bIFUSP

ANO XVIII - No.35 - 08/11/2002


ÍNDICE


EDITORIAL

Os físicos brasileiros trabalhando em pesquisa escrevem poucos livros. Apesar de que nos últimos anos publicaram-se algumas obras de relevância no Brasil, o número delas é insuficiente, tendo em vista as necessidades didáticas e de divulgação científica. Os autores de livros em nossa área representam um percentual ínfimo do total de pesquisadores com doutorado em atividade. Há distorções graves que precisam, com urgência, ser corrigidas. Por exemplo, há órgãos governamentais de fomento e avaliação que tratam, para fins de contagem de produção científica de pesquisadores, a publicação de um livro como equivalente à publicação de um artigo científico em revista de circulação nacional! Autores de livros sabem quão difícil e demorado é a organização e redação de uma obra bem cuidada! Nesse contexto, escrever livros passa a ser uma atividade extra, um tipo de "contribuição" à comunidade, aos alunos ou ao público em geral. Isso é incorreto. Escrever livros pode e deve ser uma atividade organicamente inserida na produção de um docente-pesquisador. Para tanto, ela deve ser valorizada em todos os níveis. O mesmo tipo de problema ocorre com outras atividades universitárias de extensão à comunidade. O tema é bastante complexo e voltará a ser tratado em outra ocasião.

Assim, cabe-nos parabenizar iniciativas de publicação de livros com conteúdos científicos. Refiro-me, nesta ocasião, ao lançamento da Coleção Imortais da Ciência que ocorrerá na próxima quarta-feira em São Paulo. Essa Coleção, composta por dezoito volumes é coordenada por Marcelo Gleiser. Ela se destina ao grande público, abordando em cada volume o pensamento e as descobertas de grandes cientistas, entre outros, Einstein, Bohr, Kepler, Copérnico, Watson e Crick, Darwin, Platão e Aristóteles, Lavoisier, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

Ainda não li os livros. Entretanto, a julgar pelos autores escolhidos, podemos, sem vacilar, saudar essa iniciativa da Editora Odysseus. Dezessete dos livros da Coleção são escritos por pesquisadores brasileiros de renome como José Leite Lopes, Maria Cristina Abdalla, Augusto Damineli, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Ricardo Ferreira, Nélio Bizzo, Marco Zingano, Carlos Filgueiras e o médico e escritor Moacyr Scliar. Em particular, Maria Cristina Abdalla e Augusto Damineli, hoje, respectivamente no Instituto de Física Teórica da UNESP e no IAG-USP, foram alunos do IFUSP.

Proponho aproveitarmos essa feliz iniciativa para, além de lermos os livros da Coleção, refletirmos a respeito da importância de que pesquisadores brasileiros publiquem mais livros com conteúdos científicos. Além da necessária iniciativa dos docentes-pesquisadores é essencial a valorização desse tipo de atividade na Universidade e nos órgãos de fomento. Caso isso não ocorra, continuaremos a depender de autores voluntariosos e de editores esclarecidos.

Lançamento da Coleção Imortais da Ciência

13/11/2002, quarta-feira, 20h, SESC Vila Mariana, SP

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara


Prof. Ivan Cunha Nascimento Indicado para o International Fusion Research Council

O International Fusion Research Council (IFRC) é um Conselho permanente da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e tem como atribuição agir como Conselho para o Diretor Geral da IAEA, relativamente ao programa de fusão nuclear controlada da Agência, e promover a cooperação internacional nessa área. O Conselho é constituído por um número de Membros entre dez e quinze.

O Prof. Ivan Cunha Nascimento, iniciador dos esforços em fusão controlada e física de plasmas no IFUSP e Chefe do Laboratório de Física de Plasmas por muitos anos desde a sua fundação, atualmente Professor Aposentado em atividade, foi reconduzido para um novo mandato de quatro anos nesse Conselho, por indicação do Dr. Mohamed ElBaradei, Diretor Geral da IAEA. Anteriormente, o Prof. Nascimento foi Membro desse Conselho no quadriênio 1998/2002.

Nossos parabéns ao Prof. Nascimento pela indicação, a qual representa não só o reconhecimento à sua dedicação e pioneirismo em física de plasmas no Brasil, mas também aos esforços brasileiros, em particular do Laboratório de Física de Plasmas do IFUSP, nessa importante área de pesquisa.

IPT Conquista o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2002

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) conquistou uma importante premiação nacional, o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica – Etapa Nacional. Esse prêmio, atribuído pela primeira vez em 2002, tem como seus critérios: capacidade inovadora da instituição; resultados e impactos sócio-econômicos e ambientais dos projetos desenvolvidos; parceria com o setor produtivo. Para concorrer ao prêmio nacional, o IPT qualificou-se ao vencer a Etapa Regional Sudeste. Expressamos aqui os cumprimentos do IFUSP aos profissionais trabalhando nessa centenária Instituição pela merecida premiação.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara - Editor


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Descrição Clássica do Experimento de Stern-Gerlach"

Prof. Dr. Humberto de Menezes França, IFUSP

12 de novembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

Apresentamos uma descrição clássica dos experimentos tipo Stern-Gerlach. Usando as equações de movimento de Newton, mostramos que um feixe colimado de átomos magnéticos neutros é dividido em dois por um campo magnético não homogêneo suficientemente forte, em acordo com as observações experimentais. A quantização das projeções do spin (ou as projeções do momento magnético) não é introduzida nos nossos cálculos. Uma comparação quantitativa detalhada com experimento didático (1967) de J.R. Zacharias é apresentada. Concluímos, ao contrário da afirmação original (1922) de Stern-Gerlach, que as explicações clássicas não podem ser descartadas pelos dados experimentais.


COLÓQUIO

Como vai a pesquisa na USP?

Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira

Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo

14 de novembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Dados do Institute for Scientific Information (ISI) indicam crescimento exponencial da pesquisa desenvolvida na USP na última década. Essa informação, que tem sido bem divulgada, refere-se a números globais. Uma análise mais discriminatória será apresentada. Nela, os progressos em diferentes áreas serão cotejados e os avanços em pesquisas de inclinação científica serão comparados com os de outras, de inclinação tecnológica. Exemplos serão discutidos, para proporcionar apreciação qualitativa dos pontos em discussão. Uma visão retrospectiva do financiamento permitirá delinear perspectivas para os próximos anos.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Já estão disponíveis, no site da CAPES, as instruções para a apresentação de Propostas no âmbito do Programa de Qualificação Institucional – PQI, para 2003. Para que possamos cumprir o prazo estabelecido pela CAPES, as propostas deverão dar entrada nesta secretaria, no máximo, até 20 de novembro de 2002, impreterivelmente, as propostas que chegarem fora do prazo determinando por essa CPG, serão devolvidas.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Lamartine Moreira Liberato
"Formação de Inomogeneidades em Estruturas de Grande Escala em Gravitação"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elcio Abdalla (orientador), Luis Raul Weber Abramo (IFUSP) e Jorge Ernesto Horvath (IAG/USP)
11/11, segunda-feira, Sala Jayme Tiomno, Ala Central do Ed. Principal, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Eliane de Fátima Chinaglia
"Caracterização Nanoestrutural de Filmes Finos do Grupo IV-B Depositados por Sputtering Magnetron"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Ivette Frida Cymbaum Oppenheim (orientadora), Shigueo Watanabe (IFUSP), Augusto Câmara Neiva (EP/USP), Israel Jacob Rabin Baumvol (UFRGS) e Carlos Alberto Achete (UFRJ)
11/11, segunda-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 15h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Áurea Bottecchia Cilurzo
"Parceria Universidade-Escola: da Retórica à Realidade. Uma Escuta na sua Conversa"
Comissão Examinadora: Profas. Dras. Anna Maria Pessoa de Carvalho (orientadora), Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQUSP) e Odete Pacubi Baierl Teixeira (UNESP)
14/11, quinta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 10h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 11.11.2002

SEMINÁRIO DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Variational Calculation of Many-Body Energies and Wave Functions from DFT"
Dr. Klaus W. Capelle, Instituto de Química de São Carlos, USP
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 15h


3a. FEIRA, 12.11.2002

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Efeito de tratamento simples no cabelo"
Profa. Dra. Inés Joekes, IQ, Unicamp
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 14h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Descrição Clássica do Experimento de Stern-Gerlach"
Prof. Dr. Humberto de Menezes França, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FILMES FINOS
"Dinâmica de crescimento de filmes metálicos"
Leônidas Lopes de Melo, IFUSP
Ed Basílio Jafet, sala 105, às 16:15h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"Quantum fluctuations in finite Fermi systems"
Prof. Dr. Patricio Leboeuf, Laboratoire de Physique Théorique et Modèles Statistiques, Université de Paris-Sud, France
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 13.11.2002

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Branched Polymers and Dimensional Reduction"
John Z. Imbrie, University of Virginia, USA
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s.t.)

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Espectroscopia de correlação angular gama-gama perturbada utilizada na investigação das propriedades eletrônicas dos materiais"
Prof. Dr. Rajendra Narain Saxena, Centro de Reator de Pesquisas, IPEN-CNEN/SP
Ed. Oscar Sala, sala 156, às 16h


5a. FEIRA, 14.11.2002

COLÓQUIO
"Como vai a pesquisa na USP?"
Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira, Pró-Reitor de Pesquisa, USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br