bIFUSP

ANO XVIII - No.19 - 08/06/2001


ÍNDICE

Devido ao feriado no dia 14, quinta-feira, solicitamos que as matérias para o próximo BIFUSP sejam enviadas até o dia 12, terça-feira, às 12 horas.


DIRETORIA

PROGRAMA DE ECONOMIA DE ENERGIA NA USP - PURE

Consulte o site www.pea.usp.br/gepea/energiausp, onde o PURE está divulgando diversas informações, inclusive as metas para o consumo de energia elétrica na USP, com base em dados de consumo de maio a julho de 2000.

VAMOS ECONOMIZAR ENERGIA

Solicita-se a maior colaboração de toda a nossa comunidade a fim de que o Instituto possa atingir a meta de 20% de economia de energia elétrica. O Assistente Operacional está percorrendo os prédios para reduzir o numero de lâmpadas acesas. Sugestões para economizar, preservando ao mesmo tempo todas as atividades acadêmicas, são muito bem vindas.


PROVÃO 2001 - RESPOSTA AO DIRETOR

Foram recebidas algumas manifestações sobre a carta do Diretor aos formandos, publicada no último BIFUSP. No momento em que se fala de avaliação (abaixo o Provão, vamos fazer uma verdadeira (!) avaliação) ou de reforma curricular (será que se consegue fazer qualquer mudança?), vale a pena refletir sobre as opiniões abaixo, do nosso aluno André Luiz de P. dos Santos, que não deixa de ter uma enorme dose de razão.

"Senhor diretor,

Vou tentar ser breve na minha mensagem mas não posso deixar de responder à carta enviada por Vossa Senhoria sobre o Exame Nacional de Cursos, o Provão.

Para começar, digo que sou favorável ao exame. Como diz um professor aqui do instituto: "Nosso país ainda está engatinhando em matéria de avaliação, o que não pode é ficar sem elas". Também acredito nisso. O Provão e o Enem são algumas delas, e, se elas têm defeitos na forma como foram concebidas, creio que com o tempo a tendência será corrigi-los.

Nas minhas conversas com alguns colegas de curso, percebi que o sentimento que tiveram quando leram a sua carta foi muito parecido com o meu. Um sentimento que fez surgir algumas perguntas:

Em que o IFUSP auxiliou na minha formação? Quando o IFUSP interveio para que eu não abandonasse o curso? Qual foi o suporte que o IFUSP me deu quando tive dificuldades em algumas aulas de laboratório ou quando fui mal em algumas provas?

Tenho, e meus colegas também têm, respostas para todas essas questões: Em quase nada. Em nenhum momento. Nenhum. Só negativas.

Assim como o jornalismo da ECA, como sempre, boicotou o provão, o IFUSP também, como sempre, parece ignorar a vergonhosa taxa de 80% de evasão dos seus alunos.

Acredito que o boicote da ECA deva ser discutido, revisto, repensado, mas penso também que não se pode achar normal tal nível de evasão e não se fazer nada para impedi-la.

É claro que dadas as dificuldades em se cursar uma universidade neste país de desigualdades colossais, a evasão na Física não é causa exclusiva da "postura" do IFUSP; há outras sérias questões que também devem ser levadas em conta.

Um relatório recente da Fuvest divulgando as vagas para transferência para a USP, mostra que o IFUSP não é o único que sofre com a evasão, mas, como minha realidade está aqui, acredito que posso dar algumas sugestões (com comentários para cada uma delas) para melhoria desta instituição:

* Mais monitores para mais disciplinas de física (inclusive as de laboratório) e para as disciplinas de matemática também. O nível precário do Ensino Médio nas escolas públicas e também de muitas particulares é conhecido por todos. Um fato que não pode ser apenas objeto de estudo por parte dos acadêmicos. A universidade deve, sempre que possível, intervir para melhoria do nível científico-cultural dos seus alunos. Não se trata de eliminar todas as dificuldades dos cursos e sim de melhorar o desempenho dos alunos. Para os monitores, cujas pretensões acadêmicas são mais evidentes, seria relevante colocá-los em situações que terão de enfrentar. A disponibilidade do monitor não deve se limitar a poucos horários, como acontece atualmente. Quanto mais cedo o contato com os alunos, mais hábil se torna o professor.

* Negociações com a Escola Politécnica, com o IAG e com o IME para que todas as matérias a cargo daquelas unidades sejam lecionadas também no período noturno. Algumas optativas do IME só são ministras durante o dia. É grande a dificuldade de um aluno do noturno em cursar matérias que só são ministradas no período diurno. Os alunos do noturno não têm direito às especializações em Física Aplicada ou em Microeletrônica?

* Criação das especializações em Física Médica (que até a PUC SP já tem) e Física Computacional (que o Instituto de Física de São Carlos tem). Desde quando eu entrei no IFUSP (o que já faz um bom tempo, infelizmente), tais especializações não saíram das boas intenções.

* Criação de cursos extras de inglês instrumental (leitura, escrita). Aqui, faço o mesmo comentário que fiz para a primeira sugestão.

* Criação de mais vagas na pós-graduação, particularmente para o Ensino de Física. É desnecessário dizer que o número de vagas oferecias na pós-graduação é insuficiente.

* Permitir que a Comissão de Graduação acompanhe cada disciplina desde o começo, com o objetivo de monitorar o número de alunos que se matriculam, o número de alunos que trancam, a freqüência do professor, porcentagem de notas abaixo da média, número de monitores disponíveis etc. Acredito que essa seja uma função da Comissão de Graduação: zelar para o bom andamento do curso.

Essas sugestões não são só minhas (e também não devem ser as únicas para a melhoria da graduação). Durante meus anos de IFUSP, sempre ouvi comentários de uma ou de outra.

Vou fazer a minha parte, vou fazer o Provão, mas espero que pelo menos algumas dessas sugestões sejam pensadas e aplicadas para que os futuros alunos da Física não passem por situações que poderiam ser evitadas. A percepção que muitos alunos daqui (que ficam) têm do curso da graduação é clara: não é apenas um curso de física...é uma guerra, que só é vencida pelos perseverantes. Peço que o IFUSP lute não só pelo 7 da CAPES mas também por uma graduação mais eficiente."


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

COLÉGIO ELEITORAL DE DELEGADOS PARA O CO

Será realizada no próximo dia 11, na Secretaria da Assistência Acadêmica, das 9 às 19h30, a eleição dos delegados e respectivos suplentes que constituirão os Colégios Eleitorais para a eleição dos respectivos representantes e suplentes das categorias de Professor Doutor e Professor Assistente junto ao Conselho Universitário. O IFUSP tem direito a dois delegados para Professor Doutor e um delegado para Professor Assistente.


PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

Foram prorrogadas por mais 30 dias as inscrições para os Processos Seletivoa junto aos Departamentos de Física Aplicada, Experimental, Geral e Matemática. As inscrições se encerram no dia 4 de julho.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE MESTRADO/DOUTORADO E NOVAS MATRÍCULAS

Estarão abertas até o dia 13 as inscrições para bolsas de Mestrado/Doutorado do CNPq/CAPES e para as novas matrículas no curso de Pós-Graduação de Física em Mestrado/Doutorado para o 2o semestre de 2001.


PROJETO SIAE

PROJETO SIAE - Sistema Integrado de Apoio ao Ensino

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na graduação e napós-graduação e valorizar as atividades didáticas dos docentes, as Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, através do SIAE, estão dando continuidade ao Programa de Incentivo à Produção de Material Didático.

O edital bem como os formulários do Projeto SIAE - Sistema Integrado de Apoio ao Ensino encontram-se à disposição no endereço http://www.usp.br/siae/; o prazo para o encaminhamento de propostas encerra-se no próximo dia 18 de junho.


CENTRO DE COMPUTAÇÃO

Aos usuários da rede computacional do IF

Com a finalidade de proteger um pouco mais a rede do IF de ataques vindo de fora do Instituto, o roteador (equipamento de entrada da rede) do IF será programado na segunda feira dia 11/6/01 para bloquear o trafego iniciado fora do IF para dentro da nossa rede, com algumas exceções listadas abaixo. Isto não deverá ter impacto para 99% dos micros ligados na rede.

A razão por trás deste bloqueio é a seguinte. A grande maioria dos equipamentos ligados na rede, em particular os micros, são instalado e essencialmente "abandonados", isto é, seus responsáveis não os mantém em dia no que toca a atualizações de segurança, configuração, etc. Isto vale tanto para sistemas Windows quanto para Linux, este ultimo em franco crescimento. Muitas instalações são feitas com uma serie de "serviços" oferecidos que o responsável ignora completamente.

Estes serviços com freqüência tem falhas serias de segurança e deveriam ser atualizados regularmente (as vezes imediatamente) ou simplesmente desativados. Por exemplo, um PC com Linux provavelmente oferece serviço de FTP, serviço cuja existência o "dono" desconhece e não utiliza. No entanto, a rede do IF está sendo regularmente varrida (scan) por candidatos a hacker vindo em geral de fora da USP (mas nem sempre), procurando todas as maquinas que tem serviço de FTP, identificando a versão para posteriormente iniciar um ataque a esta máquina, que pode na melhor das hipóteses ser "apagada" e na pior ser usada como ponto de partida para outros ataques ou para roubar senhas daqui. Este procedimento existe para outros serviços como http (www), dns (servidor de nomes), nfs (exportação de discos - há quem disponibilize seus disco ao mundo todo!) etc...

Há duas soluções para este problema. Uma, completa mas impraticável, seria uma auditoria em todas as maquinas do IF, atras de falhas de segurança e configuração. A outra, menos eficiente mas fácil de implementar e gerenciar, é esta proposta de colocar filtros na entrada do roteador. Filtros existem há anos no roteador da USP que elimina certos serviços e acessos de certos provedores.

Aqui já temos filtros para email, que acabou de vez com a participação involuntária do IF em spams - diariamente nosso filtro bloqueia diversas tentativas deste tipo.

O que será feito? Tecnicamente, iremos recusar todo tráfego vindo de fora do IF que tente acessar as portas ditas privilegiadas (1 a 1023), que são o mecanismo pelo qual os serviços como FTP, TELNET, HTTP, etc são iniciados. Isto NÃO AFETA o tráfego iniciado dentro da rede do IF, isto é, ao fazer telnet ou ssh de um sistema do IF para um endereço fora do IF, por exemplo, não haverá bloqueio. Os servidores centrais e departamentais também estarão isentos de filtros (supõe-se que sejam corretamente administrados) e portanto continuarão a ser acessíveis de fora como hoje. O acesso externo a outros sistemas poderá ser aberto, completamente ou apenas a algumas portas (serviços) a pedido do responsável, desde que se comprometa em manter seu sistema em dia e bem protegido. Em principio, estes filtros não devem afetar a grande maioria dos sistemas da rede do IF pois poucos oferecem serviços que de fato são utilizados, segundo nossa monitoração. Os que ja identificamos como sendo usados serão mantidos abertos e seus responsáveis contactados.

Portanto, se você for responsável por um PC rodando Windows 9X NT ou 2000, provavelmente nada terá a fazer pois estes sistemas nada oferecem (a outros usuários). O Windows NT ou 2000 SERVER oferece FTP e HTTP. Se houver necessidade de ter acesso a isto de fora do IF, deve-se pedir a abertura do filtro. Mas cuidado!

Diversas máquinas destas no IF já foram hackeadas justamente pelo servidor HTTP nestas últimas semanas. Se seu sistema for Linux mas for de uso pessoal, não devendo ser acessado de fora do IF diretamente, pode ficar como está. O acesso sempre é possível via um dos servidores centrais ou departamentais. Se de fato tiver uma área FTP ou páginas HTTP que deva ser acessada de fora, então solicite a abertura do filtro.

A colocação de filtros deve proteger nossa rede de varridas e alguns ataques. Não a protege de ataques vindo de dentro, de máquinas já comprometidas. A única forma de manter seu PC razoavelmente protegido é administrando-o bem, não oferecendo serviços que não vai usar, restringindo o acesso via rede ao máximo (com tcpwrapper no caso do Linux), mantendo as correções de segurança em dia (uma a duas vezes por semana) e atualizando seu antivírus diariamente (se for Windows).

O CCIFUSP (ccifusp@if.usp.br), ramal 6810, está a seu dispor para resolver dúvidas ou ajudar.

Philippe Gouffon, Coordenador do CCIFUSP


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 11.06.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Bentonitas organofílicas: estrutura e propriedades"
Francisco Rolando Valenzuela Díaz, EPUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 14h


3a. FEIRA, 12.06.2001

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - FEP
"Cristais líquidos liotrópicos dopados com corantes" - (resultados preliminares)
Jacinto da Silva Esteves, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 16h


4a. FEIRA, 13.06.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Doris Maribel Escriba Villanueva
"O método de decoração com ouro aplicado ao estudo da superfície de cristais inorgânicos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marina Amélia Pinto Viegas da Silveira Santos (orientadora), Mikiya Muramatsu e Antonio Carlos Vieira Coelho (EPUSP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 10h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"O teorema de Coleman-Hill e sua generalização para o caso não-abeliano"
Prof. Ashok Das, Universidade de Rochester, USA
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br