bIFUSP

ANO XVIII - No.06 - 16/03/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

A Pró-Reitoria de Pesquisa informa que encontram-se abertas, até o dia 31 de maio, as inscrições ao XVII Prêmio Jovem Cientista.

O tema deste ano é: NOVAS TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO.

O formulário de inscrição, bem como maiores informações a respeito do prêmio, poderão ser obtidos através do endereço:www.cnpq.br/jovemcientista.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

CONCURSO DE PROFESSOR TITULAR

O Concurso de Professor Titular junto ao Departamento de Física Geral, no qual estão inscritos os Profs. José Carlos Sartorelli, Carlos Seihiti Orii Yokoi, Nestor Felipe Caticha Alfonso, Maria Cecilia Barbosa da Silveira Salvadori e Alex Antonelli, terá início no próximo dia 19, às 10 horas, na Diretoria.


COLÓQUIO

"O que estudar em um cenário tão mutável?"

Prof. Alaor Silvério Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

22 de março, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

A educação no mundo contemporâneo depara-se com dois problemas colossais: por um lado, o conhecimento acumulado em qualquer área específica, mesmo que extremamente especializada, excede de muito a capacidade de apreensão de qualquer pessoa; por outro, a rápida expansão da ciência e da tecnologia torna rapidamente ultrapassada aquela modesta fração de conhecimento com a qual o estudante conquista um diploma vitalício. O problema é complexo, insolúvel na sua plenitude, mas de alguma forma tem que ser enfrentado. A questão apresenta até mesmo paradoxos: parafraseando Freeman Dyson, um diploma conferido no instante t, com conhecimento atualizado até , fica obsoleto em . Portanto, se o estudante tem uma formação atual ela dura pouco, caso contrário ela é imprestável ab initio. Uma questão a ser respondida é se é possível uma educação moderna livre do paradoxo de Dyson. Outra é se o gigantismo do conhecimento acumulado demanda necessariamente uma especialização crescente dos profissionais. O conferencista partiu desse tipo de reflexões para elaborar seu livro Física, para estudantes de ciências e engenharias. Formou algumas convicções (não científicas) sobre o assunto, que lhe serviram de guia e motivação para o trabalho. O colóquio é uma digressão livre sobre esse tema em aberto, ao qual ainda se aplica o princípio de Guimarães Rosa: pãos ou pães, é questão de opiniães. Debates!


BIBLIOTECA

PERIÓDICOS - ACESSOS ELETRÔNICOS

A Biblioteca está sem acesso eletrônico a vários títulos, entre eles IOP e Nature. As providências para regularização já estão sendo tomadas, e esperamos resolver o problema o mais rápido possível.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O EXAME DE QUALIFICAÇÃO para o doutoramento será realizado no horário das 14 às 18 horas, nos locais e datas abaixo relacionados:


COMISSÃO DE PESQUISA

MINIWORKSHOPS

A Comissão de Pesquisa, em reunião realizada no último dia 13, decidiu organizar uma série de apresentações, na forma de "miniworkshops", sobre as atividades de pesquisa nas diferentes áreas de atuação no Instituto. Estas apresentações serão feitas por pesquisadores dos diferentes grupos de pesquisa, às quintas-feiras, às 16 horas. Elas se alternarão com as apresentações tradicionais de nossos convidados para o Colóquio, devendo portanto ser preparadas para um público que inclua também os estudantes. O Comitê que organizará estes "miniworkshops" será formado pelos membros da Comissão de Pesquisa sob a coordenação de seu Presidente.

Prof. Mahir S. Hussein - Presidente da Comissão de Pesquisa

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Comissão de Pesquisa informa que há uma (1) bolsa disponível de iniciação científica no Programa PIBIC/CNPq-USP. Os interessados em concorrer deverão encaminhar a CoPq no Edifício Principal, Ala II, sala 211A, os seguintes documentos: a) projeto de pesquisa; b) histórico escolar atualizado; c) cópia do CPF do aluno; d) formulários pertinentes preenchidos, que deverão ser retirados nas secretarias dos departamentos.


SEMINÁRIO

SEMINÁRIO ESPECIAL DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Spheres - Omni-Directional Gravitational-Wave Antennas For Next Generation"

Prof. Ho Jung Paik, Universidade de Maryland

22 de março, quinta-feira, Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 14h

Unlike a cylinder, a sphere has five degenerate fundamental quadrupole modes which interact with an incoming gravitational wave. By summing the responses of all these modes, one can determine the direction of the source and the polarization of the wave with a single spherical antenna. Summed over the modes, the sphere has a direction-independent cross section, as expected from its symmetry, permitting full-sky coverage with a single antenna. These unique properties, combined with its enhanced sensitivity due to its multi-mode nature and increased mass, make spherical detectors ideal new instruments for observational astronomy. Numerical calculations have shown that gravitational-wave signals from coalescing neutron star binaries and dynamic instabilities of rapidly rotating stars in the Virgo cluster can be resolved with a spherical antenna with a near-quantum-limited sensitivity.

O Prof. Paik foi um dos primeiros a estudar as antenas esféricas para detecção de ondas gravitacionais (ogs) (trabalho de 1976), logo após a sua proposta em 1971 por Forward. Ele foi o primeiro a construir e operar um transdutor indutivo para detectores de ogs (trabalho de tese de doutorado de 1975, em Stanford) e orientou recentemente uma tese de doutorado que apresenta resultados do transdutor, para detectores de ondas gravitacionais, menos ruidoso já construído (614 h cortado de ruído ou cerca de 30 microKelvin de temperatura de ruído). Os melhores detectores atuais estão com ruído em torno de 1mK. Também recentemente ele construiu um transdutor para o detector da LSU e construiu, ao longo da década de 90, vários acelerômetros de campo gravitacional. Esses acelerômetros são idênticos a transdutores ressonantes com a diferença que não são ressonantes, mas tem todos os outros elementos: corpo de nióbio, bobina panqueca de fio de nióbio, aprisionamento de corrente supercondutora de vários ampères, pré-amplificador de dois estágios de SQUIDs DC etc.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 20.03.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Dariel Mazzoni Maranhão
"Caracterização topológica de atratores: O circuito de chua"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carmen Pimentel Cintra do Prado (orientadora), Iberê Luiz Caldas e Ricardo Luiz Viana (UFPR)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - FEP
"Physical properties of liquid crystals from banana-shaped molecules"
Prof. Dr. Antal Jakli - Liquid Crystal Institute, Kent State University, Ohio, USA
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE DOSIMETRIA
"Estudo da sensibilidade angular do detector plástico LR115:II para determinação da concentração de radônio e filhos"
Renata A. Ribeiro, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala 156, às 16h


4a. FEIRA, 21.03.2001

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Desordem em férmions pesados: a importância dos eventos raros"
Eduardo Miranda, Instituto de Física - UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, Sala 204, às 14h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Electronic properties of quasi-periodic heterostructures"
Prof. Victor R. Velasco, Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid, (CSIC), Espanha>
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Estrutura molecular de monocamadas líquidas de alcanos semi-fluorados"
Eric Puzet, GRPB/Université Paris V e IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h


5a. FEIRA, 22.03.2001

SEMINÁRIO ESPECIAL DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Spheres - omni-directional gravitational-wave antennas for next generation"
Prof. Ho Jung Paik, Universidade de Maryland
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 14h

COLÓQUIO
"O que estudar em um cenário tão mutável?"
Prof. Alaor Silvério Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 23.03.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Marcelo Bussotti Reyes
"Análise topológica da dinâmica de formação de gotas d^Òágua"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. José Carlos Sartorelli (orientador), Iberê Luiz Caldas e Clodoaldo Grotta Ragazzo (IME/USP)
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br