bIFUSP

ANO XVIII - No.04 - 08/03/2002


ÍNDICE


COLÓQUIO

MANIFESTAÇÕES DA COERÊNCIA QUÂNTICA NA PROPAGAÇÃO DE LUZ EM VAPORES ATÔMICOS

Prof. Dr. Arturo Lezama, Instituto de Física, Facultad de Ingeniería, Universidad de la República, Uruguai

14 de março, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

A interação da luz com um sistema atômico coerentemente preparado apresenta interessantes propriedades espectroscópicas e modifica espetacularmente a propagação da luz nesse meio. Apresentamos uma série de experimentos realizados em átomos de rubídio, onde a coerência quântica criada na interação com a luz manifesta-se nos efeitos de: transparência induzida (EIT), absorção induzida (EIA), não linearidades gigantes e alta dispersão. Comentamos sobre as interessantes propriedades da propagação de luz neste tipo de meio e descrevemos a observação da propagação de luz num meio onde a velocidade de grupo é negativa, resultando no "adiantamento" de um "pacote" de luz. Finalmente, mostramos um exemplo onde a dinâmica de um estado atômico coerentemente preparado pode ser interpretada como conseqüência do efeito Zeno quântico.


COMISSÃO DE PESQUISA

A Coordenadoria do PIBIC informa que, a partir do corrente ano, todos os bolsistas de pesquisa, mestrado, doutorado, iniciação científica, orientadores credenciados e outros clientes do CNPq deverão ter o Currículo Lattes do CNPq. A inexistência desse currículo impedirá pagamentos e renovações.

Apesar de ainda não ter sido fixada a data limite para o envio do Currículo Lattes, recomenda-se que seja solicitado aos bolsistas e orientadores do PIBIC que encaminhem o Currículo Lattes para o CNPq com a maior brevidade possível. Para o seu preenchimento é necessário que se instale o Sistema de Currículo Lattes através de arquivos que deverão ser baixados no computador. Os arquivos poderão ser baixados diretamente do site do CNPq, no endereço http://lattes.cnpq.br:8888/plataformalattes/index.jsp.

No caso de dúvidas para instalação, preenchimento e envio do Currículo Lattes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do CNPq no telefone 0800 619697, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou enviar um e-mail para atendimento@cnpq.br.


ICB - USP

CICLO DE PALESTRAS DO ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS SOBRE ENSINO DE GRADUAÇÃO

TEMA: OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS PELA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PODEM SER ALTERADOS POSITIVAMENTE ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE APERFEIÇOAMENTO DE DOCENTES?

PALESTRANTE: Prof. Dr. Claudio Zaki Dib, Instituto de Física/USP

PAD - Programa de Apoio ao Docente da Pró-Reitoria de Graduação/USP

DATA e HORÁRIO: 14 de março, quinta-feira, às 17 horas

LOCAL: Instituto de Ciências Biomédicas/USP; Prédio Biomédicas IV - Anfiteatro Rosa - Andar Térreo

A "Avaliação de Disciplinas" realizada periodicamente pela Pró-Reitoria de Graduação constitui uma forma de validação das atividades docentes na USP. Para um melhor entendimento do que está sendo efetivamente medido, serão apresentados e discutidos os diversos níveis de avaliação e seus significados, assim como analisado o nível de avaliação adotado pela USP, suas vantagens e limitações.

Será igualmente analisado e discutido como atividades de aperfeiçoamento docente - como, por exemplo, as relativas ao PAD - Programa de Apoio ao Docente, criado e dirigido pelo apresentador junto à Pró-Reitoria de Graduação da USP e oferecido, desde 1999, junto ao seu corpo docente - podem efetivamente colaborar para que o professor possa alcançar melhores resultados em suas atividades docentes e, particularmente, nas avaliações promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação.


IME-USP

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ORGANIZADA PELO IME/USP

No período de 13 a 18 de maio deste ano, será realizada, no Guarujá, a Conferência Internacional "Lie and Jordan Algebras, their Representations and Applications".

Esta conferência será um evento multidisciplinar, pois o tema não é só de interesse dos matemáticos, como também o é dos físicos.

Para obter maiores informações, acesse o site www.ime.usp.br/~liejor ou contate o Prof. Ivan Chestakov, ramal 6273, no IME.


CCInt - USP

INFORMATIVO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA CAPES

1 - A Coordenação Geral de Cooperação Internacional da CAPES informa que está divulgando a chamada para propostas de projetos dos seguintes programas: COFECUB (França); PROBAL (Alemanha); ICCTI/CAPES (Portugal); MECD/CAPES (Espanha).

Todos os programas contemplam projetos conjuntos de pesquisa, entre grupos vinculados a programas de pós-graduação, com ênfase na formação de doutores e pós-doutores. Recebimento de propostas de projetos até 30 de abril de 2002. Encaminhamento das propostas on line: http://www.capes.gov.br/

2 - A chamada de propostas de projetos no programa SETCIP/CAPES-Argentina, semelhante aos projetos acima, somente pôde ser iniciada em dezembro de 2001 e se encerrará em 31 de março de 2002.

3 - As propostas de projetos para os programas ANTORCHAS-Argentina e MES/CAPES-Cuba são de fluxo contínuo, podendo ser encaminhadas a qualquer tempo.

4 - Por falta de manifestação dos órgãos conveniados responsáveis dos respectivos países, apesar de reiteradas solicitações da Coordenação Geral de Cooperação Internacional da CAPES, não foi possível iniciar as chamadas para propostas dos seguintes programas: BRITISH COUNCIL/CAPES - Inglaterra; CONYCIT/CAPES - Chile

5 - Estão abertas as inscrições de propostas de projetos dos programas: FIPSE/CAPES ^Ö Estados Unidos; UNIBRAL ^Ö Alemanha; de parcerias universitárias, visando o intercâmbio de estudantes de graduação, nos dois sentidos, com reconhecimento pleno de créditos em área acadêmica específica e a revisão de currículos e metodologias de ensino. Recebimento de propostas: até 31 de março. Observação: As propostas FIPSE/CAPES da USP deverão ser entregues até o dia 14 de março na CCInt.

6 - Novos Programas:

A) Foi assinado em 17 de abril de 2001 um Protocolo de Intenções com o Estado da Baviera, Alemanha (Ministério da Educação e Cultura) para intercâmbio acadêmico. Três ações principais são previstas:

- Projetos conjuntos de pesquisa, com ênfase na formação pós-graduada, à semelhança do Programa PROBAL;

- Parcerias de hospitais universitários, visando a troca de experiências nos setores técnicos e administrativos, bem como a criação de projetos conjuntos de pesquisa;

- Parcerias entre as universidades profissionais (Fachhoschschulen) e instituições universitárias brasileiras em áreas tecnológicas, inclusive CEFETs.

Esta programação não está em exercício por falta da aprovação, por parte da instituição estrangeira, das diretrizes operacionais propostas pela CAPES, mas o início da chamada de propostas está previsto para o 1o. semestre de 2002.

B) Está em negociação um novo programa: BRAFTEC ^Ö França.

Que prevê parcerias universitárias entre as instituições de engenharia filiadas ao CDEFI (Conférence des Directeurs d^ÒÉcoles et Formation d^ÒIngenieurs) e instituições universitárias de engenharia brasileiras, à semelhança dos Programas FIPSE/CAPES (Estados Unidos) e UNIBRAL (Alemanha) já em andamento.

Em princípio estes novos programas visam assimilar, com significativos avanços e melhorias, acentuando o envolvimento institucional como prioridade, os programas de graduação sanduíche em engenharia e agora suspensos.

Se for obtida a concordância dos parceiros franceses, é prevista a chamada de projetos ainda no 1o semestre de 2002.

7 - As inscrições das propostas deverão preferencialmente ser feitas on line http://www.capes.gov.br/, juntando-se os arquivos necessários e indicando os currículos do sistema LATTES.

Fonte: Informativo CAPES n. 01/2002, de 14/02/2002.


ESTAÇÃO CIÊNCIA

Educação para a Ciência

Curso para Treinamento em Centros e Museus de Ciência - O LIVRO

Organizadores: Silvério Crestana (coord.), Ernst W. Hamburger, Dilma M. Silva e Sérgio Mascarenhas

Editora: Livraria da Física Ltda.; 678 páginas, impressão em preto e branco, R$ 50,00

Organização: Estação Ciência - Universidade de São Paulo

Apoio: CNPq, Fapesp, Vitae, Instituto de Estudos Avançados/USP de São Carlos, Fundação Ford

À venda nas principais livrarias e por e-mail: ita@eciencia.usp.br; livraria@if.usp.br

Lançamento: 21 de março de 2002, às 18h30

Livraria Cultura - Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional São Paulo/SP - Tel.: 3285-4033

O Brasil tem intensa atividade em Museus de Ciência e programas de divulgação científica, como mostra, pela primeira vez, este livro que descreve 88 dessas experiências, situadas em 14 estados brasileiros. São inúmeros exemplos, vários deles originais, que poderão servir de subsídios para educadores, órgãos de governo, empresas, organizações não-governamentais, fundações, universidades e autoridades comprometidas com a educação, ciência e tecnologia. Os artigos reunidos constituem a maior coleção brasileira de trabalhos nessa área. São 81 artigos de 131 especialistas nacionais e estrangeiros de sete países que participaram de um workshop promovido pela Estação Ciência de 5 a 10 de junho de 2000, deixando registrada essa contribuição histórica para a ciência brasileira.

São discutidos os conceitos e as atividades sobre o processo ensino-aprendizagem, educação não-formal, divulgação científica, museus interativos, ciência e arte, internet, educação ambiental, exposições, feiras de ciência e parques temáticos. Também foram discutidos aspectos de planejamento e financiamento.

Cada vez mais as famílias, as escolas, a sociedade e os governos valorizam os centros interativos que estimulam a curiosidade bem como permitem compreender ou despertar o interesse para sofisticadas idéias científicas. Nos países desenvolvidos, vários tipos de centros, parques ou museus oferecem opções educacionais que se tornam cada vez mais indissociáveis do dia-a-dia das crianças, dos jovens e dos adultos. Nos Estados Unidos os museus recebem mais de 500 milhões de visitantes por ano, há 250 museus da criança onde ocorrem mais de 25 milhões de visitas anuais (9,6 milhões a mais que há dois anos). Outros cem museus estão em fase de planejamento em várias cidades americanas.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 11.03.2002

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Francisco Dellatorre Borges
"O Comportamento das Flutuações dos Campos em Modelos de Campos Escalares"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Jorge Lacerda de Lyra (orientador), Carlos Eugênio Imbassahy Carneiro e Nelson Augusto Alves (FFCLRP/USP)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 10h

SEMINÁRIO "RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA MATEMÁTICA"
"Lower Bounds for the Spectrum of N-Particle Hamiltonians"
Prof. Michael O'Carroll, ICMC USP-São Carlos
Ed. Principal, Ala Central, sala 313, (antiga sala Jayme Tiomno), às 11h


3a. FEIRA, 12.03.2002

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Dimas Rodrigues Romano
"Difusividade, Deformação e Emparelhamento no 11Li"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Celso Luiz Lima (orientador), Emerson José Veloso de Passos e Diógenes Galetti (IFT/UNESP)
Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II do Ed. Principal, às 14h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"Microtron - Situação atual e perspectivas"
Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins, IFUSP
Biblioteca do Laboratório do Acelerador Linear, às 15h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"A supressão do J/psi e as regras de soma da QCD"
Profa. Marina Nielsen, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 13.03.2002

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"RNA Folding and Matrix Field Theory"
Antony Zee, Institute for Theoretical Physics, University of California
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Nonlinear Coherent Modes of Trapped Bose-Einstein Condensate"
Prof. V. Yukalov, Dubna and Instituto de Física de São Carlos
Ed. Principal, Ala Central, sala Jayme Tiomno, às 16h


5a. FEIRA, 14.03.2002

"Formação de nanogotas e fusão de nanocristais em matrizes vítreas"
Prof. Dr. Aldo F. Craievich, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 10h

TESE DE DOUTORADO
Shintaro Jonen
"Estudo das Transições Metamagnéticas em Compostos Intermetálicos R6Fe14-xAlx (R=Nd,La)"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Hercílio Rodolfo Rechenberg (orientador), Carlos Castilla Becerra, Paulo Henrique Porcheto Domingues (UFRJ), Alberto Passos Guimarães Filho (CBPF) e João Edgar Schmidt (UFRGS)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

COLÓQUIO
"MANIFESTAÇÕES DA COERÊNCIA QUÂNTICA NA PROPAGAÇÃO DE LUZ EM VAPORES ATÔMICOS"
Prof. Dr. Arturo Lezama, Instituto de Física, Facultad de Ingeniería, Universidad de la República, Uruguai
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 15.03.2002

TESE DE DOUTORADO
Carlos Leonardo Garrido Alzar
"Estudo de Propriedades Quânticas dos Feixes Sonda e de Bombeio na Transparência Induzida por Laser"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Paulo Alberto Nussenzveig (orientador), Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza, Arturo Lezama (Universidad de la Republica, Montevideo-Uruguai), Miled Hassan Youssef Moussa (UFSCar) e Nicim Zagury (UFRJ)
Ed. Principal, Ala II, sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE CAOS QUÂNTICO
"O Caos ajuda no tunelamento?"
Prof. Dr. Mahir S. Hussein e Dr. Adam Sargeant, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Gil da Costa Marques

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br