bIFUSP

ANO XVIII - No.37 - 09/11/2001


ÍNDICE

Devido ao feriado no dia 15, quinta-feira, solicitamos que as matérias para o próximo BIFUSP sejam encaminhadas até a segunda-feira, dia 12, às 17 horas.


DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

No último dia 31 foi publicada a aposentadoria do Prof. João Dias de Toledo Arruda Neto. Agradecemos os seus relevantes serviços, e desejamos que essa nova fase se inicie com um período merecidamente mais tranqüilo, mas igualmente de muitas realizações científicas.

Prof. Antônio M. Figueiredo Neto, FEP


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Concurso de Livre-Docência

O Concurso de Livre-Docência no qual está inscrito o Prof. José Roberto Brandão de Oliveira, junto ao Departamento de Física Nuclear, terá início no próximo dia 12, às 9 horas, na sala 207 da ALA I.

Inscrições para Processo Seletivo - FAP

Encerram-se dia 13 de novembro, às 17 horas, na Seção de Pessoal, as inscrições para o Processo Seletivo para contratação de um docente junto ao Departamento de Física Aplicada.


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

  1. USP inaugura sua Unidade Básica de Saúde - A Universidade de São Paulo inaugurou no último dia 1o a sua Unidade Básica de Saúde (UBAS), destinada ao atendimento exclusivo dos servidores ativos do campus da capital. Segundo a Profa. Maria Lúcia Lebrão, superintendente do Hospital Universitário da USP (HU), o objetivo dessa unidade é possibilitar um atendimento básico com mais qualidade. O campus da capital tem atualmente 13 mil funcionários. "O servidor será acompanhado pelo mesmo médico durante todo o período em que estiver recebendo tratamento", diz. Maria Lúcia explica ainda que os dependentes dos servidores continuarão a ser atendidos no HU.
  2. A UBAS terá inicialmente quatro médicos clínicos e um ginecologista. Os médicos clínicos deverão resolver perto de 80% dos casos que antes eram encaminhados ao HU. "Queremos evitar que o paciente vá direto ao especialista porque muitas vezes o clínico geral já tem o diagnóstico." Com isso, a superintendente acredita que os especialistas ficarão menos sobrecarregados. "Obviamente, se um paciente precisar, ele será dirigido ao HU", esclarece. A UBAS vai possibilitar a formação para tratamento de "grupos de risco". "Esses grupos serão formados por pacientes com o mesmo problema, ou seja, um grupo de hipertensos, outro de diabéticos ou obesos", explica. Além disso, receberão atendimento diferenciado, com acompanhamento de psicólogos, por exemplo. Mais informações: 3818-7772

  3. B.O. via internet - Já está no ar o "Plantão Eletrônico", através do qual poderá ser feito o registro de ocorrências, tais como extravio de documentos ou mesmo furto de veículos. Através deste procedimento, não é necessário ir à uma Delegacia de Polícia para a elaboração do "Boletim de Ocorrência"; basta acessar o site http://www.seguranca.sp.gov.br, preencher o B.O. na tela do computador e, em até 30 minutos, a Polícia entrará em contato para a confirmação das informações prestadas. A partir daí o B.O. já estará disponível para cópia via impressora. O serviço, por enquanto, encontra-se disponível somente para a Grande São Paulo.

ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

Este ano não será necessária a antecipação de pedidos de compra e guias de operação. O Sistema Mercúrio estará fechado somente a partir das 18h do dia 27/12/2001 com abertura prevista para o dia 7 de janeiro juntamente com o Orçamento de 2002. Recomendamos que sejam evitadas despesas neste período. Entretanto, os casos inadiáveis deverão ser comunicados à ATF até o dia 17/12/2001 para que os recursos sejam provisionados. Para cobrir as despesas urgentes ou miúdas e de pronto pagamento a Administração manterá recursos em Tesouraria.

O saldo orçamentário deste ano já está comprometido devido aos diversos investimentos feitos ou em andamento no Instituto, como a reforma de banheiros e dos laboratórios didáticos, entre outros. Alertamos que este final de exercício exigirá cautela no encaminhamento dos pedidos de compra e guias de operação, principalmente dos Departamentos e áreas da Administração que já estouraram suas cotas orçamentárias, bem como dos docentes que não dispõem de saldo em suas contas.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

CONVÊNIO USP-ÉCOLE POLYTÉCHNIQUE

Apesar do prazo muito curto, quatro estudantes do IFUSP foram selecionados (dos oito inscritos) para a segunda etapa. São eles:

- Alan Maciel da Silva
- Gabriel Rocha de Santana Zarnauskas
- Jairo Cavalcante de Souza
- Vitor Puech Bahia Diniz

Em janeiro, eles serão examinados por uma banca da École Polytéchnique que dará a palavra final. Estaremos acompanhando o processo e apoiando nossos alunos. Parabéns aos selecionados e boa sorte!

Prof. Luiz Carlos Gomes


CENTRO DE COMPUTAÇÃO

Novos recursos no CCIFUSP

1) Impressora/plotadora HP 800PS

Graças a uma colaboração da Reitoria, CPG e da Diretoria, compramos uma impressora/plotadora HP DesignJet 800PS, que suporta papéis de até 42" (106,6cm) e diversas linguagens gráficas, entre elas o PostScript.

A Comissão de Informática do IF está discutindo as formas de uso e manutenção desta impressora, no que toca ao papel e tinta. Até que isto esteja definido, o CCIFUSP está imprimindo posters em papel simples de até 90cm de largura e que não tenham um fundo "carregado" (tipo azul escuro com letras em branco), pois ainda não temos cartuchos de reserva. Desenhos técnicos também podem ser impressos. A impressão está restrita a usuários do IF (orientados do IF e seus orientadores). Favor entrar em contato com o CCIFUSP, ramal 6810, para agendar a impressão.

Até o final do mês, deveremos ter um PC com diversos programas para gerar posters e figuras à disposição da comunidade do IF.

2) Unidade de fita DLT

Disponho de uma unidade de fita DLT IV (40/80), que coloco à disposição de interessados para leitura e/ou gravação. Esta unidade suporta fitas DLT III e DLT III-XT. Os interessados podem me contatar diretamente no ramal 6928.

Philippe Gouffon


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSCRIÇÕES DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CNPq E CAPES PARA 2002

BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

De 19/11 a 7/12 estarão abertas as inscrições para bolsas de Mestrado e Doutorado do sistema CNPq/CAPES e para as novas matrículas no curso de Pós-Graduação em Física no primeiro semestre de 2002. Os interessados deverão fazer sua inscrição junto à Secretaria de Pós-Graduação.

Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 19/11 a 7/12. Os relatórios de atividades também devem ser entregues com formulário para encaminhamento do relatório (modelo na home-page), na mesma Secretaria, durante esse período. Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido e aprovado em Reunião da Comissão de Pós-Graduação:

  1. resumo do plano de pesquisa;
  2. resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas até o relatório anterior (a partir do 2o relatório);
  3. resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas durante o período do relatório;
  4. avaliação por parte do plano já desenvolvido, indicando claramente quanto ainda falta para completar o plano proposto e o programa de atividades para o próximo período (no caso de solicitação de renovação de bolsa);
  5. resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas até o relatório anterior (a partir do 2o relatório);
  6. resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período do relatório;
  7. apêndices: colocar em apêndices, quando for o caso, descrição detalhada de cálculos ou medidas desenvolvidas, capítulos de tese, trabalhos enviados para publicação etc., desenvolvidos durante o período do relatório.

Os bolsistas que não solicitaram renovação de bolsa de doutorado devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG de 19/11 a 7/12/2001.


CIPA

Eleição dos novos integrantes da CIPA

Convidamos a todos funcionários do IFUSP a participarem da Eleição dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) - Gestão 2001/2002.

Dia: 13 de novembro de 2001

Horário: das 9 às 17 horas

Local: sala 200 (ao lado do Auditório Norte)

Antônio Carlos Franco, Presidente da CIPA, Gestão 2000/2001


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 12.11.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Doralice Bortoloci Ferreira
"Revisitando a sala de aula: uma reflexão muito além das práticas e ações na formação de professores para o ensino de física"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Alberto Villani (orientador), João Zanetic e Maria Cecília Cortez Christiano de Souza (FEUSP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Implantação de uma linha de pesquisa em cosméticos"
Profa. Inés Joekes, Instituto de Química - UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 14h


3a. FEIRA, 13.11.2001

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Response theory calculations of nonlinear optical properties"
Prof. Hans Agren, Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia
Ed. Alessandro Volta (bloco C), Sala de Seminários, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"Logarithmic correction to the black hole entropy"
Prof. Rajat Bhaduri, Physics Department, McMaster University Hamilton, Ontário, Canadá Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 14.11.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos
"Coexistência de condensados de Bose-Einstein atômico molecular"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antônio Fernando Ribeiro de Toledo Piza (orientador), Emerson José Veloso de Passos e Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Relato da 3a Conferência de Núcleos Exóticos e Massas Atômicas - ENAM 2001"
Profa. Dra. Alinka Lépine, IFUSP
Ed. Oscar Sala, sala 156, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - FEP
"Cristais líquidos com moléculas na forma de 'banana' "
Aline Moojen Pedreira, IFUSP
Auditório Sul (bege), entre a Ala Central e a Ala II, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br