bIFUSP

ANO XVIII - No.10 - 19/04/2002


ÍNDICE


EDITORIAL

Além de fornecer informações de interesse para a comunidade estudando e trabalhando no IFUSP, este Boletim Informativo deve ser um espaço para colocação de idéias, propostas e temas para debate.

Nesse sentido, é com enorme satisfação que registramos o envio de duas contribuições, a do Professor Sylvio Canuto, que trata a questão das bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq, e do CEFISMA, que aborda aspectos ligados ao uso de resultados do Provão.

São textos que levantam questões, evidenciam problemas, conjunções e disjunções possíveis, evocam cenários que demandam estratégias, afirmam posições ou convidam à reflexão. Textos oportunos.

É nossa expectativa continuar recebendo outros textos, com contribuições críticas, para serem publicados no BIFUSP.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara


Bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

Em meados da década de 1970 o CNPq instituiu um programa de diferenciação de professores com produção cientifica qualificada através das bolsas de pesquisa, hoje conhecidas como bolsa de produtividade em pesquisa (BPPq). Durante mais de vinte anos este programa foi executado com sucesso distinguindo pesquisadores produtivos cientificamente. A classificação adotada dos níveis 2C, 2B, 2A, 1C, 1B e 1A tem sido utilizada em diversos contextos classificatórios também fora do âmbito do CNPq. Hoje o programa total inclui 7762 pesquisadores, sendo 585 na área da Física e 56 na de Astronomia.

Concomitantemente, o sucesso da pós-graduação em Física no Brasil pode ser aferido de diversas maneiras usando indicadores recentes. Um deles, de aspecto quantitativo, é o fato dos diversos programas de PG no Brasil, terem formado, no triênio 1998-2000, 546 doutores em Física e Astronomia. Note que isto corresponde a uma média de 182 doutores/ano. Para informação geral, o IFUSP produziu neste período, em média, 18% dos doutores e o estado de São Paulo, cerca de 40%. Nos últimos 4 anos o número de doutores formados é superior ao número total de bolsas de produtividade disponível.

A junção dos fatos dos parágrafos acima evidencia a difícil situação que hoje enfrenta um jovem doutor em Física no Brasil. As universidades não conseguem absorver esses doutores, os mecanismos de financiamento não acompanharam o crescimento e afora o recente programa do PROFIX, não se deu ainda a devida atenção a esse problema envolvendo o jovem doutor. O número de BPPq no CNPq se manteve quase constante nos últimos 3 anos embora tenha havido um número crescente de excelentes pesquisadores que certamente merecem uma bolsa. Com pouco menos de 650 bolsas disponíveis e uma produção de 180 doutores/ano a competência se tornou cruelmente acirrada e criou distorções preocupantes. Para preservação da bolsa, que é parte substancial do salário do pesquisador, pesquisas exploratórias de fruto mais tardio são inibidas. Dessa forma, pesquisas de rendimentos (publicações) imediatos podem passar a ter mais atrativo. Inibe-se assim uma parte do espírito exploratório da ciência. O CA-FA (Comitê Assessor de Física e Astronomia) tem tido uma enorme preocupação com essa situação. No e ntanto, como definir as prioridades e critérios, de forma tanto qualitativa como quantitativa, para atender uma demanda enorme, ainda crescente e tão variada? Embora haja hoje quase consenso que diversos aspectos qualitativos são relevantes, ainda não existe de forma transparente e exeqüível uma análise mais profunda e relevante. Ou seja, há a clara idéia de que outros aspectos qualitativos são importantes, mas ainda não parece óbvio como confrontar o grande espectro de variedades curriculares. Os critérios usados pelo CA-FA em cada reunião são divulgados no Boletim Eletrônico da SBF e, obviamente, não envolvem apenas contagem de artigos publicados em revistas científicas.

Preocupado com isso, e com muitas outras questões também relevantes, o CA-FA reuniu em Brasília, no dia 28/02/02 lideranças científicas para discutir aspectos relacionados ao futuro da física brasileira e aos mecanismos de financiamento à pesquisa.

Como resultado dessa reunião, envolvendo vinte e cinco pesquisadores de diferentes áreas e regiões, o CA-FA está preparando um documento para ser entregue à presidência do CNPq.

Quanto ao aspecto específico das BPPq, a avaliação do CA-FA é que os projetos têm passado por um crivo excessivamente rigoroso e que um número grande de solicitações meritórias não tem sido atendidas. O
CA-FA tem consciência de que esses critérios estão se tornando cada vez mais rigorosos, talvez devido à expansão da demanda qualificada, sem o desejável acompanhamento do número de bolsas disponíveis. Como conseqüência desse fato, e da inibição da demanda, ficam fora da quota pesquisadores de comprovada atividade de pesquisa e liderança em suas instituições, com diversos trabalhos publicados em revistas internacionais arbitradas, e com orientação de estudantes de doutorado e mestrado. Parece claro que a solução, ainda que parcial, desse problema passa por um aumento do número das bolsas, aumento dos prazos de vigência e a criação de um mecanismo que permita aos jovens pesquisadores produtivos terem acesso a esse programa e a outros mecanismos de financiamento à pesquisa.

Prof. Sylvio Canuto


CEFISMA

Recentemente tomamos conhecimento que foi divulgado na Comissão de Pós- Graduação e enviado para apreciação nos conselhos departamentais um abaixo assinado, subscrito por cerca de vinte docentes do Instituto, com o seguinte texto:

"À Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Preocupado em manter a qualidade de nosso curso de pós-graduação, que como sabemos obteve média 7 na última avaliação da CAPES, os professores abaixo assinados manifestam-se a favor de que o critério de distribuição de bolsas de pós-graduação pela CPG seja modificado de forma a alocar prioritariamente as bolsas a estudantes provenientes de cursos com conceito A no PROVÃO ou que demonstrem que sua nota no PROVÃO é equivalente a este conceito. O restante das bolsas deve ser distribuido segundo o resultado de um exame em nível de graduação a ser ministrado aos postulantes das bolsas."

Por termos nos envolvido ativamente nas discussões a respeito do Provão nos últimos dois anos, julgamos apropriado esclarecer alguns pontos à comunidade. A mencionada avaliação federal é regulamentada pelo terceiro artigo da Lei federal 9131 de 1995, no qual estabelece-se o Provão não como uma avaliação individual, mas Institucional e que, portanto, fica assegurado o direito de sigilo das notas individuais de cada um dos estudantes. Transcrevemos os parágrafos pertinentes ao tema a seguir.

Parágrafos do terceiro artigo da Lei Federal 9131 de 1995

§ 2º O Ministério da Educação e do Desporto divulgará, anualmente, o resultado das avaliações referidas no caput deste artigo, inclusive dos exames previstos no parágrafo anterior, informando o desempenho de cada curso, sem identificar nominalmente os alunos avaliados.

§ 3º A realização de exame referido no § 1º deste artigo é condição prévia para obtenção do diploma, mas constará do histórico escolar de cada aluno apenas o registro da data em que a ele se submeteu.

§ 4º Os resultados individuais obtidos pelos alunos examinados não serão computados para sua aprovação, mas constarão de documento específico, emitido pelo Ministério da Educação e do Desporto, a ser fornecido exclusivamente a cada aluno.

§ 5º A divulgação dos resultados dos exames, para fins diversos do instituído neste artigo, implicará responsabilidade para o agente, na forma da legislação pertinente.

Para acesso ao conteúdo completo acesse: http://socrates.if.usp.br/~cefisma/provao/

Fica claro, portanto, que a proposta é ilegal, no que se refere à utilização das notas individuais. Além disso, devemos considerar a impossibilidade de estabelecer a equivalência entre a nota individual do aluno com "conceito A", uma vez que essas informações não são fornecidas pelo MEC. O direito dos alunos de se submeterem à prova ou de a entregarem em branco, como fizeram a maioria dos estudantes no último ano acarretando o conceito E para o IFUSP está assegurado, não cabendo nenhuma medida que ameace utilizar a nota individual.

Sobre a opção pela entrega em branco da prova (boicote), é preciso esclarecer que ela se baseia em uma posição dos estudantes que discordam do Provão como avaliação institucional, especialmente nos critérios utilizados para avaliação (uma única prova para avaliar toda a instituição) e de divulgação do resultado (onde um ajuste Gaussiano é forçado e o real desempenho da instituição omitido). A decisão pelo boicote foi fruto de debates públicos realizados em 2000 e 2001 e os motivos completos do boicote podem ser encontrados na página do CEFISMA, acima referida. Ressaltamos, ainda, que na época procuramos divulgar tais motivos nesse BIFUSP, mas tivemos a carta censurada pela diretoria anterior do IFUSP.

Mas no que se refere à proposta desses docentes, preferimos acreditar que não visa forçar os alunos a mudar suas posições políticas, mas que reflita a opinião sobre a melhor maneira de distribuir as bolsas de pós-graduação para estudantes tanto do IFUSP como de outras instituições brasileiras. Nesse caso, entendemos que se trata de uma posição equivocada tanto no que se refere ao Provão como Avaliação Institucional, como no aspecto relacionado ao critério de distribuição de bolsas. Propomos assim ao Instituto um amplo debate nesses dois aspectos.

Especificamente no que diz respeito ao Provão, devemos discutir sua função como avaliação institucional e se a USP deve continuar realizando essa Prova. Acreditamos que por fim o Instituto possa se manifestar ao Conselho de Graduação da USP, através da Congregação, pela retirada de nossa Universidade dessa avaliação.

Esperamos que com isso a comunidade da Física esteja esclarecida quanto a inviabilidade da medida proposta e sobre nossas posições a esse respeito. Esperamos contar nos debates acerca do Provão que realizaremos esse ano com uma participação maior da comunidade, especialmente os docentes que manifestaram posições nesse sentido, para que possamos debater livremente o tema.

CEFISMA


Festival Internacional de Documentários

"Cientistas Brasileiros: César Lattes e José Leite Lopes" – autor: José Mariani (Brasil-RJ,
53 min, cor, vídeo, 2002): O perfil biográfico de dois pilares da física brasileira: César Lattes e José Leite Lopes, o documentário aborda a Física Nuclear, história política do Brasil, filosofia, arte e a instituição por eles fundada, o Centro Brasileiro de Pesquisas.

Lançamento dia 18 de abril as 21h, com reprise no dia 21 de abril as 21h, no Cineclube DirecTV, Rua Augusta, 2530. A entrada é franca e a distribuição das senhas ocorre uma hora antes do inicio de cada sessão.

Amélia I. Hamburger


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

ERRATA: As inscrições do Concurso de Livre-Docência junto aos seis Departamentos do IFUSP serão de 30 de abril a 14 de maio de 2002 e não como constou no BIFUSP anterior.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

1) O COG - Conselho de Graduação da USP, está solicitando que todas as Unidades que oferecem cursos de Licenciatura, realizem uma análise das propostas da Comissão Permanente de Licenciatura.

Estas propostas deverão ser votadas no COG e encaminhadas ao C.E.E. - Conselho Estadual de Educação como sugestão na definição do formato do Projeto de Reconhecimento dos Cursos de Licenciatura da rede Estadual (USP, UNESP, UNICAMP) e Municipal.

Convidamos todos os interessados na análise das propostas, para uma reunião na próxima terça-feira, 23 de abril, às 10:30h, na Secretaria de Graduação.

2) CARGA DIDÁTICA - Terminado o prazo (19/04) para manifestação de interesse das prioridades, informamos que a partir do dia 25/04 será colocada à disposição dos docentes, a relação das displinas para opção de carga didática para o 2o semestre de 2002, no seguinte endereço: http://grad.if.usp.br


PROGRAMA PIBIC/CNPq-USP - PERÍODO 2002-2003

Estão abertas até 24/5/2002 impreterivelmente, as inscrições para bolsa de Iniciação Científica, período agosto/2002 a julho/2003.

O processo de seleção de candidatos a bolsas deverá ser fundamentado na Resolução Normativa 019/2001, de 5/12/2001, disponível na home page do CNPq, no seguinte endereço: http://www.cnpq.br/areas/pibic/index.htm observando em adição que os alunos bolsistas, também deverão ter o Currículo Lattes do CNPq.

Os interessados deverão encaminhar à secretaria da CPq, Edifício Principal, Ala II, sala 211-A, os seguintes documentos: a) formulário 176 do CNPq – "Indicação de Bolsista"; b) formulário de Cadastramento (disponível nas secretarias dos departamentos); c) projeto de pesquisa; d) histórico escolar atualizado; e) cópia do CPF do aluno.


CIPA

Navegar pela internet pode ser uma boa medida para NÃO ter problemas com a LER (lesão por esforços repetitivo). Para quem quer entender o que é LER, o site www.bristol.com.br tem um manual sobre o assunto; no site www.astamedica.com.br/guia/ortopedia/index.html, é possível descobrir quais são as principais atividades que podem gerar LER; o site www.aergonomiaquefunciona.com.br, oferece aos internautas um serviço gratuito de resposta de dúvidas e o site www.rsi.deas.harvard.edu, tem muitos desenhos que ensinam a maneira correta de digitar.

Folha de São Paulo/Informática


BIBLIOTECA

1) Informamos que finalizamos o programa FAPLIVRO4 com o recebimento de 508 dos 634 pedidos. Uma listagem dos títulos não adquiridos por não estarem disponíveis nas editoras será em breve enviada aos representantes dos departamentos na Comissão de Biblioteca. Os títulos não comprados serão enviados novamente para aquisição em momento oportuno. Os pedidos referentes a títulos esgotados ou já contidos em nosso acervo foram removidos.

2) Iniciadas as aulas, recebemos diversos pedidos isolados de aquisição urgente de livros a serem utilizados nos cursos no 1o semestre de 2002. Pretendendo evitar a multiplicação de formulários de Pedidos de Compra e fragmentação do processo, solicitamos aos interessados em títulos dessa natureza, que encaminhem seus pedidos através do formulário disponível na home-page da biblioteca, http://www-sbi.if.usp.br/sbi/formaqui.html ou pessoalmente, informando no campo de justificativa LIVRO PARA CURSO, impreterivelmente até 30/04/02. Pedidos recebidos após essa data entrarão no processo de aquisição normal, de acordo com o cronograma e verba disponível. Posteriormente faremos uma segunda chamada para livros para cursos do 2o semestre.

Para mais informações, cvasselo@sbi.if.usp.br ou Celia no ramal 6746.


COLÓQUIO

Complex Systems Biology: Constructive and Dynamic Approach to Cell Differentiation,

Heredity, and Evolution

Prof. Dr. Kunihiko Kaneko, University of Tokyo, Komaba, Japan

25 de abril, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

We intend to understand life as a `complex system', that is a system with dynamic circulation process between whole and parts, or, in other words, as a system whose elements change their character dynamically in relationship with the total system. Here, instead of making specific models for life, we try to unveil the universal features therein. For this purpose, we take a constructive approach, by setting up a simple system from our side both experimentally and theoretically, and then extract universal features therein, to answer general questions on a biological system.

After presenting this standpoint of our approach, and surveying the current status both for theory and experiment, First, I discuss cell differentiation and developmental process from a viewpoint of coupled dynamical systems. Robustness in development and irreversible loss of multipotency from ES cell to stem cell and then to differentiated cells are discussed as a universal feature of dynamical systems with internal degrees of freedom and interaction. The role of genes is then discussed by proposing a minority control theory for the origin of heredity. If time is allowed, I will also talk about a problem of speciation as a general consequence of interaction-induced phenotype differentiation.


RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA

"Perturbative Analysis of Dynamical Localisation"

D. A. Cortez (IFUSP)

23/4/2002 Edifício Principal, Ala Central, sala 313 (antiga J. Tiomno), às 11:h

Abstract: The time-evolution of a two-level system driven by a periodic field will be studied using a rigorous (convergent) perturbative method for solving the Schrödinger equation. This method will be briefly outlined and extended to analyse the effect of (approximate) dynamical localisation (i.e., the possibility that, for certain values of the system's parameters, the evolution becomes "frozen" by the periodic perturbation).


MINI-COLÓQUIOS DA GRADUAÇÃO

"Reconstruindo a Matéria"

Prof. Dr. Alejandro Szanto de Toledo, IFUSP

22 de abril, segunda-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 13h

Nesta palestra discutiremos vários aspectos, sob investigação, da formação da matéria. Serão apresentados os procedimentos experimentais que permitem reproduzir e explicar a evolução do Universo desde instantes após o Big Bang, até o presente estágio do Universo. A Física Nuclear que está na base desse estudo procura uma descrição consistente de todos os estágios e aspectos da "construção da matéria".

Dentro deste enfoque, qual seria a situação das pesquisas no IFUSP?

"Física Clássica e o Corpo Humano: Alguns Exemplos"

Prof. Dr. Otaviano Augusto Marcondes Helene, IFUSP

29 de abril, segunda-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 13h


SEMINÁRIO DE ENSINO

"O curso web de Física III e Física IV - Educação a distância (interação a distância?)"

Prof. Dr. José Luciano Mirante Duarte, IFUSP

23 de abril - terça Feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

Este é o quarto semestre consecutivo que estou desenvolvendo o webcurso de Física III e
Física IV. Quero apresentar a minha experiência e discutir essa implementação de um curso à distância na Universidade. Na idéia de que o cerne da atividade educacional é a troca de conhecimentos e atitutes entre alunos e professor (interação?), privilegio o "chat" como atividade mais interativa. [Quero enfatizar que a interação a distância envolve uma interação local de um férmion com a partícula do campo (bóson), que medeia a interação, e é a partícula do campo que se propaga até o outro férmion, onde há nova interação local e se diz que a interação férmion-férmion é à distância.] As conversas, nos "chats", são muito interessantes, mas pela própria dinâmica, são superficiais. Pensando nisso, resolvi, reunindo os "chats" da semana, escrever um texto que sistematize as conversas que houve. Eu me prendo ao que foi conversado, mas escrevo de uma forma um pouco mais coesa e avanço um pouco mais, trazendo um ponto de vista superior. É como se fosse 'a palavra do professor'. Alguns exemplos da realização desse curso serão discutidos.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Daniel Rodrigo Ferreira Trzesniak

"Modelagem Quântica de Inibidores Enzimáticos"

Comissão Examinadora: Profs. Drs.Sylvio Roberto Accioly Canuto (orientador), Rogério Custódio (UNICAMP) e Hélio Chacham (UFMG)

23/04, terça-feira, Auditório Sul (Bege) entre a Ala Central e a Ala II do Ed. Principal, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 22.04.2002

MINI-COLÓQUIO DA GRADUAÇÃO
"Reconstruindo a Matéria"
Prof. Dr. Alejandro Szanto de Toledo, IFUSP
Abrahão de Moraes, às 13h


3a. FEIRA, 23.04.2002

RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA
"Perturbative Analysis of Dynamical Localization"
D. A. Cortez, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 313 (antiga J. Tiomno) às 11h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"O efeito de anfifílicos catiônicos na solubilização de colesterol"
Dr. Carlos Roberto Benatti, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 16h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"O curso web de Física III e Física IV - Educação a distância (interação a distância?)"
Prof. Dr. José Luciano Mirante Duarte, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 24.04.2002

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Dinâmica de Campos Térmicos e o Efeito Casimir"
Ademir Santana, Universidade Federal da Bahia
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h


5a. FEIRA, 25.04.2002

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Moléculas em meio líquido"
Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 10h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE NOVOS MATERIAIS SEMICONDUTORES
"Estudo da segregação de In em camadas epitaxiais InxGa1-xAs crescidas sobre substratos de GaAs (001)"
Sandro Martini, IFUSP
Ed. Alessando Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h

COLÓQUIO
Complex Systems Biology: Constructive and Dynamic Approach to Cell Differentiation, Heredity, and Evolution
Prof. Dr. Kunihiko Kaneko, University of Tokyo, Komaba, Japan
Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas


6a. FEIRA, 26.04.2002

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - FEP
"Espectroscopia fototérmica de deflexão aplicada ao estudo do efeito Soret-Dufour"
Adriano Júnio Silva, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 9h

SEMINÁRIO FÍSICA AO MEIO-DIA
"Almoços gratuitos existem: como a inflação do Universo resolveu os maiores problemas da Cosmologia sem pagar nada"
Prof. Luis Raul Weber Abramo, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 310, ás 12h30


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br