESP e FUVEST. A relação de títulos encontra-se disponível no site: http://www-sbi.if.usp.br/livros.html .

RETIRADA DE LIVROS DA CIRCULAÇÃO

Solicitamos a todos os docentes que queiram pedir a retirada de livros da circulação que o façam através do formulário web http://www-sbi.if.usp.br/formforacirc.html, de e-mail ou de carta.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD)

A apresentação de novos projetos do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) para o ano de 2001 tem o seguinte calendário:

Maiores informações poderão ser obtidas através da página www.capes.gov.br em Editais e Informes, Cooperação Internacional.

DAAD - SERVIÇO ALEMÃO DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO

As inscrições do programa de bolsas de longa duração (doutorado pleno e doutorado-sanduíche) serão aceitas até o último dia útil do mês de MARÇO na instituição mais próxima de sua residência. Em São Paulo, no Consulado Geral da República Federal da Alemanha, à Av. Brig. Faria Lima, 2092, 12o andar, CEP 01451-000, telefone: (11) 814-6644, fax: (11) 815-7538, e-mail: consalem@osite.com.br.

NOVA REDAÇÃO DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE pós-graduação DO

INSTITUTO DE FÍSICA

Publicado no "D. O." em 29/dezembro/2000, página no 33/Seção I

Resolução CoPGr-4.812, de 28.12.2000

Aprova a nova redação do Regulamento do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, de acordo com aprovação da Câmara de Normas e Recursos do Conselho de Pós-Graduação, em 22.11.2000, e da Comissão de Legislação e Recursos do Conselho Universitário, em Sessão de 11.12.2000, baixa a seguinte resolução:

Artigo 1o - Os prazos para a realização dos cursos de mestrado e doutorado no curso de Física observarão os limites máximos estabelecidos nos parágrafos seguintes:

§ 1o - O curso de mestrado, compreendendo a apresentação da dissertação, não poderá ser concluído em prazo superior a 48 meses.

§ 2o - O curso de doutorado, sem obtenção prévia do título de mestre, compreendendo a apresentação da tese, não poderá ser concluído em prazo superior a 72 meses.

§ 3o - O portador do título de mestre, que se inscrever em curso de doutorado, não poderá concluir seus estudos, compreendendo a apresentação da tese, em prazo superior a 60 meses.

Artigo 2o - Do candidato ao título de mestre serão exigidas, pelo menos, 96 unidades de crédito, distribuídas da seguinte forma:

I - no mínimo 50 créditos em disciplinas;

II - 46 créditos para a dissertação.

Artigo 3o - Do candidato ao título de doutor, não portador do título de mestre, serão exigidas, pelo menos, 192 unidades de crédito, distribuídas da seguinte forma:

I - no mínimo 70 créditos em disciplinas;

II - 122 créditos para a tese.

Artigo 4o - Do candidato ao título de doutor, portador do título de mestre pela USP ou com equivalência do referido título por ela reconhecida, deverá completar, pelo menos, 142 unidades de crédito, distribuídas da seguinte forma:

I - no mínimo 20 créditos em disciplinas;

II - 122 créditos para a tese.

Artigo 5o - O exame de qualificação de doutorado deverá ser realizado em época anterior à do julgamento de sua tese, mesmo que nenhum crédito tenha sido cumprido.

Artigo 6o - As atuais modificações no número de créditos exigidos conforme os artigos 2o, 3o e 4o do Regulamento do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física, aplicam-se a todos os alunos regularmente matriculados.

Artigo 7o - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Resolução CoPGr-4.427, de 11.8.97 (Proc. 70.1.6325.1.9).


DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 22/01/01 A 16/02/01

DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 22/01/01 A 16/02/01

22/01/01 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Alberto Carlos Bertuola
"Captura de Partículas em Potenciais Singulares"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maurício Porto Pato (orientador), Emerson José Veloso de Passos e Kyoko Furuya (UNICAMP)

01/02/01 TESE DE DOUTORADO
José Antono Sevidanes da Matta
"Desenvolvimento e Caracterização de uma Fonte de Plasma ECR para Deposição de Filmes Finos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Ricardo M. Osório Galvão (orientador), Álvaro Vannucci, Márcia de Carvalho A. Fantini, Mário Ueda (INPE) e Milton E. Kayama (FEG/UNESP)

09/02/01 TESE DE DOUTORADO
Kleber Daum Machado
"Polímero com Monômeros e Ligações Interagentes na Rede Quadrada"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Mário José de Oliveira (orientador), Vera Bohomoletz Henriques, Dora Izzo (UFRJ), Roberto N. Onody (IFSC/USP) e Wagner Figueiredo (UFSC)

16/02/01 TESE DE DOUTORADO
Raquel Santos Marques de Carvalho
"Regras de Soma da QCD para o Decaimento Semileptônico de Bárions Pesados"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marina Nielsen (orientadora), Frederique Marie B. Sylvie Grassi, Mirian E. Bracco (UERJ) Gastão Inácio Krein e Rogério Rosenfeld (IFT/UNESP)


BANCO DE EVENTOS - USP

SISTEMA ONLINE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - PORTAL DA USP

A secretária da Comissão de Pesquisa, Liliam Maria Matheus Gimenez (e-mail: lgimenez@if.usp.br, telefone: 3818-7114) foi indicada como representante do IFUSP para realizar os procedimentos de inserção de informações no Banco de Eventos da USP:

O Banco de Eventos da USP visa estabelecer um mecanismo que centralize numa única operação a inserção de dados e a respectiva disseminação junto aos diversos veículos da USP (Jornal da USP, Rádio USP, TVUSP, Agência USP, Revista USP, Boletim Espaço Aberto, Jornal do Campus e outros). Serão organizados diariamente conjuntos de registros dos eventos cadastrados para divulgação nas páginas principais do Portal da USP, em três idiomas (português, espanhol e inglês).

O Sistema Online de Informação e Comunicação - o Portal da USP na Internet, está disponível online (www.usp.br).


PROFESSOR VISITANTE

PROFESSOR VISITANTE NO LABORATÓRIO DE ÓPTICA

O Dr. Héctor Jorge Rabal, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina), estará visitando o Laboratório de Óptica durante cerca de uma mês, a partir de 21 de fevereiro. O Dr. Rabal atua na área de processamento digital de imagens aplicadas à metrologia óptica , técnicas de correlação de speckle e biospckle. Maiores informações com Mikiya Muramatsu, Laboratório de Óptica, Departamento de Física Geral.


SEMINÁRIO

"RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA"

A partir de 1 de março estaremos organizando seminários quinzenais sobre resultados e problemas abertos da Física-Matemática, nas áreas de Mecânica Estatística e Teoria Quântica de Campos. Os seminários serão realizados na sala Jayme Tiomno do Departamento de Física Matemática, às quintas-feiras, às 13h30.

Convidamos cordialmente todos os interessados.

J. C. A. Barata, D. H. U. Marchetti e W. F. Wreszinski


PROGRAMA DE APOIO AO DOCENTE - PAD

Primeiro Encontro dos Participantes do "Curso Básico do PAD", Programa de Apoio ao Docente da Universidade de São Paulo

Após a realização dos três primeiros cursos, dentro da programação do PAD - Programa de Apoio ao Docente, da Pró-Reitoria de Graduação, diversos participantes manifestaram interesse no prosseguimento dessas atividades, particularmente sobre o oferecimento de outros cursos visando complementar/aprofundar os temas apresentados. Em vista disso, a coordenação do PAD deliberou, antes de estabelecer objetivos e conteúdo para essa 2ª fase, proporcionar um espaço de discussão com os participantes, visando avaliar os esforços desenvolvidos pelos docentes para a implantação do modelo proposto na 1ª fase, as dificuldades encontradas, os resultados obtidos, etc. Este levantamento irá certamente permitir a criação de um programa avançado ajustado à realidade existente. Nessa oportunidade, o coordenador apresentará uma breve revisão dos procedimentos propostos, ocasião em que serão também analisadas e discutidas pelo grupo alternativas para a implantação do modelo considerado. O encontro terá lugar no próximo dia 20/02/00, das 14h30 às 17h30, no Instituto de Física, Prédio Basílio Jafet , sala 105. Dada a limitação de espaço disponível, a reunião possibilitará a participação de, no máximo, 22 colegas. Solicita-se aos interessados o favor de inscrever-se previamente com a Sra. Irani, no Setor de Extensão do IFUSP - fones: 3818-6977 e 3818-6642 - e-mail: iramar@if.usp.br.

Claudio Zaki Dib - Coordenador do PAD


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 20.02.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Ana Maria de Oliveira
"Pode o Ensino de Física Prescindir da Matemática? - Respostas em Estudos Históricos e Epistemológicos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Amélia Império Hamburger (orientadora), Vera Bohomoletz Henriques e Manoel Oriosvaldo de Moura (FE/USP)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


4a. FEIRA, 21.02.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Marcia de Carvalho Silva
"Espectroscopia de Raios X na Faixa de Energia de 5 a 200 keV, utilizando Fotodiodos PIN de Silício"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Sílvio Bruni Herdade (orientador), Elisabeth Mateus Yoshimura e Linda Viola Ehlin Caldas (IPEN)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


5a. FEIRA, 22.02.200

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Marcelo Marques
"Propriedades Eletrônicas das Ligas AlxGa1-xN e InxGa1-xN e da Impureza aceitadora de Carbono"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Luísa Maria Ribeiro Scolfaro (orientadora), Lucy Vitória Credídio Assali e Américo Sheitiro Tabata (UNESP/Bauru)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br