bIFUSP

ANO XVIII - No.01 - 22/02/2002


ÍNDICE


DIRETORIA

...May the judgement not be too heavy upon us...

Na terça-feira, dia 26, às 11:00 horas, na sala do Conselho Universitário, o Magnífico Reitor vai dar posse ao nosso colega Gil da Costa Marques, que me sucede na Direção do Instituto. Toda a comunidade está sendo convidada para a cerimônia de posse.

Nos últimos quatro anos, fiz o que foi possível, que infelizmente é sempre muito pouco. Alguns assuntos pendentes, inclusive o preenchimento de oito claros docentes e o acompanhamento de obras em fases distintas de programação, foram devidamente comunicados ao CTA, durante a nossa última reunião. O relatório de gestão, um pouco mais detalhado, deve ser apresentado à Congregação e posteriormente à Reitoria.

Talvez o Instituto não tenha ficado mais rico, mas também não ficou muito mais pobre na minha gestão. Vamos a determinadas cifras acadêmicas dos últimos quatro anos. Conseguimos contratar apenas 11 novos docentes (é muito pouco para um Instituto tão grande, que necessita tanta renovação). No final da gestão, com uma situação orçamentária melhor, acabamos tendo mais oito claros docentes para preencher. Em 1998, tínhamos 175 docentes e cerca de 300 funcionários; chegamos a cair para 152 docentes em 2001, mas começamos este ano de 2002 com 160 docentes (e mantivemos aproximadamente 300 funcionários). Em quatro anos, realizamos 30 concursos de efetivação, 31 concursos de Livre Docência e 9 concursos para Professor Titular, totais que devem constituir um marco na vida do Instituto. Estamos formando em torno de 30 doutores e 40 mestres por ano. O curso de pós-graduação, unificado na área de física, foi finalmente contemplado com a nota máxima da CAPES. Os cursos de graduação mantiveram o seu vigor, com cerca de 60 bacharéis e 50 licenciados por ano. Os nossos alunos, no entanto, bem como alguns colegas, ainda não perceberam a importância de apoiar as avaliações nacionais, realizadas pelo MEC, em que provavelmente apareceríamos com destaque, contribuindo como um exemplo para o fortalecimento da educação superior no país.

Na minha opinião, pouco se fez pelo ensino nos últimos anos. Tentei melhorar a infra-estrutura (auditórios novos, salas de aula mais confortáveis, laboratórios reformados, até banheiros ligeiramente melhores), mas acho que não houve progresso de conteúdo. A "semana da física", as celebrações dos "cinqüenta anos do méson pi" ou dos "cem anos da mecânica quântica", a realização dos "cursos de verão", foram pontos excepcionais, mergulhados no ramerrão cotidiano. Apesar de todos os meus esforços (foram errados, talvez), a reforma curricular não saiu do lugar. Continuamos amargando uma evasão absurda no período noturno (80% no bacharelado; 65% na licenciatura), sem oferecer perspectivas profissionais um pouquinho mais adequadas para os alunos que nos procuram. A disciplina de Física-0, experiência pedagógica singular no país, conseguiu transpor incólume os meus quatro anos de gestão. O número de bolsistas de iniciação científica continua pequeno, numa escola em que se faz ciência desde a sua fundação. Há falsas questões - dicotomia entre ensino e pesquisa, pretensas oito horas semanais, valorização de aspectos técnico-didáticos do ensino - que ainda permeiam as discussões, em detrimento do conteúdo. Há muita burocracia desnecessária. Há também enorme dificuldade para reunir os nossos colegas de maior prestígio intelectual e acadêmico, talvez mais jovens ou energéticos, em torno de propostas de renovação didática.

Torna-se difícil fazer uma balanço das nossas atividades de pesquisa. Será que o Instituto progrediu? Quais seriam os padrões de medida? Há uns dois ou três anos, passamos um pente fino na lista de publicações enviada para a CAPES. Corrigidos os erros, acrescentadas diversas omissões, chegamos a um indicador por volta de dois trabalhos por docente, absolutamente respeitável em termos internacionais (como reconhecido pela própria CAPES). Na minha opinião, há velhas linhas de pesquisa, quase exaustas, que ainda se mantêm no Instituto, em detrimento de linhas mais modernas ou mais ágeis, que poderiam se desenvolver com menor esforço. Mas isso faz parte da vida acadêmica, que tem uma inércia muito grande. Além disso, cerca de metade dos nossos colegas são bolsistas do CNPq, estimulados a continuar publicando, nos seus velhos temas, pelo menos para não arriscar parte importante do sustento.

O sistema de financiamento à pesquisa mudou profundamente nos últimos anos. Acabou-se o "Finep guarda chuva", com aplicações na infra-estrutura, satisfazendo todos os grupos e dando um grande poder de fogo ao Diretor. A Finep ainda deve ao Instituto cerca de 500 mil dólares, moeda podre da melhor qualidade! Inicialmente, entraram em cena os "temáticos" da Fapesp, com reserva técnica privativa do pesquisador e um controle tênue do Chefe de Departamento, e os projetos do Pronex, que estão vivendo pouco, com morte devidamente anunciada. Em termos de Pronex, um balanço de oito projetos nos últimos quatro anos é excelente. Mas nas novas modalidades de "fundos setoriais", que são o grande lance do MCT, bem como nos Cepids da Fapesp, estamos completamente por fora. Nos "Institutos do Milênio" pegamos uma carona que precisa ser mais aproveitada. Nessa situação, procurei utilizar o "orçamento RUSP" com a maior parcimônia, privilegiando a infra-estrutura, o ensino e as emergências (e contornando as reclamações dos colegas mais insistentes). O próximo Diretor também não vai ter outra saída. Ele deve continuar cobrando a dívida da Finep! Mas é melhor articular a Comissão de Pesquisa a fim de aumentar a nossa visibilidade (e inserção) nacional, na expectativa de que o futuro governo federal (Lula ou Roseana?) não consiga desmontar a obra criada pelos técnicos do MCT.

Agradeço o apoio de muitos colegas, que aceitaram incumbências administrativas essenciais para a vida do Instituto (coordenadores da Biblioteca, do Centro de Computação, dos Laboratórios Didáticos, da Sala Pró-Aluno, e de várias Comissões do Instituto). Também agradeço o apoio dos meus Assistentes, das Secretárias da Diretoria, e da enorme maioria dos funcionários do Instituto. Sob o ponto de vista de serviços ou de infra-estrutura, quem percorre as instituições de ensino do país percebe logo que nós vivemos numa ilha de qualidade. Sempre considerei essencial o apoio do CTA, do Vice-Diretor e dos Chefes de Departamento, lideranças acadêmicas e administrativas, que devem ser chamadas a tomar decisões e assumir responsabilidades. Na minha opinião, lidando com uma Congregação de 70 membros, em que as reuniões são verdadeiras assembléias, o Diretor tem poucas opções. Ao invés de me reunir com os amigos mais próximos, que até me dariam maior cobertura, preferi partilhar dúvidas, decisões e angústias com lideranças eleitas pelos seus pares, convocadas para exercer o "poder acadêmico". Enfim, espero que o tempo, e a experiência vivida, contribuam para que o julgamento não seja "too heavy upon us".

 

Silvio R. A. Salinas, Diretor


NOTA DO COORDENADOR

Junto com o mandato de Silvio Salinas, que fez a honra de convidar-me, encerra-se minha função de coordenador do BIFUSP. A bem da verdade, a tarefa não foi nem um pouco árdua, graças ao bom senso das pessoas que enviaram matérias para publicação, e graças à competência da Rosângela Trevisan em arrumá-las no papel. Agradeço a todos e aproveito para desejar uma feliz gestão ao próximo diretor, professor Gil da Costa Marques.

Hercílio R. Rechenberg


COMUNICADOS DA DIRETORIA

Em eleição realizada no último dia 20, o Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg foi reeleito para a Chefia do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, sendo o Prof. Nei Fernandes de Oliveira Jr. reeleito para a suplência da Chefia, com mandatos de 23/2/2002 a 22/2/2004.

OCORRÊNCIA POLICIAL

Face à ocorrência policial no Edifício Basílio Jafet, no último dia 12 de fevereiro, estamos providenciando o aumento e agilização da vigilância noturna e diurna no IF. Foi instaurada uma Comissão de Sindicância, constituída pelos Professores Alejandro S. de Toledo e Otaviano A. M. Helene e pela funcionária Ana Lúcia R. A. Nascimento, que deverá averiguar a ocorrência e sugerir medidas preventivas. Solicitamos a todos os professores, funcionários e alunos que fiquem atentos para diminuir a probabilidade de futuras ocorrências.

DENGUE

Face ao surto de dengue que atinge o país, o IF está adotando algumas medidas de prevenção contra o aparecimento de focos onde o mosquito (Aedes aegypti) possa se alocar. Sugerimos, por exemplo: (i) eliminar pneus velhos, que são um dos lugares preferidos do mosquito; (ii) não deixar água acumulada em pratos de vasos; substituir a água dos vasos por areia grossa umedecida; (iii) esvaziar garrafas e colocá-las de cabeça para baixo; (iv) manter caixas dŽágua, poços, latões e filtros bem fechados. Solicitamos que a comunidade do IF envie sugestões de outras ações e denúncias de possíveis focos através do e-mail ellen@if.usp.br.

Prof. Ernst W. Hamburger, Decano no exercício da Diretoria


Comitê de busca para escolha do Diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA

O novo Diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) será escolhido a partir de lista tríplice elaborada, após amplo processo de seleção, por comitê de especialistas nomeado pelo Ministro de Estado, Ronaldo Mota Sardenberg. O novo sistema de escolha de dirigentes das suas Unidades de Pesquisa vem sendo praticado pelo MCT com amplo sucesso. A seleção é realizada por comitês de especialistas que buscam apontar nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes científicas e administrativas estabelecidas para cada instituição. Deste processo resulta finalmente a lista tríplice da qual o Ministro de Ciência e Tecnologia escolhe o dirigente.

O comitê designado para a escolha do Diretor do LNA é presidido pelo professor Lindolpho de Carvalho Dias, Diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical do JBRJ e tem ainda como membros os professores Hugo Vicente Capelato, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do MCT, Jacques Lepine, Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e Luiz Paulo Ribeiro Vaz do Departamento de Física da UFMG. Poderá se candidatar junto ao Comitê, qualquer pessoa vinculada à área de pesquisa, relacionada às atividades do LNA, que atenda a critérios de competência profissional e possua experiência político-administrativa, visibilidade junto à comunidade científica e visão de futuro para a instituição, além de ter experiência e habilidade em cooperação nacional e internacional e empenho no desenvolvimento equilibrado do LNA, de acordo com os objetivos de sua missão institucional que consistem em "planejar, prover e operar os meios e a infra-estrutura para fomentar, de forma cooperada, a astronomia observacional brasileira". As propostas de nomes ou inscrições para consideração do Comitê devem ser enviadas até o dia 22 de março de 2002 para o professor Lindolpho de Carvalho Dias no endereço: Estrada Dona Castorina 110, Sala 204, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22460-320, ou por e-mail no endereço: Lindolpho@prosul.impa.br, acompanhadas de curriculum vitae do candidato e de um texto de até cinco páginas descrevendo sua visão de futuro para o LNA.


MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O Ministério da Ciência e Tecnologia, através de portaria recente, criou uma comissão de alto nível com o objetivo de propor ao MCT linhas de pesquisa ou projetos que sejam estratégicos para o desenvolvimento da física brasileira. A comissão terá como objetivos: identificar missões e prioridades para a atuação dos institutos do MCT; indicar estratégias para o aprimoramento da formação de recursos humanos na área da física; identificar eventuais lacunas no perfil da física brasileira e propor estratégias para sua superação; analisar os instrumentos de cooperação internacional atualmente utilizados, e propor seu possível aperfeiçoamento, bem como o aprimoramento de parcerias com organismos científicos internacionais; sugerir mecanismos para assegurar a interação da física brasileira com a continuidade internacional; propor mecanismos e instrumentos que assegurem maior coordenação interna da física brasileira, sua integração com o esforço nacional em ciência e tecnologia, e que contribuam para sua desconcentração regional; propor mecanismos e instrumentos que assegurem maior integração da física brasileira com outras áreas do conhecimento, de modo a tornar mais efetiva a contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do país; identificar oportunidades para o desenvolvimento harmônico da física brasileira, com a entrada em funcionamento regular do elenco de Fundos Setoriais e outras eventuais fontes de recursos.

A comissão, comprazo de 90 dias para apresentar suas propostas ao MCT, será composta pelos seguintes membros: Alaor Silvério Chaves (Presidente), Sérgio Machado Rezende, Sylvio R. A. Canuto, Roberto Salmeron, João Alziro Herz da Jornada, Luiz Davidovich, José Roberto Leite, Carlos Henrique Brito Cruz e João dos Anjos.


DEPARTAMENTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL

No último dia 15 de fevereiro, o Prof. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman completou 70 anos, aposentando-se após muitas décadas de atividades intensas como professor, orientador e pesquisador no Instituto. Parabenizamos o Prof. Iuda esperando que essa nova fase seja plena de êxito e muita atividade.

Prof. Antônio Martins Figueiredo Neto, Chefe do DFEP


LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR

Desejamos levar ao conhecimento da comunidade os fatos graves ocorridos no último dia 12 de fevereiro, terça-feira, por volta das 21 horas, aqui no IFUSP. Ocorreu um assalto seguido de roubo no Edifício Basílio Jafet. Pelo menos dois indivíduos, que entraram no prédio alegando necessitar usar o caixa eletrônico, fizeram reféns o vigia de plantão e um aluno de pós-graduação, amarrando-os e encapuzando-os, em situação de bastante violência. Objetos de valor foram levados do aluno, prejudicando sua pesquisa de doutorado. Também houve o arrombamento da sala da secretaria do DFEP, de onde foram roubados equipamentos. Diante do exposto, vimos reiterar a necessidade de aumentar os cuidados no que se refere a segurança pessoal em horários de pouco movimento no IFUSP.

Coordenação - Laboratório do Acelerador Linear


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Contratação de docentes

Estão abertas as inscrições em dois processos seletivos para a contratação de docentes, com doutoramento, em regime de tempo integral, junto a Departamentos do Instituto de Física da USP:

- uma posição junto ao Departamento de Física Matemática, nas áreas de teoria de supercordas, condensação de Bose-Einstein ou fenomenologia de anéis de colisão, com inscrições abertas até 2/4/2002;

- uma posição junto ao Departamento de Física Experimental, nas seguintes áreas: 1) física experimental de fluidos complexos (cristalografia de fluidos; espectrocopia dielétrica em fluidos; óptica linear e não-linear em fluidos); 2) física nuclear experimental (espectroscopia com íons leves); 3) pesquisa em ensino de física. 4) física teórica de partículas elementares e nuclear (teoria de hádrons; cromodinâmica quântica; teoria de campos a temperatura finita); 5) física nuclear de altas energias (detecção direcional de raios cósmicos secundários em arranjos compactos; descrição da interação de partículas energéticas no topo da atmosfera terrestre; método de reconstrução da direção de incidência de raios cósmicos primários); 6) ótica quântica - propriedades quânticas do campo eletromagnético (informação quântica em sistemas de ótica quântica; transparência induzida por laser; eletrodinâmica quântica em cavidades; física experimental dos átomos frios). As inscrições permanecerão abertas até o dia 5/4/2002

Informações adicionais podem ser obtidas no site www.if.usp.br ou através de contato direto com a Assistência Acadêmica do IFUSP (telefone 3091-6902 ou e-mail ataac@if.usp.br).


BIBLIOTECA

CALOUROS - VISITAS MONITORADAS À BIBLIOTECA

Na semana de 25 de fevereiro a 1º de março estaremos realizando visitas monitoradas à Biblioteca. Os horários de visitas são 9h, 11h, 14h, 16h, 18h e 20h.


COMISSÃO DE PESQUISA

ENTREGA DO RELATÓRIO DE PESQUISA - PROGRAMA PIBIC/CNPq-USP

A Comissão de Pesquisa informa a todos os bolsistas de iniciação científica do Programa PIBIC/CNPq-USP e seus respectivos orientadores que o relatório parcial de pesquisa juntamente com o histórico escolar do último semestre deverão ser entregues até o dia 28/02/2002, às 17 horas, na sala 211-A do Edifício Principal, Ala II.

 

COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

PROGRAMA DA SEMANA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS DE 2002

Bacharelado e Licenciatura

ATIVIDADES DA SEMANA


25/02/02 - 2ª feira - Local: Auditório Abrahão de Moraes

09h00

Recepção aos Ingressantes

Abertura e saudação pelo Diretor em exercício, Prof. Ernst W. Hamburger e o futuro Diretor, Prof. Gil da Costa Marques

Convidados: Vice-Diretor, Chefes dos Departamentos, Presidentes das Comissões e Diretores do CEFISMA e da ATLÉTICA

10h00

Café

10h30

Apresentação dos Cursos - CG e CoC da Licenciatura

12h00

Almoço

14h00

Show da Física e FÍSTUR

19h00

Café

19h30

Recepção aos Ingressantes

Abertura e saudação pelo Diretor em exercício, Prof. Ernst W. Hamburger e o futuro Diretor, Prof. Gil da Costa Marques

Convidados: Vice-Diretor, Chefes dos Departamentos, Presidentes das Comissões e Diretores do CEFISMA e da ATLÉTICA

20h30

Apresentação dos Cursos - CG e CoC da Licenciatura


26/02/02 - 3ª feira - Local: Auditório Abrahão de Moraes

09h00

Aula Inaugural: Avanços Recentes e Perspectivas da Física - Prof. Ricardo M. O. Galvão

10h30

Café

11h00

Viagem Legal - Palestra sobre Prevenção e Tratamento do Uso de Drogas na USP - GREA Fac. Medicina - USP

12h00

Almoço

14h00

Oficinas CEFISMA

19h30

Aula Inaugural: Avanços Recentes e Perspectivas da Física - Prof. Ricardo M. O. Galvão

21h00

Café

21h15

Viagem Legal - Palestra sobre Prevenção e Tratamento do Uso de Drogas na USP - GREA Fac. Medicina - USP


27/02/02 - 4ª feira - Local: Centro de Vivência e Praça do Relógio

09h00

O que um físico pode fazer? - Apresentação de ex-alunos

13h00

Atividade programada pelo DCE

15h00

Debates e Oficinas (saída no gramado da Reitoria)

18h00

Atividade programada pelo DCE

20h00

Shows na praça do relógio


28/02/02 - 5ª feira - Local: Auditório Abrahão de Moraes

09h00

Atuação dos Estudantes de Física: Passado e Presente

14h00

Gincana ATLÉTICA

19h30

Atuação dos Estudantes de Física: Passado e Presente

21h30

O que um físico pode fazer? - Apresentação de ex-alunos

01/03/02 - 6ª feira - Local: Abrahão de Moraes e Aud. Adma Jafet

09h00

Bacharelado: Prova de FAP0100 (A. Moraes)

09h00

Licenciatura: Apresentação das disciplinas (A. Jafet)

10h30

Licenciatura: Física, Cultura e Educação (A. Jafet)

Palestra: Prof. Luís Carlos de Menezes

14h00

Atividade da Atlética e Happy Hour com outras Unidades

19h20

Bacharelado: Prova de FAP0100 (A. Moraes)

22h30

Festa de Confraternização - CEFISMA

02/03/02 - Sábado - Local: Vivência do CEFISMA

09h00

Show da Física e FÍSTUR


NOVA DISCIPLINA

Foi aprovada no Conselho de Graduação, em 21/2/2202, a nova disciplina "Atividade de Cultura e Extensão: Divulgação de Ciências Físicas e Naturais" proposta pelo IF e pela Estação Ciência, para alunos do 3º semestre dos cursos de Física e Ciências Exatas e Naturais. Docentes: Amélia Império Hamburger (IF), Dilma de Melo Silva (ECA), Gleidemar J R Diniz (DrPsico), E. W. Hamburger (IF), número de créditos: 6. As matrículas serão de 28 de fevereiro a 8 de março, na Seção de Alunos do IF e a primeira aula será no sábado no dia 9/3, às 8h, na Estação Ciência.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

As inscrições serão aceitas no período de 4 a 8 de março de 2002. Os exames serão realizados na 2a quinzena de março.

DEFESAS DE TESE OCORRIDAS NO PERÍODO de 31/1 a 22/2/2002

31/01/02 - TESE DE DOUTORADO - Roberto Morato Fernandez, "Caracterização Estrutural de Peptídeos Melanotrópicos e suas Interações com Agregados Anfifílicos: Um Estudo por Fluorescência e Ressonância Paramagnética Eletrônica"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maria Teresa Lamy Freund (orientadora), Rosângela Itri, Otaciro Rangel Nascimento (IFSC/USP), Iouri Borissevitch (FFCLRP/USP) e Sônia Renaux Wanderley Louro (PUC/Rio)

06/02/02 - TESE DE DOUTORADO - Márcia Tsuyama Escote, "Estudo da Transição Metal-Isolante em Óxidos de Terra-Rara e Níquel"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Renato de Figueiredo Jardim (orientador), Adalberto Fazzio, Élson Longo da Silva (UFSCar), José Arana Varela (IQ/UNESP) e Reginaldo Muccillo (IPEN)

21/02/02 - TESE DE DOUTORADO - Ricardo Oliveira de Mello, "A Classificação dos Sistemas Elementares Relativísticos em 1+1 Dimensões"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Victor de Oliveira Rivelles (orientador), João Carlos Alves Barata, Josif Frenkel, Luiz Agostinho Ferreira e Ruben Aldrovandi (IFT/UNESP)

22/02/02 - TESE DE DOUTORADO - João Tertuliano Nepomuceno Agra, "Relaxação da Magnetização Nuclear de Água Confinada em Alumina"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Christovam Mendonça Filho (co-orientador - UFSCar), Sadao Isotani, Walter Maigon Pontuschka, Rajendra Narain Saxena (IPEN) e Tito José Bonagamba (IFSC/USP)


PROFESSOR VISITANTE

O Professor Ian G. Brown estará visitando nosso Instituto entre 18 de fevereiro e 15 de março. O Professor Brown é Senior Physicist de Lawrence Berkeley National Laboratory, sendo especialista na área de deposição de filmes utilizando plasmas.

Maria Cecília Salvadori - FAP


DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - USP

O Departamento de Recursos Humanos da USP comunica que os produtos adquiridos na Farmácia Universitária, bem como os exames laboratoriais realizados no Laboratório de Análises da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, poderão ter seus custos descontados em folha de pagamentos, obedecidos os critérios estabelecidos pela FCF. Para maiores informações, entre em contato com a FCF, pelo telefone 3091-3678.


DIVISÃO DE TELECOMUNICAÇÕES - USP

A Divisão de Telecomunicações, desde dezembro, está integrada ao Centro de Computação Eletrônica, sob a responsabilidade do Engenheiro Alberto Y. Onoe, que pode ser contatado pelos ramais 3915 e 4029. Conforme comunicado anteriormente o prefixo do telefone do campus da Capital foi alterado, desde 28 de janeiro, para 3091.

Para facilitar o uso dos recursos e não limitar o número de ramais, a forma de uso das facilidades telefônicas terá que ser alterada, conforme a tabela abaixo:

Facilidade

Procedimento atual

Procedimento novo

 

Ativar

desativar

ativar

desativar

Ligação externa

0

 

*0

 

Captura de ligações

*

 

*11

 

Desvio de chamadas

14 + ramal

104

*14 + ramal

# 14

Observação: ramal é o número do ramal para o qual se quer desviar


LIVRARIA DA FÍSICA

Livro discute alternativas para produção de energias sustentáveis para o Brasil

O livro Energia no Brasil: para quê? para quem? - Crise e alternativas para um país sustentável (Ed. FASE/Livraria da Física-USP) de autoria de Célio Bermann, professor do programa de pós-graduação em energia da Universidade de São Paulo e também pesquisador do Projeto Brasil Sustentável e Democrático foi lançado durante o Fórum Social Mundial. A obra busca construir bases teóricas e práticas que ajudem a responder ao desafio de transformar a produção de energia no Brasil num processo sustentável e justo. Com linguagem acessível para atingir professores, alunos e interessados em informações sobre a produção e consumo energético no Brasil o trabalho traz noções de sustentabilidade energética, um panorama atual do quadro energético brasileiro, envolvendo os potenciais energéticos, produção, custos e consumo de energia. Também está incluída uma discussão sobre os atores sociais e a dimensão política da energia no Brasil, no contexto do atual processo de privatização do setor. Indicadores de sustentabilidade energética, abrangendo as relações entre energia e equidade, meio ambiente, emprego, eficiência e democracia também são apresentados. O autor ainda constrói um cenário tendencial que tem o ano 2020 como horizonte. A partir deste cenário foram identificadas quatro questões, consideradas como principais para a reflexão e o debate: dependência externa do petróleo, inserção do gás natural na matriz energética, controvérsias do Proálcool e os empreendimentos hidrelétricos propostos na Amazônia. Segundo o autor "são apontadas diversas evidências que assinalam o caráter insustentável da atual política energética no Brasil". Ainda constituem a obra propostas de intervenção e indicação de prioridades para construir uma estratégia energética sustentável e democrática para o Brasil. Célio Bermann salienta que pretende envolver movimentos sociais, ONGs, organizações populares, sindicatos, empresariado, partidos políticos e demais entidades representativas da sociedade no debate. Mais informações sobre a publicação e pedidos podem ser feitos na Editora Livraria da Física pelos telefones: 3816-7599 e 3815-8688; pelo e-mail livraria@if.usp.br ou pelo site www.livrariadafisica.com.br .


ESTAÇÃO CIÊNCIA

Nova exposição de Matemática na Estação Ciência

Dia 27 de fevereiro, com a presença de autoridades francesas e brasileiras, será inaugurada a Exposição de Matemática, na Estação Ciência. A nova área de matemática da Estação Ciência é composta pela exposição francesa Maths 2000, do Museu de La Villette, Paris, e por um setor criado na própria Estação Ciência. Em um espaço de 230 m2, a ação do visitante será sempre requisitada para manipular as mais de 60 demonstrações e atividades interativas sobre diferentes assuntos (de cálculo e geometria em várias dimensões, a espirais e fractais).

Os aparelhos têm como objetivo apresentar ao público novas formas de conhecer a Matemática e seus conceitos, mostrando suas aplicações no cotidiano e em outras áreas do conhecimento. Por exemplo, o conceito não usual de Superfície Mínima é explorado por meio de películas de água e sabão; a visão espacial e o cálculo das possibilidades de vitória em um jogo são explorados nas diferentes versões de Jogo da Velha em três dimensões, disponíveis para o público jogar.

Para receber a Exposição Maths 2000, a Estação Ciência contou com apoio da Fundação Vitae; do Governo Francês, por intermédio do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica - Cendotec e da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, que autorizou a apresentação da série recém lançada Arte e Matemática.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 26.02.2002

TESE DE DOUTORADO
Marcelo Martinelli
"Compressão de Ruído Quântico e Efeitos Transversos em Osciladores Paramétricos Óticos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Paulo Alberto Nussenzveig (orientador), José Roberto Leite, Antonio Zelaquett Khoury (UFF), Carlos Henrique Monken (UFMG) e Carlos Henrique de Brito Cruz (UNICAMP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Susana Oliveira de Souza
"Efeito da Ressonância UV e g nas Propriedades de Absorção Ótica, de Ressonância Paramagnética Eletrônica e de Termoluminescência na Kunzita"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Shigueo Watanabe (orientador), Sadao Isotani, Máximo Siu Li (IFSC/USP), José Luiz Aarestrup Alves (FUNREI) e Klaus Wilhelm Heinrich Krambock (UFMG)
Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II do Ed. Principal, às 14h


5a. FEIRA, 28.02.2002

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Gilson Fais
"Ensino a Distância via Telemática: O Arcabouço das Novas Utopias"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Norberto Cardoso Ferreira (orientador), José Manuel Moran Costas (ECA/USP) e Marcelo Giordan Santos (FE/USP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 10h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Aplicação de Algoritmos Genéticos na Caracterização de Filmes Finos Amorfos por Refletividade Especular de RX"
Prof. Dr. Sérgio L. Morelhão, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 10h


6a. FEIRA, 01.03.2002

TESE DE DOUTORADO
Márcia Magalhães
"Mesofase Liotrópica Bicontínua Esponja: Estrutura no Volume e na Interface com Substrato (Molhagem)"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antonio Martins Figueiredo Neto (orientador), Íris Concepción Linares de Torriani (UNICAMP), Omar Abdel Monein Abou El Seoud (IQ/USP), Osvaldo Novais de Oliveira Jr. (IFSC/USP) e Wagner Figueiredo (UFSC)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3818-6900/6907 - Fax: 3818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br