bIFUSP

ANO XXII - No.06 - 28/03/2003


ÍNDICE


Vergonha

Oscar Éboli

Gostaria de tornar pública a minha indignação com o fato consumado na semana passada que nos leva de volta à década de 60, ou mesmo antes! Como podemos ter orgulho e prazer de fazer parte do IFUSP, quando políticas de contratação mal conduzidas fazem-nos sentir vergonha do fato ocorrido? A mim só resta pedir desculpas aos nossos dedicados pós-doutores em nome daqueles que têm um projeto maior para a universidade e que respeitam o povo paulista que a financia. Infelizmente, fracassamos em evitar que o fato viesse a tornar-se uma realidade: somos fracos face ao forte corporativismo reinante. Devemos refletir muito sobre o ocorrido, bem como sobre o que desejamos para a nossa universidade. Se acharmos que o caminho seguido é o correto, penso que a autonomia da USP deva ser reanalisada e a carreira docente revista, levando em conta o uso de professores horistas.


INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

Informamos à comunidade do IFUSP que o Prof. Otaviano Augusto Marcondes Heléne foi convidado pelo Ministro da Educação para exercer a função de Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) junto ao Ministério da Educação. Desse Instituto dependem, por exemplo, os órgãos de avaliação institucionais e individuais do ensino superior e médio.

Desejamos ao professor Otaviano muito sucesso na condução do INEP, pois desse sucesso depende, em grande parte, o futuro da educação no Brasil.


DIRETORIA DE ENSINO

Como é do conhecimento da comunidade do IF, foi publicada a portaria do Diretor IF-01, de 22 de janeiro de 2003, que cria a Diretoria de Ensino do Instituto de Física como instância de articulação das atividades de apoio ao ensino na Unidade.

Comunicamos que a nova Diretora de Ensino, conforme Portaria IF-03, de 24 de março de 2003, será constituída pela Profª Maria Regina Dubeux Kawamura (Diretora) e Profª Maria José Bechara (suplente).

Desejamos às Professoras muito sucesso na nova empreitada, que visa ao aperfeiçoamento do Ensino de Física, em todos os níveis, no Instituto.


COLÓQUIO

"Aplicações e efeitos das radiações ionizantes e não-ionizantes"

Profa. Dra. Emico Okuno, IFUSP

3 de abril, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

A primeira parte será dedicada às radiações ionizantes e a segunda às radiações não ionizantes. Serão apresentadas algumas aplicações na indústria e na Medicina e discutidos os efeitos biológicos nos seres vivos. No caso das radiações ionizantes, a diferença entre os efeitos biológicos causados por doses baixas ou altas está na quantidade de células danificadas que depende principalmente da dose, da taxa de dose e do tipo de células. Quando uma célula é danificada, ela pode se recuperar, morrer ou sobreviver, apesar do dano. O mais temido dos efeitos, o câncer, se origina em células danificadas que sobreviveram com defeito. Os campos eletromagnéticos de 60 Hz, principalmente das linhas de transmissão e de distribuição da energia elétrica, e de microondas de telefonia celular ocupam atualmente grande espaço na mídia, quando de fato, a maior preocupação deveria ser dedicada à radiação ultravioleta, que é comprovadamente cancerígena, no caso das radiações não-ionizantes.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso para o provimento de um cargo de Professor Doutor, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Aplicada, no qual estão inscritos os Drs. Artour Grigorievich Elfimov, Ing Hwie Tan e Gesil Sampaio Amarante Segundo, terá início no dia 03 de abril, às 9h00, na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão continuidade sala 207 da ALA I.


COMISSÃO DE BIBLIOTECA

Conforme já divulgado no BIFUSP, o Conselho Supervisor do SIBi decidiu manter apenas uma assinatura em papel para títulos disponíveis para acesso on-line pela comunidade. A Comissão de Biblioteca analisou essa decisão e decidiu solicitar a sua reversão tendo em vista o alto número de duplicações de periódicos do IFUSP particularmente com o Instituto de Física de São Carlos. Além disso, é da opinião da Comissão, que medidas como essa somente deveriam ser tomadas após uma ampla discussão com os próprios interessados ou seja a comunidade da USP. A Comissão encaminhou a questão aos Departamentos, que, na sua maioria, já se posicionaram contra a medida. A Comissão decidiu também enviar uma carta ao Conselho Supervisor do SIBi deixando clara nossa posição.

Lembramos mais uma vez, que do ponto de vista prático, a decisão do Conselho Supervisor do SIBi implica que poderemos perder o acesso ao material impresso de periódicos como: Physical Review (A, B,...), American Journal of Physics, Review of Modern Physics, Physics Teacher, entre outros.

Informamos também que o IFUSP assina atualmente 249 periódicos, dos quais 153 estão duplicados com alguma outra unidade da USP. Com o Instituto de Física de São Carlos temos um total de 117 duplicações

A seguir transcrevemos a carta enviada ao Conselho Supervisor do SIBi.

 

São Paulo, 28 de Fevereiro de 2003.

Ilma.Sra.

Profa. Dra. Maria Inês Rocha Miritello Santoro

DD. Presidente Conselho Supevisor do SIBi

Prezada Professora,

A Comissão de Biblioteca do Instituto de Física da USP, vem através desta, manifestar o seu ponto de vista a respeito da "Nova política para assinatura dos periódicos na USP", expressa no oficio SIBi/DT/OF.EXT.017/2003, de 12 de fevereiro de 2003 e solicitar a reversão da medida já anunciada antes que os prejuízos causados por ela se tornem irremediáveis.

Conforme o Estatuto, a primeira das finalidades da USP é "promover e desenvolver todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa". Assim sendo, consideramos natural e imprescindível que a Universidade ofereça e mantenha todos os meios reconhecidamente eficazes para incentivar a criação e o desenvolvimento de novas formas de conhecimento. Acesso amplo a informação através da assinatura de publicações, mantidas em nossas bibliotecas, é sem dúvida um meio indispensável para esta finalidade. Nesse sentido, louvamos o esforço prometido para atualização do aparelho computacional das bibliotecas, assim como para negociar a posse de conteúdos comprados eletronicamente.

Entretanto, é da nossa opinião que, ao menos neste momento, a redução de periódicos impressos a apenas um exemplar em toda a Universidade, independentemente da distância entre os interessados e as bibliotecas onde eles serão conservados, é uma medida no mínimo precipitada, causando prejuízo a finalidade essencial da Universidade mencionada acima. Concordamos que na maioria das vezes o acesso a artigos publicados é feito via internet, principalmente quando sabemos precisamente o que procurar. No entanto, sabemos também pela experiência própria e de vários de nossos colegas que, ao entrar na biblioteca e folhear as várias revistas expostas ali, tomamos algumas vezes conhecimento de trabalhos de interesse, assuntos fora da nossa especialidade, que passam a ocupar a nossa preocupação, propiciando novas linhas de pesquisa. Esta possibilidade fica drasticamente reduzida quando se faz acesso somente via internet. Somos da opinião de que não devemos suprimir esta oportunidade, principalmente a jovens pesquisadores que estão iniciando a sua carreira, simplesmente por motivo de contenção de gastos. Concordamos que a Universidade deva fazer contenção de despesas, supérfluas ou não tão essenciais para alcançar os seus principais objetivos, porém nunca reduzindo aquilo que é essencial para o seu funcionamento satisfatório.

Gostaríamos também de mencionar algumas questões concernentes à biblioteca eletrônica que nos vêm a mente. Temos garantia de que o acesso "on-line", atualmente ilimitado desde que o computador faça parte da rede USP, continuará sendo assim indefinidamente? Num futuro não muito remoto, a política das grandes revistas científicas não sofrerá mudança, acarretando um gasto muito maior por parte da USP? A técnica de armazenamento de dados eletrônicos, que tem uma história relativamente recente, é suficientemente segura, pelo menos comparável à tradicional por meio de papéis impressos? Temos garantia suficiente de que não perderemos uma parte importante do acervo da biblioteca, num futuro não muito remoto?

Finalmente, desejamos expressar a nossa opinião de que uma medida de fundamental importância como esta só deveria ser tomada após uma discussão ampla com os próprios interessados que constituem a comunidade da USP. É até possível que, no futuro, periódicos impressos percam completamente sua utilidade, embora neste momento isso não seja evidente e nem provável a nosso ver. Mesmo nesta hipótese, a administração deveria procurar executar a transição paulatinamente avaliando e sanando as deficiências em cada etapa, evitando de todas as maneiras prejuízos que certamente serão causados por uma mudança radical. A propósito, a medida como foi tomada coloca o Instituto de Física de São Paulo e o Instituto de Física de São Carlos em potencial conflito, o que será muito prejudicial para o ambiente de trabalho da Universidade e, a nosso ver, não será compensado pela economia conseguida.

Atenciosamente,

Prof. Ruy Pepe da Silva

Coordenador da Comissão de Biblioteca do IFUSP


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

    1. EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O EXAME DE QUALIFICAÇÃO para o doutoramento será realizado no horário das 14 às 18 horas, no auditório Norte (Azul) - Ed. Principal - entre a Ala Central e a Ala II, nas datas abaixo relacionadas:

    2. RECURSOS PARA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS

- No final de 2002 a CAPES concedeu recursos adicionais à Pós-Graduação em Física. Desta forma, a CPG decidiu que parte destes recursos deveria ser destinada à participação dos estudantes em conferências no exterior, tendo em vista que bolsistas CAPES/CNPq não dispões de recursos das agências para tal finalidade. Está previsto o custeio de até 6 participações e as regras estabelecidas para estas participações são as seguintes:

As despesas a serem custeadas serão: inscrição no evento, passagem aérea e diárias.

As solicitações devem estar acompanhadas de orçamento detalhado e do trabalho completo a ser apresentado, sendo encaminhadas à CPG até 15 de junho para julgamento.

- Além disso, as solicitações através de recursos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação para participação em eventos científicos, deverão ser requeridas à CPG. (formulários próprios obtidos na CPG).


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Principales Transformaciones Actuales en la Enseñanza de las Ciencias en la Educación General y en la Formación de Profesores para este Nivel en Cuba"

Prof. Dr. Eduardo Moltó Gil

Universidade Pedagógica E.J. Varona, Faculdade de Ciências, Cuba

1o de abril, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

El profesor dará una visión inicialmente acerca de la enseñanza de las ciencias en la Educación General Cubana (desde primaria al grado 12) y posteriormente se explicarán las principales transformaciones que se están realizando en la enseñanza de las ciencias en este nível educacional y en la formación de profesores para elevar la calidad de esta enseñanza. Después de la exposición del profesor se contestarán preguntas de los asistentes.


SEMINÁRIO DE ENSINO (EXTRA)

"História, Experimentos e Cognição no Ensino da Física: Obstáculos Epistemológicos na Distinção entre o Momento Linear e a Energia Cinética"

Prof. Dr. Alexandre José Gonçalves de Medeiros

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Física e Matemática

3 de abril, quinta-feira, Auditório Adma Jafet, às 14h

A história da Física revela a existência de uma intensa disputa, travada no século XVIII, entre os partidários de Leibniz e de Descartes, sobre a conceituação do que então se denominava de "a força de um corpo". Essa disputa pode parecer-nos completamente ultrapassada nos dias atuais. Nossas pesquisas, entretanto, tentam revelar até que ponto os obstáculos epistemológicos presentes em uma tal disputa histórica ainda podem ser encontrados nas atuais práticas docentes. Procedendo como um estudo de caso – tanto do ponto de vista histórico, quanto etnográfico – nossa investigação utiliza um aparato experimental provocativo nas entrevistas desenvolvidas com professores para explorar certos aspectos da cognição relacionados ao tema histórico em foco. A reflexão final busca colocar em suspensão, de um modo mais geral, as possíveis integrações entre pesquisas em ensino de Física que envolvam estudos históricos, cognitivos e experimentais.


LINUX

Um grupo voluntário de alunos de algumas unidades da USP (IF, POLI E IME), está ministrando todos
os sábados às 10h00 no auditório Sul, uma sequência de palestras-cursos gratuitos sobre Linux. Esse grupo
auto-denominado SciX, desenvolve um projeto piloto de aculturamento deste sistema operacional, trazendo-o para mais perto daqueles que não o conhecem, salientando a interface gráfica e aplicativos, objetivando a produtividade na atividade científica. Visite a página do grupo para maiores informações: http://scix.geom.net.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Elisabete Trentin
"Os Instrumentos Musicais como Recurso Didático no Ensino de Acústica"
Comissão Examinadora: Profas. Dras. Jesuína Lopes de Almeida Pacca (orientadora), Elsa Garrido (FEUSP) e Sônia Maria Dion (USJT).
31/03, segunda-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


3 a. FEIRA, 01.04.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Principales Transformaciones Actuales en la Enseñanza de las Ciencias en la Educación General y en la Formación de Profesores para este Nivel en Cuba"
Prof. Dr. Eduardo Moltó Gil, Universidade Pedagógica E.J. Varona, Cuba
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 02.04.2003

SEMINÁRIO DE CAOS
Dr. Felipe Rizzato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
"Bifurcações e Dinâmica Não Linear em Feixes de Partículas"
Edifício Basílio Jafet, Sala 105, às 13:30h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Flutuações em Sistemas Pequenos"
Prof.Dr. J.A. Fornés, Universidade Federal de Goiás
Edifício Principal, Ala I, Sala 204, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Caos e Gravitação"
Patricio S. Letelier, IMECC-UNICAMP
Edifício Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s.t.)

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFE
"Atividades de Pesquisas da Rhodia em Paulínia"
Keneth Wong, Diretor do Centro de Pesquisas da Rhodia, Paulínia-SP
Auditório Adma Jafet, às 16h


5a. FEIRA, 03.04.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO (EXTRA)
"História, Experimentos e Cognição no Ensino da Física: Obstáculos Epistemológicos na Distinção entre o
Momento Linear e a Energia Cinética"
Prof. Dr. Alexandre José Gonçalves de Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Auditório Adma Jafet, às 14h

COLÓQUIO
"Aplicações e efeitos das radiações ionizantes e não-ionizantes"
Profa. Dra. Emico Okuno, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 04.04.2003

JOURNAL CLUB GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Notícias do Encontro Anual da Sociedade Americana de Física"
Prof. Dr. José Antônio Roque da Silva, IFUSP-DFMT
Edifício Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 10:45h

SEMINÁRIO DE BIOMATEMÁTICA
"Investigação da influência da adesão celular na morfologia de tumores"
Prof. José Carlos Mombach, Unisinos
Edifício Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 11h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Liliam Maria Matheus Gimenez

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Fone/Fax: Tel: 3091-7114 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br