bIFUSP

ANO XVIII - No.20 - 02/08/2002


ÍNDICE


A FÍSICA

O exercício da Física Experimental me ensinou a

Construir novas formas de mexer na realidade.

Medir quantidades e relações.

Entrar no Laboratório e sentir a emergência do dado novo.

Fazer a mágica do ajuste do pensamento teórico à realidade

das fórmulas, conceitos, proposições e corolários,

na construção das linguagens das medidas.

Práticas de transformar as buscas em sucessivos encontros

sintetizados em números significativos.

Que vêm entendidos com sua incerteza

inerentes a toda relação gesto-pensamento.

Não há arranjo experimental que não passe pelo torno.

Que não tenha fios de cobre.

Que não inclua regiões de mais vazio.

Ou de temperaturas mais baixas.

E barulho de motores.

E contadores de histórias passadas, presentes.

Manuseamos o diálogo com analisadores e computadores

Até compreendermos sutilezas das ligações mais profundas

Seguindo as teorias, princípios do acontecer.

Nesses exercícios de encontro com a realidade

A possibilidade é construída

de desenvolver a liberdade,

De realizar um ajuste que lhe é próprio.

E o Ser do pesquisador,

Aparentemente só interior,

Através de gestos, pensamento, decisões,

Emerge exteriorizado,

Nos resultados e nas interpretações.

Para novos diálogos com o mundo

Ao alcance delimitado e imprevisto.

Meu e de cada um,

Em simultaneidade de atração e repulsão,

Aprendizagem do amor e ódio.

Companheiros de viagem:

A família, amigos, mestres, colegas, alunos,

Solidários, no apoio e na oposição.

Nos quartos, quintais, praças, praias e campos.

Nos laboratórios, classes, debates, seminários, ósios,

Encontros, festas e restaurantes,

Música, arte, alegria, carro e companhia.

Núcleos, materiais, devaneios, e a filosofia.

A fusão, na perspectiva da história humana, cósmica.

Em cada vida, a diferenciação de papéis, idéias, destinos.

Amélia Império Hamburger, 1990


EDITORIAL

É um enorme privilégio para o IFUSP e para a Universidade de São Paulo contar com a inestimável contribuição da Profa. Amélia Império Hamburger. A aposentadoria compulsória por idade da Profa. Amélia, ocorrida em julho passado, é, para nós, apenas uma particularidade de como a administração pública é organizada. Nossa convicção, compartilhada por muitos colegas, e que deve servir como exemplo de como conduzir uma carreira, é de que a Profa. Amélia encontra-se, aos setenta anos, no auge de sua vida profissional e afetiva: um estar-no-mundo marcado por profundidade reflexiva e amor.

Reproduzimos aqui parte do texto de Silvio R.A. Salinas e Antonio Augusto P. Videira, de maio de 2000, que serviu de introdução ao livro "A Cultura da Física: Contribuições em homenagem a Amélia Império Hamburger", organizado por esses professores, e publicado pela Editora Livraria da Física:

"Amélia foi aluna, pesquisadora e depois docente do Departamento de Física da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, absorvendo o espírito crítico, a abrangência de interesses e a generosidade dos fundadores da física contemporânea no Brasil. É uma herdeira direta da tradição acadêmica da física dos anos cinqüenta.

Pode-se apreciar a importância da Amélia pelos gestos, atitudes e iniciativas que tomou durante a sua carreira. Amélia nunca deixou de contribuir para que os seus alunos e colaboradores encontrassem um ambiente de estímulo e condições dignas de trabalho.

Os resultados acadêmicos têm pouca valia se não são obtidos com prazer e satisfação. Dedicar-se à produção de conhecimento não é uma mera opção profissional. Amélia nos ensina que é também uma opção existencial, pois a ciência e o conhecimento são fontes seguras de felicidade.

Com a sua presença, Amélia é uma pessoa que enriquece o nosso ambiente. Ela nos lembra dos compromissos assumidos, das obrigações contraídas, e dos sentimentos envolvidos. Ela nos recorda que os nossos esforços nos ligam a outros homens e mulheres, a outros tempos e lugares. A procura do conhecimento é alimentada por aqueles que vieram antes e alimenta aqueles que vão nos seguir.

Amélia nos ensina que vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos. Amélia sempre viveu na luta universitária. Sua teimosia e perseverança são impressionantes. A universidade não pode ficar restrita às divisões burocráticas e administrativas que diminuem e empobrecem as suas potencialidades. A universidade é o local da pluralidade, da crítica, do diálogo, e da própria insatisfação. Para explicar a importância da Amélia, torna-se necessário adotar uma perspectiva que, infelizmente, tem sido pouco valorizada nos nossos dias."

A Profa. Amélia, entretanto, ainda uma vez, nesse momento, nos surpreende. Se cabe a nós homenageá-la, será ela que o fará, através de um seu belíssimo e vigoroso poema, que temos grande alegria de publicar, a seu pedido, na primeira página deste número do BIFUSP. É a maneira como a Profa. Amélia nos fala: dizendo de si e da sua vida, da Física, das pessoas, do mundo, do cosmos.

Nossos agradecimentos à Profa. Amélia pelo privilégio de compartilhar e aprender com ela das coisas-do-mundo.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara


COMISSÃO DE PESQUISA - GRUPOS DE PESQUISA DO IFUSP

GRUPO DE FÍSICA-MATEMÁTICA DO IFUSP

O Grupo de Física Matemática do IFUSP consiste dos Profs. Drs. J.C.A. Barata, D.H.U. Marchetti, J.F. Perez e W.F. Wreszinski, e de três pós-doutores, Drs. Fernando Auil, Oscar Bolina e Luiz A. Manzoni. Associados ao grupo encontram-se também vários estudantes de pós-graduação atuais, como os Srs. Daniel S. Cortez, Leonardo F. Guidi, Gustavo B. de Oliveira, Pedro L. Ribeiro, Cláudio F.S. Rodrigues, assim como outros que realizam ou realizaram recentemente seu doutoramento no exterior, tais como o Sr. Pedro S. Goldbaum, que realiza seu doutoramento na Universidade de Princeton, o Sr. Matheus da R. Grasselli, que realizou seu doutoramento no King΄s College de Londres, o Sr. Marcos Travaglia que realiza seu doutoramento na Universidade de Mainz. Fora isso o grupo conta com colaboradores de várias outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

Os interesses científicos do grupo abrangem basicamente a teoria quântica de campos e a mecânica estatística, incluindo, também, a mecânica quântica e a mecânica clássica, e tópicos associados.

No campo da teoria quântica de campos destacam-se trabalhos sobre teorias Euclidianas na rede (espalhamento, completeza assintótica, decaimento de Orstein-Zernicke), trivialidade da matriz S, efeito Casimir, efeito Unruh e teorias conformes, e sobre a matriz S(g) de Bogoliubov em teorias super-renormalizáveis. No campo da mecânica estatística destacam-se trabalhos sobre sistemas desordenados, aperiódicos e com interações competitivas, sistemas Coulombianos, quasi-partículas e superfluidez e estabilidade quântica. Algumas contribuições relevantes dos seus membros (alguns das quais citadas em livros básicos sobre os temas) incluem o teorema de Goldstone a T=0 e T>0 em mecânica estatística, estudos sobre singularidades de Griffths-Lifschitz em sistemas desordenados, sobre singularidades de Lee-Yang, sobre transições de fase no gás de Coulomb, sobre grupo de renormalização via equações diferenciais parciais, o estudo de domínios ou paredes em sistemas quânticos anisotrópicos e sobre estabilidade quântica de sistemas de dois níveis em campos externos periódicos e quase-periódicos.


COMISSÃO DE PESQUISA

SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Os alunos de graduação do Instituto de Física da USP estão organizando seminários semanais que abordem Temas Científicos. O objetivo é estabelecer uma maior interação entre os alunos de graduação, visando a formação de um ambiente científico entre eles. Os tópicos sugeridos são: Ensino, Trabalhos de Iniciação Científica (IC), História da Ciência, relação Arte-Ciência ou outros relacionados.

Os seminários serão apresentados todas as quartas-feiras, às 16 horas, em local a definir, e terão duração aproximada de uma hora. Todos estão gentilmente convidados a participar assistindo e/ou apresentando.

Para a programação já disponível ou mais informações consultem a página http://www.socrates.if.usp.br/~everton/seminarios/. Alunos interessados em mostrar o seu trabalho devem enviar um resumo para cesar@socrates.if.usp.br ou everton@fma.if.usp.br para a inscrição.

PROGRAMA PIBIC/CNPq-USP - PERÍODO 2001/2002

A Comissão de Pesquisa informa a todos os bolsistas de iniciação científica do Programa PIBIC/CNPq-USP e seus respectivos orientadores, que o prazo final para a entrega do relatório de pesquisa e histórico escolar referente aos últimos seis meses da vigência da bolsa, será até 16/8/2002, às 17 horas, na sala 211-A do Edifício Principal, Ala II.

10o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP – SIICUSP

Os bolsistas 2001/2002 deverão, conforme as normas do CNPq, ter preparado o resumo do relatório final para apresentação no 10o SIICUSP, que será realizado este ano nos seguintes locais e datas: Engenharia e Exatas – São Carlos, 7 e 8 de novembro, Agropecuária – Piracicaba, 6 e 7 de novembro; Ciências Biológicas – Ribeirão Preto, 5 de novembro e Humanas e Humanidades – São Paulo, 7 e 8 de novembro.

As inscrições dos resumos para o 10o SIICUSP devem ser feitas no endereço http://www.usp.br/siicusp e as datas limite são as seguintes: 14 de agosto para alunos USP com bolsa PIBIC/CNPq, 19 de agosto para demais alunos da USP e 23 de agosto para demais alunos.


GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx)

O Grupo de Fluidos Complexos (GFCX) do IFUSP está procurando estudantes de Iniciação Científica e/ou Mestrado para trabalhar na área de Óptica Não-Linear de Cristais Líquidos. Informações com o Prof. Antônio Martins Figueiredo Neto (e-mail afigueir@if.usp.br ou com o Dr. Sergio Leonardo Gómez (e-mail: sgomez@if.usp.br).


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

As inscrições serão aceitas no período de 5 a 9 de agosto de 2002. Os exames serão realizados na 2a. quinzena de agosto.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Estarão abertas, de 30 de agosto a 13 de setembro de 2002, as inscrições para o Concurso de Livre-Docência junto aos seis Departamentos (2o período de 2002).

Informações adicionais podem ser obtidas na Assistência Acadêmica do IFUSP (telefone 3091-6902 ou e-mail ataac@if.usp.br).


BIBLIOTECA - LIVROS FORA DE CIRCULAÇÃO 2o SEMESTRE

Para solicitar a retirada de livros da circulação, favor enviar e-mail para bib@if.usp.br, relacionando autor, título e número de exemplares.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Decisões e Metas da CPGI"

Prof. Alberto Villani, Presidente da CPGI

6 de agosto, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

Serão apresentadas e discutidas as "Metas da Pós-Graduação em Ensino de Ciências da USP", enviadas para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e as decisões recentes da CPGI referentes ao currículo da Pós-Graduação.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"Development of Nano-Technology"

Prof. Dr. Yoneho Tabata, Professor Emérito de Tóquio

6 de agosto, terça-feira, Edifício Oscar Sala, sala 156, às 15h

Micro and nano-techonology related to radiation application will be presented. Synchroton radiation, laser and ion beams are used for micro-fabrication of various objects. A few examples in Japan will be introduced.


TAI-CHI CHUAN

As aulas recomeçam no dia 5 de agosto, às 12:30 horas, no prédio branco atrás do Edifício Oscar Sala, (Pelletron). Iniciantes são bem vindos.

Prof. Manoel Roberto Robilotta


SÉTIMA SEMANA DE ARTE E CULTURA

A Universidade de São Paulo estará realizando de 21 a 29 de setembro, a Sétima Semana de Arte e Cultura e, a exemplo dos anos anteriores, o evento pretende mostrar as manifestações culturais e artísticas produzidas como exposições, concertos, espetáculos, filmes, seminários e palestras franqueados ao público em geral, nos campi da capital e interior.

A programação das atividades deverá ser encaminhada a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária através de formulário disponível no endereço www.usp.br/prc/semanarte/formulario.htm, impreterivelmente até o ? dia de agosto, face aos prazos para a edição do catálogo, que reunirá as atividades desenvolvidas na Semana.

Esclarecimentos ou informações adicionais poderão ser obtidos pelos telefones (11)3091-2093 ou 3091-3575 com Marilena ou Marineide.


PROPOSTAS DE PROJETOS PARA O PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA USP

Em 14 de dezembro de 2001 o Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo, Adolpho José Melfi, baixou a Portaria GR-3.313, a qual cria, na área pertencente à Universidade de São Paulo no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga à Av. Miguel Estéfano, 4.200, na cidade de São Paulo, o Parque de Ciência e Tecnologia, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Essa área, deixa de ser a sede do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), para tornar-se sede do Parque de Ciências e Tecnologia da USP.

Além de promover a cultura e o lazer, o Parque de Ciências e Tecnologia da USP deverá manter e preservar a reserva de biodiversidade, única no mundo com essa dimensão inclusa numa metrópole com mais de 10 milhões de habitantes, as edificações e o registro histórico do IAG, da USP e da própria cidade de São Paulo.

Nesse Parque, voltado à Ciência e à Tecnologia, com fins educativos, de lazer de preservação ambiental e histórico-cultural são propostas, entre outras as seguintes atividades: Alameda do Sistema Solar, com esculturas dos planetas, do Sol, da Lua, elaboradas pela FAU-USP, e equipamentos científico lúdicos ao ar livre; planetário digital, mega cinema semi-esférico ou 3D plano; bulevar, contendo uma praça de alimentação, quiosques de vendas de livros e artigos culturais; trilhas ecológicas planejadas e monitoradas; passarela elevada com mirante sobre a floresta nativa; estação hidrológica em escala natural; áreas de exposições permanentes; áreas de exposições itinerantes; programa de visitas monitoradas, programa de cursos, palestras, conferências, simpósios, encontros científicos, etc.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, através da Diretora Pró-Tempore do Parque de Ciência e Tecnologia da USP, convida os docentes da Universidade de São Paulo a submeterem projetos que poderão ter duração de até 6 meses renováveis, para serem inseridos na programação desta primeira etapa, e que poderão ser integrados na programação geral do Parque depois de concluídas as obras. Os projetos poderão ser feitos em parceria com várias unidades e deverão contemplar os recursos humanos e os equipamentos necessários provenientes de cada Unidade, a descrição e quantificação do espaço requerido, número de horas de atendimento ao público, tipo de publico a ser beneficiado, treinamento de estagiários, etc.

Maiores esclarecimentos podem ser obtidos na Av. Miguel Estéfano 4.200, telefone 5073-8599, ramal 259 (Sras. Lourdes ou Luciane).


TERCEIRO PRÊMIO USP DE DIREITOS HUMANOS

Criado pela Resolução 4708, de 22/09/99, o prêmio tem como finalidade identificar anualmente pessoas e instituições externas à comunidade acadêmica da USP, que, por suas atividades exemplares tenham contribuído significativamente para a difusão, a disseminação e a divulgação dos direitos humanos, da paz, da tolerância e da justiça social no Brasil.

Consistindo troféu e diploma assinado pelo Reitor, o prêmio será atribuído nas seguintes modalidades: Prêmio Individual conferido a pessoa física que se distinga por estudos, pesquisa ou ações concretas desenvolvidas na defesa ou na promoção dos direitos humanos; Prêmio Institucional: distinção conferida a instituições, entidades ou grupos de pesquisa que tenham realizado ou estejam desenvolvendo atividades positivas na difusão e promoção dos direitos humanos.

As inscrições poderão ser realizadas até 30 de setembro de 2002, na Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, no Centro Universitário Maria Antonia, à Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo-SP, telefone (11)3257-2760, ou via Internet, no site www.direitoshumanos.usp.br e e-mail direitoshumanos@usp.br.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Michelle Câmara Pizzato

"Temas Ambientais na Química do Ensino Médio: Visões de Professores, Licenciandos e Livros Didáticos "

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maria Eunice Ribeiro Marcondes (orientadora), Bayardo Baptista Torres (IQUSP) e José Cláudio Del Pino (UFRGS)

06/08, terça-feira, Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Flor Obdulia Falla Sotelo

"Espectroscopia de Estados de Momento Angular Elevado em 140Gd"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. José Roberto Brandão de Oliveira (orientador), Celso Luiz Lima (IFUSP) e Cibele Bugno Zamboni (IPEN)

08/08, quinta-feira, Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA

3a. FEIRA, 06.08.2002

"Development of Nano-Technology"

Prof. Dr. Yoneho Tabata, Professor Emérito de Toquio

Edifício Oscar Sala, sala 156, às 15h

"Decisões e Metas da CPGI"

Prof. Alberto Villani, Presidente da CPGI

Auditório Adma Jafet, às 16h

5a. FEIRA, 08.08.2002

"Quantum Chaos"

Prof. Dr. Oriol Bohigas, Orsay, França

Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br