bIFUSP

ANO XVIII - No.31 - 28/09/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

Tendências no Ensino de Graduação

Na edição de 31 de agosto, a revista Science - 293, 1545-1716 (2001) - publicou uma coletânea de artigos sobre "tendências no ensino de graduação". Trata-se do velho tema: como as universidades ensinam as ciências, e qual deve ser o arsenal de conhecimentos dos alunos que terminam os cursos. Tanto no hemisfério norte quanto aqui no Brasil, os alunos acabam sendo expostos a disciplinas científicas apenas na universidade. Um bom instrutor, manejando um currículo adequado, pode imprimir interesse positivo pela ciência, que acaba durando a vida inteira. Um ensino de ciências desastroso produz antipatia permanente!

Os artigos de Science abordam inicialmente três temas: (i) cursos introdutórios; (ii) aumento da diversidade dos alunos; (iii) envolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa. No item dos cursos introdutórios, oferecidos para uma população ampla de alunos, os físicos estão na vanguarda. A partir de trabalhos realizados na Universidade de Washington, há novos textos que enfatizam conceitos e processos, estimulando a observação, predições e ampla discussão dos fenômenos. Também há novos testes, a partir de trabalhos pioneiros de David Hestenes, para avaliar a compreensão dos conceitos. Quanto à diversidade dos alunos, a idéia consiste em incorporar, ganhando para o pensamento científico, as minorias americanas (negros, latinos, mulheres, etc). As universidades americanas têm sido ímpares em esforços e programas para incorporar as minorias (ao contrário do nosso país, onde se aprovam quotas, mas não se projetam programas especiais para os excluídos; lembrem-se, por exemplo, do índice de 80% de evasão dos bacharelados noturnos da nossa Universidade).

O envolvimento dos estudantes de graduação em trabalhos de pesquisa tem sido fortemente apoiado por programas da NSF (National Science Foundation). Uma pesquisa recente, envolvendo mais de cem "liberal arts colleges" americanos, mostra que, durante uma década, o número de alunos de graduação engajados em algum tipo de atividade de pesquisa cresceu cerca de 70%. O número de alunos em programas de pesquisa mais intensos, durante o verão, cresceu 40%. No último artigo da série, um docente da Universidade da Califórnia defende com veemência a introdução de atividades de pesquisa científica desde os primeiros anos da graduação (aqui no IF, em colóquio recente, o Prof. Damy nos contava com entusiasmo o seu envolvimento em pesquisa junto com os jovens alunos do Prof. Wataghin). Segundo o artigo de Science, na sociedade contemporânea, "o que os estudantes serão capazes de aprender no futuro é tão importante quanto o que vierem a aprender durante o seu curso de graduação. A capacidade de se adaptar rapidamente a novas situações e de resolver problemas difíceis torna-se essencial (e o treinamento científico aumenta consideravelmente esta capacidade). Portanto, a pesquisa, que estava restrita ao domínio da pós-graduação, vai penetrar nos cursos de graduação, que agora também devem se preocupar com a descoberta e a produção de novos conhecimentos."

Os artigos seguintes referem-se à Europa, à China e ao sudeste asiático. Na Europa inicia-se um enorme esforço de unificação de cursos e diplomas (no momento, há mais diferenciação entre os sistemas de educação superior do que entre países e línguas europeus!). Percebe-se que a mobilidade escolar é fator de qualidade (veja-se a Ecole Polytechnique, por exemplo, que propôs um acordo conosco). Na Universidade de Beijing, a maior e mais reputada da China, há novas experiências em curso. O aluno chinês sempre fez escolhas precoces, seguindo um curso muito especializado, com emprego final garantido, nos moldes do velho sistema soviético. Agora se criam turmas experimentais, com ensino mais amplo, no estilo dos "liberal arts colleges" americanos, em que o aluno vai escolher a sua especialização um pouco mais tarde. Aparentemente, uma formação mais ampla é bem mais útil à nova economia chinesa (os alunos poderiam permanecer até um máximo de seis anos na universidade, mas seriam sustentados somente durante quatro anos!). No sudeste asiático (Indonésia, Tailândia), registram-se sucessos no ensino superior à distância, mas sem nenhuma capacidade de proporcionar cursos nas diversas áreas de formação científica ou tecnológica, tão vitais para a economia desses países.

A educação à distância, incluindo interações "online", ou via internet, é comentada em três artigos. Os subtítulos já dizem alguma coisa: "Online, on campus: Proceed with caution"; "Are we having fun yet? Joys and sorrows of learning online". Ou seja, as aventuras nesta direção ainda não apresentam resultados apreciáveis. Segundo os artigos de Science, ainda estão longe os sonhos dos empresários do setor (o famoso "ed-business"), ou de um filantropo idílico, de colocar as melhores cabeças na rede, educando milhões e milhões de pessoas!

A experiência notável no setor da educação à distância continua sendo a Universidade Aberta (Open University, OU) de Londres, com cerca de 30 anos e mais de 2 milhões de "fregueses satisfeitos". Mas a OU, criação da esquerda trabalhista inglesa é outra história. Ela possui seis faculdades, uma delas exclusiva sobre ciências, ensinado física, química, biologia, etc, etc. Utilizam-se textos por correspondência, rádio, TV, internet, cursos de verão, e até aulas presenciais. Sempre houve um grande apoio da BBC. A OU está entre as dez melhores universidades do Reino Unido, por qualquer critério que se decida examinar. Há também um grande diferenciador: quem trabalha na OU faz pesquisa! Segundo um dos seus diretores, "uma educação universitária exige que as pessoas sejam expostas à produção da ciência. A ciência não é constituída apenas por um corpo de conhecimentos, mas também por um conjunto de técnicas e atitudes para produzir novos conhecimentos. Isso não pode se feito por alguém que não faça pesquisa."

Mais informações sobre este conjunto de artigos podem ser encontradas na página next.sciencemag.com.


GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS - FEP

O Grupo de Fluidos Complexos receberá a visita dos professores Olivier Mondain-Monval e Jean Christophe Loudet, do Centro de Pesquisas Paul-Pascal-CNRS de Bordeuax, no período de 27/9 a 7/10. A visita é patrocinada por um convênio bilateral de cooperação CAPES-COFECUB para o estudo de propriedades de ancoramento de cristais líquidos liotrópicos. Está programado um seminário do Prof. Mondain-Monval para o próximo dia 3, às 16 horas, no Auditório Sul. Contatos telefônicos podem ser feitos pelo ramal 6719, ou através de e-mail para andreoli@if.usp.br.

Profa. Elisabeth Andreoli de Oliveira


SEMINÁRIO DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS-FMT

"Local-Density Approximation for a Luttinger Liquid"

Dr. Klaus Capelle, Instituto de Química de São Carlos, USP

4 de outubro, quinta-feira, Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16 horas

The 1968 Bethe-Ansatz solution of the one-dimensional Hubbard model by Lieb and Wu constitutes a milestone of many-body physics, providing one of the few exact solutions of a nontrivial many-body problem. The 1964 proof by Hohenberg and Kohn that the entire physics of an interacting many-body system is encapsulated in its ground-state density constitutes another milestone of many-body physics, one on which most modern electronic-structure theory is based. In the present work we combine both approaches. Based on the exact Lieb-Wu Bethe-Ansatz solution of the homogeneous one-dimensional Hubbard model, we construct a simple analytical expression for the model's exchange-correlation energy. This expression is exact in several important limiting cases, and close to the numerical solution of the Lieb-Wu integral equation in between these limits. In the spirit of the widely used local-density approximation to density-functional theory, this expression for the infinite homogeneous Hubbard model is then used to construct an approximate functional for the exchange-correlation energy of inhomogeneous Hubbard models. While the conventional local-density approximation is based on a Fermi liquid (the electron gas), this one is based on a Luttinger liquid. First applications to Hubbard models which are inhomogeneous, e.g., due to finiteness or external fields, are presented and compared with traditional Bethe-Ansatz and exact diagonalization studies for the same systems.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

URGENTE: HABILITAÇÃO DE ORIENTADORES DE DOUTORADO NO CNPq E RENOVAÇÃO DE BOLSAS

De 6/9 a 15/10, estarão disponíveis no site www.cnpq.br as instruções para a renovação de bolsas de doutorado e para a habilitação dos professores para poderem orientar estudantes de doutorado com bolsa do CNPq.

Após entrar no site do CNPq:

As bolsas de doutorado do CNPq só podem ser concedidas se o professor for habilitado conforme o procedimento indicado no site do CNPq.


PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

A Pró-Reitoria de Graduação da USP promove o primeiro seminário "O Acesso à USP", a ser realizado nos próximos dias 3 e 4 de outubro, no Auditório FEA-5, localizado na Faculdade de Economia e Administração da USP. Informações: 3818-3069/3290.

3 de outubro: O Vestibular das Universidades Públicas Paulistas e o ENEM, início às 14h

4 de outubro: O Formato do Vestibular, início às 9h


ESTAÇÃO CIÊNCIA

Ciência e Inclusão Social

6ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências

A 6ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências será realizada de 7 a 10 de novembro, na Estação Ciência da Universidade de São Paulo. O evento dará oportunidade aos educadores, empresas e instituições do setor de trocar experiências, práticas e projetos pedagógicos, além de conhecer novos instrumentos didáticos que podem complementar o ensino. Durante a Mostra serão realizadas palestras, mesas-redondas e espetáculos relacionados ao tema Ciência e Inclusão Social. As informações para locação do espaço para expositores já podem ser obtidas através do telefone 3673-7022, com Cleo.


IFT-UNESP

XXIV Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica

Estão abertas, até 8 de outubro, as inscrições para a apresentação de comunicações orais no XXIV Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica, que se realizará nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Instituto de Física Teórica - UNESP.

Os interessados devem enviar as fichas de inscrições disponíveis em http://www.ift.unesp.br/ para o endereço congresso@ift.unesp.br, aos cuidados da comissão organizadora.

O Congresso Paulo Leal Ferreira possui uma tradição de mais de vinte anos, contando com palestrantes das mais diversas áreas de pesquisa da física teórica, abordando este ano temas que vão desde física aplicada à crimilalística e ensino de física até teoria de campos e condensados bosônicos. As atividades do congresso abrangem palestras ministradas por conferencistas convidados, exposições orais de 20 minutos de alunos de pós-graduação, iniciação científica ou professores, e uma mesa redonda, encerrando com a tradicional apresentação da Orquestra de Câmara da UNESP.

Apesar do caráter eminentemente teórico do congresso, também serão aceitos trabalhos em fenomenologia. Eventuais ouvintes poderão se inscrever até a data de abertura do evento.

Mais detalhes podem ser obtidos na homepage: http://www.ift.unesp.br/


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 02.10.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"Decaimentos raros no setor de Kaons: visão panorâmica/KTeV"
Ricardo Franco Barbosa, IFUSP
Biblioteca do Laboratório do Acelerador Linear, às 15h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"Hierarquia e anarquia em matrizes de massa de quarks"
Prof. Rogério Rosenfeld, Instituto de Física Teórica, IFT-UNESP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


5a. FEIRA, 04.10.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FILMES FINOS
"Pontos quânticos de InAs destinados à fabricação de lasers semicondutores"
Prof. Alain A. Quivy, IFUSP
Ed Basílio Jafet, sala 105, às 10h30

DISSERTAÇÃO DE MESTRAD
Alessandro Alves da Silva
"Estudos sobre efeitos de rugosidade em espectros RBS"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Manfredo Harri Tabacniks (orientador), Nemitala Added e Fernando Lázaro Freire Júnior (PUC/RIO)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Local-density approximation for a Luttinger liquid"
Dr. Klaus Capelle, Instituto de Química de São Carlos - USP
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h


6a. FEIRA, 05.10.2001

BROWN BAG LUNCH NO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Computação quântica"
Prof. Paulo Teotonio Sobrinho, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 310, às 12h30


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br