bIFUSP

ANO XVIII - No.20 - 13/06/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

Perspectivas da Crise Energética Brasileira - Estratégia e Ação

A Reitoria está organizando o seminário "Perspectivas da Crise Energética Brasileira - Estratégia e Ação", durante todo o dia 21 de junho, a partir das 8:30 horas, no Anfiteatro da Escola Politécnica (Prédio da Administração). A USP já adotou procedimentos internos para a diminuição do consumo de energia elétrica, mas agora se dirige à questão em seus aspectos estadual e nacional. Os interessados em participar do evento deverão inscrever-se, antecipadamente, pelo e-mail gr@edu.usp.br

Prêmio Anísio Teixeira

Parabéns ao Prof. Sérgio M. Rezende, nosso colega da Universidade Federal de Pernambuco, que acaba de ser escolhido pelo MEC, juntamente com outras pessoas de diversas áreas, para receber o prêmio Anísio Teixeira, comemorativo do 50 anos da CAPES.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Em julho do ano passado foi criada uma comissão para desenvolver e implementar a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. A versão piloto deste projeto contou com 10 unidades participantes e já pode ser vista no site http://www.teses.usp.br. Durante o mês de junho estará sendo realizado treinamento para as outras unidades da USP se incorporarem ao projeto.

Juan Alberto Mignaco (1940-2001)

Lamentamos a perda do Prof. Juan Alberto Mignaco, Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ, que deixou importantes contribuições para a educação e a ciência na Argentina e no Brasil. O Prof. Mignaco exerceu vários cargos em instituições de pesquisa e universidades argentinas e brasileiras. Foi presidente da Associação Física Argentina num momento crítico daquele país. Tinha grande dedicação ao ensino universitário e preocupava-se com a formação de pessoal qualificado, tendo orientado muitos alunos de mestrado e doutorado em física teórica. Ativo participante da vida política argentina, teve sempre uma postura que valorizava a atuação consciente do cientista e do cidadão. No Brasil, continuou a manter essa postura participante, naturalizou-se brasileiro, e dedicou ao país o mesmo amor que dedicava a seu torrão natal. Acreditava fortemente na importância da ciência como instrumento de superação do subdesenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida. Com a morte do professor Mignaco, a ciência e a educação na Argentina e no Brasil perdem um cientista militante e um incansável batalhador.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"O QUE PODEMOS APRENDER DE UMA DESCRIÇÃO CLÁSSICA DO FENÔMENO DE STERN-GERLACH"

Prof. Dr. Humberto de Menezes França, IFUSP

20 de junho, quarta-feira, Ed. Oscar Sala, sala 156, às 16h

Mostramos que os experimentos tipo Stern-Gerlach podem ser explicados sem a hipótese de quantização do momento angular. O mesmo ocorre com o paramagnetismo de Brillouin e com as oscilações de Rabi do spin. Verificamos que a precessão de Larmor desempenha um papel dinamicamente importante no entendimento do fenômeno de Stern-Gerlach. Discutimos as implicações do nosso estudo no sentido de compreender possíveis limitações da Mecânica Quântica.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO PELA INTERNET

Conforme já foi divulgado, as matrículas dos alunos já inscritos nos programas de mestrado e doutorado da nossa pós-graduação, referentes ao segundo semestre do 2000, serão efetuadas pela internet através do site: http://www.sistemas.usp.br/fenix.

Os alunos que se matricularem pela primeira vez no mestrado ou no doutorado farão sua matrícula na forma tradicional, ou seja, através de formulários a serem entregues na Secretaria de Pós-Graduação, entre os dias 2 e 6 de julho. A matrícula dos alunos especiais se dará de 9 a 13 de julho.

O calendário e os procedimentos das matrículas pela Internet se dará da seguinte forma:

Junho/01: Consulta ao menu Disciplinas Oferecidas.

04/06/2001; Alunos, orientadores e ministrantes de disciplinas receberão um e-mail informativo.

25/06/2001: Alunos, orientadores e ministrantes de disciplina receberão sua senha por e-mail. A senha é privativa e será utilizada para acessar o site para a matrícula do estudante, aval do orientador e deferimento na disciplina feito pelo seu ministrante.

30/06 a 08/07/2001: Pré matrícula dos estudantes regulares feita no site www.sistemas.usp.br/fenix utilizando-se a senha fornecida

09 a 13/07/2001: Aval dos orientadores para a matrícula de seu(s) orientando(s), no site www.sistemas.usp.br/fenix utilizando a senha fornecida.

16 a 20/07/2001: Deferimento das matrículas nas disciplinas, pelos seus ministrantes, utilizando-se de sua senha.

Procedimento Básico:

Endereço Internet: http://www.sistemas.usp.br/fenix.

Ao tentar entrar no site, surgem algumas telas iniciais de controle com o símbolo chave ou cadeado. Click o botão "próximo", ou "continue" ou "next".

Em seguida surge uma tela com os dizeres: "Você acaba de examinar o certificado..." ou "you have finished examining the certificate...". Click o botão "concluir" ou "finish".

Você está agora no programa FenixWeb. Na tela inicial você encontra do lado esquerdo um menu. Click "Processo de matrícula".

Aqui se deve entrar com o código de acesso e o password que serão fornecidos dia 25/06/2001.

Entrando no sistema, o menu do lado esquerdo da tela indicará os procedimentos a serem seguidos.

As disciplinas oferecidas neste semestre aparecem no botão "Disciplinas Oferecidas". Surge uma tela onde o estudante poderá verificar a relação das disciplinas dando um click no final da tela em "Comissões de Pós-Graduação". Em seguida, click na lista "Instituto de Física". Em seguida, na tela sobre Programa e Áreas de Concentração, click somente a área 43134 ^Ö Física, a fim de apareça a relação das disciplinas. Desde 1999, o Instituto de Física só tem uma área de concentração.

Menu Específico:

· "Pré-matrícula em disciplinas" (30/06 a 08/07/2001), para os alunos que cursarão disciplina no 2o semestre/2001

· "Solicitar matrícula de acompanhamento" (30/06 a 08/07/2001), para os alunos que não cursarão disciplinas no 2o semestre/2001

· "Avaliar pré-matrícula em disciplinas" e "Aceitar matrícula de acompanhamento" (09 a 13/06/2001), para aval dos orientadores para a matrícula de seus orientandos

· "Deferir pré-matricula em disciplinas" (16 a 20/07/2001), para o deferimento feito pelos ministrantes das disciplinas para os alunos inscritos.


ESTAÇÃO CIÊNCIA

14 anos da Estação Ciência

Cerimônia oficial de comemoração de aniversário, dia 21 de junho às 17 horas

Rua Guaicurus, 1274 - Lapa, SP (Estacionamento conveniado Silva Park, à rua Guaicurus, 1285)

Programação da Semana

dia 18 20h00 Espetáculo "Einstein"
dia 19 14h30 Espetáculo "A Estrela da Manhã"
dia 20 15h00 Palestra "Novas Tecnologias para Ensino de Ciências"

20h00 Apresentação Coralusp - grupo EC
dia 21 15h00 Palestra e Lançamento do livro "Física mais que divertida"

18h00 Visita à Estação Ciência

18h30 Coquetel junino

19h00 Apresentação de dança "Tambor de Crioula" - Cia de Artes Tambores


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA E AS OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS 2001

A Sociedade Brasileira de Física vem realizando desde 1999 a Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Este é um programa permanente relativo ao ensino médio, proposto pela Diretoria e aprovado em março último pelo Conselho da Sociedade como um dos eventos anuais patrocinados pela SBF. A OBF é organizada em nível nacional por uma comissão (a Comissão da Olimpíada Brasileira de Física ^Ö COBF) composta por Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretário e Secretário Executivo. Em cada estado onde ocorre a OBF há um coordenador, em geral professor de universidade federal ou estadual.

Em sua terceira edição consecutiva em 2001 este projeto, que já atinge 23 unidades da Federação, mostra-se capaz de motivar e mobilizar estudantes para o estudo da Física. Desde a sua criação, a participação de colégios e estudantes na OBF tem crescido de forma expressiva; em 1999 foram 18 (dezoito) estados com cerca de 13.000 alunos, passando para 21 estados e mais de 25.000 estudantes em 2000.

Os estudantes vencedores da OBF, assim como seus professores, são premiados em seus estados pela SBF e pelas Coordenações Estaduais, com diplomas e medalhas. Os alunos vencedores de cada ano, após processo de preparação, realizam provas e são selecionados para representar o Brasil em duas Olimpíadas Internacionais: a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad-IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF).

Através da OBF, o Brasil participou da IPhO pela primeira vez em 2000, na Inglaterrra (Leicester). Fomos representados por uma equipe composta de cinco estudantes: Danilo Jimenez Rezende e Maurício Masayuki Honda, de São Paulo; Guilherme Veríssimo B Guimarães Lima, do Ceará; Roberto de Melo Dias, de Pernambuco e Victor Júlio Ferreira, de Minas Gerais.

A primeira participação do Brasil na OIbF foi em 2000, através da OBF, e contou com uma equipe formada pelos estudantes: Alexandre Henrique dos Santos, de São Paulo; Diogo Diniz Pereira da Silva, da Paraíba, e Francisco Vieira Neto, de Goiás. Estes alunos receberam menção honrosa. Da OIbF, que tem o apoio da Federación Latinoamericana de Sociedade de Física (FELASOFI), participam estudantes de ensino médio oriundos de países ibero-americanos.

Neste ano de 2001, a IPhO será realizada pela 32a vez e ocorrerá na Turquia (cidade de Antalya) no período de 28/06 a 06/07. O Brasil participará pela 2a vez desta Olimpíada, sendo a equipe atual formada pelos estudantes: Maurício Richart, do Paraná; Gilson Nascimento Maia e Guilherme Leite Pimentel, de São Paulo; Luiza Pilar Cabral e Caio Marques Fontenele, do Ceará. Estes alunos foram classificados na OBF1999 e em seguida preparados pelo Prof. José Evangelista Moreira, da Universidade Federal do Ceará.

Também para este ano, a OBF já selecionou a equipe que representará o Brasil na OIbF: Martha Priscilla Torres e Lívia Maria Frota Lima, do Ceará, e Leonardo Leite Pereira, do Pará. A OIbF2001 ocorrerá na Bolívia e será sua sexta edição.

A realização da OBF no Brasil e a participação das equipes brasileiras nas Olimpíadas Internacionais vêm ocorrendo com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações sobre a OBF podem ser encontradas no endereço eletrônico www.sbf1.if.usp.br/olimpíadas.

A COBF deseja sucesso aos representantes brasileiros nesses eventos internacionais e convida os alunos que atualmente estão cursando o ensino médio a participarem da OBF2001, cujas provas começarão em agosto próximo.

José David Mangueira Vianna - Presidente da Comissão da OBF


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 19.06.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Amianto Crisotila: enfoque técnico-científico (apresentado a uma Comissão de Deputados Federais)"
Inès Joekes, UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - FEP
"Fotoisomerização em filmes poliméricos contendo grupos azobenzênicos"
Prof. José Alberto Giacometti, Instituto de Física de São Carlos, USP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES - FINPE
"Polarização de híperons e de anti-híperons em processos inclusivos a altas energias"
Dr. Celso de Camargo Barros Jr., FINPE-IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 20.06.2001

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Propriedades eletrônicas de poços quânticos e super-redes de nitretos e arsenetos dopados tipo-p"
Sara C. P. Rodrigues, IFUSP
Ed. Alessandro Volta (bloco C), Sala de Seminários, às 14h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"O que podemos aprender de uma descrição clássica do fenômeno de Stern-Gerlach"
Prof. Dr. Humberto de Menezes França, IFUSP
Ed. Oscar Sala, sala 156, às 16h


5a. FEIRA, 21.06.2001

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Dinâmica molecular híbrida e métodos ab initio e semiempírico no estudo de fluorescência em proteínas"
Marcos Amaral, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 10h30

RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA
I. "Impact of Aharonov-Bohm field on particle radiation"
II. "Quantization of relativistic particles"
Prof. Dr. Dimitri M. Gitman, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 13h30

TESE DE DOUTORADO
Ivan Pontual Costa e Silva
"Géons topológicos em uma teoria de gauge discreta"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Paulo Teotônio Sobrinho (orientador), Elcio Abdalla, Paolo Piccione (IME/USP), Alberto Vazquez Saa (UNICAMP) e George Emanuel A. Matsas (IFT/UNESP)
Auditório Sul (Bege), entre a Ala Central e a Ala II, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Max de Oliveira Roos
"Decaimento de ressonâncias gigantes em núcleos esféricos e deformados"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Hélio Dias (orientador), João Dias de Toledo Arruda, Maurício Porto Pato, Marcelo Chiapparini (UERJ) e Sérgio José Barbosa Duarte (CBPF)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h


6a. FEIRA, 22.06.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Sergio Masanori Otsubo
"Contribuição da radiação gama em ambientes fechados para a dose populacional na cidade de São Paulo"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elisabeth Mateus Yoshimura (orientadora), Nilberto Heder Medina e Francisco Yukio Hiodo (IAG/USP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Ab initio statistical mechanics for alloy phase diagrams and ordering phenomena including the effect of vacancies"
Pablo Guillermo Gonzales Ormeño, IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br