bIFUSP

ANO XVIII - No.15 - 11/05/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

PROVÃO 2000 - EXAME NACIONAL DE CURSOS

A USP permanece no Provão! Portanto, é melhor ir começando a pensar no assunto. A tabela abaixo indica o desempenho dos cursos da USP na última rodada. O boicote vingou no IF, no jornalismo da ECA, nos cursos de psicologia e talvez na biologia de Ribeirão. No restante, a vida foi normal. É difícil explicar o D para o meu amigo de Araraquara, Deputado Estadual, que não teve a chance de fazer a USP, mas que foi eleito e ajuda a votar as emendas que nos favorecem na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Será que vamos continuar boicotando? No próximo Bifusp, vamos publicar uma análise do desempenho nacional na área de física.

Curso/Município Conceito Presentes % Respondentes

Administração

Ribeirão Preto A 30 100,0

São Paulo A 128 99,2

Agronomia

Piracicaba A 190 99,5

Biologia

Ribeirão Preto E 51 25,5

São Paulo A 133 91

Direito

São Paulo A 408 97,8

Economia

Ribeirão Preto A 28 100,0

São Paulo A 120 100,0

Engenharia Civil

São Carlos A 55 98,2

São Paulo A 146 97,9

Engenharia Elétrica

São Carlos A 35 100,0

São Paulo A 152 98,7

Engenharia Mecânica

São Carlos A 43 97,7

São Paulo A 117 98,3

Engenharia Química

São Paulo A 54 96,3

Física

São Carlos C 25 92

São Paulo D 158 46,8

Jornalismo

São Paulo E 55 10,9

Letras

São Paulo A 230 94,3

Matemática

São Carlos A 11 90,9

São Paulo A 97 92,8

Medicina

Ribeirão Preto A 90 100,0

São Paulo A 181 100,0

Medicina Veterinária

São Paulo A 67 100,0

Odontologia

Bauru A 48 100,0

Ribeirão Preto A 75 100,0

São Paulo B 131 100,0

Psicologia

Ribeirão Preto E 48 14,6

São Paulo E 78 11,5

Química

Ribeirão Preto B 47 100,0

São Carlos B 48 95,8

São Paulo A 69 98,6


O GFCX perde um grande amigo

É com imenso pesar que tomamos conhecimento do falecimento do Prof. José Atílio Vanin do IQ. O Atílio foi um dos responsáveis pela implantação das pesquisas em cristais líquidos liotrópicos na USP e no Brasil. Suas qualidades como cientista competente e criativo eram inegáveis. Estava sempre disposto a discutir com seus estudantes e colegas e uma das suas mais marcantes características era a paixão pelo que fazia. Tive o privilégio de conhecê-lo e tê-lo em minhas bancas de doutoramento e livre-docência. Sua contribuição para a minha formação e do próprio Grupo de Fluidos Complexos foi marcante. Além do aspecto puramente profissional, sua amizade e calor humano nunca nos faltaram em todos esses anos de trabalho comum. Seu amor pela química e pelo ensino da química eram enormes e exercia suas atividades com um espírito de menino que pela primeira vez mistura dois reagentes e se maravilha com o resultado. Pude presenciar por diversas vezes a sua atuação como educador e o brilhantismo com o qual a exercia. Perdemos um Professor, um Cientista e mais ainda um Amigo, mas ele deixou marcada em nossas mentes e corações a sua existência.

A.M. Figueiredo Neto, Coordenador do GFCX


PREFEITURA-USP

INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

No próximo dia 13, domingo, será interrompido o fornecimento de energia elétrica, no Instituto, no período das 8 às 11 horas, para que sejam substituídos os relés primários de proteção na cabina de medição para melhorar a qualidade de proteção em função da rede subterrânea implantada.


COLÓQUIO

"WHAT ARE THE LIMITS OF MATHEMATICS?"

Dr. Gregory Chaitin, IBM T.J. Watson Research Center, New York

(For more information, see his home page: http://www.cs.umaine.edu/~chaitin)

17 de maio, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

Chaitin will describe the work of Godel, of Turing, and his own work on randomness in mathematics, leading to the tentative conclusion that mathematics is quasi-empirical, that is to say, that mathematics is different from physics, but not as different as is usually supposed.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO - PAE

Ficam abertas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, de 10/05/01 a 10/06/01, as inscrições para participação de estudantes de pós-graduação da USP no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Portaria GR 3190 de 26/10/99 combinada com a Portaria 3224 de 19/07/00). Poderão inscrever-se no programa alunos regularmente matriculados em cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado e que tenham freqüentado a disciplina Preparação Pedagógica do PAE.

Os candidatos serão selecionados pela Comissão Coordenadora da Unidade, que aprovará os projetos e acompanhará o estágio dos estudantes. Aos alunos que concluírem satisfatoriamente o projeto, a CPG outorgará 3 créditos para os estudantes no mestrado e 4 créditos aos alunos de programa de doutorado no IFUSP. Os alunos da pós-graduação interessados deverão inscrever-se na Secretaria de Graduação do IFUSP, sala 201, Ala II do Edifício Principal, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 2a a 6a feira.


COMISSÃO DE PESQUISA

Encontram-se à disposição dos interessados, na secretaria da Comissão de Pesquisa do IF (Ed. Principal, Ala II, Sala 211-A), informações sobre bolsas, bolsas de pós-doutoramento, prêmios e outras modalidades de auxílio do "Third World Academy of Sciences".

PROJETO DE COLABORAÇÃO INTERUNIDADES PARA O ESTUDO DE

PROBLEMAS ESTRATÉGICOS DE PESQUISA ( CIUPE )


CoPq 22/03/2001 - ano II

O Fundo do CIUPE financia Grupos de discussão informais que congregam Professores e alunos de pós-graduação de várias Unidades da USP a fim de explorar as possibilidades de colaboração em pesquisa sobre tópicos de importância estratégica e relevância acadêmica. A intenção é que destes Grupos resulte pesquisa em colaboração com um efeito multiplicador para o trabalho dos envolvidos. O apoio aos grupos é considerado um estímulo por tempo limitado (um ano) e não representa financiamento continuado.

Propósito

- Promover discussão e colaboração sobre tópicos de interesse que envolvem o trabalho intelectual de docentes de várias Unidades da USP.

- Envolver alunos de pós-graduação na discussão de tópicos que se estendem além dos projetos individuais de pesquisa.

Forma das Atividades

O CIUPE deve financiar colaboração de Professores de, pelo menos duas Unidades da USP e contar com um Coordenador (Professor da USP) e, pelo menos de seis docentes. Colegas de fora da USP podem ser incluídos. Durante as reuniões, o Grupo deve identificar e explorar os tópicos de interesse comum na sua área de escolha. Estas discussões podem, eventualmente, conduzir a projetos de pesquisa em colaboração, conferências, seminários ou publicações.

Os Grupos tipicamente se reúnem uma vez por mês, ou mais, durante um ano. Espera-se que os estudantes de pós-graduação participem nas discussões e possam manter registro a fim de elaborar o Relatório Final ao término de um ano.

Relatório

Além das eventuais publicações e/ou projetos que surjam das discussões do Grupo, o Conselho de Pesquisa espera que o Relatório Final sirva como um documento de análise do tema debatido pelo Grupo. Espera-se um Relatório de 10 páginas que possa ser publicado ou colocado na rede. O conjunto destes Relatórios formará um documento final que servirá para apresentar contribuições USP para a discussão de Temas Estratégicos de Pesquisa.

Deverá acompanhar o Relatório Final um demonstrativo financeiro das aplicações dos recursos recebidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Apresentação de Propostas para o CIUPE

Os Fundos serão distribuídos anualmente num processo competitivo. O Coordenador deve apresentar um projeto breve (no máximo cinco páginas) descrevendo o tópico a ser tratado pelo Grupo, um orçamento e identificando os componentes do Grupo. Como material suplementar, devem-se apresentar os curricula resumido dos Professores e estudantes de pós-graduação.

Critérios de Elegibilidade de Propostas

Os projetos serão priorizados por processo competitivo, seguindo os critérios:

a) relevância do tema;

b) potencial inovador da proposta e

c) alta qualificação dos envolvidos.

Orçamento

Os projetos contarão com um orçamento até de R$ 7.000,00 que devem ser investidos para cobrir despesas como:

a) custos das reuniões (refeições, etc.);

b) estipêndio (opcional) para os estudantes de pós-graduação;

c) pagamento de custos de visitantes;

d) outras despesas como organização de seminários ou conferências

Cronograma

- Recebimento das propostas: até 18 / junho / 2001

- Reuniões da Comissão: 21 e 27/junho/2001

- Divulgação do resultado: 29 / junho / 2001

Pró Reitoria de Pesquisa : e-mail: prp@recad.usp.br, tel: 3818-3548


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PALESTRA DA DISCIPLINA - PAE

"Como promover a necessária transição da educação formal para a educação não-formal em sala de aula"

Prof.Dr.Claudio Zaki Dib, IFUSP

17 de maio, quinta-feira, das 16 às 18 horas, no Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II

Palestra aberta a todos os interessados.

É apresentada uma nova proposta para a conceituação de "educação não-formal" e analisada a urgente necessidade de se efetuar a gradual transição do esquema formal usualmente adotado em sala de aula para um esquema "menos formal". É proposto um modelo para viabilizar essa transição, a partir da supressão gradativa de aspectos formais presentes na sala de aula convencional, visando atender a características e necessidades do estudante e da sociedade. Através de estudos de casos são analisadas as principais vantagens obtidas com o novo modelo e apresentadas a nova concepção da sala de aula e os novos papéis a serem desempenhados por professor e alunos.

A próxima palestra da disciplina "Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)" será ministrada pelo Professor Luís Carlos de Menezes, em 31 de maio, das 16 às 18 horas no Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II.


MINI-CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Título:"Introdução a Diagnóstico de Plasmas (FAP-813)"

Professor Resp.:Prof. Roger D. Bengtson, Universidade do Texas, EUA

No de Créditos: dois

Período: de 21.05 a 01.06 (as aulas serão ministradas todos os dias da semana)

Horário: das 10 às 11h30

Local: sala 105, Ed. Basílio Jafet

Programa: Introdução à Física de Plasmas e Aplicações. Medidas Macroscópicas. Sondas e Bainhas. Propagação de Ondas/Interferometria. Radiação de Elétrons Livres/Emissão Eletrociclotrônica. Espalhamento por Laseres. Física Atômica relevante a Plasmas. Espectroscopia de Plasmas. Medidas de Partículas.

Matrículas: até 21.05

INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE MESTRADO/DOUTORADO E NOVAS MATRÍCULAS

Estarão abertas de 28 de maio a 13 de junho as inscrições para bolsas de Mestrado/Doutorado do CNPq/CAPES e para as novas matrículas no curso de Pós-Graduação de Física em Mestrado/Doutorado para o 2o semestre de 2001. Os interessados deverão fazer sua inscrição junto à Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.


CEFISMA

CAFÉ DO CEFISMA

com o Prof. Dr. José Fernando Perez

Um bate-papo informal com o Diretor Científico da FAPESP sobre concepções de bolsas, financiamento de pesquisas e muitos outros assuntos ligados à Física, ao Instituto e à FAPESP.

16 de maio, quarta-feira, no CEFISMA, às 10 horas

DEBATE SOBRE "A REFORMA CURRICULAR"

16 de maio, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18 horas


O Papel da Universidade II

Alberto Villani & Jesuina Lopes de Almeida Pacca

Lemos com atenção o artigo sobre o papel da Universidade, escrito pelo prof. Wreszinski e publicado no Boletim Informativo de 4/05/2001. Queremos parabenizar o professor Wreszinski pela iniciativa de propiciar um debate num meio de divulgação próximo, lido por toda a Comunidade do IFUSP. Discordamos de várias das afirmações contidas no artigo, pois nos parecem carecer de fundamentação tanto teórica, quanto histórica e empírica. Apesar disso concordamos plenamente num ponto crucial: "A função da universidade é formar profissionais de alto nível de competência nas diversas áreas". Queremos contribuir ao debate aprofundando alguns aspectos dessa afirmação: a formação de duas grandes categorias de profissionais, que são os pesquisadores e os professores.

Não temos muita dúvida que nossa universidade tem desempenho altamente competente na formação de pesquisadores mas bastante precário e amador no que se refere à formação de professores; nesta tarefa existem somentes iniciativas eventuais.

Atualmente nossa universidade forma pesquisadores principalmente para todo o Brasil, pois uma minoria desenvolverá suas funções em nossos institutos. Ela está prestando um serviço muito relevante, pois conseguir um doutorado na USP não somente representa conseguir um título cobiçado, mas, em geral, implica também realizar uma experiência marcante. As razões desse sucesso são várias: os pesquisadores que orientam os doutorandos são competentes, a orientação é artesanal, ou seja o cuidado com cada aluno é individual, o clima que acompanha a experiência é estimulante e desafiador e, finalmente, a formação envolve a participação progressiva na própria pesquisa, com a supervisão do orientador. Sobretudo existe uma coordenação e conspiração entre todos que participam nesse contexto.

Um exemplo excelente e criativo de uma situação em que isso ocorre foi dado pelo esforço da FAPESP em coordenar o trabalho de várias dezenas de laboratórios e centenas de pesquisadores para levar a cabo um projeto de sequenciamento genético. Enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu criar e manter esse necessário clima cooperativo orientado por uma meta.

Na formação de professores a coisa tem sido muito diferente. Consideramos que a competência profissional do professor se articula e se especifica mediante a competência científica, didática, e dialógica. Trata-se de i) garantir que na sala de aula a linguagem de referência seja a científica; ii) elaborar estratégias didáticas capazes de capturar e sustentar o envolvimento dos aprendizes no processo e iii) colaborar com os colegas e abrir espaço para que o saber efetivo dos alunos seja posto em jogo e atingido. Nos parece evidente que somente a competência científica, de alguma maneira, é perseguida sistematicamente pela instituição, ou seja, em todos os momentos da formação. Podemos dizer que a competência didática e dialógica dos docentes de nossa universidade não são, como regra, elevadas. Como consequência, sua satisfação no exercício da docência também é bastante limitada; a enorme resistência a cumprir a exigência da LDB de 8 horas semanais de aula nos parece um sintoma disso.

No entanto não é este o problema mais fundamental e que traz sérias conseqüências para a licenciatura: é a falta de coordenação e de conspiração que a acompanha. Certamente não é fácil coordenar disciplinas e atividades didáticas conduzidas por diferentes docentes em diferentes instituições, tendo como meta incentivar sistematicamente os licenciandos a desenvolverem e integrarem as correspondentes competências. Certamente um clima de colaboração efetiva, não burocrática, no qual disciplinas e atividades se realimentam reciprocamente, não vai surgir, nem permanecer se for sozinho. É preciso que algum organismo tenha os instrumentos e queira investir um grande esforço nessa tarefa.

Nossos licenciandos e os professores que pedem nossa ajuda para o aprimoramento de sua competência, atualmente precisam desenvolver sobretudo a habilidade de colaborar com os colegas da mesma escola ou instituição de maneira conspirativa, ou seja visando uma meta comum. Nos parece ser atualmente a única chance para poder sair do processo degenerativo da educação. Se nossa universidade não conseguir dar exemplo e proporcionar oportunidade para esse tipo de experiência, não somente frustrará as expectativas de licenciandos e professores, mas também pouco avançará para além de seu amadorismo no campo.


ESTAÇÃO CIÊNCIA

Associação traz novidades para difusão da ciência

A Associação dos Amigos da Estação Ciência é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade programar e organizar atividades e eventos, colaborando com a Estação Ciência na difusão do conhecimento científico, tecnológico e cultural desenvolvido dentro e fora da Universidade. Para isto, a Associação dos Amigos da Estação Ciência capta e aplica recursos financeiros, recebe doações e bens.

A diretoria, eleita em Assembléia, para o biênio 2001- 2003, é composta por pessoas que têm se destacado em suas áreas de atuação. São eles: Presidente: Crodowaldo Pavan, 1o Vice: Silvério Crestana; 2o Vice: Oswaldo Massambani; Secretário: Marcello Giovanini Tassara; Vice: Ozimar da Silva Pereira; Tesoureiro: Dilma de Melo Silva; Vice: Mikiya Muramatsu.

Como metas já estabelecidas, a médio prazo, estão: organização de biblioteca de referência nacional nas áreas de ciência, tecnologia e cultura; criação de biblioteca virtual e a realização do Momento Científico, palestras ministradas por pesquisadores e professores convidados sobre assuntos científicos atuais, presentes na mídia, que despertam interesse da comunidade em geral.

Para filiar-se à Associação dos Amigos da Estação Ciência, os interessados devem preencher ficha de inscrição, fornecendo CIC, se pessoa física e CGC, se jurídico, pois as contribuições à Associação podem ser abatidas no Imposto de Renda. Além disto, têm desconto de 30% nos cursos oferecidos, ingressos para pré-estréias e estréias de espetáculos realizados na Estação Ciência e podem, ainda, apresentar projetos para serem implementados. A Estação Ciência localiza-se à Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa, SP, telefone 3673-7022, www.eciencia.usp.br - email: info@eciencia.usp.br. Horário de funcionamento de 3a a 6a das 8 às 18 horas, sábados, domingos e feriados das 13 às 18 horas.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 14.05.2001

TESE DE DOUTORADO
Mário Sandro Francisco da Rocha
"Processos de relaxação dielétrica em vidros babal irradiados com raio x"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Walter Maigon Pontuschka (orientador), Adalberto Fazzio, José Carlos Sartorelli, Alaíde P. Mammana (INTI) e José Roberto Martinelli (IPEN)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h


3a. FEIRA, 15.05.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"Deconvolução e regularização de imagens unidimensionais: a seção de choque 34S ()"
Prof. Carlos Takiya, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Biblioteca do Laboratório do Acelerador Linear, às 15h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - FEP/FNC
"Renormalizacao de uma teoria efetiva da QCD no cone de luz para o píon e outros mésons"
Prof. Dr. Tobias Frederico, CTA - ITA
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


5a. FEIRA, 17.05.2001

COLÓQUIO
"What are the limits of mathematics?"
Dr. Gregory Chaitin, IBM T.J. Watson Research Center, New York
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br