bIFUSP

ANO XVIII - No.18 - 01/06/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

Parabéns aos nossos colegas, professores Nei F. Oliveira Jr e Walter F. Wreszinski, que foram empossados na última segunda-feira, dia 28, como novos Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências.

* * * *

PROVÃO - CARTA DO DIRETOR AOS FOMANDOS/2001

Após longa discussão no Conselho de Graduação, a Universidade de São Paulo decidiu continuar participando do "Exame Nacional de Cursos", mais conhecido como Provão, que vai se realizar pela segunda vez na área de física, no próximo dia 10 de junho.

No ano passado, 158 alunos do IFUSP fizeram a prova, mas houve um número excessivo (88 alunos) com notas baixas, entre 0 e 25%. Estes 88 alunos muito provavelmente entregaram a prova em branco, respondendo ao boicote organizado por setores contrários às políticas do MEC. Isso nos valeu um conceito muito baixo, D, em posição de inferioridade face aos melhores cursos de física do país. Na USP o boicote ficou restrito a pouquíssimas áreas (jornalismo da ECA, como sempre, psicologia e biologia de Ribeirão). Na área de física em todo o país, no entanto, o boicote praticamente se restringiu ao nosso Instituto. Em instituições fortes, como a UNICAMP ou a USP/São Carlos, além das Universidades Federais de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de Pernambuco, nota-se uma tendência clara de valorização do Provão.

O Provão constitui uma tentativa de estabelecer mecanismos para a avaliação - e o aperfeiçoamento - dos cursos de graduação. Na pós-graduação temos um pouco mais de experiência. Existe uma análise e classificação dos cursos de pós-graduação feita pela CAPES, órgão do MEC, com metodologia bem definida, mais de vinte anos de história e ampla aceitação em todas as áreas. Numa escala de 0 a 7, na última avaliação da CAPES o nosso curso de pós-graduação em física ficou com 6, que é uma boa classificação, mas nós estamos lutando pelo 7. Na minha opinião torna-se até injusto que os cursos bem menores e mais restritos de Porto Alegre e de São Carlos estejam com o conceito máximo 7. A classificação da CAPES tem enorme efeito sobre todas as nossas atividades de pesquisa e pós-graduação, incluindo quotas de bolsas e projetos institucionais.

Dependendo da óptica política dos amigos ou dos inimigos do MEC, há várias funções que são cumpridas pelo Provão. Não há dúvidas de que, em geral, as escolas públicas têm confirmado a sua longa tradição de qualidade. As deficiências do ensino privado também ficam evidentes. No entanto, acima disso tudo, o Provão vai acabar se impondo como um indicador adicional, ao lado das avaliações da CAPES, com repercussões sobre o prestígio das instituições e a própria carreira futura dos alunos. Vai ficando cada vez mais difícil ignorar o desempenho no Provão.

Estou pedindo a sua colaboração. Compareça ao Provão, no próximo dia 10 de junho, e tente fazer a melhor prova possível. Para nós todos é fundamental defender o prestígio do IFUSP.


PROGRAMA PERMANENTE PARA O USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA DA USP - PURE

Como os gastos com serviços de utilidade pública representam parcela significativa do orçamento da USP, em 1.997 foram criados diversos programas para implantar medidas racionalizadoras e de redução do consumo: entre eles, o PURA, Programa de Uso Racional da Água, e o PURE, Programa Permanente para o Uso Eficiente de Energia Elétrica da USP.

As primeiras ações desses programas identificaram as prioridades que deveriam ser dadas, corrigindo os focos principais de desperdício e investindo maciçamente em melhorias da infra-estrutura das redes de água e esgoto. O resultado já começa a ser perceptível tanto financeira quanto fisicamente. A substituição das torneiras comuns por automáticas em diversos ambientes do IFUSP é resultado de um desses programas.

Apesar das diversas medidas corretivas em busca de economias reais, atualmente temos o agravante da obrigatoriedade de redução em 20% do uso da energia elétrica. Portaria recente do Reitor estabeleceu então o Programa de Economia de Energia da Universidade de São Paulo, sob a coordenação do PURE, a fim de coordenar o planejamento e a execução de diversas medidas emergenciais. O objetivo desse programa emergencial consiste em atingir a meta de uma redução mínima de 20% no consumo mensal de energia elétrica em relação ao consumo do trimestre definido pelo Governo, preservando sempre as atividades-fim da Universidade.

Estima-se que o consumo de energia elétrica na USP esteja distribuído da seguinte forma: 40% em iluminação, 25% em aparelhos de ar condicionado, 6% em iluminação pública, 5% em equipamentos computacionais e 24% em outros equipamentos. O peso dos dois primeiros itens justifica medidas preliminares visando racionalizar o uso da iluminação e de aparelhos de ar condicionado, apagando as lâmpadas em ambientes de iluminação natural, reduzindo o número de lâmpadas acesas, substituindo as lâmpadas atuais por outras mais econômicas, limitando o uso dos equipamentos de ar condicionado somente para ambientes em que sejam estritamente necessários e executando regularmente a manutenção, limpeza e ajustes de todos os sistemas de refrigeração de ar. Estão também sendo lançados projetos para orientação de vigias, capacitação de recursos humanos e identificação de fatores críticos e específicos locais que não favorecem a racionalização do consumo.

A USP mantém um site, www.pea.usp.br/gepea/energiausp, com diversas orientações de como economizar energia, tanto em ambientes de trabalho como em residências.

Os responsáveis pelo programa emergencial estarão fazendo a divulgação, orientando as Unidades e monitorando o consumo de energia de cada prédio da Universidade. Consultas e sugestões devem ser feitas através do gestor da Unidade (no caso do IFUSP, o gestor é o Assistente Técnico Operacional, Sr Homero Ayres Bertolaccini, e-mail homeroab@if.usp.br, ramal 6911).


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

AUDITÓRIOS NOVOS

A partir de primeiro de junho, os usuários dos Auditórios novos, chamados Norte e Sul, que desejarem utilizar os equipamentos lá instalados, deverão entrar em contato, com antecedência, com a Seção de Audiovisual, que estará de posse das chaves dos armários. O ramal da seção é 6744.


COMISSÃO DE PESQUISA

ACORDO USP/COFECUB - 2001

A página da Pró-Reitoria de Pesquisa, www.usp.br/prp, já dispõe de informações para a apresentação de propostas nos termos do acordo USP/COFECUB - 2001. A data limite para a entrega dos projetos é 30 de junho de 2001.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

MINI-COLÓQUIO DA GRADUAÇÃO

A Comissão de Graduação dará início na próxima 2ª feira, dia 4, às 13 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, a uma série de palestras destinadas aos alunos de graduação, particularmente do primeiro ano.

Esta atividade extra-curricular, fortemente recomendada pela C.G., visa estimular o interesse dos alunos, mostrando o horizonte ampliado da física, suas repercussões na ciência em geral e na sociedade.

As palestras serão proferidas em linguagem acessível aos calouros, mas os temas abordados certamente interessarão à toda comunidade do IFUSP.

A primeira palestra será proferida pelo Prof. Manoel Roberto Robilotta com o título: "O VAZIO E O VÁCUO".

REFORMA CURRICULAR DO BACHARELADO

MESA REDONDA SOBRE AS DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS

7 de junho, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, das 16 às 18 horas

A Comissão de Graduação convida todos os interessados a participarem de uma mesa-redonda sobre as disciplinas experimentais do curso de Física, com a participação dos professores Paulo Pascholati, Nelson Carlin Filho, Ricardo M. O. Galvão, Manfredo H. Tabacniks, Rubens Lichtenthaler, José Carlos Sartorelli e um representante dos estudantes.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 04.06.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"O método de decoração com ouro aplicado ao estudo de superfícies de cristais inorgânicos"
Doris Escriba Villanueva, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 14h


3a. FEIRA, 05.06.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE DOSIMETRIA - FNC
"Minerales potencialmente utiles en la detección de alimentos irradiados y en el cálculo de la dosis retrospectiva"
Prof. Dr. Tomas Calderón - Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Ed. Oscar Sala, sala 156, às 10h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FILMES FINOS
"Descrição e utilização de um Metal Plasma Immersion Ion Implantation and Deposition System"
Deilton Reis Martins, IFUSP
Ed Basílio Jafet, sala 105, às 14 h

TESE DE DOUTORADO
Salete Ugatti Cortezão
"Caracterização de cristais naturais de ametistas brasileiras"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Ana Regina Blak (orientadora), Walter M. Pontuschka, Máximo Siu Li (IFSC/USP), José Fernandes de Lima (UFS) e Laércio Gomes (IPEN)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"Aspectos do licenciamento de aceleradores de partículas"
Paulo Rios, IFUSP
Biblioteca do Laboratório do Acelerador Linear, às 15h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - FEP
"Mesofases líquido cristalinas com moléculas em forma de "banana" "
Odair Gimenes Martins, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE) - FEP/FNC
"Assimetria esquerda-direita e interações fundamentais"
Profa. Dra. Dominique Spehler, FINPE-IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 06.06.2001

TESE DE DOUTORADO
Eduardo Gardenali Yukihara
"Desvendando a cor e a termoluminescência do topázio: um estudo dos defeitos e processos termicamente e opticamente estimulados no cristal natural"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Emico Okuno (orientadora), Chinta Mani Sunta, Walter M. Pontuschka, José Fernandes de Lima (UFS) e Tomás Calderón García (UAM-Espanha)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 9h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Andrey Gomes Martins
"Aspectos topológicos da física de polímeros"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Paulo Teotônio Sobrinho (orientador), João Carlos Alves Barata e José Francisco Gomes (IFT/UNESP)
Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II do Ed. Principal, às 14h

SEMINARIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Autômatas celulares exatamente integráveis"
Prof. Francisco Castilho Alcaraz, Universidade Federal de São Carlos
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h


5a. FEIRA, 07.06.2001

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"A estrutura de relógios biológicos"
Gisele A. Oda, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 10h30


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br