ANO XXII - No.28 - 26/09/2003

ÍNDICE


O futuro não é uma coisa completamente indefinível

(sem querer "encarnar" Bachelard)

Fábio L. Braghin *

Gostaria de contribuir para certas discussões que são travadas no Instituto também retomando alguns temas que foram objeto de discussão no passado recente do IF via BIFUSP. Acho curioso os efeitos da comunicação e das diferenças entre as opiniões e atitudes das pessoas. Às vezes as pessoas podem não se dar conta de efeitos de sua atitude o que pode em casos (imaginários?) gerar incidentes "mal-colocados" ou "des-colocados". Parece óbvio que seria muito mais benéfico haver colaboração intra/inter-área ao invés de "concorrência (acirrada)", levando a uma maior articulação das próprias idéias científicas. Em particular com pesquisador(es) com uma função mais especificamente relacionada a esta articulação (mesmo que não exclusivamente). Deste modo o desenvolvimento da pesquisa pode ser 1) amplificado, 2) mais estruturado e talvez, num certo sentido, 3) mais "previsivelmente planejado". Bom e propício também indagar-se sobre certas questões de modo a exercitar os efeitos das políticas de/em ação, como por exemplo:- daqui a dez anos: qual será (ou seria) um patamar (adequado) para a distribuição de pesquisas/ensino com relação à idade dos pesquisadores contratados? Há coerência entre o que se faz com as verbas e onde (idealizações, planos) quer-se chegar ou não? Isto tem implicações diretas para contratação de pesquisadores/docentes, novas áreas de pesquisa em potencial, etc. Podemos lembrar do "Plano de Metas": mas o meio acadêmico não deveria ser visto como área técnica/comercial/etc, apesar de este aspecto estar presente. Aplica-se uma idéia do tipo mas num sentido mais estrito do que pode parecer, não literal.

Em certos aspectos do questionamento sobre política interna e científica a questão da avaliação se mostra com vários viéses. Para este assunto, delicado que é, podemos fazer perguntas hipotéticas do tipo: Quais outros aspectos além da quantidade de artigos são saudáveis para a vida científica e das pessoas que fazem Ciência? Como mensurá-los? Claro que na avaliação de mérito científico pode ser mais fácil contar a quantidade. Vide além disso discussão recente apresentada por pesquisadores a respeito do estresse provocado pela necessidade de publicar e publicar "alucinadamente"/P>

Esforços conjuntos são benéficos normalmente se bem concatenados: talvez com articuladores intra-áreas, eventualmente levando a colaborações inter-áreas? A estrutura organizacional do Instituto pode ser vital para este processo, cabendo lembrar eventualmente a proposta de Redepartamenta-
lização: estrutura refletindo a ciência que é feita do modo que "a instituição" (ou a comunidade de modo geral) enxerga cientificamente, e não política ou emocionalmente. Classificações deveriam vir do que se pensa/sente (qual a exata separação entre estas duas coisas?) e não o contrário. Classificações podem mudar com o tempo - até os paradigmas da Ciência mudam.

Finalmente, a falta de planos dos/para os doutores sem emprego pode ser lesiva ao crescimento estruturado da comunidade, podendo ser incentivo para busca de vínculos fora do país ao invés de haver concentração de esforços para aperfeiçoamento de um " 'sistema' mais genuinamente brasileiro", por mais vago que isto possa parecer.

_________________

* Pós-doutor(ando) no IF procurando ser contratado


COLÓQUIO

"Filmes Finos: Síntese, Caracterização e Aplicações"

Profa. Dra. Maria Cecília Salvadori, Departamento de Física Aplicada - IFUSP

2 de outubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Esse colóquio será baseado nos trabalhos realizados no Laboratório de Filmes Finos, desde 1991. A apresentação estará dividida em três partes. A primeira descreve brevemente os equipamentos disponíveis no Laboratório de Filmes Finos: reator CVD para síntese de diamante, sistema de deposição e implantação iônica a plasma, microscópio de força atômica e tunelamento e microscópio eletrônico de varredura com microanálise e nanolitografia. A segunda parte apresenta um estudo, na área de física básica, de dinâmica de crescimento de filmes finos, onde são relatados nossos trabalhos sobre a determinação dos expoentes críticos de crescimento desses filmes. E, finalmente na terceira parte relata os trabalhos desenvolvidos na área aplicada, envolvendo: (I) determinação da resistividade de filmes finos nanoestruturados metálicos, (II) determinação do módulo elástico de filmes finos através de vibração de cantilevers, (III) fidelidade morfológica em réplicas de diamante obtidas a partir de microestruturas em silício, (IV) fabricação de placa de orifícios contendo microbocais sônicos de diamante, com acionamento elétrico de abertura e fechamento, (V) membranas auto sustentadas de diamante, (VI) emissão de elétrons em membranas porosas de diamante e (VII) recobrimento de ferramentas de corte com filmes de diamante.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Materiais didáticos para o ensino de química"

Prof. Dr. Luiz Henrique Ferreira, Professor Adjunto do Departamento de Química, e Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal de São Carlos

30 de setembro, terça-feira, sala 4, Bloco 6 (térreo), Instituto de Química, USP, às 16h

A utilização de material didático no ensino de ciências, usado em sala de aula ou laboratórios didáticos, tem importância historicamente reconhecida no processo de aprendizagem. No entanto, alguns dos materiais didáticos (livros, apostilas, modelos moleculares, filmes ou qualquer outro que permita uma intervenção do aluno ou interação deste com o objeto de estudo) utilizados no processo de aprendizagem foram desenvolvidos há décadas e continuam sendo utilizados sem que tenham sofrido alterações significativas. A história da utilização de materiais didáticos no ensino público do Estado de São Paulo, mostra-nos que as propostas curriculares sofrem mudanças muito mais significativas do que o material didático utilizado. Dessa forma, deve-se considerar a importância da atualização dos materiais de apoio ao professor.


GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES

"Diagnóstico de Campos de Rádio-Freqüência no TCABR"

Luiz Carlos Guidolin, Orientador: Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão e

Co-Orientador: Prof. Dr. Leonid Ruchko

30 de setembro, terça-feira, Auditório Norte, às 13h

Uma das formas de aquecer um plasma em tokamaks é utilizando ondas de Alfvén. Afim de melhorar o estudo do acoplamento destas ondas com o plasma são necessários equipamentos capazes de medir corrente e tensão de rádio-freqüência e assim determinar a potência acoplada às antenas do tokamak TCABR. Uma vez que estes equipamentos não estão disponíveis no mercado nacional, optou-se por construí-los no TCABR. Neste trabalho será feita uma apresentação do sistema desenvolvido para medir a potência de rádio-freqüência acoplada ao plasma. Os sensores de corrente de rádio-freqüência escolhidos para este estudo são do tipo bobina de Rogowsky, que apresentam baixos níveis de ruído eletromagnético. Atualmente existem doze bobinas já construídas e calibradas. Para a medição da tensão de rádio-freqüência serão utilizados divisores de tensão acoplados a circuitos diferenciadores uma vez que a câmara de vácuo do TCABR não é diretamente aterrada. Atualmente existe um sistema já construído e em fase final de testes. Para que estes sinais possam ser adquiridos automaticamente pelo sistema de aquisição de dados é necessário converter os sinais de alta freqüência (entre 4 e 6 MHz) em sinais de baixa freqüência (até 125 kHz). Esta tarefa é realizada por um circuito retificador de sinais acoplado ao sistema diferenciador.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

O aluno Tiago Ribeiro de Oliveira, estudante de Iniciação Científica da Profa. Maria Teresa Lamy Freund, representará a USP no Programa de Intercâmbio Internacional com as Universidades de Rudgers e Ohio (USA) no período de 23/9 a 2/10/2003. O aluno teve seu trabalho científico selecionado no X SIICUSP junto com outros nove estudantes e eles estarão participando de apresentações e visitas acadêmicas nas referidas Universidades na companhia do Reitor da USP, Prof. Dr. Adolpho José Melfi. A Comissão de Graduação parabeniza o aluno Tiago e a Profa. Maria Teresa e deseja aos dois sucesso na continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROPOSTAS DE CURSOS PARA O 1o SEMESTRE DE 2004

Informamos que o prazo para recebimento de propostas de cursos a serem ministrados no primeiro semestre do ano de 2004 será, impreterivelmente, de 01/09/03 a 30/09/03.

HABILITAÇÃO DE ORIENTADORES DE DOUTORADO NO CNPq E RENOVAÇÃO DE BOLSAS

De 01 a 30/09/2003 estarão disponíveis no site www.cnpq.br as instruções para a renovação de bolsas de doutorado do CNPq.

Após entrar no site do CNPq:

  • ir para a opção Serviços CNPq/Formulários
  • clicar bolsas de mestrado e doutorado no país
  • clicar na opção c) formulário de solicitação de habilitação de orientador e renovação de bolsas de doutorado

OBS. Todo orientador que tem estudante com bolsa de doutorado do CNPq e for renovar, deve fazer o procedimento de renovação da bolsa, pois caso contrário, o estudante perderá a continuidade da bolsa.

Conforme nota recentemente divulgada pelo CNPq, todos os orientadores credenciados em nossa pós-graduação estão automaticamente habilitados para orientar doutorado com bolsa do CNPq.


DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO

O Thomas Jefferson National Accelerator Facility (antigo CEBAF) tem muito interesse na afluência de estudantes de Doutorado e Pós-Doutorado em seu programa de pesquisa relativa a caracterização do penta-quark* e em outros temas relativos a física de partículas. Os orientadores e/ou estudantes interessados podem enviar e-mail para o Dr. Elton Smith (elton@jlab.org).

*) Visite os sites do Penta-Quark 2003 Workshop: www.jlab.org e www.jlab.org/intralab/calendar/archive03/pentaquark/ http://arXiv.org/hep-ex/0307018

Sebastião Simionatto


EXIBIÇÃO DO FILME

"O FILHO DA NOIVA"

3 de outubro, sexta-feira, Auditório Sul, às 12h

Ficha Técnica: Título Original: El Hijo de la Novia - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 124 minutos - Ano de Lançamento (Argentina): 2001 - Diretor: Juan José Campanella.

Baseado em situações vividas pelo próprio diretor, o filme mostra a desgastante rotina de Rafael Belvedere. Após sofrer um ataque cardíaco, o protagonista começa a reavaliar a sua vida, o seu relacionamento com os pais, a filha adolescente e a atual namorada. Em meio a situações engraçadas e emocionantes, Rafael ajuda seu pai Nino a realizar um antigo sonho de sua mãe, atualmente internada em um asilo, vítima de mal de Alzheimer: casar-se na igreja, após quarenta anos de convívio. O filme também aborda a questão sócio-econômica argentina e a sua influência na vida das pessoas. Essa história sensível, dirigida por Juan José Campanella, foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2002.

Alunos - Docentes - Funcionários


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Sérgio Turano de Souza
"Instalação criogênica de uma antena gravitacional de baixíssima temperatura"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Nei Fernandes de Oliveira Júnior (orientador^Ö IFUSP), Alain André Quivy (IFUSP) e Anderson Campos Fauth (UNICAMP)
03/10, sexta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 29.09.2003

SEMINÁRIO DO LabFênix (LABORATÓRIO DE FÍSICA NUCLEAR E ÁREAS INTERDISCIPLINARES)
"Pentaquark"
Prof. Dr. Fernando Navarra, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 15h

PALESTRA DA DISCIPLINA DE PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO (PAE)
"O que é necessário para formar um Físico"
Prof. Dr. Celso Luiz Lima e Prof. Dr. Renato de Figueiredo Jardim, IFUSP
Auditório Sul, às 17h


3a. FEIRA, 30.09.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES
"Diagnóstico de campos de rádio-freqüência no TCABR"
Luiz Carlos Guidolin, Orientador: Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão e Co-Orientador: Prof. Dr. Leonid Ruchko
Auditório Norte, às 13h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Materiais didáticos para o ensino de química"
Prof. Dr. Luiz Henrique Ferreira, Professor Adjunto do Departamento de Química, e Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal de São Carlos
Instituto de Química, USP, às 16h


4a. FEIRA, 01.10.2003

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Observáveis globais em colisões de íons pesados relativísticos"
Dra. Márcia Maria de Moura, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h


5a. FEIRA, 02.10.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFEP
"Dispersão de nanopartículas de latex num cristal líquido liotrópico"
Sandra Nakamatsu, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 15h

COLÓQUIO
"Filmes finos: síntese, caracterização e aplicações"
Profa. Dra. Maria Cecília Salvadori, Departamento de Física Aplicada - IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 03.10.2003

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Interação de fármacos com filmes de fosfolipídios"
Prof. Dr. Osvaldo N. Oliveira Jr., Instituto de Física de São Carlos - USP
Ed. Alessandro Volta (bloco C), Sala de Seminários, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail:
bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br

 

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br