bIFUSP

ANO XVIII - No.12 - 03/05/2002


ÍNDICE


DIRETORIA

Pró-Reitoria de Graduação
Programa de valorização do ensino de graduação
Reequipamento de Laboratórios Did´ticos

Dentro da política de valorização do ensino de graduação na Universidade de São Paulo, a Pró-Reitoria de Graduação destinará recursos para a melhoria dos equipamentos de Laboratórios de Ensino, por intermédio do Programa de Valorização do Ensino de Graduação.

Encaminhamento

Os projetos deverão ser apreciados e aprovados pela Comissão de Graduação da Unidade proponente e encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação, pelo Diretor, nos prazos abaixo estabelecidos.

Os projetos serão analisados de acordo com o mérito e serão priorizados aqueles que atendam a um maior número de alunos.

Para agilizar os trâmites, a documentação deverá conter um quadro resumo dos recursos solicitados, com os custos detalhados, e, adicionalmente, orçamentos em número não inferior a três, oriundos de diferentes fornecedores.

Como os recursos da Pró-Reitoria são limitados recomenda-se que as Comissões de Graduação priorizem as solicitações recebidas, porém, a manifestação dos pedidos, adequadamente justificada, possibilitará à Pró-Reitoria conhecer a demanda reprimida e tentar obter, nos prazos estabelecidos, recursos adicionais.

Prazos

As solicitações devem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Graduação até o final de julho, para análise nos meses de agosto e setembro de cada ano e inclusão no orçamento do ano seguinte.

Excepcionalmente, dentro do orçamento de 2002, as solicitações serão recebidas até o final do mês de maio para análise em junho.


COLÓQUIO

"Projeto Pelletron-Linac: planejamento, construção e operação"

Prof. Dr. Nemitala Added, IFUSP

9 de maio, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

O desenvolvimento da Física Nuclear no Brasil está profundamente ligado à história do Instituto de Física da USP. Desde a instalação do Betatron, no início da existência do nosso Instituto como célula independente da Universidade, os pesquisadores em física nuclear experimental sempre procuraram utilizar equipamentos que permitissem a produção de trabalhos nas áreas da fronteira do conhecimento. Assim sendo, em especial na área de colisões com íons pesados, após a instalação e operação de dois aceleradores de grande porte (Van der Graff e Pelletron) durante vários anos, a procura por uma atualização na área de aceleradores é fundamental para a continuidade da produção de trabalhos científicos nessa área. Neste seminário descreveremos o projeto do acelerador supercondutor (Linac) desde seu início, justificando a decisão inicial por essa configuração, até a instalação da infra-estrutura necessária para permitir sua operação. Também apresentaremos a melhoria nos arranjos experimentais disponíveis nas linhas experimentais correlacionadas com o novo acelerador, bem como os respectivos projetos experimentais.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

INSTITUTO DE FÍSICA

Portaria IF-05 de 24.04.2002

Dispõe sobre eleição dos representantes dos servidores não docentes e suplentes junto à Congregação do Instituto de Física da USP.

O Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, à vista do disposto no artigo 45, inciso IX do Estatuto da USP, baixa a seguinte Portaria:

Artigo 1o- A escolha dos três representantes dos servidores não-docentes e seus respectivos suplentes junto à Congregação será processada em uma única fase.

Artigo 2o - A eleição será realizada no dia 21 de maio de 2002, das 09h00 às 17h00, na sala 207, Ala II do Edifício Principal, pelo voto direto e secreto dos servidores não-docentes.

Artigo 3o - Serão considerados eleitos os candidatos que obtiverem o maior número de votos, figurando como suplentes os mais votados a seguir.

Parágrafo único - Em caso de empate serão adotados como critério de desempate, sucessivamente, o maior tempo de serviço na USP, o maior tempo de serviço na respectiva categoria e o servidor mais idoso.

Artigo 4o - As candidaturas serão registradas individualmente na Seção de Pessoal, Edifício Principal - Ala I, sala 315, até as 17h00 do dia 13.05.2002.

Artigo 5o - A propaganda eleitoral poderá ser feita por todos os meios legais, por conta dos servidores, através de boletins impressos, cartazes e jornais de circulação interna.

Parágrafo único - Não será permitida inscrição a tinta, cal ou qualquer outro processo em recintos da Unidade.

Artigo 6o - A eleição será realizada de acordo com as seguintes normas:

I -A mesa receptora, designada pelo Diretor, será presidida por um professor do Instituto, bem como dois mesários para auxiliá-lo.

II - O presidente rubricará todas as cédulas no ato da votação;

III - A identificação de cada votante será feita mediante apresentação de prova hábil de identidade e confronto de seu nome com a lista de eleitores fornecida pela Seção de Pessoal do IF;

IV - Não será permitido o voto por procuração;

V - Cada servidor poderá votar em até três candidatos;

VI - Junto à mesa receptora poderá haver um fiscal dos servidores não docentes que solicitará,
antecipadamente, ao Diretor seu credenciamento.

Da apuração:

Artigo 7o- A apuração deverá ser realizada imediatamente após o término da votação, em sessão pública, pela própria mesa receptora.

Artigo 8o- Terminada a apuração será elaborada a Ata de abertura e encerramento dos trabalhos, assinada pelos respectivos presidente e mesários, dela constando local e horário da eleição, composição da mesa, número de eleitores, de votantes e ocorrências que devam ser registradas para apreciação posterior.

Dos resultados:

Artigo 9o- Para preenchimento dos três lugares que lhes cabem na Congregação, serão considerados eleitos os três servidores não-docentes mais votados, levando-se em conta o resultado geral do pleito, figurando como suplentes os três mais votados a seguir.

São Paulo, 24 de abril de 2002.

Prof. Gil da Costa Marques - Diretor


PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Seminário de Cultura e Extensão 2002: "A USP na Sociedade: Reafirmando o Diálogo

e Ampliando Caminhos"

12 a 13 de junho de 2002

Manifestação de interesse em participar da Sessão de Painéis que ocorrerá no evento, deve ser enviado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, aos cuidados da Diretoria de Ação Cultural, até 21/05/2002. Mais informações podem ser solicitadas através do correio eletrônico da Diretoria de Ação Cultural dessa Pró-Reitoria, proacult@edu.usp.br, fazendo menção ao assunto SEMINÁRIO 2002.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

ENCARGOS DIDÁTICOS

Encontra-se disponível no site da Graduação http://grad.if.usp.br o formulário de opções para os encargos didáticos para o segundo semestre de 2002.

No link "Vagas das disciplinas" estão listadas as vagas reais (já excluídas as prioridades e as equipes).

Como sempre, tentaremos atender os pedidos de bônus-noturno e licença-prêmio dentro dos limites do orçamento para monitores A.

Estaremos aguardando sua manifestação até o próximo dia 8 de maio.

Prof. Luiz Carlos Gomes

Presidente da CG

MINI-COLÓQUIOS

"O Mundo Colorido dos Cristais Líquidos"

Prof. Dr. Antonio Martins Figueiredo Neto – IFUSP

06 de maio, segunda-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 13h

Dentre os fluidos complexos, objeto de nossas investigações científicas, os cristais líquidos e ferrofluidos são exemplos dos mais interessantes.

Cristais líquidos são estados intermediários entre o sólido cristalino e o líquido isotrópico, nos quais a matéria pode se apresentar. Existem duas grandes famílias de cristais líquidos: os termotrópicos e os liotrópicos. Além do aspecto de físico-química básico envolvido nesse tipo de pesquisa, há também o aspecto tecnológico. Muitos dispositivos eletro-ópticos usam esses materiais como matéria-prima. Em particular, os cristais líquidos termotrópicos são os mais utilizados em dispositivos (termômetros, medidores de pressão, mostradores, etc.).

Os ferrofluidos são soluções coloidais de grãos de material magnético com dimensões típicas de 100Å, carregados eletricamente ou envoltos com surfactantes, dispersos num fluido de transporte (água ou óleo). Possuem propriedades ópto-magneto-mecânicas que possibilitam, além de aplicações tecnológicas de ponta, um assunto fascinante de pesquisa.

Serão descritas as principais estruturas dos cristais líquidos e ferrofluidos e apresentadas as suas propriedades ópticas e mecânicas.

"O Vácuo e o Vazio"

Prof. Dr. Manoel Roberto Robilotta - IFUSP

08 de maio, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18:30h

A possibilidade de o vazio existir vem perturbando filósofos e físicos há milhares de anos. No século 20, em particular, este tema teve papel muito importante. A partir da década de 70, passamos a ver o meio material onde "moram" os prótons e neutrons que formam os núcleos atômicos como sendo formado por pares de quarks e antiquarks. Discutiremos os aspectos qualitativos desse modo de conceber o mundo e algumas das suas implicações experimentais.

PALESTRAS

"Projeto Socrates/Euclides"

Profa. RENATA Z. FUNCHAL (Coordenadora)

08/05 - 4a feira - 13:30h e 18:00h no Auditório Norte

A Profa. Renata Z. Funchal, nova coordenadora do Projeto Sócrates/Euclides, estará apresentando a alunos e professores as novas diretrizes para o Projeto.

LINUX - Uma visão geral

(para alunos de graduação)

Everton Zanella Alvarenga* e Cléber de Melo Muramoto*

09/05 - 5a feira - 14:00h no Auditório Abrahão de Moraes e 18:00h no Aud. Norte

Como o Linux pode auxiliá-lo durante a graduação: uso de programas matemáticos, gráficos, estatísticos; simulações; linguagem e editoração de textos (LATEX), comunicação via rede, programação, etc...

*Formandos do curso de bacharelado em Física


ENCONTRO ESCOLA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS COM REGIONAL DE MATEMÁTICA

II ESCOLA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS EMERGENTES EM CONJUNTO COM O
III ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (R8-SBMAC)

12-14 de junho de 2002 - Local: INPE - S.J.Campos

Comissão Organizadora: Reinaldo Roberto Rosa; Fernando Manuel Ramos; Monica M. De Marchi; Tania Maria Vilela Salgado Lacaz; Jose Demisio Simoes da Silva; Nandamudi L Vijaykumar

Comissão Científica: Ademilson Zanandrea; Elbert E. Neher Macau; Haroldo F. Campos Velho; Horacio I.Yanasse; Jeronimo Travelho; Lamartine N. F. Guimaraes

Inscrições: 15/04 a 31/05 de 2002

Submissão de trabalhos (resumos extendidos até 02 páginas em formato livre): 17/04 a 17/05 DE 2002

Inscrições: graduandos e pós-graduandos: R$ 20,00 - professores: R$ 30,00

Número máximo de participantes: 80 Número máximo de trabalhos : 26

Maiores informações com Reinaldo Rosa (Reinaldo@lac.inpe.br )

PROGRAMA OFICIAL

Mini- Cursos:

Modelagem Molecular em Biofísica

Prof. Pedro Pascutti (Inst. Biofísica - UFRJ)

Simulações Dinâmicas de Sistemas Complexos

Prof. Paulo Murilo C. de Oliveira (IF-UFF)

Fundamentos de Criticalidade Auto-Organizada

Prof. Carmen P. C. Prado (IF-USP)

Aspectos Computacionais em Topologia:

Teoria e Aplicações em Cosmologia e Relatividade Numérica

Prof. Marcelo Rebouças (CBPF)

Palestras Convidadas:

Detritos Espaciais: Aspectos Teóricos e Simulações Numéricas

Prof. Marcelo Lopes de Oliveira e Souza - INPE

Aplicações da Computação Paralela em Tempo Real

Prof. Celio Moron (Dep. de Computação - UFSCar)

Computação em Autômatos Celulares

Prof. Pedro Paulo Balbi de Oliveira (Univ. Mackenzie)

Modelagem Matemática

Prof. Joyce Bevilacqua (IME-USP)

Caos e Ressonância em Sistemas Planetários

Prof. Sylvio Ferraz Mello(IAG-USP)

Sistemas Dinâmicos com Retroalimentação Monotônica Retardada

Prof. Coraci Malta (IF-USP)

Computação Quântica: Teoria e Perspectivas

Grupo da Univ. Fed. de Ouro Preto (a confirmar)

 

Mesa redonda:

Computação pura X Computação aplicada


PUC - RIO

O Departamento de Física da PUC-Rio divulga o edital de seleção para duas vagas para Professor Assistente, nas áreas de Física Teórica e Experimental (grandes áreas do Departamento: Física da Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular e Física de Partículas). As inscrições estarão abertas até 15 de junho de 2002 na Secretaria do Departamento, ou pelo correio com data de postagem até 10 de junho. Maiores informações: concurso@fis.puc-rio.br.


CEFISMA

"Avaliação Institucional e o Provão"

Profa. Alinka Lépine, Profa. Maria Regina Dubeux Kawamura e pós-graduando Eduardo Altmann

9 de maio, quinta-feira, Auditório Adma Jafet, às 18h

O CEFISMA tem o prazer de convidar a comunidade do IFUSP a participar do debate "Avaliação Institucional e o Provão" que tem como objetivo discutir o que é Avaliação Institucional e se o Provão cumpre esse papel.


COLÓQUIO EXTRA

"Computer simulation of peptide folding: analysis of solvent effects and the interpretation

of experimental data"

06 de maio, segunda-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Prof. Wilfred F. van Gunsteren, ETH, Zurique, Suíça


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Aceleração do Universo e Quintessência"

Prof. José Ademir Sales de Lima, Departamento de Física da Univ. Fed. do Rio Grande do Norte

08/05/02, Ed. Principal, Ala Central, sala Jayme Tiomno, às 16:00 h

Em 1998, um intenso programa observacional associado com as explosões de supernovas (Tipo Ia) indicaram com grande precisão que o universo se encontra num estágio de expansão acelerada. Esse resultado não tem explicação pelo modelo cosmológico padrão, pois sendo a gravidade uma força atrativa, a expansão universal a partir do "Big-Bang" deveria ser continuamente desacelerada. Tais resultados podem ser explicados se existir uma componente extra (denominada de quintessência) com alguns atributos específicos. Pelo novo paradigma o universo é formado basicamente de 5 componentes: Bárions, Leptons, Fótons, Matéria Escura e Quintessência; sendo esta última a forma de energia dominante do universo e responsável por sua aceleração. O presente status observacional e teórico envolvendo a Quintessência será brevemente analisado numa linguagem acessível para não especialistas.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Descrição clássica do fenômeno de Stern-Gerlach"

Prof. Dr. Humberto França - IFUSP

7 de maio, Auditório Adma Jafet, às 16h

Apresentamos uma descrição inteiramente clássica dos experimentos de Stern-Gerlach. Usando as equações de movimento de Newton, mostramos que um feixe colimado de átomos magnéticos neutros é separado por um campo magnético não homogêneo, em perfeito acordo com as observações experimentais. A hipótese de quantização das projeções do spin não é introduzida nos nossos cálculos. Comparação quantitativa, detalhada, com o experimento didático (1967) de J.R. Zacharias é apresentada. Nós concluímos, contrariando a afirmação original (1922) de Stern-Gerlach, que as explicações clássicas não são descartadas pelos dados experimentais. Além disso, nós mostramos que os modelos quântico e clássico conduzem a predições distintas, relacionadas à polarização do feixe, quando esse passa pelo magneto. Essas predições poderão ser testadas experimentalmente.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Celso de Araújo Duarte

"Processos de Recombinação em Pontos Quânticos em Amostras com Diferentes Espessuras de Camadas de InAs Utilizando a Técnica de Fotoluminescência"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Eliermes Arraes Meneses (orientador), Lucy Vitória Credídio Assali (IFUSP) e José Brás Barreto de Oliveira (UNESP).

07/05, terça-feira, Ed. Principal, sala 209 Ala 2, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Mario Cesar Baldiotti

"Estados Quânticos de um Elétron em um Campo Magnético Uniforme"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Dmitri Maximovitch Gitman (orientador), Josif Frenkel (IFUSP) e Bruto Max Pimentel Escobar (IFT/ UNESP).

09/05, quinta-feira, Ed. Principal , sala 209, Ala 2, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 06.05.2002

MINI-COLÓQUIO DA GRADUAÇÃO
"O Mundo Colorido dos Cristais Líquidos"
Prof. Dr. Antonio Martins Figueiredo Neto, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 13h

COLÓQUIO EXTRA
"Computer simulation of peptide folding: analysis of solvent effects and the interpretation
of experimental data"
Prof. Wilfred F. van Gunsteren, ETH, Zurique, Suíça
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


3a. FEIRA, 07.05.2002

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"Função resposta de detectores de semicondutor e aplicações em física ´médica"
Juan Yury Zevallos-Chávez, estudante de doutoramento IFUSP
Biblioteca do Laboratório do Acelerador Linear, às 15h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Descrição clássica do fenômeno de Stern-Gerlach"
Prof. Dr. Humberto França, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 08.05.2002

PALESTRA
"Projeto Socrates/Euclides"
Profa. Renata Z. Funchal (Coordenadora)
Auditorio Norte ( entre a Ala 2 e a Ala Central), às 13:30h e 18h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Aceleração do Universo e Quintessência"
Prof. José Ademir Sales de Lima, Depart. de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"O projeto do satélite científico "EQUARS" para exploração da atmosfera equatorial"
Dr. Hisao Takahashi, INPE
"Um detetor de partículas energéticas no EQUARS, sua importância científica e as futuras aplicações
Dr. Walter Demétrio Gonzalez Alarcon, INPE
Edifício Oscar Sala, sala 156, às 16:15h

MINI-COLÓQUIO DA GRADUAÇÃO
"O Vácuo e o Vazio"
Prof. Dr. Manoel Roberto Robilotta - IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18:30h


5a. FEIRA, 09.05.2002

PALESTRA
"LINUX - Uma visao geral" (para alunos de graduacao)
Everton Zanella Alvarenga e Cleber de Melo Muramoto*
Auditório Abrahão de Moraes, às 14h e Auditório Norte (entre Ala Central e Ala 2) às 18h

COLÓQUIO
"Projeto Pelletron-Linac: planejamento, construção e operação"
Prof. Dr. Nemitala Added, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br