Boletim Informativo do Instituto de Fisica - USP No.15 30/05/03

bIFUSP

ANO XXII - No.15 - 30/05/2003


ÍNDICE


Exame de Ingresso na Pós-Graduação

Marcelo B. Freitas(1) e Gustavo M. Dalpian(2)

A Comissão de Pós-Graduação do IFUSP está promovendo uma discussão junto a todos Conselhos de Departamento, no intuito de definir uma nova forma para ingresso na pós-graduação. A fim de tornar o processo de discussão público, inclusive aos estudantes, colocaremos algumas idéias e dúvidas sobre o tema.

O atual sistema de ingresso e concessão de bolsas no Instituto vêm mostrando seu esgotamento ao longo dos últimos anos. A crescente demanda por bolsas, associada à restrição orçamentária das agências de fomento, indica que há necessidade de modificar/aperfeiçoar o sistema vigente. Atualmente a CPG utiliza basicamente dois critérios para o ingresso e concessão de bolsas: avaliação do histórico escolar do candidato, que inclui nota média do curso de graduação e tempo de conclusão, e a sua universidade de origem. No caso de estudantes que ingressam no programa de doutorado, também são considerados os conceitos (notas) obtidos no mestrado e o tempo de titulação. Aos candidatos provenientes de outros cursos, como licenciatura, ou de outras universidades (não consideradas como "top de linha"), a CPG recomenda algumas disciplinas de adaptação, normalmente três. Dependendo do desempenho do candidato nessas disciplinas, ele é aceito ou não no programa de pós. Todos esses critérios têm se mostrado pouco eficientes quando temos candidatos muito bem qualificados, o que tem acontecido sistematicamente.

Na tentativa de melhorar o processo de ingresso, já no próximo semestre a CPG contará com pareceres de assessores do Instituto, que incluem avaliação do candidato, orientador e projeto de pesquisa. Nesse sentido, o exame de ingresso seria mais uma ferramenta para auxiliar a Comissão no processo de seleção dos candidatos, inclusive para concessão de bolsas. Nesse ponto surgem várias dúvidas: Qual seria o melhor formato para um exame desse tipo? Haveria espaço também para uma prova experimental? O exame teria um caráter eliminatório ou simplesmente classificatório? Os candidatos com bom desempenho no exame poderiam ser dispensados do regime de adaptação? Que implicações ele teria na atual estrutura da pós-graduação? Se justificaria, no caso da aprovação do exame de ingresso, manter o exame de qualificação nos moldes atuais? Caso o exame de qualificação fosse alterado, qual seria o novo formato? Ainda caberia a obrigatoriedade da disciplina de Mecânica Quântica? Enfim, essas e outras questões precisam ser discutidas por todos no Instituto, principalmente pelos estudantes. Para enriquecer o debate, gostaríamos de apresentar uma proposta para algumas das questões colocadas acima:

Exame de Ingresso: todos os estudantes realizariam o exame no semestre anterior ao previsto para seu ingresso na pós-graduação do IFUSP (meses de maio e outubro). O exame seria dividido em três etapas, a saber: conhecimento em física, proficiência em línguas e entrevista. Na primeira etapa, o candidato realizaria duas provas, uma geral e outra específica. Na prova geral seriam avaliados os conteúdos programáticos de física I, II, III, IV e V. A idéia é que no formato dessa prova sejam abordados tanto os aspectos técnicos ligados à solução de problemas, como também questões conceituais e de interpretação/obtenção de resultados experimentais. Na prova específica, o candidato escolheria uma prova dentre as quatro oferecidas no atual exame de qualificação (mecânica clássica, termodinâmica e mecânica estatística, eletromagnetismo e mecânica quântica), dependendo da linha do seu projeto de pesquisa. É claro que isso implicaria na mudança do atual exame de qualificação. Na segunda etapa do processo de ingresso, o candidato realizaria uma prova de proficiência em inglês e, no caso de estrangeiros, também em português. Essa prova seria elaborada e aplicada por órgão/instituto competente na área (um convênio com a FFLCH da USP, parado por problemas burocráticos, resolveria a questão). Atualmente, o próprio orientador concede um "atestado" de proficiência em línguas ao estudante. Na terceira e última etapa do processo, o candidato passaria por uma entrevista, onde dúvidas relativas ao histórico escolar e maturidade em relação ao projeto de pesquisa poderiam ser esclarecidas e avaliadas. Atualmente, o número de candidatos que ingressam na pós-graduação do IFUSP não justifica um exame com caráter eliminatório, ou seja, o número de orientadores no Instituto é suficiente para absorver a demanda existente. Nesse caso, entendemos que o exame de ingresso deva ter um caráter classificatório. Tanto a concessão de bolsas como a recomendação por parte da CPG de disciplinas de adaptação, dependeriam do desempenho (classificação) do candidato no exame de ingresso. No caso da concessão de bolsas, inclua-se o parecer do assessor do Instituto.

(1) marcelo.freitas@dfn.if.usp.br (doutorando ^Ö FNC) (2) dalpian@macbeth.if.usp.br (doutorando ^Ö FMT)

Exame de Qualificação: dependendo das mudanças que forem implementadas no processo de ingresso, justifica-se uma reformulação no atual exame de qualificação, aplicado somente a estudantes de doutorado. Entendemos que o novo exame de qualificação deva ser realizado obrigatoriamente nos dois primeiros anos do programa, após o aluno ter cumprido os créditos mínimos. Em relação ao seu formato, acreditamos que, conforme consta no Regimento de Pós-Graduação da USP (artigo 81), "o objetivo maior do exame de qualificação é avaliar a maturidade do candidato na sua ÁREA DE INVESTIGAÇÃO". Nesse sentido, o exame consistiria de uma argüição oral, onde o estudante defenderia a viabilidade de seu projeto e apresentaria os dados obtidos até o momento, relatando os problemas encontrados e os passos futuros. A entrega de uma monografia completaria o exame. A banca avaliadora seria composta por três professores (de preferência orientadores credenciados pelo Instituto), sendo um deles o próprio orientador.

Essas são algumas das nossas sugestões, que esperamos, contribuam para o aprofundamento da discussão. Nosso papel nesse espaço democrático foi alertar para o tema e dar início ao debate público. Em data próxima, convidaremos a todos para uma discussão, esperando contar com a participação daqueles que ainda acreditam que é possível mudar (para melhor!).


DIRETORIA

Departamento de Física Geral

No último dia 23 de maio foi eleito como Chefe do Departamento de Física Geral o Prof. Dr. Silvio Roberto de Azevedo Salinas, com mandato de dois anos, a partir de 24/5/2003.

Red-Pop concede prêmio ao Professor Ernst Hamburger

O Professor Ernst Wolfgang Hamburger, titular do Instituto de Física da USP e Diretor da Estação Ciência, recebeu no último dia 28 o Prêmio Latino-Americano de Popularização da Ciência e da Tecnologia em reconhecimento a sua atuação no ensino e na popularização das ciências. O prêmio foi concedido pela Rede de Popularização da Ciência na América Latina e Caribe, a Red-Pop, em cerimônia realizada na Universidade Autônoma de Nova Léon (Uanl), em Léon, México.


CEFISMA

Estudantes decidem mais uma vez pelo boicote ao provão

Após uma palestra com o Prof. Otaviano Helene, Presidente do INEP, e um debate onde foram apresentadas posições contrárias e a favor tanto ao provão quanto ao boicote da prova, os estudantes do IFUSP decidiram em assembléia no dia 28/5 por também este ano boicotar a prova. Esta atitude, tomada após longa discussão, se baseia não na idéia de que a USP não deva ser avaliada, e sim na idéia de que o provão não é uma avaliação de verdade e coerente, mas extremamente distorcida. Durante a semana que vem estará sendo realizada uma forte divulgação das discussões feitas e dos motivos do boicote. Devido a data da assembléia não foi possível redigir um texto aprofundado para esta publicação.


COLÓQUIO

"A Pós-Graduação do IFUSP"

Prof. Dr. Armando Corbani Ferraz, Presidente da Comissão de Pós-Graduação - IFUSP

5 de junho, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Discutiremos neste colóquio os vários aspectos relacionados ao ingresso e formação de mestres e doutores pela Pós-Graduação em Física do IFUSP. A dimensão e diversidade de nossa Pós-Graduação a coloca no topo entre os cursos da área e desta forma alguns dados comparativos entre diversas instituições serão apresentados. Abordaremos ainda a questão da nova política de bolsas de estudos por parte das instituições de fomento e sua relação com a pós-graduação.


SEMINÁRIO

Grupo Informal de Seminários entre Estudantes

"Fotometria automática em tempo real de imagens estelares em campos densos"

Roberto Maluhy Junior (orientador: Gustavo Adolfo Medina Tanco)

2 de junho, segunda-feira, Auditório sul, às 13h

O estudo das populações do bojo galáctico tem levantado dados para um melhor entendimento da natureza da formação da Galáxia e da evolução estelar em geral.

Para a continuidade destes estudos, é de suma importância a identificação de estrelas variáveis, de eventos denominados "microlentes gravitacionais" e de "gamma-ray bursts" (GRBs). Alguns destes eventos são singulares, apresentando variação temporal curta. Para seu efetivo estudo e análise, há necessidade de algoritmos e aplicativos de custo computacional muito baixo e de execução em tempo real.

O início da redução de uma imagem começa pelo tratamento do fundo, ou seja, do ruído. Após a extração do ruído, selecionamos os objetos interessantes e, enfim, calculamos o número de contagens (fluxo) associado a cada objeto.

Como o título do trabalho sugere, o foco dos estudos está na análise fotométrica rápida de imagens estelares em campos densos.


SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA

"Propriedades magnéticas de sistemas granulares"

Profa. Mônica Bahiana, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro

3 de junho, terça-feira, Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

A busca por sistema de armazenamento de dados cada vez menores, levou à utilização de materiais formados por partículas magnéticas de dimensões nanométricas, que são extremamente afetadas por flutuações térmicas.

Além da direta aplicação tecnológica, sistemas formados por este tipo de partícula são muito interessantes do ponto de vista teórico, por apresentarem tempos de relaxação com uma forte dependência no volume. Assim, uma certa dispersão nos volumes faz com que, no mesmo sistema, haja partículas com tempos de relaxação diferentes por várias ordens de grandeza.

Neste seminário serão mostrados os aspectos relevantes do problema, assim como resultados de curvas de magnetização para sistemas com e sem interação.

Também será discutida a adequação da simulação Monte Carlo à simulação de curvas de magnetização.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Complex Structures in the Large Scale Universe"

Luciano Pietronero, Università di Roma I, "La Sapienza"

4 de junho, quarta-feira, Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s. t.)

Serão explicados os tipos de inomogeneidades que aparecem em grandes mapas do Universo, e explicitadas as suspeitas sobre uma eventual estrutura em larga escala do tipo fractal.

Todos estão gentilmente convidados.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

a) Estarão abertas, de 14 de maio a 10 de setembro de 2003, as inscrições para o Processo Seletivo para a contratação de um professor doutor, Ref. MS-3, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Experimental nas áreas de Ótica Quântica Experimental ^Ö Propriedades Quânticas do Campo Eletromagnético (baixas energias) ^Ö Sub-áreas: a) informação quântica em sistemas de ótica quântica; b) transparência induzida por laser (EIT); c) eletrodinâmica quântica em cavidades; d) átomos frios;

b) Estarão abertas, de 27 de maio a 24 de novembro de 2003, as inscrições para o Concurso de Provas e Títulos para o provimento de um cargo de professor titular, Ref. MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Matemática nas áreas de Teoria de Campos e Partículas Elementares, Física Matemática, Teoria de Muitos Corpos e Teoria da Gravitação e Cosmologia.

Informações adicionais podem ser obtidas na Assistência Acadêmica do IFUSP (ramais 6902 e 7000 ou e-mail ataac@if.usp.br).


RESULTADO DA ELEIÇÃO

PROFESSOR ASSISTENTE - MS2

O "quorum" não foi atingido, tendo votado apenas 1 (um) dos 3 (três) eleitores da categoria. Será marcada outra eleição para esta categoria dentro de 30 dias.

PROFESSOR DOUTOR - MS-3

Prof. Fernando Tadeu Caldeira Brandt (4 votos) e Prof. Luís Raul Weber Abramo (4 votos)

Profa. Maria Regina Dubeux Kawamura (4 votos) e Profa. Carmen Silvia de Moya Partiti (4 votos)

Prof. Nemitala Added (4 votos) e Prof. Nilberto Heder Medina (4 votos)

Prof. Paulo Reginaldo Pascholati (4 votos) e Profa. Euzi Conceição Fernandes da Silva (4 votos)

Prof. Valdir Guimarães (4 votos) e Prof. Reynaldo Daniel Pinto (4 votos)

Prof. Sérgio Luiz Morelhão (4 votos) e Prof. Ruy Pepe da Silva (4 votos)

Profa. Maria José Bechara (4 votos) e Prof. José Luciano Miranda Duarte (4 votos)

Profa. Emico Okuno (3 votos) e Profa. Márcia de Almeida Rizzutto (3 votos)

Prof. Manfredo Harri Tabacnicks (3 votos) e Prof. Giancarlo Espósito de Souza Brito (3 votos)

Prof. João Zanetic (3 votos) e Prof. Américo Adlai Franco Sansigolo Kerr (1 voto)

Profa. Suzana Salém Vasconcelos (2 votos) e Prof. Aluísio Neves Fagundes (1 voto)

PROFESSOR ASSOCIADO - MS-5

Prof. Álvaro Vannucci (4 votos) e Profa. Márcia Carvalho de Abreu Fantini (4 votos)

Profa. Helena Maria Petrilli (4 votos) e Profa. Tânia Tomé Martins de Castro (4 votos)

Prof. Paulo Alberto Nussenzveig (3 votos) e Prof. Alberto Villani (1 voto)

Prof. Nelson Carlin Filho (3 votos) e Prof. Masao Matsuoka (3 votos)

Prof. Fernando Silveira Navarra (3 votos) e Profa. Marina Nielsen (3 votos)

Prof. Said Rahnamaye Rabbani (3 votos) e Prof. Humberto Menezes de França (3 votos)

Prof. Antônio Domingues dos Santos (3 votos) e Prof. Armando Paduan Filho (2 votos)

Profa. Carmen Pimentel Cintra do Prado (3 votos) e Profa. Vera B. Henriques (3 votos)

Prof. Rubens Lichtenhäler Filho (3 votos) e Prof. Luiz Carlos Chamon (3 votos)

Profa. Renata Zukanovich Funchal (3 votos) e Prof. Paulo Teotônio Sobrinho (3 votos)

Prof. João Carlos Alves Barata (3 votos) e Prof. Valério Kurak (4 votos)

Prof. Nelson Fiedler-Ferrara Junior (3 votos) e Prof. Vladimir Petrovich Lichachev (2 votos)

Profa. Thereza Borello-Lewin (2 votos) e Prof. Marcos Nogueira Martins (2 votos)

Prof. Wayne Allan Seale (2 votos) e Prof. Roberto Vicençotto Ribas (2 votos)

Prof. Manoel Roberto Robilotta (2 votos) e Prof. Celso Lima (2 votos)

Prof. José Carlos Sartorelli (2 votos) e Prof. Walter Maigon Pontuschka (2 votos)

Prof. Edílson Crema (2 votos) e Profa. Maria Cecília Barbosa da Silveira Salvadori (2 votos)

Prof. Vito Roberto Vanin (2 votos) e Prof. Hélio Dias (2 votos)

Prof. Pedro Kunihiko Kiyohara (2 votos) e Prof. Mikiya Muramatsu (2 votos)

Todo o material referente à eleição será conservado na Secretaria da Assistência Acadêmica por 30 dias.


PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO - PAE

Prezados professores e estudantes de pós-graduação:

Lembramos que a inscrição para monitoria no próximo semestre encerra-se impreterivelmente dia 16 de junho próximo. Queremos chamar a atenção para duas mudanças que acabam de ocorrer que aumentam o universo de estudantes que podem cumprir o estágio supervisionado com remuneração: por um lado, o número máximo de semestres de monitoria remunerada foi aumentado para quatro e, por outro, o estudante pode inscrever-se para monitoria no mesmo semestre em que segue a disciplina de Preparação Pedagógica para o Ensino FMT5869. As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Ensino.

Ressaltamos que a comissão PAE irá priorizar os projetos que contenham o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas. Projetos pedagógicos que contemplem somente a correção de listas de exercícios e/ou relatórios não serão considerados pela comissão PAE.

Ex-monitor(a) que pretende obter o certificado de participação no PAE

Lembramos que é obrigatório apresentar o relatório para obter o certificado. Os formulários encontram-se no site www.if.usp.br, escolha graduação, selecione monitoria e procure o link para o relatório no título Monitor B. Estamos aceitando os relatórios atrasados, de qualquer semestre até o segundo de 2002 e que podem ser preenchidos de maneira concisa dada a extemporaneidade, até 10/7/2003, na Secretaria de Pós-Graduação, com a secretária Francisleine. Este prazo não vale para os monitores deste semestre, que devem entregar um relatório circunstanciado até 20 de junho próximo.

Prof. Vito R. Vanin - Coordenador da comissão PAE - IF


First International Conference on Physics - Tehran, Iran

A Faculdade de Física e Ciências Nucleares da Universidade Amirkabir de Tecnologia, Tehran, Iran, está organizando uma Conferência Internacional a realizar-se em 6-9/01/2004. A finalidade dessa conferência é promover a discussão e o intercâmbio de informações relacionadas a desenvolvimentos técnicos tanto para aspectos teóricos como experimentais em diferentes áreas da física. As áreas para as quais solicitam-se contribuições são: astrofísica e oceanografia; física teórica e de plasmas; física médica e ultra-som quantitativo; física da matéria condensada, física atômica, física molecular e energia. Contribuições devem ser enviadas antes de 15/08/2003. Maiores informações em http://www.icpconf.com .


TESES E DISSERTAÇÕES

TESES DE DOUTORADO

Silvana Perez
"Efeitos térmicos na teoria quântica de campos em (2+1) dimensões"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marcelo Otavio Caminha Gomes (orientador), Fernando Tadeu Caldeira Brandt (IFUSP), Carlos Eugenio I. Carneiro (IFUSP), Marcelo Batista Hott (UNESP) e Horácio Oscar Girotti (UFRGS)
3/6, terça-feira, sala Jayme Tiomno, entre a Ala Central e a Ala II, Ed. Principal do IFUSP, às 14h

Patricia Soares Pinto Cardona
"Elementos ópticos difrativos operando em regime de modulação complexa completa"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Luiz Gonçalves Neto, orientador (EESC), Mikiya Muramatsu (IFUSP), Paulo Eduardo Artaxo Netto (IFUSP), Patrick Bernard Verdonck (EPUSP) e Lucila Helena D. Cescato (UNICAMP)
4/6, quarta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h30


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 02.06.2003

GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES
"Fotometria automática em tempo real de imagens estelares em campos densos"
Roberto Maluhy Junior (orientador: Gustavo Adolfo Medina Tanco)
Auditório sul, às 13h

SEMINÁRIO EXTRA DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Self-similar networks"
Luciano Pietronero, Universidade de Roma, Itália
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h30


3a. FEIRA, 03.06.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA
"Propriedades magnéticas de sistemas granulares"
Profa. Mônica Bahiana, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h


4a. FEIRA, 04.06.2003

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Complex structures in the large scale Universe"
Luciano Pietronero, Università di Roma I, "La Sapienza"
Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 14h (s. t.)

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFEP
"Estudo das mesofases líquido-cristalinas B2 e B3 em sistemas moleculares na forma de banana"
Aline Moojen Pedreira, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h


5a. FEIRA, 05.06.2003

COLÓQUIO
"A Pós-Graduação do IFUSP"
Prof. Dr. Armando Corbani Ferraz, Presidente da Comissão de Pós-Graduação - IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara

Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br