bIFUSP

ANO XVIII - No.25 - 17/08/2001


ÍNDICE


COLÓQUIO

"A FÍSICA NUCLEAR NA USP - PRIMEIROS TEMPOS"

Prof. Marcello Damy de Souza Santos

Pesquisador do IPEN, Professor Emérito do IFUSP

23 de agosto, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

O Prof. Damy, como todos o chamam, foi um pioneiro na física nuclear experimental no Brasil. Gleb Wataghin, quando chegou para trabalhar na Universidade de São Paulo, conseguiu realizar pesquisas de enorme importância, por ter encontrado um grupo de jovens colaboradores, entre eles o Prof. Damy. Já em 1940 foram publicados na Physical Review duas "letters" sobre "showers" penetrantes, originados na radiação cósmica. Estas experiências na vanguarda do conhecimento em física da época, foram efetuadas com extremo cuidado nas medidas, inclusive procurando evidências dos "mésotrons", posteriormente descobertos e chamados mésons p.

A primeira máquina nuclear no Brasil, o Bétatron de 24MeV do Departamento de Física da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, tornou-se possível devido ao prestígio que na época o Prof. Damy desfrutava tanto no Brasil quanto internacionalmente. Em 1950 foram realizadas as primeiras reações nucleares produzidas pelo Bétatron. Em julho de 1952, com o patrocínio da IUPAP da USP, foi realizada uma reunião internacional aqui no Brasil, "New Research Techniques in Physics", dando uma indicação clara da repercussão que alcançava a física em São Paulo.

O Prof. Damy continuou a sua carreira em energia nuclear, participando da fundação do Instituto de Energia Atômica, IEA, atual IPEN, e da instalação do primeiro reator nuclear no Brasil (um reator de pesquisas de 5 MW). No governo Goulart, o Prof. Damy tornou-se presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, perdendo o cargo com o golpe militar. Apesar do ostracismo que o governo lhe pretendeu impor, o Prof. Damy continuou ativo em física experimental, trabalhando na Unicamp, na PUC-SP, e depois no IPEN. Para a nossa satisfação, continua produzindo cientificamente até hoje.

Iuda D. Goldman vel Lejbman, 15/8/01


DIRETORIA

Currículo Lattes

Considerando a necessidade de integrar a Universidade aos sistemas que organizam informações curriculares consolidadas - e levando em conta decisões semelhantes na Unicamp e na Unesp - o Conselho de Pesquisa decidiu aprovar uma resolução adotando o "Sistema Lattes" como formato curricular de observância obrigatória pelos membros do corpo docente. Dentro de dois meses, todos os currículos docentes deverão estar integrados ao sistema, que será gerido pela Pró-Reitoria de Pesquisa.


CONVÊNIO USP/CCI/MICROSOFT

A Comissão Central de Informática estabeleceu convênio informal com a Microsoft, credenciando a USP para participar de editais de projetos de pesquisa que essa empresa lança periodicamente na área de tecnologia de informação. O próximo edital (request for proposals) será tornado público no dia 20 de agosto, com um total de recursos de US$1.6 milhões, mas um número grande de universidades norte-americanas participando. A USP deve selecionar um projeto; para isso, as propostas deverão ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Pesquisa até o dia 3 de setembro.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso de Livre-Docência no qual está inscrito o Prof. Paulo Teotonio Sobrinho, junto ao Departamento de Física Matemática, terá início no próximo dia 20 de agosto, às 9 horas, na Diretoria.


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

PALESTRA

DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NA USP"

Patrícia Leme, Educadora da CECAE

22 de agosto de 2001

Auditório Ala Norte - Prédio Novo

Horário: 1ª turma: 9h30 e 2ª turma: 14h30

No final da palestra os participantes receberão uma caixa de plástico com timbres do IFUSP e do USP Recicla, que será utilizada para reciclagem de papel, em substituição às caixas de papelão.


ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

Parque de Informática do Instituto

O principal critério adotado para a distribuição dos recursos das dotações orçamentárias de Informática e Treinamento são as dimensões do parque de informática do Instituto. Os dados serão coletados pela Reitoria diretamente no Sistema Mercúrio. É feita uma classificação dos diversos equipamentos pontuando melhor aqueles de maior valor, modelos mais recentes e/ou atualizados.

Os equipamentos adquiridos com recursos orçamentários (incluindo recursos dos Departamentos, receita própria, repasses de Pró-Reitorias, CCint, etc.) e de convênios firmados com o Instituto são patrimoniados na ocasião do recebimento. A Seção de Convênios já iniciou uma revisão para confirmação de que todos os equipamentos estão devidamente regulares quanto à inclusão ao patrimônio.

As aquisições feitas com recursos dos auxílios individuais (firmados com o docente; FAPESP ou CNPq, por exemplo) dependem de termo de doação da agência de fomento.

Os pedidos de incorporação de bens ou atualização dos registros no Sistema Mercúrio deverão ser entregues na Secretaria do Departamento para encaminhamento à ATF, até o próximo dia 28. Esclarecimentos poderão ser fornecidos pela Seção de Almoxarifado e Patrimônio, ramal 7058 ou e-mail almox@if.usp.br ou a ATF, ramais 6904 ou 6616, e-mail atf@if.usp.br.


COMISSÃO DE PESQUISA

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Comissão de Pesquisa informa que há uma bolsa disponível de iniciação científica no Programa PIBIC/CNPq-USP, com vigência de agosto/2001 a julho/2002. Os interessados em concorrer deverão encaminhar à CPq (Edifício Principal, Ala II, sala 211A) os seguintes documentos: a) projeto de pesquisa; b) histórico escolar atualizado; c) cópia do CPF do aluno; e d) formulários pertinentes preenchidos, que deverão ser retirados nas secretarias dos departamentos.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PRAZO PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO/TESE E

SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO

Comunicamos aos alunos de mestrado/doutorado que a data para depósito da dissertação/tese e a solicitação de prorrogação de prazo não deve ultrapassar o prazo limite do programa.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O EXAME DE QUALIFICAÇÃO para o doutoramento será realizado no horário das 14 às 18 horas, nos locais e datas abaixo relacionados:

PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO, PAE

A primeira palestra da disciplina "Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)" será ministrada em 30 de agosto (quinta-feira), com início às 17 horas, no Auditório Sul (Bege), entre a Ala Central e a Ala II. As datas das palestras seguintes serão comunicadas em breve.


MINI-CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Título: "Ressonância Dupla Elétron-Nuclear-ENDOR (fnc820)"

Professor Responsável: Prof. Medury Dattatreya Sastry

Número de Créditos: 04 (quatro)

Período: de 28/08 a 31/10/01 (as aulas serão ministradas às quartas-feiras)

Horário: das 14 às 17 horas

Local: Sala 204 - Ed. Principal - Ala Central

Matrícula: até 22/08/01

Programa: 1. Basics of Magnetic Resonance and Bloch^Òs equations. 2. Fundamentals of ENDOR: illustration with S = ½ and I = ½ system;, ENDOR frequencies for different conditions; number of ENDOR lines for N- equivalent nuclei. 3. ENDOR mechanism: importance of different types of relaxation, role of cross relaxation, RF enhancement (classical and quantum mechanical approaches), effects of higher order HF interactions and quadrupole interactions. 4. Experimental Techniques. 5. Illustrations (examples): radical íon in irradiated Alanine ESR dosimeter, F- centers in BaFCl, naturally occurring silicates, O2(-) center in natural CaF2; our work on Plutonium Oxalate.


JORNADA ANDRÉ GUINIER, 20 DE SETEMBRO DE 2001

Instituto de Física - Universidade de São Paulo

André Guinier, Professor da Université Paris-Sud e Membro da Academia de Ciências de Paris, foi um dos maiores expoentes do século em pesquisa sobre estrutura dos materiais e sua relação com as propriedades físicas. Ele foi pioneiro no uso do espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS) para o estudo de processos de agregação em ligas metálicas, caracterizando, pela primeira vez, as chamadas "zonas de Guinier-Preston". Foi também um dos primeiros pesquisadores a utilizar o espalhamento difuso de raios X a alto ângulo em estudos de imperfeições cristalinas. Desenvolveu o formalismo teórico que é, ainda hoje, utilizado para interpretar resultados de experiências de SAXS e WAXS, cujo aspecto mais conhecido é a lei de Guinier. Contribuiu, também, de maneira relevante ao desenvolvimento de novos instrumentos como as câmaras de Guinier, Guinier-Tennevin e Guinier-Lenné.

André Guinier visitou várias vezes o Brasil e foi uma excelente referência de competência, seriedade e disponibilidade para vários pesquisadores brasileiros.

Tendo passado pouco mais de um ano desde sua perda, esta Jornada é uma homenagem pela sua contribuição à ciência em geral e, em particular, ao desenvolvimento das áreas de pesquisa relacionadas com o espalhamento de raios X a baixo ângulo no Brasil.

Apresentarão palestras Anne-Marie Levelut (Université Paris Sud), Iris Torriani (Unicamp), Lia Amaral (IFUSP), Antônio Figueiredo Neto (IFUSP) e Aldo Craievich (IFUSP)

A Jornada contará também com comunicações orais e pôsteres sobre pesquisas de materiais orgânicos (proteínas em solução, micelas, cristais líquidos) e inorgânicos (materiais nanocristalinos, sistemas nanoporosos, estruturas fractais) mediante o uso de SAXS. Haverá também uma sessão sobre reminiscências da personalidade de André Guinier.

Limite para inscrição e envio de resumo: 31 de agosto de 2001

Formulário de inscrição (http://pagina.de/cristalografia)

Organizadores: Aldo Craievich, Laboratório de Cristalografia, Departamento de Física Aplicada, IFUSP craievich@if.usp.br e Antônio Figueiredo Neto, Laboratório de Fluídos Complexos, Departamento de Física Experimental, IFUSP, afigueiredo@if.usp.br


SEMINÁRIO DE ENSINO

DISCIPLINAS EM DIÁLOGO

Prof. Dr. Luís Carlos de Menezes e Prof. Dr. Manoel Roberto Robilotta, IFUSP

21 de agosto, terça feira, Auditório Adma Jafet, às 16 horas

Serão postas em debate as ressonâncias e as diferenças de temática e tratamento de duas disciplinas de pós-graduação da área de Ensino de Ciências, coordenadas pelos professores Luís Carlos de Menezes e Manoel Roberto Robilotta, tendo ainda como convidados dois alunos que participaram do curso.


ESTAÇÃO CIÊNCIA

CURSO SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Será realizado na Estação Ciência o curso de extensão universitária A Divulgação Científica em um Centro de Ciência. Destinado a alunos de graduação e interessados em geral, o curso terá carga horária de 18 horas, em um total de seis aulas, e acontecerá aos sábados das 8h30 às 12h30, a partir 25 de agosto, finalizando em 6 de outubro. O corpo docente será constituído pelo Prof. Dr. Ernst Hamburger, IF/USP, Profa. Dra. Dilma de Melo Silva, ECA/USP e Profa. Dra. Gleidemar J.R. Diniz, ECA/USP. Informações pelo telefone 3673-7022.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

A SÍNTESE DOS ELEMENTOS LEVES EM COSMOLOGIA

Jackson Maia, Instituto de Física Teórica, UNESP

22 de agosto, quarta-feira, Edifício Oscar Sala, sala 156, às 16 horas

Neste seminário pretende-se dar uma visão geral do modelo cosmológico padrão, o Big Bang, com ênfase em uma de suas conseqüências observáveis mais importantes, a geração dos elementos mais leves da tabela periódica. Após uma breve discussão sobre as equações fundamentais da cosmologia, será apresentada a termodinâmica do universo primordial, a base teórica para a apresentação posterior dos processos que desencadeiam a fusão de bárions. Também será dada uma exposição resumida de alguns dos métodos existentes para fazer os cálculos práticos da nucleossíntese.


CEFISMA

CAFÉ DO CEFISMA

com o Juiz Coronel PM Lourival Costa Ramos, Presidente do Tribunal da Justiça Militar do Estado de São Paulo, sobre a

crise na polícia militar.

22 de agosto, quarta-feira, no CEFISMA, às 16 horas


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 21.08.2001

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Disciplinas em diálogo"
Prof. Dr. Luís Carlos Menezes e Prof. Dr. Manoel Roberto Robilotta, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"Física experimental das altas energias e detetores para aplicações médicas na Universidade do Algarve"
Prof. Dr. Pedro Rato Mendes, Laboratório de Investigação e Física Experimental de Partículas, Universidade do Algarve
Biblioteca do Acelerador Linear, às 15h


4a. FEIRA, 22.08.2001

PALESTRA
"Desafios para conservação de recursos naturais na USP"
Patrícia Leme, Educadora da CECAE
Auditório Ala Norte, Prédio Novo, 1ª turma às 9h30 e 2ª turma às 14h30

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"A síntese dos elementos leves em cosmologia"
Jackson Maia, Instituto de Física Teórica, UNESP
Ed. Oscar Sala, sala 156, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Parâmetros térmicos na região da concentração micelar crítica - resultados preliminares"
Fabio Luiz Sant'Anna Cuppo, IFUSP
Auditório Sul (Bege), entre a Ala Central e a Ala II, às 16h


5a. FEIRA, 23.08.2001

COLÓQUIO
"A Física Nuclear na USP - Primeiros Tempos"
Prof. Marcello Damy de Souza Santos, IPEN
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br