bIFUSP

ANO XVIII - No.36 - 14/11/2002


ÍNDICE


COLÓQUIO

"Do que é feito o universo?"

Prof. Dr. Rogerio Rosenfeld

Instituto de Física Teórica, UNESP

21 de novembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Discutiremos as evidencias observacionais sobre a composição do universo. Mostraremos que limites de nucleossíntese de elementos leves, combinados com análise da radiação cosmológica de fundo e a observação de supernovas distantes parecem indicar que apenas aproximadamente 5% do universo é feito de matéria bariônica, 30% é feito de um tipo de matéria escura e 65% da massa do universo está na forma de uma "energia escura".


PALESTRA DA DISCIPLINA PAE

"Projeto Pedagógico"

Prof. Dr. Luiz Carlos Gomes, IFUSP

21 de novembro, quinta-feira, Auditório Sul, entre a Ala Central e a Ala II, às 17h

A criação de um curso de Graduação ou a renovação de seu reconhecimento pelo MEC, exige a apresentação de um Projeto Pedagógico. Na palestra serão apresentados os elementos que devem compor o projeto assim como sua relação com a realidade.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSCRIÇÕES DE NOVAS MATRÍCULAS E BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO

CNPq E CAPES PARA 2003 - BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Estão abertas desde 18/11 até 06/12 as inscrições para bolsas de Mestrado e Doutorado do sistema CNPq/CAPES e para as novas matrículas no curso de Pós-Graduação em Física no primeiro semestre de 2003. Os interessados deverão fazer sua inscrição junto à Secretaria de Pós-Graduação.

Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 18/11 a 06/12. Os relatórios de atividades também devem ser entregues com formulário para encaminhamento do relatório (modelo na home-page), na mesma Secretaria, durante esse período. Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido e aprovado em Reunião da Comissão de Pós-Graduação:

    1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores
    2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem.
    3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.
    4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação.

Procure não passar de uma página para apresentar o conteúdo do item 1; a CPG enviará ao parecerista o plano de pesquisa e os relatórios anteriores arquivados. No item 2, caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto longo como apêndice.

Os bolsistas que não solicitaram renovação de bolsa de doutorado devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG de 18/11 a 06/12/2002.

     

COMISSÃO DE PESQUISA

GRUPOS DE PESQUISA DO IFUSP

 

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA

Coordenador: Prof. Dr. Pedro K. Kiyohara, DFGE/IFUSP

O Laboratório de Microscopia Eletrônica, criado em 1947 e atualmente pertencente ao Departamento de Física Geral, é um laboratório destinado a desenvolver pesquisas em microscopia eletrônica, próprias ou em colaboração, nas áreas de ciência dos materiais e de sistemas biológicos. As linhas atualmente em desenvolvimento incluem: estudo de novos materiais cerâmicos de interesse nacional especialmente aqueles derivados de óxidos e hidróxidos de alumínio; estudo de biominerais e mineralização em invertebrados e microscopia eletrônica de materiais orgânicos poliméricos e de sistemas biológicos.

As técnicas modernas de microscopia eletrônica analítica, na modalidade transmissão, permitem atualmente a obtenção de imagens com uma resolução muito melhor do que 10Å, associada à microanálise qualitativa e quantitativa de micro regiões específicas do espécimen, de dimensões mínimas até 300Å. Pode-se, ainda, obter através dos diagramas de difração, informações sobre a estrutura cristalina do espécimen, assim como a orientação em relação ao feixe de elétrons. Com essas informações é possível caracterizar de uma forma muito completa a microestrutura dos materiais, presentes em uma amostra. Dadas todas essas possibilidades um instrumento moderno desse tipo, passou a ser denominado microscópio eletrônico analítico.

Estes procedimentos experimentais vem sendo aplicados com sucesso no estudo dos hidróxidos e óxidos de alumínio obtidos por diferentes rotas (incluindo algumas amostras com incorporação de metais), bem como na síntese e desenvolvimento de membranas auto-suportadas de hidróxidos de alumínio e aluminas para diversas finalidades industriais, como por exemplo na fixação de células de levedura para produção de álcool.

Além da pesquisa o ensino de graduação e de pós-graduação ocupa um lugar importante nas atividades do grupo, sendo lecionadas três disciplinas de microscopia eletrônica, sendo duas de pós-graduação e uma de graduação; orienta ainda estudantes de graduação e pós-graduação, além de ter um programa de pós-doutorado; o LME atua ainda no sentido de promover intercâmbio científico com pesquisadores de outros centros de microscopia eletrônica; tem participado constantemente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise atuando na sua Diretoria e na Organização de Eventos Científicos; recebe bolsistas, estagiários e técnicos para treinamento em técnicas específicas de ME. Presta ainda atendimento a pesquisadores externos, não somente do IFUSP, mas de outras unidades da USP e mesmo de fora desta.

Conta atualmente com o MET analítico Philips CM200 (200kV) com sistema de microanálise EDAX DX-4 e com um MEV Jeol JSM 840A com sistema de microanálise Link AN 10000.


BIBLIOTECA

BIBLIOTECA - EXPEDIENTE PRÓXIMO SÁBADO

Devido o feriado de 15/11/2002, sexta-feira, a Biblioteca do IFUSP estará fechada no sábado, dia 16/11/2002.

UNIBIBLIWEB

Está disponível o UnibibliWEB, versão online do Unibibli CD-ROM, cujo principal aperfeiçoamento é proporcionar o acesso simultâneo via internet, com interface de busca unificada, aos bancos de dados bibliográficos Dedalus/USP, Acervus/UNICAMP e Athena/UNESP.


COLÓQUIO DO MAP

"Demonstración de Uso y Aplicaciones del Programa P4

(Planar Polynomial Phase Portraits)"

Prof. Dr. Joan Carles Artes, Universitat Autônoma de Barcelona

22 de novembro, sexta-feira, às 16h

Auditório Antonio Gilioli, Bloco A, Sala 247/262, IME-USP

En esta conferencia se hará una demostración de la manera de usar el programa P4 (mat.uab.es/artes/p4.htm), así como de los aspectos básicos en los que se basa. Como el nombre indica, este programa dibuja el retrato de fase de un campo de vectores polynomial en el plano. También se explicaran algunos aspectos numéricos del problema y se describirán los distintos parámetros configurables del mismo. Los asistentes a la conferencia están invitados a proponer algunos sistemas polinomiales concretos de los que quieran conocer su estudio global, en una demostración interactiva del programa.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Viviane da Silva Mendes Piassi
"Dinâmica da Formação de Bolhas de Ar em Fluídos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. José Carlos Sartorelli (orientador), Coraci Pereira Malta (IFUSP) e Eduardo Colli (IME/USP)
19/11, terça-feira, Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Elisa Aguayo da Rosa
"Transformação Química e Intermediário de Reação: um Estudo das Concepções de Estudantes em uma Disciplina de Química Orgânica Básica"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Liliana Marzorati (orientadora), Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQUSP) e Daisy de Brito Rezende (IQUSP)
22/11, sexta-feira, Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 19.11.2002

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"Microtron: status e perspectivas."
Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 20.11.2002

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA - DFMT
"Orientação de Cristais Líquidos através de Azo-Dye"
Profa. Dra. Elisabeth Andreoli de Oliveira, IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Termodinâmica de Buracos Negros"
Prof. Dr. Elcio Abdalla, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, Sala 204, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Interação Neutrino-Núcleo e Oscilações de Neutrinos"
Prof. Dr. Francisco Krmpotic, U. N. de La Plata / IFUSP
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 16h (s. t.)


5a. FEIRA, 21.11.2002

COLÓQUIO
"Do que é feito o universo?"
Prof. Dr. Rogerio Rosenfeld, Instituto de Física Teórica, UNESP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

PALESTRA DA DISCIPLINA PAE
"Projeto Pedagógico"
Prof. Dr. Luiz Carlos Gomes, IFUSP
Auditório Sul, entre a Ala Central e a Ala II, às 17h


6a. FEIRA, 22.11.2002

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFE
"Orientational Ordering and Polarizability of Molecules in the Columnar Phase of Discotic Liquid Crystal"
Dr. Vladimir Alekseevich Gunyakov, Krasnoyarsk State University, Russia
Auditório Adma Jafet, às 10h

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Interação de van der Waals: Importante e Onipresente"
Prof. Dr. Sylvio Canuto, IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br