Boletim Informativo do Instituto de Fisica - USP No.11 30/04/03

bIFUSP

ANO XXII - No.11 - 30/04/2003


ÍNDICE


Contribuição social: um direito dos bolsistas de pós-graduação e pesquisa

Fábio L. Braghin*

Observa-se entre os bolsistas de pós-graduação e pós-doutorado vários graus de preocupação com relação ao futuro e inserção profissional. Para qualquer caso é interessante lembrar que a legislação do Instituto Nacional de Seguro Social - INSS - permite que qualquer pessoa com alguma atividade profissional contribua de alguma maneira, adquirindo direito a contagem de tempo para efeito de aposentadoria. No caso de bolsistas de estudos e pesquisa parece haver mais de uma possibilidade. A utilidade ou função de tal contribuição (que não é exatamente um Imposto), chamada juridicamente de Contribuição Social, para quem não quer ou não pode ter um plano de aposentadoria privado, é contar tempo de trabalho para futura aposentadoria. Uma pós-graduação, parece-me, deve ser contada para tal fim pois um recém-graduado está, nesse caso, investindo empenho para se desenvolver profissionalmente. Empenho que poderia estar sendo aplicado para exercer alguma atividade profissional (em princípio menos qualificada por não ter pós-graduação), e além disto - mas não menos que isto - sua atividade deve resultar num trabalho (acadêmico, por exemplo) concreto, como uma tese e artigo(s).

Apesar de que o Carnê com Guias possa ser adquirido em papelarias e o recolhimento possa ser feito nas agências bancárias, quem sabe a Universidade esteja disposta a contribuir e dar suporte à Contribuição do bolsista? Há várias possibilidades de contribuição e poucos bolsistas sabem disso. Em princípio, uma contribuição mínima (mensal) de 20% do salário mínimo - como requer a Legislação, modalidade de Facultativo - poderia ser efetuada nas agências bancárias. Seria razoável um suporte financeiro institucional para não sobrecarregar orçamentos de bolsistas menos favorecidos. O valor de contribuição mínima pode ser pequeno para muitos mas não necessariamente para todos. Além disso espero que não se interprete isso como sugestão de cobrança de algum tipo de "imposto" sobre bolsas de estudo ou pesquisa, o que só aumentaria outros problemas. Por outro lado, dependendo de como a Contribuição for feita há a possibilidade de se gerar obrigações típicas daquelas onde há vínculo empregatício. São questões a serem discutidas.

Seria também interessante que se disponibilizasse a Assistência Jurídica da Universidade ou do Instituto para prestar maiores esclarecimentos sobre a melhor maneira de contribuição do bolsista no programa de previdência pública porque também a Legislação é (não geneticamente) "mutante", e extensa. Estamos em vias de reformas no Congresso Nacional. Reformas, aliás, que poderiam levar este aspecto em conta pois o país deveria ter todo interesse no aperfeiçoamento da formação de futuros quadros profissionais competentes, criativos e com ímpeto realizador tão importantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. É um assunto a ser pensado por todos, apesar de não muito problemático nem extenso, principalmente pelas Universidades que utilizam essa força de trabalho.

Finalmente, trata-se também de não se esquecer que no bolsista há um humano, tanto quanto em qualquer professor contratado que também tem o direito de pensar (ou, do jeito que as coisas vão, de sonhar?) em se aposentar algum dia se assim for possível, obrigado e/ou o desejar. Que isso também não seja esquecido em possíveis propostas de reformulação de estrutura da Pós Graduação.

Levar esta discussão a outras Instituições e Universidade e para outros órgãos competentes seria muito interessante.

*Pós doutorando da FAPESP no IF


COLÓQUIO

"Computação Quântica"

Prof. Dr. Paulo Teotonio Sobrinho, IFUSP

8 de maio, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

A mecânica quântica pode ser usada para processar informação de uma maneira genuinamente nova e possivelmente muito eficiente. Esta afirmação surpreendente resume o que significa computação quântica. Neste colóquio daremos uma introdução ao assunto partindo de um ponto de vista teórico. Iniciaremos com uma breve introdução à computação usual para posteriormente abordarmos o conceito de algoritmo quântico. Concluiremos com dois exemplos de algoritmos quânticos: Deutsch-Jozsa e Grover.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"A Necessária Renovação da Educação"

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara, IFUSP

6 de maio, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

A questão da renovação da Educação é um problema central nesta época de profundas transformações pelas quais passamos. Entretanto, não é ainda claro como proceder de forma a superar o fosso que parece se instalar entre o saber acadêmico e tecnológico e a necessária preparação dos educandos para a vida. Não temos respostas prontas. Neste seminário alinhavaremos algumas considerações acerca de possíveis sentidos e cenários para essa renovação, bem como da Ética que poderia norteá-la.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Revisitando o Princípio de Equivalência"

Ruben Aldrovandi, IFT/UNESP

7 de maio, quarta-feira, Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s. t.)

 

"Um observador ideal imerso em um campo gravitacional pode escolher um referencial em que o campo é indetectável." Essa formulação do Princípio de equivalência é válida para observadores ideais (curvas diferenciáveis do gênero tempo sem auto-intersecção), mas não para observadores reais, espacialmente extensos. Uma versão análoga vale para campos de gauge. A diferença entre a gravitação e as demais interações fundamentais aparece na equação de força.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Concurso de Professor Doutor

Terá início no próximo dia 5 de maio, às 9h, na sala 207 da Ala I, o Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor, junto ao Departamento de Física Nuclear no qual estão inscritos os Drs. Marco Antonio Cândido Ribeiro, Murilo da Silva Baptista, Hiroshi Nunokawa, Francisco de Oliveira Durães, Eduardo de Moraes Gregores, Gilberto Francisco de Lima, Joel Mesa Hormaza, Marcelo Gameiro Munhoz, Jun Takahahi, Alexandre A. Passos Suaide, Luiz Aníbal Diambra, Alejandro López Castillo, João Pacheco Bicudo Cabral de Melo, Maurício Bernardino Magro, Sergio de Morais Lietti, Jesús Lubián Rios.

Processo Seletivo em RTC

O Processo Seletivo em RTC para contratação de um docente na categoria de Auxiliar de Ensino junto ao Departamento de Física Aplicada terá início no próximo dia 7 de maio, às 9h, na Diretoria. A seguir os trabalhos serão realizados na sala 204 da Ala I.

Concurso de Livre-Docência

Estarão abertas, de 30 de abril a 14 de maio de 2003, as inscrições ao Concurso de Livre-Docência junto aos Departamentos de Física Aplicada, Física Experimental, Física Geral, Física Matemática, Física dos Materiais e Mecânica e Física Nuclear.

Informações adicionais podem ser obtidas na Assistência Acadêmica do IFUSP (ramais 6902 e 7000 ou e-mail ataac@if.usp.br).


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

Informamos aos professores do IFUSP que encontra-se na página da CG (http://grad.if.usp.br) o FORMULÁRIO DE OPÇÃO DE CARGA DIDÁTICA para o 2o semestre de 2003. O formulário deverá ser preenchido e enviado até o dia 9 de maio impreterivelmente. Ressaltamos que as quatro (4) opções para a carga devem ser preenchidas por todos. Salientamos que os professores que já fizeram sua opção de carga seguindo a lista de prioridades estão isentos desse preenchimento.


COMISSÃO DE PESQUISA

PROGRAMA PIBIC/CNPq-USP ^Ö PERÍODO 2003-2004 (BOLSAS NOVAS E RENOVAÇÕES): Estão abertas até 23/5/2003 impreterivelmente, as inscrições para bolsa de Iniciação Científica, período agosto/2003 a julho/2004. O processo de seleção de candidatos a bolsas deverá ser fundamentado na Resolução Normativa 019/2001, de 5/12/2001, disponível na home page do CNPq, http://www.cnpq.br/areas/pibic/index.htm, observando em adição que os alunos bolsistas, também deverão ter o Currículo Lattes do CNPq. Lembramos, por oportuno, da recomendação preferencial de 1 (um) bolsista por orientador. As quotas de bolsas serão definidas pela Comissão Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da USP em função da quota USP determinada pelo CNPq, ainda não definida, tendo como base critérios empregados para o período 2002/2003, os quais levaram em consideração a demanda qualificada e a capacidade de orientação das Unidades.

Os interessados deverão encaminhar à secretaria da CPq, Edifício Principal, Ala II, sala 211-A, os seguintes documentos: a)formulário 176 do CNPq ^Ö "Indicação de Bolsista"; b)formulário de Cadastramento (disponível nas secretarias dos departamentos); c)projeto de pesquisa; d)histórico escolar atualizado; e) cópia do CPF do aluno.

PROJETO 4: A Pró-Reitoria de Pesquisa informa que estarão abertas, até o dia 9 de maio de 2003, as inscrições para o Programa de Bolsas para Treinamento de Estudantes de Graduação em Técnicas Especializadas. A divulgação do resultado está programada para o dia 10 de junho de 2003 e a vigência da bolsa será de 4 de julho de 2003 a 3 julho de 2004.

Informações complementares e instruções para o processo de inscrição encontram-se disponíveis no site: http://www.usp.br/prp.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

No sentido de aperfeiçoamento da Pós-Graduação em Física do IFUSP, a CPG decidiu enviar os novos pedidos de inscrição e de bolsas CAPES/CNPq para parecer de assessores, como forma complementar de julgamento. Desta forma um novo calendário foi elaborado para as inscrições referentes ao segundo semestre de 2003.

- 22/4 a 9/5/2003 - Inscrições para matrículas novas e pedidos de bolsas

- 12 a 23/5/2003 - Relação de assessores e preparação de documentação

- 19/5 a 6/6/2003 - Envio do Material para os assessores

- 9 a 13/6/2003 - Cobrar material dos assessores

- 16 a 20/6/2003 - Preparação da Secretaria para a reunião

- 23 a 27/6/2003 - Reunião da CPG para decisão de matrículas novas e bolsas


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Luciano Barosi de Lemos
"Férmions em teorias de campos de supercordas"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Nathan Jacob Berkovits (orientador), Elcio Abdalla (IFUSP), Marcelo Otávio Caminha Gomes (IFUSP), Vladimir Perchine (IFT) e Galen Mihaylov Sotkov (IFT)
06/05/03, terça-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 10h

DISSETAÇÃO DE MESTRADO
Carlos José Amado Pires
"O campo magnético de um limitador ergódico"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Mutsuko Yamamoto Kucinski (orientadora), Ricardo Luiz Viana (UFPR), Luiz Henrique Alves Monteiro (EPUSP)
09/05, sexta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 13h30


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 06.05.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO
"A Necessária Renovação da Educação"
Prof. Nelson Fiedler-Ferrara, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Espectrometria de Massa por Tempo de Vôo"
Profa. Dra. Suzana Salem Vasconcelos, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335 às 17h


4a. FEIRA, 07.05.2003

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Revisitando o Princípio de Equivalência"
Ruben Aldrovandi, IFT/UNESP
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s. t.)

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Investigando a Fronteira de Altas Energias da Radiação Cósmica com o Observatório Auger"
Prof. Dr. Carlos Ourivio Escobar, IF/UNICAMP
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h


5a. FEIRA, 08.05.2003

COLÓQUIO
"Computação Quântica"
Prof. Dr. Paulo Teotonio Sobrinho, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

PALESTRA DA DISCIPLINA DE PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO (PAE)
"Estrutura Curricular e Organização Disciplinar"
Profa. Maria Regina Dubeux Kawamura - IFUSP
Auditório Sul, às 17h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br