bIFUSP

ANO XXII - No.07 - 04/04/2003


ÍNDICE


Nota do Editor

Esclareço aos leitores que estive participando em congressos no país na semana quando o último número do Boletim Informativo foi produzido. Preocupado com a manutenção da qualidade do nosso Informativo quanto à clareza de conteúdos, deixei ordens explícitas à secretária para que quaisquer contribuições escritas, que não de divulgação de atividades ou da Administração, esperassem o meu retorno para a devida apreciação. De volta, surpreendi-me ao ver que minhas diretrizes não foram cumpridas, por razões não completamente esclarecidas.

Como conseqüência desse fato, e no sentido de evitar problemas no futuro, este Editor efetivou alterações na Secretaria do BIFUSP, procedendo em 31/03/2003 à substituição de sua secretária. Enfatizo que não haverá nenhuma mudança de linha editorial do Boletim Informativo. Notícias e contribuições escritas, as quais são sempre bem-vindas, devem continuar a ser enviadas para bifusp@if.usp.br, provisoriamente aos cuidados da Sra. Rosangela Trevisan Rodrigues. Findo o afastamento de curta duração da Sra. Silvana Maria Ramos Oliveira (FGE), essa assumirá a Secretaria do Boletim Informativo.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara


DIRETORIA

A Diretoria do IF agradece a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do I Encontro de Integração dos Funcionários: Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho, realizado no campus de Pirassununga, de 26 a 28.03.2003.


A situação das Bolsas e a Pós-Graduação

Eduardo Goldani Altmann 1

A importância dos pós-graduandos nas atividades do Instituto é enorme 2. Na pesquisa do Instituto, apesar de não termos dados precisos, é fácil constatar a participação dos estudantes, por exemplo, no número de publicações. No ensino, a grande participação de monitores do tipo B e C, além do exagerado número de 46 monitores A (responsáveis por disciplinas), mostra a importância dos estudantes no andamento da Graduação. Essa atuação marcante sempre contrastou com certa precariedade da nossa condição: ausência de carteira assinada e direitos trabalhistas, dificuldade de posterior inserção no mercado somada falta de contribuição previdenciária, ausência de licença maternidade ou do direito a meia tarifa nos transportes coletivos, entre outros exemplos.

No entanto, recentemente, duas ameaças têm tornado drástica a situação para os pós-graduandos: a falta e o valor das bolsas. Esses dois aspectos consistem, segundo meu ponto de vista, uma grave ameaça à pós-graduação e, consequentemente, às atividades no IFUSP de forma geral. Pretendo apresentar a seguir alguns dados que ilustram essa situação sustentando minha opinião alarmista .

A dramaticidade do número de bolsas em relação aos concorrentes pode ser constatada em dois dados assustadores:

(i) O número de bolsas na USP (Capes + CNPq + FAPESP) era 9256 em 2000 e caiu para 6675 em 2002 [fonte pró-reitoria de pós-graduação].

(ii) A quota do IFUSP junto à CAPES/CNPq foi capaz de suprir este ano (2003) somente 14 de 43 inscritos no mestrado e 6 de 25 no doutorado. A FAPESP, que antes da sua "redefinição" política em 2001 supria grande parte da "demanda qualificada", esse ano forneceu apenas 4 bolsas para o mestrado de 12 solicitadas e 2 de 9 para o doutorado. Uma análise dos concorrentes mostra que nem mesmo a "demanda qualificada" do Instituto está sendo atendida [informações fornecidas pelo presidente da CPG na última Congregação].

Mestrando no IFUSP. altmann@if.usp.br

2 Para a veracidade das informações que seguem devemos incluir também os Pós-Docs, o que farei de forma implícita

     

Uma ameaça mais sorrateira ocorre no que se refere ao valor das bolsas. As fornecidas pela CAPES/CNPq estão há 9 anos sem reajuste, enquanto o último reajuste da FAPESP ocorreu em novembro de 1996. Para quantificar a perda ocorrida no valor das bolsas nesse período, e estimar portanto um reajuste adequado a ser reivindicado, tomamos como base o índice de inflação IGP-DI no período entre o último reajuste e janeiro de 2003. Segundo esse cálculo as bolsas FAPESP deveriam ser reajustadas em 107,15 % e as do CNPq/CAPES em 176,57 % ! A tabela abaixo mostra como seriam os valores atuais das bolsas caso esse reajuste fosse aplicado.

(Valores das bolsas corrigidos pela inflação. Mais dados sobre o valor das bolsas no Brasil e na USP se encontram na página do Conselho Informal dos Pós Graduandos do IFUSP, CIPós: http://www2.if.usp.br/~cipos)

Além da evidente desvalorização da atividade de pós graduação, a redução drástica no valor real das bolsas cria uma situação hipócrita (especialmente na relação com as agências federais): os pós-graduandos fingem manter dedicação exclusiva e o CNPq finge acreditar. Na prática diversos pós graduandos desta Universidade fazem "bicos" para complementar sua renda, atrapalhando a realização da pós-graduação e impedindo o cumprimento pleno de atividades que, como vimos, são essenciais para o instituto.

Se por um lado sabemos que as perdas salariais nos últimos 9 anos foram generalizadas, sendo portanto os valores da tabela muito superiores ao que a situação nacional permite pagar, os números que o novo governo federal sinaliza (sem nenhuma urgência) estão muito longe de recompor o valor anterior das bolsas ou até mesmo de manter a relação com o salário dos docentes. Quanto à FAPESP, nem mesmo boatos existem. Aliado à crescente concorrência para um ingresso definitivo no mercado acadêmico e a situação frágil dos bolsistas, o problema da falta de bolsas e da crescente desvalorização do seu valor têm colocado em risco o programa de pós-graduação nos moldes atuais. Acredito que esse é um tema que demanda atenção e atuação de todos: pós-graduandos (com e sem bolsa), graduandos e docentes de forma geral.


COLÓQUIO

"Semiclassics": Uma visão pessoal da Fórmula do Traço de Gutzwiller

Prof. Dr. Alfredo M. Ozório de Almeida, CBPF

10 de abril, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

 

A famosa Fórmula do Traço de Gutzwiller (FTG) relaciona, de forma geral, o espectro de energia de um sistema quântico às órbitas periódicas do sistema clássico correspondente. Tornou-se importante para aplicações na matéria condensada, sistemas mesoscópicos, mas é empregada de uma forma muito diversa daquela imaginada por Gutzwiller. Serão discutidos alguns contrastes entre as mecânicas clássica e quântica como fundo para apreciação da FTG. Depois de discutir alguns problemas que atrasaram em mais de dez anos sua aceitação, examinaremos a base para sua implementação como ferramenta de "semiclassics". Finalmente, esboçaremos uma simples demonstração da FTG.


Convite à Comunidade do IFUSP

Painéis Apresentados no XV Simpósio Nacional de Ensino de Física no IFUSP

Na próxima terça-feira, 08/04/2003, uma parte dos painéis apresentados no XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado de 21 a 26 de março em Curitiba, estará exposta no saguão da Ala Central do IFUSP. Esses painéis relatam atividades de pesquisa em Ensino de Física realizadas, sobretudo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Inter-Unidades em Ensino de Ciências (IFUSP, IQUSP e FEUSP), Modalidade Física.

Os autores dos trabalhos estarão presentes ao lado dos painéis, nesse dia, das 12:00h às 14:00h e das 18:00h às 19:30h, para discussões com os interessados.


Grupo Informal de Seminários entre Estudantes

 

"Datação por TL de depósito fluvial de calcita e quartzo sobre gravuras no abrigo de Posseidon, Montalvânia MG"

Fabíola de Almeida Camargo, Orientador: Shigueo Watanabe

7 de abril, segunda-feira, Auditório Sul, às 13hs

No abrigo rochoso, chamado de Posseidon, na vizinhança da cidade de Montalvânia, ao extremo norte de Belo Horizonte, foram encontrados gravuras sobre rochas, feitas por antigos habitantes da região. Sobre essas gravuras foram depositados sedimentos, possivelmente, por chuvas intensas ocasionais. A análise por fluorescência de raios X mostrou uma mistura de 60% de calcita e 40% de grãos quartzo. A datação por termoluminescência tem indicado idades variando de 8.000 a 60.000 anos. Esse resultado, ainda preliminar, indica a possibilidade de a região de Montalvânia ter sido habitado há mais de 50 a 60 mil anos. Esse resultado reforça o resultado de datação por carbono-14, Tl e EPR de materiais encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí.


SEMINÁRIO DE ENSINO

" Um referencial Psicanalítico para o trabalho em grupos"

Prof. Juarez Melgaço Valadares, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

8 de abril, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

As recentes políticas públicas para a educação, no Brasil, apontam para a importância do trabalho coletivo de professores e alunos. Diante de novas necessidades educacionais, as técnicas de intervenção em grupos nas escolas, em todos os níveis da vida institucional (alunos, professores, gestão colegiada) passaram a configurar, em nível teórico bastante diversificado, um novo senso comum. Será que as relações entre os diversos sujeitos que participam desses processos grupais têm um papel importante?

Neste seminário pretende-se, inicialmente, realizar a descrição e interpretação, a partir do referencial psicanalítico do francês René Kaës, de diversos casos de trabalhos coletivos de alunos e professores presentes na literatura. A peculiaridade desse autor é sua tentativa de articular os processos e as formações da subjetividade com os vínculos e relações Institucionais, perspectiva que nos parece altamente promissora para o entendimento do processo educativo na escola. Algumas conclusões teóricas e práticas serão apontadas e podem fornecer subsídios para compreender e intervir nas relações instituídas em nosso ambiente de trabalho.


SEMINÁRIO

Seminário do Grupo de Fluidos Complexos (GFCx) - DFE

"Estrutura e Dinâmica de Géis Magnéticos por Técnicas de Espalhamento"

Dr. Álvaro V. Teixeira - Departamento de Física - ICEx, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

9 de abril, quarta-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

"Ferrofluidos, ou fluidos magnéticos são soluções coloidais de partículas nanométricas ferromagnéticas. A dispersão de ferrofluidos em géis poliméricos leva a um outro tipo de material conhecido como gel magnético ou ferrogel. Apresentaremos uma descrição geral das técnicas de espalhamento estático de luz e de raios X onde a análise da intensidade espalhada com o ângulo de espalhamento nos fornece informações sobre sua organização espacial. Apresentaremos também a técnica de espalhamento dinâmico de luz, ou correlação de fótons, onde são analisadas as flutuações da intensidade de luz espalhada. Estas, por sua vez, estão relacionadas com o movimento errático das partículas em solução ou sua difusividade. Medidas de espalhamento estático edinâmico mostram que as partículas magnéticas estão dispersas dentro da matriz polimérica na forma de pequenos agregados esferoidais, e sua difusividade reflete a dinâmica dos segmentos do gel."


CONFERÊNCIA

11th International Conference on Surface and Colloid Science

A 11a Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies será realizada de 15-19 de setembro de 2003, em Foz de Iguaçu.

Trata-se da primeira vez em que este evento, patrocinado pela IACIS (International Association of Colloid and Interface Scientists, com secretaria executiva em Wageningen, na Holanda), será realizado na América Latina. No Brasil, a SBQ e a Academia Brasileira de Ciências deram seu apoio ao evento.

Os conferencistas plenários serão Egon Matijevic (IACIS Conference) - Clarkson University, Krister Holmberg - Chalmers University of Technology, Jacques Livage - Université Pierre et Marie Curie, Michael Hoffmann - California Institute of Technology, e Robert J. Hunter - University of Sydney, ao lado de muitos destacados palestrantes convidados.

Toda informação sobre a conferência pode ser obtida na homepage http://www.collsurfconference.com.br, pela qual podem ser submetidos resumos e pode ser feita a inscrição, ou pelo e-mail <icscs2003@iqm.unicamp.br>. O prazo para a apresentação de resumos é 30 de abril próximo.

Profa. Rosangela Itri - Departamento de Física Aplicada


COMISSÃO DE PESQUISA

  1. NOVAS NORMAS PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS: Na ultima reunião, realizada em 27 de fevereiro de 2003, o Conselho de Pesquisa decidiu que as solicitações de adiantamentos, bem como as solicitações emergenciais, só podem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Pesquisa via Comissão de Pesquisa da Unidade.
  2. Programa DAAD/CAPES PROBRAL: O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico/DAAD e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES estão recebendo propostas de projetos de cooperação para o Programa PROBRAL até 30 de junho de 2003.
  3. PROBRAL destina-se ao fomento a projetos de pesquisa bilaterais através do custeio de medidas de intercâmbio de pesquisadores, docentes e doutorandos brasileiros e alemães. O fomento aos projetos vigora por um período de dois a quatro anos.

    Mais informações podem ser obtidas no escritório regional do DAAD: ursula@daad.org.br e nos sites da CAPES (http://www.capes.gov.br /Cooperação Internacional/Alemanha) e do DAAD (http://www.daad.de / Partnerschaftsprogramme/PPPl).

  4. ACORDO USP/COFECUB - EDITAL 2003: O Edital do Acordo, bem como o Formulário e a Lista de Documentação, encontram-se disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa (http://www.usp.br/prp). A data limite para a entrega dos projetos é 30 de abril de 2003.

COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

RECURSOS PARA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS

- No final de 2002 a CAPES concedeu recursos adicionais à Pós-Graduação em Física. Desta forma, a CPG decidiu que parte destes recursos deveriam ser destinados a participação dos estudantes em conferências no exterior, tendo em vista que bolsistas CAPES/CNPq não dispões de recursos das agências para tal finalidade. Está previsto o custeio de até 6 participações e as regras estabelecidas para estas participações são as seguintes:

As despesas a serem custeadas serão: inscrição no evento, passagem aérea e diárias.

As solicitações devem estar acompanhadas de orçamento detalhado e do trabalho completo a ser apresentado, sendo encaminhadas à CPG até 15 de junho para julgamento.

- Além disso, as solicitações através de recursos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação para participação em eventos científicos, deverão ser requeridas à CPG. (formulários próprios obtidos na CPG).


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
George Kouzo Shinomiya
"Reflexões sobre um Projeto de Formação Continuada de Professores"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Mikiya Muramatsu (orientador), Anna Maria Pessoa de Carvalho (FEUSP) e Tomaz Catunda (IF/SC/USP)
07/04, segunda-feira, sala 204, Ala I do Ed. Principal, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Marcolina Aparecida Eugênio da Silva
"As Representações Sociais de Queima e Combustão"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Luiz Roberto de Morais Pitombo (orientador), Yassuko Hosoume (IFUSP) e Sônia da Cunha Urt (UFMS)
07/04, segunda-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Ricardo D^ŅElia Matheus
"O Fatos de Forma J/y -D-D em Regras de Soma da QCD"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Fernando Silveira Navarra (orientador), Rogério Rosenfeld (IFT) e Mirian Enriqueta Bracco (UERJ)
08/04, terça-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Luis Roberto Batista
"Interferometria Holográfica Aplicada à Odontologia"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Mikiya Muramatsu (orientador), Said Rahnamaye Rabbani (IFUSP) e Matsuyoshi Mori (UFOP)
11/04, sexta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 07.04.2003

GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES
"Datação por TL de depósito fluvial de calcita e quartzo sobre gravuras no abrigo de Posseidon, Montalvânia MG"
Fabíola de Almeida Camargo, Orientador: Shigueo Watanabe
Auditório Sul, às 13h


3a. FEIRA, 08.04.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO
" Um referencial Psicanalítico para o trabalho em grupos"
Prof. Juarez Melgaço Valadares, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES (FINPE)
"Hadrons no Formalismo da Frente de Luz."
Dr. João Pacheco B. C. de Melo , IFT, UNESP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 09.04.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - FEP
"Estrutura e Dinâmica de Géis Magnéticos por Técnicas de Espalhamento"
Dr. Álvaro V. Teixeira, Depto. de Física-ICEx, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Educação a distância (interação a distância?): um webcurso de Física III e Física IV"
Prof. Dr. José Luciano Miranda Duarte, IFUSP-DFNC
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h


5a. FEIRA, 10.04.2003

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Tratamento de dados de espalhamento de Rx a baixos ângulos"
Prof. Dr. Aldo F. Craievich, IFUSP - DFAP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 10h30

COLÓQUIO
"Semiclassics": Uma visão pessoal da Fórmula do Traço de Gutzwiller
Prof. Dr. Alfredo M. Ozório de Almeida, CBPF
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br