bIFUSP

ANO XXII - No.01 - 14/02/2003


ÍNDICE


Tore Nils Olof Folmer Johnson - um Mestre

Quando cheguei a São Paulo, em 1957, minha única preocupação era o Vestibular, e, obstáculo a ele, o problema de como estudar Eletricidade e Magnetismo. Em Florianópolis, de onde vinha, só tinha conseguido aprender alguma coisa num manual prático para eletricistas, que achei na biblioteca de meu pai. Os livros didáticos eram inúteis, para dizer o mínimo.

Em São Paulo tudo era diferente. Cheguei tarde demais no ano para conseguir vaga no então Anglo-Latino, cursinho fundado pelo grande engenheiro Eduardo Celestino Rodrigues, e inscreví-me no Cursinho do Grêmio Politécnico. Logo descobri as apostilas de Roberto Salmeron, Eletricidade e Magnetismo, que se afastavam das apostilas tradicionais por conterem vida (inserções históricas em tipo diferenciado, alusões a temas mais avançados, e o estilo de escrita que eu saberia, mais tarde, associar a um físico ativo em pesquisa). Só tinham um senão, para aquele fim específico a que se destinavam: utilizavam o sistema CGS de unidades, que não era mais o que se costumava usar nos exames.

Nessa época surgiram as apostilas de Eletricidade e Magnetismo do professor Tore Nils Olof Folmer Johnson, com virtudes semelhantes às de Salmeron, mas com algumas vantagens: exercícios mais realistas, para estudantes de vestibular, a introdução da notação vetorial, ousadia pedagógica que deu certo, e o sistema SI de unidades.

Johnson, engenheiro de formação, era professor de física na Escola Politécnica e no Curso Anglo-Latino, e desta sua última função derivava seu enorme prestígio entre os estudantes, que o consideravam a grande autoridade naquelas áreas da física que ensinava no cursinho. Estou seguro de que, durante várias décadas, nossos engenheiros, e muitos físicos, aprenderam sua eletricidade básica direta ou indiretamente com o professor Johnson.

Era um professor admirável, como poucos que encontrei, entre os quais quero lembrar outro engenheiro, Deoclides Augusto Gomes Júnior, professor inigualável de Química, cujas aulas eram teatro da mais alta qualidade, tanto científica quanto cênica.

Graças à minha amizade com Eduardo Celestino Rodrigues pude ter muitas conversas com o professor Johnson, naquele ano decisivo para mim. E foi graças a essas conversas, que me decidi pela física, malgrado a pressão do professor Eduardo Celestino Rodrigues para que eu fosse para a "Poli".

Com a reforma universitária, Johnson tornou-se professor do Instituto de Física, já próximo ao fim de sua carreira.

Parafraseando o General Douglas MacArthur, parece-me que velhos professores nunca morrem: retiram-se lentamente de cena, deixando discípulos, lembranças, saudades.

Henrique Fleming


Prof. Grebogi eleito para a Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências, em sua Assembléia Geral de 31/01/2003, elegeu novos Membros Titulares. O Prof. Celso Grebogi, Professor Titular do Departamento de Física Aplicada do IFUSP, foi eleito Membro Titular em Ciências Físicas. Nossos cumprimentos ao Prof. Grebogi, cujas contribuições científicas em sistemas dinâmicos e caos têm sido de grande relevância para os desenvolvimentos nessa área de pesquisa.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

  • Estarão abertas até as 17h00 do dia 17/03/03, as inscrições para o Concurso para provimento de um cargo de Professor Titular – MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Experimental.
  • Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica, ramais 6902 e 7000.

  • Calendário das reuniões da Congregação e CTA
  • Congregação - 20 de fevereiro, 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 28 de agosto,
    25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 11 de dezembro.

    Horário: 9h00 - Auditório Sul

    CTA - 20 de março, 17 de abril, 22 de maio, 12 de junho, 21 de agosto, 18 de setembro,
    23 de outubro, 20 de novembro e 04 de dezembro.

    Horário: 9h00 – sala 207 – ALA I


    CEFISMA

    Mais uma vez os bixos estão aí: nossos mais novos colegas. E mais uma vez estamos aqui os recebendo, apresentando nossa Universidade, Instituto e um pouco da vida que eles aqui levarão. A idéia da calourada, planejada pelo CEFISMA e pelo Instituto, é também promover a integração entre veteranos e toda a comunidade do IFUSP com os bixos. Foi pensando nesses elementos que ela foi feita. Mas a calourada não é legal só para os bixos: existem muitas atividades interessantes também para veteranos, professores e funcionários, e a participação destes é importante para que haja a pretendida integração. Assim, contamos com a presença de todos!!!!!

    Segue abaixo a programação. O detalhamento das atividades pode ser visto nos murais, no CEFISMA e em sua página na Internet (www.socrates.if.usp.br/~cefisma), na página da CG (http://grad.if.usp.br/calouros). As inscrições para as oficinas ocorrerão no CEFISMA.

    Programação da Calourada 2003

    Segunda-Feira

    9h - Apresentação Institucional; 10h - Lanche; 10:30h - Apresentação das Entidades Estudantis: CEFISMA, Atlética e DCE; 12h - Almoço no Bandejão; 14h - Show da Física; 15h - Fístour- visita aos laboratórios do IFUSP; 18h - Mini-curso sobre o sistema operacional LINUX; 19:30h - Lanche; 20h - Apresentação Institucional;
    21h - Apresentação das Entidades Estudantis: CEFISMA, Atlética e DCE.

    Terça-Feira

    8h - Aula Magna; 10h - Palestra: " Produção do Conhecimento numa Universidade Pública"; 14h - Oficinas:
    1- Física e Literatura (Terça e Quarta) - O resumo será entregue no primeiro dia de aula; 2- Pesquisas do Som - A contribuição mútua entre os olhares do físico e do músico (Terça e Quarta), ministrada por Ramiro Murillo, aluno do IFUSP; 3- Construção de poliedros (Terça e Quarta), ministrada por : Fabio Vannucchi, recém-formado pelo IFUSP; 4-Física do cotidiano- Eletricidade, Ministrada por: Prof. Suely e Prof. João, integrantes do GREF;
    18h – Mini-curso sobre o sistema operacional LINUX; 19:30h - Aula Magna (ver resumo da programação diurna); 21h - Palestra: " Produção do Conhecimento numa Universidade Pública" (ver resumo da programação diurna)

    Quarta-Feira

    8h - Os cursos de Bacharelado e Licenciatura do IFUSP; 10h - Palestra: Possibilidades de Atuação Profissional de um físico; 13:30h - Apresentação do ALFAUSP, grupo de alfabetização de adultos organizado por estudantes da USP; 14h – Oficinas: 1- Física e Literatura (continuação); 2- Pesquisas do Som (continuação); 3-Construção de Lunetas, ministrada por: Mikya Muramatsu, professor do IFUSP, com monitoria de Carlos Eduardo Rossatti de Souza, Evelin Mamede Menezes, Heleonora Vieira Geraldo e João Ricardo Neves, alunos do IFUSP; 18h – Mini-curso sobre o sistema operacional LINUX; 19:30h - Palestra: Possibilidades de Atuação Profissional de um físico (ver resumo acima); 21:30h - Os cursos de Bacharelado e Licenciatura do IFUSP.

    Quinta-Feira - Dia da calourada unificada do DCE e Cas da USP

    8h - Prova de FAP100; 10:40h - Saída do Aud. Abrahão de Moraes para a calourada Unificada na Praça do Relógio; 11h - Apresentação do DCE, ADUSP e SINTUSP no Anfiteatro Camargo Guarnieri; 12h – Almoço;
    14h - Painéis e Debates - Local: Prédio das Ciências Sociais e Filosofia.; 16h – Oficinas; 19h - Aula Pública com a profa. Marilena Chauí no Anfiteatro Camargo Guarnieri; 20:30h - Shows na Praça do Relógio.

    Sexta-Feira

    10h - Aula de Introdução ao Curso de Física. (Bach. e Lic.); 14h - Gincana da Atlética; 18h – Festa; 19:20h - Prova de FAP100; 21h – Festa.

    Sábado

    9h - Aula Inaugural da Disciplina de Física Experimental I, Prof. Dr. Paulo R. Pascholati, Diurno/Notur-no/Metereologia (presença obrigatória); 13h - Fístour- visita aos laboratórios do IFUSP.


    NOVA GESTÃO CIPA – GESTÃO 2003

    A meta desta Gestão da CIPA é informar a todos os funcionários e comunidade do IFUSP, o que está sendo executado e quais as atividades a serem desenvolvidas. Futuramente criaremos um site e um boletim, onde todos poderão participar enviando criticas e sugestões. Queremos atingir a Comunidade IFUSP de modo participativo e direto, somente desta forma conseguiremos, dentro das possibilidades, atender a todas as solicitações pertinentes à CIPA. Contamos com a participação de todos, desde já nossos agradecimentos.

    Membros da CIPA: Adilson Batista Machado (Presidente – ramal 7022); Antonio Sergio Joaquim (Vice-Presidente – ramal 6956); Rosana Oliveira Santos Silva (1ª Secretária – ramal 6705); Roseli Augusta Mussio Rice (2ª Secretária – ramal 6740); Antonio Natalino Alves de Souza; Eronides Alves de Almeida; Joaquim Vitoriano da Costa; José Valdir Spadacini; Marcos Santos de Souza; Nélio Roberto Nunes; Paulo Luiz Alves da Silva; Paulo Roberto Amaro de Castro; Sebastião Simionato.


    COMISSÃO DE PESQUISA

    A Pesquisa no Instituto de Física

    Os cerca de 180 professores do IF se dedicam em tempo integral às atividades de pesquisa e ensino. A maioria já desenvolveu projetos de pesquisa no exterior, e os atuais grupos de pesquisa do IF têm mantido colaborações científicas com grupos similares no País e no exterior. Além disso, vários desses grupos desenvolvem trabalhos em Física Aplicada, com contribuições significativas em áreas interdisciplinares, desenvolvimento de tecnologia de interesse industrial e prestação de serviços com o uso de tecnologias inéditas no País.

    Além dos professores, vários pesquisadores visitantes, de outras instituições nacionais e do exterior participam dessas pesquisas. Nos últimos anos aumentou consideravelmente o número de pós-doutoramentos que desenvolvem seus trabalhos nos grupos de pesquisa do IF; atualmente há 55 bolsistas da FAPESP e do CNPq, sendo que 12 destes vieram de países de fora da América Latina (como Japão, Rússia e Inglaterra).

    Cerca de 400 alunos de pós-graduação (metade de mestrado e metade de doutoramento) desenvolvem seus projetos de pesquisa no IF, a maioria em tempo integral graças às bolsas de estudo que recebem da FAPESP, CNPq e CAPES. Muitos desses alunos são professores em outras instituições de ensino nacionais. Em todas as avaliações efetuadas, o nível do curso está entre os melhores do Brasil e comparável aos bons cursos internacionais. Cerca de 40 teses de doutoramento e 50 de mestrado são concluídas anualmente. Esses trabalhos são, em geral, publicados em revistas de circulação internacional ou em anais de conferências internacionais.

    Cerca de 80 estudantes de graduação desenvolvem longos programas de iniciação científica, em um dos grupos de pesquisa do Instituto, sob a orientação de pesquisadores experientes. Esses estágios científicos, que usualmente envolvem o uso de complexos equipamentos e o vasto acervo bibliográfico instalados no IF, estão entre os fatores que explicam a boa formação recebida pelos alunos de graduação Para esses estágios, esses estudantes recebem bolsas de iniciação científica, fornecidas principalmente pela FAPESP e pelo CNPq. Esse processo de formação dos bacharéis contribui de maneira decisiva para a boa qualidade do curso de pós-graduação. Com essas características, o curso de graduação é um dos melhores do Brasil e os alunos formados têm se destacado em atividades práticas ou em grupos de pesquisa no Brasil ou no exterior. Numa das publicações do Jornal Folha de São Paulo de 1999, o Instituto de Física da USP é o segundo instituto de física no Brasil em número de citações em revistas internacionais indexas.

    Linhas de Pesquisa

    No IF são desenvolvidas pesquisas em Física, com especialização em várias áreas. Para isso os docentes e os vários estagiários contam com a instalação de uma boa infra-estrutura de serviços técnicos e de uma das melhores bibliotecas científicas brasileiras.

    O IF é formado por seis Departamentos: Física Aplicada, Física Experimental, Física Geral, Física dos Materiais e Mecânica, Física Matemática e Física Nuclear. Nesses departamentos são desenvolvidas pesquisas em várias áreas da Física básica e aplicada, seguindo a tradição e vocação do IF, oriunda do antigo Departamento de Física da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Assim, estão sendo desenvolvidos trabalhos teóricos fundamentais sobre Termodinâmica e Mecânica Estatística, Física dos Materiais, Física Nuclear, Relatividade, Partículas Elementares, Teoria de Campos, Eletromagnetismo, Plasmas, Sistemas Dinâmicas, etc. O IF conta com vários laboratórios onde estão sendo desenvolvidas pesquisas experimentais de vanguarda em Física Nuclear, Física dos Materiais, Biofísica, Física das Radiações, Física dos Plasmas, Sistemas Dinâmicos, etc.

    Além disso, acompanhando tendências observadas em outras instituições similares, no Brasil e no exterior, muitos professores têm realizado pesquisas interdisciplinares em colaboração com pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras, além de docentes de outras unidades da USP. A colaboração com profissionais que trabalham na indústria tem aumentado nos últimos anos, com a transferência de tecnologia, ou prestação de serviços, em áreas de grande interesse industrial. Esses trabalhos envolvem aplicações nas áreas de Física dos Materiais, Física Nuclear, Cristalografia, Eletrônica, Física Médica, Poluição do Ar, Física de Plasmas, etc.

    Em todas as avaliações já efetuadas, a pesquisa realizada no IF tem sido citada como contribuindo de forma relevante para a formação de profissionais e pesquisadores de destaque no Brasil, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento da Física em nível internacional.


    DIÁRIO OFICIAL – 31/12/2002 – SEÇÃO I, SAÚDE

    SERVIÇO

    O Ambulatório dos Viajantes fica no Centro de Imunização do Hospital das Clínicas, no Prédio dos Ambulatórios. Telefone (11) 3069-6392 ou 0800-555466; atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Internet: www.hcnet.usp.br.

    Núcleo de Medicina do Viajante do Emílio Ribas, Av. Dr. Arnaldo, 165. Consultas gratuitas, terças e quartas, das 16:30 horas até as 19 horas. Telefone (11) 3896-1366.

    Outras informações sobre vacinas e epidemias: www.funasa.gov.br, www.cdc.gov, www.vaccini.com.br.

    Dicas úteis no site do guia Lonely Planet: www.lonelyplanet.com.


    TESES E DISSERTAÇÕES

    TESE DE DOUTORADO
    Roberto Rivelino de Melo Moreno
    "Efeitos de Ligações de Hidrogênio em Propriedades de Aglomerados e de Líquidos Moleculares"
    Comissão Examinadora: Profs. Drs. Sylvio Roberto Accioly Canuto (orientador), Adalberto Fazzio (IFUSP), Paulo Sérgio Santos (IQUSP), Ricardo Bicca de Alencastro (UFRJ) e Márcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS).
    17/02, segunda-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14

    TESE DE DOUTORADO
    Regiane Aparecida Ragi Pereira
    "Contribuições para a modelagem de Dispositivos Semicondutores Baseados em Contatos Schottky Heterodimensionais"
    Comissão Examinadora: Profs. Drs. Murilo Araújo Romero (orientador), Antônio Martins Figueiredo Neto (IFUSP), José Roberto Leite (IFUSP), Antônio Carlos Seabra (EPUSP) e Jacobus Willibrordus Swart (UNICAMP).
    21/02, sexta-feira, Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II do Ed. Principal, as 14h

    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    Elisabete Aparecida do Amaral
    "A Literatura e a História da Ciência no Ensino de Física: um Estudo Exploratório"
    Comissão Examinadora: Profs. Drs. João Zanetic (orientador), Alberto Villani (IFUSP) e Hercilia Tavares de Miranda (FEUSP).
    21/02, sexta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


    Defesas ocorridas no período em que não houve BIFUSP

    TESES DE DOUTORADO

    07/02/03, sexta-feira, Ed. Principal, Ala II, sala 209, as 14h - Fabio Furlan Ferreira, "Eletrocromismo em Filmes Finos Compósitos". Comissão Examinadora: Profs. Drs. Márcia Carvalho de Abreu Fantini (orientadora), Antonio Domingues dos Santos (IFUSP), Manfredo Harri Tabacniks (IFUSP), Mônica Alonso Cotta (UNICAMP) e Jair Scarminio (UEL).

    10/02/03, segunda-feira, Ed. Principal, Ala II, sala 209, as 10h - Jorge Sabino Ayala Arenas, "Propriedades de Ressonância Paramagnética Eletrônica, Absorção Ótica e Termoluminescência na Morganita". Comissão Examinadora: Profs. Drs. Shigueo Watanabe (orientador), Ana Regina Blak (IFUSP), Walter Maigon Pontuschka (IFUSP), Oswaldo Baffa Filho (FFCLRP) e Antonio Claret Soares Sabioni (UFOP).

    12/02/03, quarta-feira, Ed. Principal, Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II, as 14h - Karina de Oliveira Barbosa, "Impurezas de Metais de Transição 3d em Sic: Cálculos de Primeiros Princípios". Comissão Examinadora: Profs. Drs. Lucy Vitoria Credidio Assali (orientadora), Helena Maria Petrilli (IFUSP), Márcia Carvalho de Abreu Fantini (IFUSP), Ines Pereyra Alvarez (EPUSP) e Rodrigo Barbosa Capaz (UFRJ).

    13/02/03, quinta-feira, Ed. Principal, Ala II, sala 209, as 13h - Leila Thomazelli Thieghi, "Aplicação de Processos de Foto-Isomerizaáão no Alinhamento de Cristais Líquidos". Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elisabeth Andreoli de Oliveira (orientadora), Helena Maria Petrilli (IFUSP), Yoshio Kawano (IQUSP), Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IF/SC/USP) e Luiz Roberto Evangelista (UEM).

    DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

    09/01/03, quinta-feira, Ed. Principal, Ala II, as 14h - Marcelo Pimentel da Silveira, "Uma Análise Epistemológica do Conceito de Substância em Livros Didáticos de 5.ª a 8.ª Série do Ensino Fundamental". Comissão Examinadora: Profs. Drs. João Zanetic(orientador),Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQUSP) e Alice Ribeiro Casimiro Lopes (UFRJ).

    16/01/03, quinta-feira, Ed. Principal, Ala II, as 14h - Marcos Ronaldo Ramos de Oliveira, "Correntes de Despolarização Termicamente Estimuladas: Topázio e Vidros Soda-Lime". Comissao Examinadora: Profs. Drs. Elisabeth Mateus Yoshimura (orientadora), Lucy Vitória Credidio Assali (IFUSP) e Keizo Yukimitu (FEIS).

    12/02/03, quarta-feira, Ed. Principal, Ala II, sala 209, as 15h - Alexandre Custodio Pinto, "Tradição Cultural, Contraste entre Teorias e Ensino de Física". Comissão Examinadora: Profs. Drs. João Zanetic (orientador) , Manoel Roberto Robilotta (IFUSP) e Jose Sergio Fonseca de Carvalho (FEUSP).

    13/02/03, quinta-feira, Ed. Principal, Auditório Norte (Azul), entre a Ala Central e a Ala II, as 14h - Vicente Pereira de Barros, "Efeito dos Íons da Serie de Hofmeister em Sistemas Micelares". Comissão Examinadora: Profs. Drs. Rosangela Itri (orientadora), Maria Teresa Lamy Freund (IFUSP) e Mauricio da Silva Baptista (IQUSP).

    14/02/03, sexta-feira, Ed. Principal, Ala II, sala 209, as 14h - Érika Regina Mozena, "A solucao de Planck para o problema da Radiacao do Corpo Negro (PRCN) e o Ensino da Física Quântica". Comissao Examinadora: Profs. Drs. João Zanetic (orientador), Luis Carlos de Menezes (IFUSP) e Cássio Costa Laranjeiras (UnB).


    ATIVIDADES DA SEMANA


    4a. FEIRA, 19.02.2003

    SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS
    Investigação sobre Penetração de Campos Magnéticos Helicoidais Rotativos em Tokamaks (Experimentos no Hybtok-II)"
    Prof. Dr. Artour G Elfimov
    Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 14h


    B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

    Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

    Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

    Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

    São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

    Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br