bIFUSP

ANO XVIII - No.34 - 19/10/2001


ÍNDICE


COLÓQUIO ESPECIAL

A CONDENSAÇÃO DE BOSE-EINSTEIN E O PRÊMIO NOBEL DE 2001

Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, Instituto de Física de São Carlos - USP

24 de outubro, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

Na última semana ficamos sabendo pela grande imprensa que o Nobel de Física de 2001 foi concedido aos primeiros pesquisadores a realizarem de forma controlada a condensação de Bose-Einstein, CBE. Neste colóquio deveremos rever os princípios básicos da CBE, mostrar que átomos resfriados por laser são um bom sistema para seu estudo, falar sobre os primeiros experimentos realizados e os experimentos recentes envolvendo CBE. Serão feitas analogias entre a dinâmica dos condensados, a óptica quântica e fenômenos críticos. Também serão discutidas as programações de novos experimentos.

Prêmio Nobel de Física de 2001

No último dia 9, a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou os três laureados com o Prêmio Nobel de Física em 2001. O prêmio foi atribuído a Eric A. Cornell (JILA e NIST, Boulder, Colorado, USA), Wolfgang Ketterle (MIT, Cambridge, Massachusetts, USA) e Carl E. Wieman (JILA e University of Colorado, Boulder, Colorado, USA), "pela produção de condensados de Bose-Einstein em vapores diluídos de átomos alcalinos, e por estudos fundamentais das propriedades dos condensados". Em 1995, Cornell e Wieman publicaram seus resultados com átomos de 87Rb na revista Science [269, 198 (1995)], enquanto Ketterle publicou seus resultados com átomos de 23Na apenas quatro meses mais tarde em Phys. Rev. Lett. 75, 3969 (1995). Para produzir os condensados, os grupos usaram técnicas sofisticadas de resfriamento a laser e aprisionamento de átomos, que deram o prêmio Nobel de Física em 1997 a S. Chu, C. Cohen-Tannoudji e W. D. Phillips. Além disso, eles também usaram uma técnica de resfriamento evaporativo, desenvolvida anteriormente no grupo de D. Kleppner (MIT) e aplicada ao hidrogênio (cuja condensação só foi obtida em 1998). A produção de condensados em vapores de átomos alcalinos abre várias perspectivas, tanto do ponto de vista de estudos fundamentais, quanto de possíveis aplicações. Já foram realizados diversos estudos de produção de vórtices (quantizados) em condensados, bem como de sólitons. Também foi possível produzir "lasers de átomos", em que ondas de matéria coerentes são emitidas, em analogia com as ondas de luz coerentes emitidas por lasers. A amplificação de ondas de matéria, associada ao caráter bosônico dos átomos, também foi demonstrada. Isso abre caminho para a realização de medidas de precisão, com interferômetros atômicos e também para a deposição controlada de átomos em substratos para produção de nano-estruturas, por exemplo.

No Brasil, um grupo no IFSC-USP está tentando produzir condensados de Bose-Einstein em vapores alcalinos. O grupo é liderado pelo Prof. Vanderlei S. Bagnato, que foi colega de Eric Cornell durante seu doutoramento no MIT. O estudante de doutoramento responsável pelo projeto, Sérgio Muniz, passou uma temporada no laboratório de Cornell e Wieman, em Boulder. Também é interessante mencionar que Wolfgang Ketterle é um dos colaboradores internacionais do Instituto de Informação Quântica (apoiado no programa Institutos do Milênio), que conta com membros do IFUSP. Finalmente, para aqueles interessados em ler mais sobre o assunto, ver imagens e animações sobre a produção dos condensados, vale a pena conferir as páginas na internet (e os "links")

http://mitworld.mit.edu/world/ondemand/ketterle.html,

onde é possível assistir à aula Nobel proferida por Ketterle para seus colegas no MIT e http://www.colorado.edu/physics/2000/bec/index.html.

Paulo A. Nussenzveig


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

ELEIÇÕES PARA REITOR

O primeiro turno das eleições para Reitor será realizado na próxima quarta-feira, dia 24, das 9 às 13 horas. No Instituto de Física, a urna de votação ficará na sala 207 da Ala I do Edifício Principal. Fazem parte do Colégio Eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais e das Congregações. Os eleitores podem votar em qualquer Professor Titular da Universidade. Informações sobre os candidatos que se apresentaram podem ser encontradas na página da USP, sob o tópico "eleições".

O segundo turno será realizado no próximo dia 9 de novembro, com início às 13h30m, na Secretaria Geral, votando os membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais.

Cópias das Resoluções que dispõem sobre o primeiro e segundo turnos podem ser obtidas junto a Assistência Acadêmica, na sala 339 da Ala I.


COLÓQUIO

THE SCIENCE AND DETECTION OF GRAVITATIONAL WAVES

Prof. Barry C. Barish, Director of the LIGO Project, California Institute of Technology

25 de outubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

Einstein predicted the existence of gravitational waves in 1916 as a consequence of the general theory of relativity. In his theory, changes in the shape of concentrations of mass (or energy) warp space-time, causing distortions that propagate through the Universe at the speed of light. However, no direct detection of such waves has yet been made some 85 years later. A new generation of detectors promises sensitivities that will be capable of detection from a variety of catastrophic events, such as the gravitational collapse of stars or the coalescence of compact binary systems.

Motivação:

O LIGO (Laser Interferometer Gravitational wave Observatory) é um observatório americano para ondas gravitacionais, formado por dois interferômetros laser, com braços de 4km de extensão, que se encontra em fase final de entrada de operação. Este observatório foi apoiado pela NSF com mais de US$ 400M. Seu Diretor, Prof. Dr. Barry C. Barish, anteriormente diretor do projeto do Super Colider, fará uma abordagem sobre a detecção de ondas gravitacionais e o conhecimento que será obtido com a observação dessas ondas. O Prof. Barish se encontra no Brasil, a convite do grupo brasileiro do Detector de Ondas Gravitacionais Mário Schenberg e da Comissão Organizadora do XXII ENFPC, onde apresentará uma plenária em 24 de outubro de 2001.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSCRIÇÕES PARA MESTRADO NA ÁREA DE ENSINO ^Ö MODALIDADES FÍSICA E QUÍMICA

As inscrições para Mestrado na Área de Ensino - Modalidades Física e Química ^Ö estarão abertas no período de 22/10 a 9/11, na Secretaria da Comissão de Pós-Graduação, Edifício Principal, Ala II, sala 207.

PALESTRA DA DISCIPLINA PAE

Como promover a necessária transição da educação formal para a educação não-formal em sala de aula

Prof. Dr. Claudio Zaki Dib, IFUSP

25 de outubro, quinta-feira, das 17 às 19 horas, no Auditório Norte, entre a Ala Central e a Ala II

Palestra aberta a todos os interessados.

É apresentada uma nova proposta para a conceituação de "educação não-formal" e analisada a urgente necessidade de efetuar a gradual transição do esquema formal usualmente adotado em sala de aula para um esquema "menos formal". É proposto um modelo para viabilizar essa transição, a partir da supressão gradativa de aspectos formais presentes na sala de aula convencional, visando atender a características e necessidades do estudante e da sociedade. Através de estudos de casos são analisadas as principais vantagens obtidas com o novo modelo e apresentadas a nova concepção da sala de aula e os novos papéis a serem desempenhados por professor e alunos.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

VILLA KYRIAL: CRÔNICA DA BELLE ÉPOQUE PAULISTANA

Dra. Márcia Mascarenhas Camargos, Companhia da Memória e Instituto de Estudos Brasileiros, IEB-USP

26 de outubro, sexta-feira, Auditório Norte, às 14 horas

No início do século XX, ninguém precisava sair de São Paulo para conhecer Paris. Bastava ter a sorte de ser convidado para uma reunião na rua Domingos de Morais, número 10. Era este o endereço do senador José de Freitas Valle, cujo palacete cercado de vastos jardins, com paredes forradas de quadros e decoração requintada, abria-se para ciclos de conferências, banquetes, concertos, saraus e bailes memoráveis.

Freqüentado pela elite e por jovens talentos sem recursos, o salão artístico-literário de Freitas Valle tornou-se um centro aglutinador que marcaria a vida cultural da cidade durante cerca de vinte anos. Ali se reuniam damas da alta sociedade, escritores, pintores e músicos, como dona Olívia Guedes Penteado, Mário de Andrade, Segall, Anita Malfatti, Brecheret e Villa Lobos, além de políticos como Washington Luís e Osvaldo Aranha. Na sua residência decidiam-se os rumos do país. Lá artistas em início de carreira contavam com o apoio do mecenas, artífice de um programa de incentivo criado em 1912 pelo governo do Estado para distribuir bolsas de estudo na Europa.

Freitas Valle faleceu em 1958. Dois anos depois, a Villa Kyrial foi vendida e, em 1961, demolida. Apagava-se a memória de um valioso testemunho da história cultural paulistana e brasileira, quando teria cabido o tombamento do solar e sua transformação em casa-museu.

Marcia Mascarenhas Camargos, jornalista e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, é sócia da Companhia da Memória, produtora de projetos culturais. Escreveu, em co-autoria, Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia (Editora SENAC São Paulo), obra ganhadora dos prêmios Jabuti (categoria ensaio e biografia) e Livro do ano/não ficção, outorgados pela Câmara Brasileira do Livro em 1998, e Villa Kyrial: crônica da Belle Époque paulistana. (Editora SENAC São Paulo, 256 páginas. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a revista A Cigarra, em pós-doutorado, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP).

Prof. Paulo A. Nussenzveig - Coordenador


IV CONGRESSO ARTE E CIÊNCIA - Mito e Razão

Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes - ECA-USP

IV CONGRESSO ARTE E CIÊNCIA - Mito e Razão

24, 25 e 26 de outubro de 2001

Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.

O Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes, da ECA-USP, estará realizando o IV Congresso Arte e Ciência: Mito e Razão, com o objetivo de fomentar o diálogo entre pesquisadores das artes e ciências e discutir a questão mítica como reflexo de personagens e imagens celebradas na mídia, monumentos e criações ousados, indicando alcances tecnológicos e expressando poderios políticos e econômicos.

Este evento contará com a presença de cientistas e pesquisadores de várias partes do país, de áreas ligadas ao cinema, música, teatro, artes plásticas, filosofia, física, comunicações, economia, engenharia entre outras. Estas participações acontecerão durante as atividades do Congresso, que estão divididas em palestras, comitês temáticos, encontro artista e cientista, além de apresentações artísticas e do 12o Seminário Schenberg - Arte e Ciência.

Na abertura do congresso ocorrerão homenagens a Marcelo Grassmann, Paulo Vanzolini e Milton Santos (in memorian). Serão proferidas as seguintes palestras: "O Mito de Orfeu" - Nicolau Sevcenko (FFLCH/USP) e "A Caverna Digital"- Marcelo Zuffo (EP/USP).

Informações e Inscrições

Centro Mario Schenberg de Doc. da Pesq. em Artes - ECA/USP

Av. Prof. Lúcio M. Rodrigues, 443, Bloco 9, sala 9, Cel.(0xx11) 9337.4773

http://www.if.usp.br/cms ou centroschenberg@uol.com.br.


IME-USP

O COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA do próximo dia 26 de outubro, sexta-feira, das 16 às 17 horas, no Auditório Antonio Gilioli do IME, será dado pelo Prof. Dr. J-C.YOCCOZ, do Collège de France, em Paris, agraciado com a Medalha Fields em 1994. O título, na área de sistemas dinâmicos, será anunciado oportunamente.


Instituto de Física Teórica - UNESP

"Bose Einstein Condensation (BEC) of Trapped Atoms"

palestras apresentadas pelo

Prof. Rajat K. Bhaduri, Department of Physics and Astronomy, McMaster University, Hamilton, Canada

Auditório Principal do Instituto de Física Teórica, UNESP, Rua Pamplona, 145. Dia 18/10, às 17 horas, dentro do Congresso Paulo Leal Ferreira); dias 24 e 31/10; 7 e 14/11, às 10 horas.

Programa: 1. General Lecture (Student Seminar): Novel developments in BEC; 2. BEC in a trapped ideal gas (isotropic harmonic oscillator). The effect of extreme anisotropy: quasi two- and one-dimensional systems. Two-step condensation; 3. Effect of interaction between the atoms at finite temperatures. Thomas-Fermi method applied to two-dimensional traps. Surprise? 4. Interacting bosons in two-dimensions, and the generalized exclusion statistics of Haldane; 5. Example of exclusion statistics in one-dimension: the Calogero-Sutherland (exactly solvable) interacting many-body problem.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 22.10.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Crisotila como suporte para Saccharomyces cerevisiae: origem físico-química da preservação da vitalidade"
Dra. Flávia Maria Cassiola, Instituto de Química - UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 14h


3a. FEIRA, 23.10.2001

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"Uma introdução à condensação de átomos confinados"
Prof. Dr. Emerson José Veloso de Passos, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 24.10.2001

COLÓQUIO ESPECIAL
"A Condensação de Bose-Einstein e o Prêmio Nobel de 2001"
Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, Instituto de Física de São Carlos - USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
Relato da conferência "Ion Beam Analysis"
Profa. Dra. Marcia de Almeida Rizzutto, IFUSP
Ed. Oscar Sala, sala 156, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - FEP
"Cholesteric liquid crystal laser sensors in optical fibers"
Dra. Isabel Cristina S. Carvalho, Departamento de Física - PUC/RJ
Auditório Sul (Bege), entre a Ala Central e a Ala II, às 16h


5a. FEIRA, 25.10.2001

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FILMES FINOS
"Área efetiva de escoamento em bocal Laval de pequeno diâmetro"
Márcio Lima, Escola Politécnica - USP
Ed Basílio Jafet, sala 105, às 10h30

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Padrões coletivos de movimento em um sistema de agentes autônomos"
Prof. Dr. Francisco Bosco, Universidade Federal do Espírito Santo
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h30

COLÓQUIO
"The science and detection of gravitational waves"
Prof. Barry C. Barish, Director of the LIGO Project, California Institute of Technology
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 26.10.2001

BROWN BAG LUNCH
"Imunologia e dinâmica do HIV-1"
Leonardo Martins, Laboratório de Evolução Molecular e Bioinformática, ICB
Ed. Principal, Ala I, sala 310, às 12h30

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
"Villa Kyrial: crônica da belle époque paulistana"
Dra. Márcia Mascarenhas Camargos, Companhia da Memória e Instituto de Estudos Brasileiros - USP
Auditório Norte, entre a Ala Central e a Ala II, às 14h

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Magnetic semiconductors"
Prof. Olle Eriksson, Universidade de Uppsala, Suécia
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br