Boletim Informativo do Instituto de Fisica - USP No.12 09/05/03

bIFUSP

ANO XXII - No.12 - 09/05/2003


ÍNDICE


Uso adequado da rede e dos recursos computacionais do IF

Philippe Gouffon*

Este texto é longo. Caso não tenha paciência para ir até o fim e seu PC de repente ficar desconectado da rede, ligue para o CCIFUSP (ramal 6810) e pergunte se foi bloqueado. Se a resposta for positiva, então leia esta mensagem até o fim antes de reclamar. A leitura agora talvez lhe evite este contratempo.

O IFUSP e a USP tem investido muito nestes últimos anos para fornecer à nossa comunidade recursos de rede à altura de suas necessidades. Hoje dispomos de uma rede interna rápida com conexões a gigabit e conexões para fora da USP e para o mundo de alta capacidade. Se de um lado isto torna nosso trabalho mais fácil, por outro aumenta nossa responsabilidade frente ao uso adequado destes recursos.

O uso destes recursos deu origem a uma Portaria do Reitor (GR 3082, de 6-10-97 - http://www.ib.usp.br/cc/ciib/portaria-gr3082.html) que "Estabelece os Princípios Éticos para o Uso de Computadores na USP".

Entre os diferentes parágrafos, estão os seguintes que definem o uso apropriado:

"X - Os recursos computacionais da Universidade destinam-se ao uso em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esses recursos necessitam autorização especial para utilização em qualquer outra finalidade e não devem ser extensivamente utilizados para fins privativos.

XI - Os recursos computacionais da USP devem ser empregados de forma parcimoniosa, respeitando o espírito comunitário da Universidade."

Isto é basicamente bom senso mas não parece que bom senso seja uma característica marcante de alguns de nossos usuários. Nestes últimos meses, o IF foi notificado de diversas violações de direitos autorais, pois algumas máquinas colocavam à disposição do mundo cópias de livros, filmes e músicas cujos direitos não pertenciam a nossos generosos usuários. Porem, independentemente da discussão de direitos, que pode ser tratada judicialmente (o responsável pelo microcomputador que oferece esta cortesia responde por qualquer irregularidade), há uma clara violação da portaria acima citada, cuja aplicação cabe ao IF. Nenhum dos casos notificados pode ser enquadrado como sendo de ensino, pesquisa ou sequer de extensão. Trata-se de uso indevido de computadores e rede e cabe ao IF zelar pelo uso adequado.

Pode parecer um problema pontual. No entanto, tem efeitos enormes na nossa rede, afetando toda a comunidade. A portaria assinala que:

"VII - Ninguém deve tentar deliberadamente degradar o desempenho do sistema ou interferir no trabalho de outros."

No entanto, ao monitorar a rede para estudar o perfil do trafego que passa pelo nosso roteador, notou-se, em diversas sessões, que mais de 60% do tráfego para fora do IF era gerado por programas tipo gnutella, kazaa e morpheus. Não se trata de alguém que copia (para uso próprio) uma música ou um filme mas sim de um ou mais micros disponibilizando estes para a "comunidade", usando a boa infra-estrutura da rede acadêmica.

Ou seja, além do aspecto ético da cópia aparece o problema de repassar esta cópia (esta operação é a que gera as notificações) e a degradação notável da nossa rede, que afeta todos nós.

Este último ponto levou o centro de computação do IF a monitorar o tráfego e com anuência da Comissão de Informática, atuar no sentido de preservar tanto nossa infra-estrutura quanto nossa imagem, retirando do ar as máquinas que geram este tipo de tráfego e notificando seus responsáveis. Só na primeira quinzena de abril, mais de 20 micros foram detectados desta forma. O tráfego gerado por eles foi em boa parte responsável por problemas de instabilidade notados na última semana. Esperamos que o bom senso prevaleça de modo que não seja necessário aplicar a parte punitiva da portaria.

A desculpa de que "não sabia que ao instalar o kazaa para baixar o filme do James Bond eu estava disponibilizando-o a terceiros" não cola. Se for para estudos das diversas violações da lei da gravidade, então que compre uma cópia legal!

Problemas de segurança de rede

Mais uma questão de bom senso, mas a Portaria GR 3082 também especifica que:

"VIII - Falhas de configuração, falhas de segurança ou conhecimento de uma senha especial não devem ser usados para alterar o sistema computacional, obter recursos extra ou tomar recursos de outra pessoa."

Obviamente ninguém vai fazer isto no IF, certo? Mas isto levanta o problema de máquinas comprometidas (por hackers e vírus) dentro do IF. Não se pode insistir o suficiente no ponto que cada um é responsável pelo seu sistema e deve mantê-lo atualizado e protegido. Os casos de comprometimento que foram analisados pelo CCIFUSP foram sempre causados por gerenciamento relapso, onde falhas graves cuja solução era conhecida de longa data ainda estavam abertas. A maioria dos problemas com vírus teriam sido evitados pelo uso de um antivírus e por um procedimento cauteloso na abertura de mails e programas. De novo, aparece o uso adequado dos recursos. Um worm que afetou alguns sistemas do IF em Abril foi responsável por tirar do ar todos os equipamentos de rede mais antigos (hubs), ou seja o descuido de uma ou duas pessoas ao abrir um mail de origem duvidosa afetou uma centena de pessoas. De novo, para esta situação, o CCIFUSP tirou do ar as máquinas infectadas e tentou contactar seu responsável.

Nesta área de segurança, o CCIFUSP dispõe de recursos materiais e humanos para auditar sistemas comprometidos. Pedimos que os responsáveis por máquinas comprometidas ou infectadas notifiquem o CCIFUSP o quanto antes para que seja possível tentar identificar a origem e natureza do ataque e evitar que maiores danos sejam causados a outros sistemas.

Como prevenção, o CCIFUSP está e estará fazendo varreduras da rede à procura de sistemas com sinais de comprometimento ou com falhas de segurança óbvias. Muitas das tentativas de ataque vindas de fora foram eliminadas com a colocação de filtros no roteador, o que diminuiu drasticamente a quantidade de sucessos nestes ataques mas nada substitui o cuidado individual, a responsabilidade de cada um com seu sistema. O IF tem cerca de 1300 máquinas ligadas em rede, o que dá uma dimensão ao tamanho do abacaxi.

Finalmente, gostaria de chamar a atenção para a recente Portaria GR 3408 (http://www.usp.br/cci/gestao/cci-gati/portariaa3408.html) que orienta os deveres dos administradores de sistema. Não se aplica apenas aos analistas do IF mas a cada usuário que tenha acesso de administrador do seu PC, seja root do linux ou administrador do windows. Este texto serve de aviso da existência desta portaria, que deve ser de conhecimento de todos.

* Coordenador do Centro de Computação e Presidente da Comissão de Informática do IFUSP


COLÓQUIO

"Física de Hadrons"

Profa. Dra. Marina Nielsen, IFUSP

15 de maio, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

A Física de Hadrons é a física das interações fortes, que no nível mais fundamental é descrita pela cromodinâmica quântica. Neste colóquio farei uma introdução ao assunto chamando atenção para as diferenças com a eletrodinâmica quântica e para a complexidade do vácuo nessa teoria. Abordarei, também, processos de colisão como próton-próton e núcleo-núcleo.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Nem toda Legislação Educacional é Legal, nem toda Prova é Avaliação"

Prof. Dr. João Zanetic, IFUSP

13 de maio, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

Como entendo que estamos vivendo numa atmosfera propícia para falarmos sobre mudanças, nos mais diferentes aspectos da vida brasileira, pretendo falar sobre possíveis mudanças na educação. Pretendo resgatar idéias de alguns de nossos educadores ilustres, por exemplo, Anísio Teixeira e Paulo Freire, ao lado de alguns fatos que marcaram a nossa história educacional das últimas décadas. Tomando a Constituição/88 como referencial, pretendo também abordar criticamente o reordenamento legal pelo qual está passando a educação brasileira, contemplando alguns aspectos positivos e negativos da LDB/1996 e do PNE/2001.


SEMINÁRIO

GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES

"Física Nuclear Aplicada às Ciências Biológicas"

Jairo Cavalcante de Souza (Orientador: Nelson Carlin Filho) Grupo IPL - DFN

12 de maio, segunda-feira, Auditório Sul, às 13h

Nosso grupo iniciou recentemente uma nova linha de pesquisa em Radiobiologia e Biofísica Molecular. Objetivamos estudar temas nos quais possa-se contar com a utilização de feixes gerados pelo acelerador Pelletron, entre eles, o processo de danos e reparos do DNA, alterações em ciclos celulares, melhor entendimento da função das seqüências de introns presentes entre os exons nos genes, estudo da estrutura de proteínas, etc.

Uma infra-estrutura adequada está sendo preparada para se atingir esses objetivos. Trata-se de uma linha de feixe dedicada à irradiação de amostras que nem sempre podem ser colocadas em vácuo (como no caso dos experimentos usuais de Física Nuclear básica), em conjunto com um sistema de monitoração de doses e de uniformidade do feixe. Este, diferente do usual, deve ser largo e suficientemente uniforme para irradiar uma grande área de amostra. A linha de feixe já está pronta e testes estão em andamento visando a caracterização de seus principais componentes.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Light-front Field Theories at Finite Temperature"

Ashok Das (Rochester U.)

14 de maio, quarta-feira, Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s. t.)

We study the question of generalizing light-front field theories to finite temperature. We show that the naive generalization has serious problems and identify the source of difficulty. We provide a proper generalization of these theories to finite temperature based on a relativistic description of thermal field theories.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Renato Yoichi Ribeiro Kuramoto
"Espectroscopia do 6Li utilizando a reação 3He(7Li,a )6Li"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Rubens Lichtenthaler Filho (orientador), Vito Roberto Vanin (IFUSP) e Brett Vern Carlson (ITA/CTA)
12/05, segunda-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Marcio Fernando Cornelio
"Alteração da evolução dos valores médios através do processo de emaranhamento e efeito Zenon"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antônio Fernando Ribeiro de Toledo Piza (orientador), Josif Frenkel (IFUSP) e Kyoko Furuya (UNICAMP)
15/05, quinta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 10h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
José Carrijo de Faria Júnior
"Estudo sistemático da adsorção de átomos de Au em nanotubos de carbono"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Adalberto Fazzio (orientador), Antônio Domingues dos Santos (IFUSP) e Roberto Hiroki Miwa (UFU) 15/05, quinta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 12.05.2003

GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES
"Física Nuclear Aplicada às Ciências Biológicas"
Jairo Cavalcante de Souza (Orientador: Nelson Carlin Filho) Grupo IPL - DFN
Auditório Sul, às 13h


3a. FEIRA, 13.05.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Nem toda Legislação Educacional é Legal, nem toda Prova é Avaliação"
Prof. Dr. João Zanetic, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Espalhamento píon-píon com loop"
Lécio de Oliveira Arantes, GRHAFITE, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335 às 17h


4a. FEIRA, 14.05.2003

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Light-front Field Theories at Finite Temperature"
Ashok Das (Rochester U.)
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s. t.)

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFEP
"Utilização do Efeito Miragem Colinear para Análise do Expoente Crítico em Ferronemáticos"
Bruno Silveira de Lima Honda, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h


5a. FEIRA, 15.05.2003

COLÓQUIO
"Física de Hadrons"
Profa. Dra. Marina Nielsen, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

PALESTRA DA DISCIPLINA DE PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO (PAE)
"A Formação pela Ação na Escola e no Ensino Superior"
Prof. Dr. Luiz Carlos Menezes, IFUSP
Auditório Sul, às 17h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br