bIFUSP

ANO XXII - No.03 - 07/03/2003


ÍNDICE


EDITORIAL

Publicamos, neste número do Boletim Informativo, um texto que foi encaminhado pelo
Dr. Fábio L. Braghin, pós-doutorando trabalhando no IFUSP. Um segundo texto, do mesmo autor, será publicado no próximo número deste semanal.

Os temas abordados pelo Dr. Braghin são de relevância e um convite para refletirmos sobre a pesquisa científica em nosso país e a respeito da nossa condição - e responsabilidade - como pesquisadores buscando produzir conhecimento num contexto de dependência e subdesenvolvimento.

Deixo, ainda uma vez, o convite para que a comunidade IFUSP manifeste-se, através de artigos críticos ou reflexivos, neste Boletim Informativo.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara


O PAPEL DOS PÓS-DOUTORANDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA

O PAPEL DOS PÓS-DOUTORANDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA

Fábio L. Braghin

Sou bolsista de pós-doutorado da FAPESP desde 1997 realizando meu projeto de pesquisa no Instituto de Física da Universidade de São Paulo vinculado a um Projeto Temático. Gostaria de tecer alguns comentários relativos às diretrizes adotadas pela FAPESP principalmente com relação ao programa de pós-doutoramento e outros assuntos relacionados.

O conjunto de políticas concernentes que têm sido implementado pela FAPESP é louvável. No entanto, pretendo realizar uma análise baseada em um ponto de vista que leva em conta outros fatores não necessariamente contemplados com tais diretrizes.

Parece-me que os projetos de pesquisa elaborados e executados pelos pós-doutorandos e jovens pesquisadores (que às vezes não são tão jovens no sentido de já terem mostrado certa maturidade científica após o término do doutorado) podem ser divididos em pelo menos dois tipos: os individuais e outros realizados em colaboração com pesquisadores de alguma Instituição. Parece-me que estes dois tipos, não necessariamente excludentes, servem a propósitos diferentes. O primeiro pode ser uma alavanca rumo à "independência" do pesquisador e o segundo, em primeira análise, visa o avanço ou fortalecimento de um ramo de pesquisa já existente na Instituição, principalmente de quem supervisiona o trabalho. Seria muito interessante e frutífero ainda situar tais projetos frente ao panorama estadual da área para que o proveito do trabalho seja multiplicador. Além disso, é interessante ressaltar que a alteração de quantidade pode levar a mudanças qualitativas muito boas principalmente se realizada de maneira consistente e coerente.Com isto não estou mostrando apoio a uma avaliação baseada exclusivamente ou principalmente na quantidade de trabalhos publicados. Creio que isto tem sido favorecido pela FAPESP. Isto pode ser melhor perseguido, agora extrapolando para outra esfera de atuação, através da realização de Grandes Projetos Nacionais onde os esforços e recursos, como input, são por um lado concentrados e, por outro, amplificados na medida em que há optimização dos esforços e aumento dos benefícios coletivos. Mas este é um assunto extremamente complicado e cheio de viéses, como por exemplo a inadequação da imposição de uma linha de pesquisa a um pesquisador. Os Encontros e Reuniões organizados pela SBF são ocasiões muito oportunas para tais mecanismos.

Nesse contexto vejo que pode ser muito interessante para a Ciência (e também Tecnologia) a definição de conceitos que permeiem o estabelecimento de metas e prioridades, como tenho inclusive notado na concepção da FAPESP e CAPES, por exemplo. Assim atenho-me particularmente ao conceito de "Ciência de Ponta" (CP). Usualmente esta noção é indiscriminadamente associada aos últimos paradigmas (os mais investigados e articulados) em outros países. Parece-me haver muitas vezes, no entanto, um equívoco nesta "importação" de parâmetros que guiam aspectos dos mais variados da sociedade e cultura de uma nação. Entre estes o que se considera CP. Acredito que este questionamento seja válido para outras áreas do Conhecimento.

Para que se possa definir uma genuína CP é imprescindível um conhecimento razoavelmente aprofundado dos recursos (humanos, físicos, econômicos, técnicos e conceituais) disponíveis e dificuldades enfrentadas pela comunidade e sociedade. A partir daí pode-se visualizar soluções e canalizar ações para que a sociedade e a comunidade se desenvolvam de maneira equilibrada socialmente e eficaz. Isto inclui a capacidade de definir certos parâmetros de análise da realidade inerentes à tal comunidade/sociedade e com isso ser independente que significa antes de mais nada não depender de uma "imagem" que possa ser eventualmente considerada padronizada e necessária. Obviamente os objetivos últimos das áreas de pesquisa são também relevantes para essa determinação de uma CP. Podemos associar a esta construção, associada a um análogo do conceito de vantagem comparativa das ciências econômicas, a uma definição conceitual de CP.

Acredito que os pós-doutorandos, assim como os estudantes, podem se tornar peças-chaves no processo de (contínua?) redefinição conceitual que poderia então ser visto como dinâmico. A formação de recursos humanos, nas diversas etapas em que pode ser dividida, poderia ser encarada com base em dois Princípios aparentemente contraditórios: o da Continuidade e o da Ruptura. Por Continuidade

entendo os elementos que permitem à pessoa a análise das teorias existentes enquanto conjunto de paradigmas aceitos, compreensão e aquisição (e também elaboração) de técnicas/instrumentos de ação efetivos e eficazes que lhe permitam um "entrosamento sólido" com tais paradigmas. Por outro lado, deve ser encarada também como essencial a busca por Rupturas Conceituais. Estas possibilitariam as mudanças que toda comunidade dinâmica necessita. Para isso seria importante valorizar as boas idéias e intervenções críticas construtivas e suas eventuais modificações em contextos diferentes. Isto pode auxiliar a evitar o efeito "rolo compressor" que me parece tão presente em nossa sociedade e que muitas vezes altera a "auto-imagem" (incluindo auto-estima intelectual) das pessoas (e conseqüentemente ações e pensamentos). Nesse contexto - que define uma espécie de "dimensão interior" que permeia a criatividade - parece-me que há hierarquias que podem ser prejudiciais para o desenvolvimento de uma sociedade.

Contudo, parece-me que a ação (quase) unilateral por parte de um subsistema de um grande conjunto, como um país, pode ter conseqüências não tão vantajosas para o sistema todo como se houvesse uma ação conjunta, mesmo que espacialmente não regular - afinal os recursos físicos podem ser diferentes em cada lugar. Com isso me refiro a outros Estados da União com suas FAPs.


"A BIT OF A STRETCH"

Noticiamos à Comunidade que um artigo de nossos colegas professores Adalberto Fazzio, Antônio José Roque da Silva e do doutorando Frederico Dutilh Novaes, juntamente com o prof. Edison Zacarias da Silva da UNICAMP, foi destaque na revista Science (14 de fevereiro de 2003).

Na coluna Editor’s Choice, o trabalho, que foi publicado no Phys. Rev. Lett. 90, 036101 (jan/2003), é destacado como o principal da semana na área de ciência dos materiais,. O artigo mostra os efeitos de impurezas nas longas distâncias do átomo em fios de ouro.

O grupo do prof. Fazzio simulou no computador um fio de ouro sendo puxado. O material torna-se uma cadeia linear com alguns átomos, onde impurezas têm um papel fundamental para explicar os dados experimentais.

Parabenizamos os colegas do IF pelo trabalho publicado e pela sua repercussão internacional.

Prof. Gil da Costa Marques - Diretor do IFUSP


COMISSÃO DE PESQUISA

Com satisfação comunicamos que o bolsista de Iniciação Científica, Tiago Ribeiro de Oliveira, orientado pela Profa. Maria Tereza Lamy-Freund, foi um dos dez selecionados entre os participantes do 10o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP/2002, para participar, dentro de uma promoção conjunta entre a USP, a The State University of New
Jersey – Rutgers e a The Ohio State University, das atividades de Iniciação Científica dessas Instituições, que acontecerão no período de 01 a 10 de abril de 2003, nos respectivos campi, nos Estados Unidos da América do Norte.


Grupo Informal de Seminários entre Estudantes

Dando continuidade às apresentações de seminários feitas pelos alunos de graduação do IFUSP, gostaríamos de informar que ao longo deste semestre os eventos serão feitos às segundas-feiras, às 13:00 horas, no Auditório Sul. Essas apresentações são abertas a todos os interessados, porém têm como público alvo os Alunos de Graduação do Curso de Física. Os apresentadores são alunos que tipicamente fazem Iniciação Científica no IFUSP ou nos Institutos vizinhos (IME, IAG, IO etc.); no entanto, esta não é uma condição necessária para a apresentação. Para apresentar um trabalho neste evento, entre em contato com os organizadores através dos endereços eletrônicos: dtridapa@socrates.if.usp.br ou everton@fma.if.usp.br ou cesargui@if.usp.br. Para informações como galeria dos trabalhos já apresentados, programação deste semestre etc., consulte a página: http://euclides.if.usp.br/~seminar.

Agradecemos o apoio que a Comissão de Pesquisa do IFUSP (CPq) está dando a este evento, e entendemos que o IFUSP aprecia e apóia estas atividades acadêmicas. Todos estão gentilmente convidados.

Cesar de Oliveira Guimarães,

Diogo Bernardes Tridapalli e Everton Zanella Alvarenga.


LABORATÓRIO DE DOSIMETRIA

É com satisfação que comunicamos que, no dia 24 de fevereiro, Nancy Kuniko Umisedo, funcionária do Laboratório de Dosimetria, recebeu o título de Mestre em Saúde Pública, ao defender a dissertação "Goiânia revisitada: medidas recentes de radiação ionizante ambiental" junto ao Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, sob orientação da Profa. Emico Okuno.

"Ressonância Paramagnética Eletrônica em Solução"

Curso informal (nível de pós-graduação)

Professor: Maria Teresa Lamy Freund - Data: de 10/03/2003 a 29/05/2003

Horário: 2a. feira - 16 às 18h e 5a. feira - 9:30 às 11:30h - Local: Ed. Principal, Ala I, sala 227


COLÓQUIO

"The Physical Properties of Double Helical DNA and the Origin of the Genetic Code"

Prof. Dr. William L. Duax, President of the International Union of Crystallography, USA

13 de março, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Prof. Duax is the actual president of the International Union of Crystallography. He has been working on several interesting subjects, some of them related to Ion transport membranes via toxins and antibiotics: ion selectivity, channel gating, the role of water, 1/4-bonding, retro and reverse peptides, dynamic calculations, and d,l peptides. In his talk, he will present an overview about the physical properties of double helical DNA and the origin of the Genetic Code, including recent discoveries (Srinivasan G. et al, Science, 296, 1459-1461, 2002).


SEMINÁRIO DE ENSINO

Recepção aos Novos Alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – Modalidades Física e Química e Apresentação de Algumas das Linhas de Pesquisa de Orientadores do Programa

A cada ano, como de praxe, são aceitos, após um processo de seleção bastante concorrido, novos estudantes no Programa de Pós-Graduação Interunidades (IF/IQ/FE–USP) em Ensino de Ciências, Modalidades Física e Química. Neste ano, decidimos organizar atividades nos dias 11/03 e 18/03, terças-feiras, no horário do "Seminário de Ensino", cuja finalidade é recepcionarmos os pós-graduandos ingressantes, bem como abrir espaço para que alguns dos orientadores do Programa façam uma breve exposição de suas linhas de pesquisa.

A atividade é aberta a toda a comunidade Uspiana interessada em Ensino de Ciências, o que inclui também alunos de graduação em física e química, licenciandos e bacharelandos. Convidamos também os atuais pós-graduandos, bem como docentes interessados.

Observe-se que nos dias 11/03 e 18/03 as atividades começarão meia hora antes do horário usual do "Seminário de Ensino". As palestras serão de dez minutos, reservando-se igual tempo para questões da audiência e discussões. Exceto por motivo de força maior, solicitamos à audiência estar presente no horário indicado para o início dos trabalhos, para evitarmos atrasos.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Coordenador do "Seminário de Ensino"

Programação

11/03/2003 – Terça-feira, Auditório Adma Jafet, Instituto de Física

15:30h às 16:00h: Recepção aos pós-graduandos ingressantes;
16:00h às 16:20h: "As contribuições da psicanálise para o ensino de ciências", Prof. Dr. Alberto Villani, IF/USP;
16:20h às 16:40h: "Pesquisa em ensino de Química/Bioquí- mica: estruturas curriculares, avaliação e novas metodologias", Profa. Dra. Adelaide Faljoni-Alario, IQ/USP;
16:40h às 17:00h:Metodologias para ensino de ciência contemporânea no ensino médio e universitário", Prof. Dr. Nelson Fiedler-Ferrara, IF/USP;
17:00h às 17:20h: "Formação de professores de física e a aprendizagem significativa", Profa. Dra. Jesuina Lopes de Almeida Pacca, IF/USP;
17:20h às 17:40h: "Alguns trabalhos de pesquisa no ensino de química", Profa. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes, IQ/USP;
17:40h às 18:00h: "Pesquisas do LaPEF: investigando o ensino na escola básica", Profa. Dra. Ana Maria Pessoa de Carvalho, FE/USP.

18/03/2003 – Terça-feira, Auditório Adma Jafet, Instituto de Física

15:40h às 16:00h: "Formação de professores, outros baratos e alguns mais caros", Prof. Dr. Luiz Carlos de Menezes, IF/USP;
16:00h às 16:20h: "Pesquisa em ensino de bioquímica", Prof. Dr. Bayardo Baptista Torres, IQ/USP;
16:20h às 16:40h: "A física como tecnologia intelectual na educação: do mundo percebido ao mundo imaginado", Prof. Dr. Maurício Pietrocola, FE/USP;
16:40h às 17:00h: "Integração de tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem", Prof. Dr. César Augusto Amaral Nunes, Escola do Futuro/USP;
17:00h às 17:20h: "Física também é cultura", Prof. Dr. João Zanetic, IF/USP;
17:20h às 17:40h: "Aula trabalho: aprendendo na ação coletiva", Profa. Dra. Vera Bohomoletz Henriques, IF/USP;
17:40h às 18:00h: "Contribuições da física para a educação científica", Profa. Dra. Maria Regina Dubeux Kawamura, IF/USP;
18:00h às 18:20h: "Professores-pesquisadores: reflexões da prática de sala de aula", Profa. Dra. Carmen Fernandez, IQ/USP.

 

Congresso de Professores de Ciências no Chile

Congresso de Professores de Ciências no Chile

A Associação Nacional de Professores de Ciências do Chile e a Universidade de Playa Ancha (Valparaiso) convidam para o IX Congresso Nacional de Professores de Ciências, V Congresso Internacional. O congresso se realizará de 14 a 16 de agosto de 2003 na Faculdade de Ciências Exatas da Universidade de Playa Ancha. O convite se estende a professores de ciências, física, biologia, matemática, química e tecnologia. Maiores detalhes em http://www.hverdugo.terra.cl/anpc2003.htm.


EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

As inscrições serão aceitas no período de 10 a 14 de março de 2003. Os exames serão realizados na
2a. quinzena de março.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Maria Simone Kugeratski Souza
"Interação Hádron-Charmonium em Modelos Simples"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Fernando Silveira Navarra (orientador), Maria Carolina Nemes (UFMG) e Gastão Inácio Krein (IFT).
14/03, sexta-feira, Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 10.03.2003

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTAIS IÔNICOS, FILMES FINOS E DATAÇÃO (LACIFID) - DFN
"Recent advances in XPS instrumentation"
Dr. Ramesch Champaneria, Thermo VG Scientific, Inglaterra
Edifício Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h


3a. FEIRA, 11.03.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Recepção aos Ingressantes do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Linhas de Pesquisa de Parte de seus Orientadores"
Auditório Adma Jafet, a partir das 15:30h (vide programação, página 3)

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"Interação Hadron-Charmonium em modelos simples"
Maria Simone Kugeratski Souza, IFUSP
Edifício Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 12.03.2003

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Desafios em Ciência e Tecnologia neste Início de Milênio: Física Difrativa de Partículas e Computação Científica com a
Arquitetura GRID"
Alberto Santoro, UERJ
Edifício Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14:00h (s. t.)

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"O Potencial da São Paulo e uma Descrição Fundamental da Fusão Nuclear"
Edifício Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFE
"Potencialidade de radiação paramétrica para estudos de cristais"
Prof. Dr. Vladimir Petrovich Likhachev , IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h


5a. FEIRA, 13.03.2003

COLÓQUIO
"The Physical Properties of Double Helical DNA and the Origin of the Genetic Code"
Prof. Dr. William L. Duax, President of the International Union of Crystallography, USA
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br