Boletim Informativo do Instituto de Fisica - USP No.13 16/05/03

bIFUSP

ANO XXII - No.13 - 16/05/2003


ÍNDICE


Editorial

É com satisfação que assinalamos a inauguração no IFUSP do ProFís, em 08 de maio passado, com a presença do Diretor e de Presidentes das Comissões do Instituto de Física. É uma iniciativa pioneira e inovadora que saudamos e parabenizamos.

O ProFís - Espaço de Apoio, Pesquisa e Cooperação de Professores de Física - é um novo espaço de investigação científico-pedagógica para alunos da Licenciatura do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Ele como finalidade promover projetos de inovação e aperfeiçoamento do ensino, com a participação de estudantes de graduação, professores do ensino médio e docentes universitários, conforme nos foi informado pelos seus idealizadores.

O novo espaço envolve a articulação e a transformação de alguns projetos, que já vinham sendo desenvolvidos por docentes e técnicos do IFUSP, aos quais se agregam novos horizontes e interesses, visando à formação inicial e permanente de professores.

As propostas centrais do ProFís, na maneira como nos foram apresentadas no evento de inauguração, são: 1. Propiciar aos alunos do curso de licenciatura um espaço de cooperação, de investigação educacional e de apoio didático-pedagógico, que lhes permita o intercâmbio de idéias, entre si e com professores, a orientação em suas atividades formativas, como estágios e elaboração de monografias, o apoio em seu trabalho profissional, com textos, experimentos e propostas, ou a preparação para o trabalho docente, quando ainda não estiverem atuando no ensino básico; 2. Dar subsídios, facilitar contatos e estimular projetos de desenvolvimento de recursos didáticos ou de pesquisa educacional, em iniciativas que envolvam diretamente estudantes de graduação e/ou professores em formação continuada; 3. Oferecer a professores que ensinam física na educação básica e superior, a estudantes que já atuam como professores e a educadores envolvidos com essa ciência, elementos para seu aperfeiçoamento e sua formação continuada, apresentando ou tornando disponíveis orientações, materiais didáticos ou de apoio, assim como resultados de pesquisa, de desenvolvimento educacional, diretrizes oficiais para o ensino e informações sobre cursos de aperfeiçoamento; 4. Construir um canal para a participação de docentes do Instituto de Física em atividades de ensino relacionadas a suas áreas de especialidade, através de projetos específicos e da constituição de um corpo de consultores, que possa atuar através de palestras, mini-cursos e outras formas de contribuição para a formação e informação de atuais e futuros professores.

As salas 301, 303, 305 e 309 da Ala II do Edifício Principal, até recentemente ocupadas pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - e por outros projetos, passam a ser incorporadas ao ProFís, com seus materiais e equipamentos.

A equipe do ProFís é constituída pelos Professores Luis Carlos de Menezes, Maria Regina Kawamura e João Zanetic, pelas técnicas de ensino do IFUSP Sonia Salém e Suely Pelaes, pelo Prof. João Martins da Rede Pública de Ensino e pelo Sr. Ailton Coelho, funcionário do IFUSP, que secretariará o espaço.

Não temos dúvidas de que o ProFís é uma iniciativa extremamente importante, seja pelas propostas que apresenta, seja pela seriedade e competência daqueles que o idealizaram, demonstradas, em particular, pelas contribuições do GREF ao ensino de Física no Brasil.

Na maneira como o ProFís foi concebido é essencial a iniciativa de alunos de Licenciatura, bem como dos docentes do Instituto de Física, propondo projetos e participando de forma efetiva e cooperativa.

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara


COLÓQUIO

"Espalhamento Caótico e Atividade Química e Biológica"

Prof. Dr. Celso Grebogi, IFUSP

22 de maio, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Vou discutir os fundamentos do espalhamento caótico em termos de dinâmica e de estrutura geométrica. Em particular, vou mostrar como ele surge e evolui quando se varia um parâmetro continuamente. Vou também argumentar que muitos processos químicos e biológicos que ocorrem em escoamentos ambientais de grande escala têm uma dinâmica de espalhamento caótico. Vou mostrar que os padrões fractais, associados a esta dinâmica, servem de esqueletos e catalisadores do processo ativo, resultando num aumento singular da produtividade. O tratamento que vou apresentar é simples e válido universalmente para este tipo de problema.


SEMINÁRIOS DE ENSINO ESPECIAIS

Ciclo: "Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"

Organizamos, no âmbito do "Seminário de Ensino" do Programa de Pós-Graduação Interunidades (IFUSP/IQ/FE - USP) em Ensino de Ciências, modalidades física e química, um ciclo de palestras cuja finalidade é estimular o debate e evidenciar algumas das diferentes visões e concepções de como pode se efetivar a pesquisa em ensino de ciências e a relação desta com o ensino de ciências e com a Educação em geral.

Convidamos, para tanto, pesquisadores e intelectuais de renome na área e que são representativos de algumas dessas concepções. Além dos palestrantes - três neste semestre e igual número no próximo - cada seminário terá um relator. Os três relatores farão parte de uma mesa-redonda, após a conclusão da série de seminários em cada semestre, onde serão discutidas e confrontadas as diferentes visões expressas pelos convidados.

Os conferencistas e relatores neste semestre serão, respectivamente:

20/05/2003 - Prof. Dr. Marco Antonio Moreira - IF/UFRGS

Relator: Prof. Dr. Alberto Villani, IFUSP

27/05/2003 - Prof. Dr. Joaquim Severino - FEUSP, Departamento de Filosofia da Educação

Relator: Prof. Dr. Maurício Pietrocola, FEUSP

10/06/2003 - Prof. Dr. Demétrio Delizoicov - IF/UFSC

Relatora: Profa. Dra. Maria Regina Kawamura

17/06/2003 - Mesa-Redonda dos Relatores

Todas as palestras, debates e mesas-redondas, deste e do próximo semestre, serão gravados e transcritos. Com essas contribuições, que serão posteriormente revistas pelos seus autores, pretende-se organizar um livro para publicação.

Tendo em vista a importância do tema, convidamos alunos de graduação ou de pós-graduação, de pesquisa em ensino de ciências ou pesquisa em física, bem como docentes e demais interessados para participarem do evento.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Primeira Palestra do ciclo "Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"

"A Pesquisa em Educação em Ciência"

Prof. Dr. Marco Antonio Moreira, IF/UFRGS

20 de maio, terça-feira, Auditório Sul, às 16h

Desde um ponto de vista pessoal, caracteriza-se a pesquisa em educação em ciências em termos do que é, de quais são suas origens, seus referenciais, seu desenvolvimento e suas dificuldades. Além disso, procura-se estabelecer implicações para o ensino de ciências e para a formação de professores de ciências.


GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES

"Física Nuclear: Novas Fronteiras"

Douglas Galante - dgalante@cecm.usp.br

(Orientadora: Alinka Lépine-Szily)

Grupo de Reações Diretas e Núcleos Exóticos - DFN

19 de maio, segunda-feira, Auditório Sul, às 13h

Nosso grupo estuda basicamente o potencial de interação nuclear através da colisão entre núcleos. Nas energias do Pelletron ( 3-5 MeV/núcleon) este estudo pode ser feito em núcleos na região de massas 12 a 40, para a qual temos energia suficiente para vencer a repulsão coulombiana entre os núcleos colidentes e assim aproximá-los suficientemente para que a força nuclear, que tem curto alcance (~ 10-15m = 1 fm), comece a atuar. Sob a ação desta força, vários processos podem ocorrer, como o espalhamento elástico, reações de transferência de nucleons, fusão e outros, dependendo da energia cinética da colisão. Com a transferência de massa entre alvo e projétil, pode-se criar núcleos com um número excessivo de prótons ou nêutrons. Estes núcleos são denominados núcleos exóticos.

Existe grande interesse nesses núcleos, pois eles apresentam um desafio aos modelos nucleares convencionais, além de serem de grande importância astrofísica, por participarem como intermediários nos processos de nucleossíntese em SuperNovas. Com o novo sistema que estamos montando no Pelletron, o RIBRAS, poderemos produzir feixes destes núcleos e estudar suas reações.


SEMINÁRIO

Grupo de estudo de hádrons e física teórica (GRHAFITE)

"Canonical form of Euler-Lagrange equations and gauge symmetries."

Prof. Dr. Dmitri M. Gitman, IFUSP

20 de maio, terça-feira, Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h

The structure of the Euler-Lagrange equations for a general Lagrangian theory (e.g. singular, with higher derivatives) is studied. For these equations we present a reduction procedure to the so-called canonical form. In the canonical form the equations are solved with respect to highest-order derivatives of nongauge coordinates, whereas gauge coordinates and their derivatives enter in the right hand sides of the equations as arbitrary functions of time. The reduction procedure reveals constraints in the Lagrangian formulation of singular systems and, in that respect, is similar to the Dirac procedure in the Hamiltonian formulation. Moreover, the reduction procedure allows one to reveal the gauge identities between the Euler-Lagrange equations. Thus, a constructive way of finding all the gauge generators within the Lagrangian formulation is presented. At the same time, it is proven that for local theories all the gauge generators are local in time operators.


DIRETORIA DE ENSINO

MONITORIAS

Abertura de inscrições para monitorias A, B e C referente ao 2º semestre de 2003

Período de inscrição: 19-5-2003 a 16-6-2003 (segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas)

Local de inscrição: Diretoria de Ensino, sala 212 do Ed. Principal - Ala Central

Os formulários para inscrição encontram-se disponíveis no site: http://grad.if.usp.br

Em caso de dúvidas favor contatar a Sra. Ellen - ramal 6666

Monitoria B - Edital de abertura de inscrições para o Estágio Supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) no Instituto de Física da USP ^Ö 2o semestre de 2003. Ficam abertas de 19-5-2003 a 16-6-2003 as inscrições de estudantes de pós-graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, inclusive em seus programas interunidades, para realização do Estágio Supervisionado no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Portarias GR-3.347, de 6-6-2002 e GR-3.423, de 7-5-2003). Poderão inscrever-se os alunos regularmente matriculados em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. O Instituto de Física oferece 60 vagas remuneradas. A Comissão Coordenadora do PAE do Instituto de Física da USP avaliará os projetos, selecionará os candidatos e acompanhará o estágio dos estudantes. Aos alunos que concluírem o projeto e tiverem seu relatório final aprovado, a CPG outorgará 3 créditos para os estudantes de mestrado do IFUSP e 4, aos de doutorado. A relação de disciplinas de graduação para realização do estágio encontram-se disponíveis no site http://grad.if.usp.br. Os formulários serão recebidos na Diretoria de Ensino do IFUSP, sala 212 da Ala Central do Edifício Principal, de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e das 14 às 17 horas(Publicado no D.O de 14/05/2003).


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Maria Fernando Penteado Lamas
"Fomação inicial de professores de química: aplicação e avaliação de uma proposta"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maria Eunice Ribeiro Marcondes (orientadora), Maria Lúcia Vital dos Santos Abib (FEUSP) e Luiz Henrique Ferreira (UFSCar)
20/5, terça-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Carlos Eduardo Fiore dos Santos
"Simulações numéricas de monocamadas de Langmuir"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carlos Eugênio Imbassahy Carneiro (orientador), Vera Bohomoletz Henriques (IFUSP) e João Antonio Plascak (UFMG)
22/5, quinta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA

2a. FEIRA, 19.05.2003

GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES
"Física Nuclear: Novas Fronteiras"
Douglas Galante, Grupo de Reações Diretas e Núcleos Exóticos - DFN
Auditório Sul, às 13h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"The Emperor's New Superconductors: Are They Paradigms, of Simply One-Offs?
Prof. Dr. Warren E. Pickett, Universidade da Califórnia - Departamento de Física - E.U.A.
Ed. Alessandro Volta (bloco C), Sala de Seminários, às 16h


3a. FEIRA, 20.05.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO
Primeira Palestra do Ciclo "Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"
"A Pesquisa em Educação em Ciência"
Prof. Dr. Marco Antonio Moreira, IF/UFRGS
Auditório Sul, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Canonical form of Euler-Lagrange Equations and Gauge Symmetries"
Prof. Dr. Dmitri M. Gitman, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 21.05.2003

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Lessons from 2D Dilaton Gravity"
Dmitry Vassilevich, Uni. Leipzig
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s. t.)

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"A Física do Calorímetro Eletromagnético do STAR"
Dr. Alexandre Alarcon do Passo Suaide, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFEP
"Interação da Radiação com o DNA"
Prof. Dr. Airton Deppman, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h


5a. FEIRA, 22.05.2003

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Estrutura de Sílicas Mesoporosas"
Profa. Dra. Márcia C. A. Fantini, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 11h

COLÓQUIO
"Espalhamento Caótico e Atividade Química e Biológica"
Prof. Dr. Celso Grebogi, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br