bIFUSP

ANO XVIII - No.40 - 23/11/2001


ÍNDICE


DIRETORIA

Ofício de Diretor - I

No final de mandato, com agenda livre e amigos começando a rarear, posso até distribuir conselhos ao sucessor.

Nunca fui muito afeito à leitura de regimentos, atas ou estatutos. Cuidado nisso. No meu velho departamento, introduzi um sistema de atas telegráficas, limitadas às conclusões, deixando de fora tanta sabedoria dos colegas. Apesar de "burocrata tarimbado", posso dizer com orgulho que jamais ouvi qualquer trecho daquelas fitas gravadas no CTA ou na Congregação. Durante a minha gestão foram realizados cerca de 80 a 90 concursos ou processos seletivos (de caráter público, nos dois casos) para a contratação, ou promoção de docentes. Perdi a conta dos processos seletivos para funcionários. Portanto, três recursos e um mandado de segurança, com acusações de prevaricação (veja Aurélio ou Houaiss), talvez não sejam balanço tão negativo.

Quando assumi o Instituto, fui consultar os regimentos e tenho procurado aplicá-los de forma modesta, ingênua, quase artesanal. Acho que posso dizer como o velho Graça, nas conclusões de um daqueles relatórios do jovem prefeito de Palmeira dos Índios: "Devo ter cometido numerosos disparates. Todos os meus erros, porém, foram erros da inteligência, que é fraca."

Mas o próximo Diretor que se precavenha. Erros da inteligência são cobrados na Justiça, transformam-se em precatórios às avessas, porque precatorista de verdade sempre tem razão. E não venha com este papo de defesa da academia: partidos e sindicatos também não gostam disso.

O próximo Diretor deve começar fazendo um curso intensivo de direito administrativo (especializado na área estatal, incluindo mandados de segurança, fumus boni iuris, periculum in mora, e até um pequeno habeas corpus preventivo). Não adianta procurar a CJ, que funciona lenta, lentamente, com os convênios, a CERT e tantos precatórios para cuidar. A ADUSP também não adianta: tem uma advogada, estabelecida à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, Cidade Universitária, que vai patrocinar a defesa (ou o ataque) de qualquer estranho, em nome da luta contra o "autoritarismo". Minha sugestão: antes da posse, procure um advogado especializado, daqueles que custam caro, e faça um pecúlio para promover a sua defesa nos próximos anos. Veja o Código Civil: a responsabilidade vai ser sua, apenas sua, pessoa física, com filhos e netos para sustentar.

Vale a pena resistir? Quem quere passar além do Bojador, tem que passar além da dor. Mas, no final, é preciso cuidar do nosso jardim. Será que não seria melhor deixar tudo pra lá?

Silvio R. A. Salinas, Diretor.


DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

Informamos com satisfação que o Prof. Giorgio Moscati foi indicado para receber o Prêmio Banas Qualidade, categoria Acadêmico de Qualidade. Anualmente, a Editora Banas promove junto à comunidade da qualidade de todo o país, formada por mais de 65.000 profissionais, a eleição das personalidades que desempenharam importante trabalho em prol do desenvolvimento da qualidade no Brasil.

Prof. Antônio Martins Figueiredo Neto, Chefe do DFEP


SEMINÁRIO DE ENSINO

A divulgação científica no Brasil e alguns de seus dilemas

Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira

Instituto de Física e Área Interdisciplinar de História da Ciência, UFRJ

27 de novembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16 horas

As atividades de divulgação científica no Brasil têm uma longa história e ganharam maior ímpeto nas duas últimas décadas, com o surgimento de maior número de revistas de divulgação, museus de ciência, livros, uso dos meios de comunicação etc. Contudo, existe ainda pouca reflexão local sobre a complexa relação entre a ciência e o público. Após esboçar um breve panorama histórico sobre a divulgação científica no Brasil, faremos considerações sobre a situação atual e sobre alguns dos seus principais dilemas. Essas reflexões estarão escoradas também em pesquisas sobre como a ciência é apresentada na imprensa e sobre atitudes e visões do público acerca da atividade científica, seu significado e as conseqüências de suas aplicações.


SEMINÁRIO

Resultados e Problemas em Física-Matemática

 

Path integral representation for interface states of the anisotropic Heisenberg model

Dr. Oscar Bolina Jr., IFUSP

28 de novembro, quarta-feira, Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14 horas

 

O estado fundamental da cadeia de spins 1/2 do modelo XXZ ferromagnético quântico foi determinado por Alcaraz, Salinas e Wreszinski [Phys. Rev. Lett. 75 (1995) 930] e, independentemente, por Gottstein e Werner [cond-mat/9501123]. Nós desenvolvemos uma representação de trajetória para o estado fundamental desse modelo. Vou usar a representação de trajetória para obter várias estimativas de probabilidade. Em particular, vou mostrar como obter as q-identidades de Pascal (Kassel, quantum groups) usando essa representação.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CNPq E CAPES EM 2002

BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Estão abertas desde 19/11 até 7/12 as inscrições para bolsas de Mestrado e Doutorado do sistema CNPq/CAPES e para as novas matrículas no curso de Pós-Graduação em Física no primeiro semestre de 2002. Os interessados deverão fazer suas inscrições junto à Secretaria de Pós-Graduação.

Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 19/11 a 7/12. Os relatórios de atividades também devem ser entregues, juntamente com formulário para encaminhamento do relatório (modelo na home-page), durante esse mesmo período. Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido e aprovado em Reunião da Comissão de Pós-Graduação:

  1. resumo do plano de pesquisa;
  2. resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas até o relatório anterior (a partir do 2o relatório);
  3. resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas durante o período do relatório;
  4. avaliação por parte do plano já desenvolvido, indicando claramente quanto ainda falta para completar o plano proposto e o programa de atividades para o próximo período (no caso de solicitação de renovação de bolsa);
  5. resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas até o relatório anterior (a partir do 2o relatório);
  6. resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período do relatório;
  7. apêndices: colocar em apêndices, quando for o caso, descrição detalhada de cálculos ou medidas desenvolvidas, capítulos de tese, trabalhos enviados para publicação etc., desenvolvidas durante o período do relatório.

Os bolsistas que não solicitaram renovação de bolsa de doutorado devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG de 19/11 a 7/12/2001.

MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO PELA INTERNET

AOS ALUNOS, ORIENTADORES E PROFESSORES DE DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Conforme divulgado, as matrículas dos alunos já inscritos nos programas de mestrado e doutorado da pós graduação do IFUSP, referentes ao primeiro semestre de 2002, serão efetuadas pela Internet através do site: http://www.sistemas.usp.br/fenix.

Os alunos que se matricularem pela primeira vez no mestrado ou doutorado deverão fazer a sua matrícula na forma tradicional, ou seja, através de formulários a serem entregues na Secretaria de Pós-Graduação, entre os dias 4 e 15 de fevereiro de 2002. A matrícula dos alunos especiais se dará de 18 a 22 de fevereiro de 2002.

O calendário e os procedimentos das matrículas pela Internet se dará da seguinte forma:

Até 30/11/01: Cadastramento do e-mail de alunos e docentes já efetuado pela Secretaria de Pós-Graduação;

10/12/01: Alunos, orientadores e ministrantes de disciplina receberão e-mail informativo;

Até 20/12/01: Implementação no sistema fênix das disciplinas a serem oferecidas no 1o semestre de 2002.

Janeiro/02: Site www.sistemas.usp.br/fenix acessível para consulta às disciplinas oferecidas;

25/01/01: Alunos, orientadores e ministrantes de disciplina receberão sua senha por e-mail. A senha é privativa e será utilizada a fim de acessar o site para a matrícula do estudante, para o aval do orientador e para o deferimento na disciplina feito pelo seu ministrante;

2 a 17/02/02: Pré-matrícula dos estudantes regulares feita no site www.sistemas.usp.br/fenix utilizando-se a senha fornecida;

18 a 22/02/02: Aval dos orientadores para a matrícula de seu(s) orientando(s) no site www.sistemas.usp.br/fenix, utilizando a senha fornecida;

25/02 a 1/03/02: Deferimento das matrículas nas disciplinas, pelos seus ministrantes, utilizando a sua própria senha.

PROCEDIMENTO BÁSICO

Endereço Internet: http://ww.sistemas.usp.br/fenix. Ao tentar entrar no site, surgem algumas telas iniciais de controle com o símbolo chave ou cadeado. Click o botão "próximo", ou "continue" ou "next".

Em seguida surge uma tela com os dizeres "Você acaba de examinar o certificado..." ou "you have finished examining the certificate...". Click o botão "concluir" ou "finish".

Você está agora no programa Fênix/Web. Na tela inicial você encontra do lado esquerdo um menu. Click "Processo de matrícula".

Aqui se deve entrar com o código de acesso (que alunos e professores receberão em 10/12/01). O password será fornecido em 10/12/01.

Entrando no sistema, o menu do lado esquerdo da tela indicará os procedimentos a serem seguidos.

As disciplinas oferecidas neste semestre aparecem no botão "Disciplinas Oferecidas". Surge uma tela onde o estudante poderá verificar a relação das disciplinas dando um click no final da tela em "Comissões de Pós-Graduação". Em seguida, click na lista "Instituto de Física". Depois, na tela sobre Programa e Áreas de Concentração, click somente a área 43134 ^Ö Física; então vai aparecer a relação das disciplinas. Desde 1999 o Instituto de Física só tem uma área de concentração.

Menu específico:

PALESTRA DA DISCIPLINA PAE

A formação do formador de professores

Prof. Dr. Luís Carlos de Menezes, IFUSP

29 de novembro, quinta-feira, Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II, às 17h15


CIPA

RESULTADO DA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS NA CIPA - GESTÃO 2001/2002

Titulares:

Luis Carlos Máximo: 44 votos

Anderson Ivan Cardin - 17 votos

Joaquim Vitoriano da Costa - 16 votos

Suplentes:

Ginaldo Ferreira dos Santos - 16 votos

Gilberto Francisco dos Santos - 12 votos

Adilson Batista Machado - 11 votos

Sr. Antonio Carlos Franco da Silveira

Presidente da CIPA - Gestão 2000/2001


CEFISMA

NOVA DIRETORIA DO CEFISMA

Conforme resultado de eleição ocorrida nos dias 6 e 7 de novembro, foi composta a nova Diretoria do CEFISMA, integrada pelos alunos: Fernanda Bianca de Oliveira, Francisca A. C. Brasileiro, Leonardo Crochik, Lívia S. M. Rego, Fábio Stuchi Vannucchi, Ferenc Diniz Kiss, Mauro Quandt Monteiro, Pedro Valadão Carelli, Roseana de Souza Pellozo e Thiago Fazolari Meyer.


ESCOLA POLITÉCNICA - USP

Simpósio Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária:

Veículos para maior Relacionamento com a Sociedade

28 de novembro de 2001

Anfiteatro do Edifício Eng. Mário Covas Jr., Escola Politécnica - USP

 

A Escola Politécnica está organizado um simpósio sobre "pesquisa, cultura e extensão universitária", visando uma maior interação entre empresários, dirigentes empresariais, profissionais de engenharia e professores e pesquisadores da própria Escola.

Programação

8h30 Inscrições

9h00 Sessão de Abertura

Palestra do Prof. Dr. Antonio Marcos de Aguirra Massola, Diretor da EPUSP

9h30 Entrega do Prêmio Décio Leal de Zagottis

9h45 Palestra do Dr. Maurício Mendonça (MCT/CNPq)

Fundos Setoriais

11h00 Intervalo para café

11h10 Sessão de Painéis ilustrando as Linhas de Pesquisa e atividades de Cultura e Extensão

12h30 Intervalo para Almoço

14h00 Sessão de painéis e de interação

16h20 Intervalo para café

16h30 Palestra do Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski (Diretor Superintendente do IPT)

Perspectivas da Prestação de Serviços Tecnológicos da EPUSP

18h00 Encerramento

Apresentação do Coral da Poli

18h30 Coquetel

Para maiores informações entre em contato pelos telefones 3818-5420 ou 3818-5430.


Instituto de Pesquisas Tecnológicas

O Laboratório de Metrologia Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (LME /IPT) está planejando a formação de um núcleo de pesquisa no campo da metrologia elétrica. Como primeiro passo, está sendo iniciado um trabalho de identificação de pesquisadores que estejam dispostos a se dedicar, em tempo integral, à formação do núcleo almejado, aproveitando a relevante capacitação já disponível no LME-IPT, em combinação com recursos oferecidos por programas de apoio mantidos pela FAPESP e pelo CNPq. Nesta fase, indicações de pesquisadores interessados são muito bem vindas.

Uma vez constatada a viabilidade deste plano, assim como o interesse mutuo entre as partes envolvidas, espera-se que os primeiros projetos sejam apresentados pelos próprios pesquisadores interessados e desenvolvidos no IPT, com duração de dois a quatro anos. As principais despesas (inclusive com pessoal) deverão ocorrer por conta das agências financiadoras pertinentes, a exemplo do que propõe o programa Jovem Pesquisador da FAPESP (www.fapesp.br).

A capacitação e a infra-estrutura para prestação de serviços metrológicos do LME-IPT pode ser vista em www.ipt.br/areas/dme/atee/lme.

Marcos J. Rodrigues, Responsável pelo Laboratório de Metrologia Elétrica - ATEE/DME/IPT

Contato: Fone: (11) 3767 49 48; Fax: (11) 3767 40 07; major@ipt.br


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 27.11.2001

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Luciana Tavares dos Santos
"O Olhar do toque: aprendendo com o aluno cego a tecer o ensino de física"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Luís Carlos de Menezes (orientador), João Zanetic e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel (FEUSP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 10h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"A divulgação científica no Brasil e alguns de seus dilemas"
Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira, Instituto de Física e Área Interdisciplinar de História da Ciência , COPPE, UFRJ
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"A Interação NN a curtas distâncias: Graus de Liberdade da QCD"
João Pacheco B. C. de Melo, Instituto de Física Teórica - IFT
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 28.11.2001

SEMINÁRIO RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA
Path integral representation for interface states of the anisotropic Heisenberg model
Dr. Oscar Bolina Jr., IFUSP
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Estudo de colisões nucleares ultrarelativísticas e modelo hidrodinâmico"
Prof. Yogiro Hama, IFUSP
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 16h


6a. FEIRA, 30.11.2001

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Biofísica dos neurônios motores do gânglio estomatográstico de crustáceos"
Prof. Reynaldo Daniel Pinto, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 11h

FÍSICA AO MEIO-DIA
"Aspectos geométricos de aproximações de campo médio"
Prof. Nestor Felipe Caticha Alfonso, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 310, às 12h30

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"É tudo uma questão de contato"
Dr. Ronei Miotto, IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br