ANO XXII - No.32 - 24/10/2003

ÍNDICE


DIRETORIA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

O Conselho do Departamento de Física Nuclear, em reunião realizada no último dia 15 de outubro, elegeu o Prof. Alejandro Szanto de Toledo como Suplente da Chefia do Departamento, com mandato de 15/10/2003 a 14/10/2005.

USO RACIONAL DA ÁGUA

A estiagem prolongada tem provocado inúmeras restrições quanto à utilização de água. O governo do Estado publicou no DOE de 10/10/2003 o Decreto no 48.138, de 07/10/2003 contendo medidas à respeito da preservação do precioso líquido e do seu uso. Solicitamos à Comunidade do IFUSP os devidos cuidados para que se evitem desperdícios.


COLÓQUIO

"Na trilha por novos supercondutores intermetálicos: Os férmions pesados supercondutores CeMIn5 (M = metal de transição) como exemplo"

Prof. Dr. Pascoal Pagliuso,

Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP

30 de outubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

De um simples palpite até a descoberta de um novo material são muitas as dificuldades e frustrações. Uma busca bem sucedida depende essencialmente da disponibilidade de técnicas de crescimento apropriadas e experiência.

Nesse seminário, esse processo de busca é discutido e exemplificado na recente (2000) descoberta de uma nova família de sistemas de férmions pesados HFS: CeMIn5 (M = Rh, Ir, Co). Supercondutividade em sistemas de férmions pesados é uma propriedade razoavelmente rara, especialmente à pressão ambiente, existente em poucos exemplos de compostos a base de Ce, U e Pu. Esta nova família inclui, até o momento, dois novos HFS à pressão ambiente CeCoIn5 (g » 250 mJ/molK2, Tc = 2.3 K) e CeIrIn5 (g » 720 mJ/molK2, Tc = 1.0/0.4 K), e um novo HFS à altas pressões CeRhIn5 (g » 400 mJ/molK2, Tc = 2.1 K, Pc » 16 kbar) e sistemas dopados CeRh1-x(Ir,Co)xIn5, onde a supercondutividade persiste ao processo de dopagem e coexiste com magnetismo para certas concentrações, revelando diagramas de fase de riqueza sem precedente para esta classe de materiais.

A estrutura desses materiais pode ser vista como m camadas de CeIn3 (outro HFS, Tc ~ 0.15 K, Pc » 20 kbar) alternadas com camadas de M-In. Suas estruturas laminares e outras similaridades com propriedades físicas dos óxidos supercondutores sugerem que esta classe de materiais pode representar uma nova trilha na busca de supercondutores de Alta-Tc.


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA

"Compressão de sinal na periferia sensorial"

Prof. Mauro Copelli, UFPE

29 de outubro, quarta-feira, Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

Na biologia de mecanismos sensoriais (e na teoria de sensores em geral), um problema muito comumente encontrado é a competição entre alta sensibilidade (isto é, a capacidade de detectar sinais muito fracos) e, de outro lado, a necessidade de se trabalhar com uma faixa dinâmica larga (isto é, a resposta do sistema não deve saturar por várias ordens de grandeza). A solução para esse compromisso na fisiologia sensorial se reflete em leis psicofísicas bem conhecidas: a resposta F do sistema sensorial não é proporcional ao estímulo r, mas ao seu logaritmo (lei de Weber-Fechner) ou a uma potência de r (lei de Stevens). A maior parte das tentativas de explicar essas leis psicofísicas consiste em uma abordagem "de cima para baixo"', tentando mostrar que elas poderiam ser deduzidas a partir de critérios de otimização baseados na Teoria de Informação de Shannon. Neste projeto, usamos uma abordagem de Mecânica Estatística, isto é, "de baixo para cima"', mostrando como essas leis emergem naturalmente de uma dinâmica microscópica.


CEFISMA

No último dia 6 de outubro ocorreu a Assembléia dos estudantes que definiu a nossa posição a respeito da proposta da COC de reforma curricular do bacharelado e da proposta de criação do bacharelado em física aplicada. As propostas aprovadas e posições tiradas estão em documento que pode ser visto no mural do CEFISMA e está a disposição no CEFISMA. Uma publicação em grande escala do documento sairá em breve e terá ampla divulgação. Lembramos que achamos essencial a opinião dos estudantes em um processo de reforma curricular, e que tais propostas devem ser discutidas e consideradas nos conselhos onde está ocorrendo a discussão e deliberação a respeito das proposta de reforma. Estamos sempre abertos a sugestões (cefisma@socrates.if.usp.br) .


Errata BIFUSP No 31 (17/10/03)

No texto referente à Comissão de Pós-Graduação, o penúltimo parágrafo deve ser substituído por:

"Os bolsistas de doutorado do CNPq que solicitaram a renovação diretamente no site do CNPq, os que não solicitaram renovação de bolsa de doutorado e estudantes não-bolsistas, também devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG de 3 a 7/11/2003."


EXIBIÇÃO DO FILME

O CASAMENTO DE LOUISE

31 de outubro, sexta-feira, Auditório Sul, às 12h

Gênero: Comédia Romântica - Origem/Ano: Brasil/2000 - Duração: 80min - Direção: Betse de Paula - Elenco: Sílvia Buarque, Dira Paes, Marcos Palmeira, Murilo Grossi e Mark Hopkins

O filme aborda os encontros e os desencontros de duas mulheres de classes sociais diferentes. Louise é uma violinista da Orquestra Sinfônica. Luzia é uma empregada doméstica. O que pode acontecer quando o provável príncipe encantado, um maestro sueco, é convidado para um almoço?

Alunos - Docentes - Funcionários


ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

Equipamentos de Informática

Os equipamentos de informática adquiridos com recursos FAPESP ou similar (auxílios individuais) podem ser incorporados ao patrimônio do Instituto como "Bens de Terceiros". Para o cadastramento, basta o envio à ATF de cópia do termo de outorga do projeto e da nota fiscal de aquisição, bem como, dados sobre o servidor responsável pelo equipamento e da localização física do material.

As secretarias dos departamentos foram instruídas quanto aos procedimentos para envio da documentação.

A inclusão das novas aquisições ao parque de informática do IF reflete positivamente na distribuição orçamentária dos recursos de informática.

 

Seção de Compras

  1. A seleção de fornecedores para solicitação de orçamentos, aquisição de materiais ou contratação de serviços deve seguir critérios definidos pela legislação que regulamenta estas atividades quando envolvem a utilização de recursos públicos. Ao contatar os fornecedores, cabe questioná-los quanto à situação de regularidade fiscal, ou seja, se os recolhimentos como o INSS ou o FGTS estão sendo feitos regularmente, pois são fatores impeditivos para a contratação final.
  2. Em decorrência do aumento de pedidos de passagens aéreas internacionais, solicitamos que as requisições de compra sejam enviadas com antecedência mínima de 40 dias da data do embarque, para fins de cumprimento dos prazos estabelecidos por lei.

 

Seção de Convênios

Para fins de divulgação da Resolução 4715, de 22-10-99, segue abaixo alguns trechos do presente documento:

"Disciplina os convênios e os contratos de prestação de serviços em que a Universidade de São Paulo figura como contratada, regulamentando a tramitação interna e a contratação de pessoal com verba de convênio

Convênio é o acordo firmado entre duas entidades públicas ou entre uma entidade pública e outra particular, para a realização de um objetivo de interesse comum dos partícipes. O convênio se rege pelo artigo 116 da Lei no 8666/93, "no que couber", segundo sua própria expressão.

Os contratos de prestação de serviços --- que se diferenciam dos convênios pelo fato de neles haver contraposição de interesses, uma parte deseja receber o serviço e a outra, a contrapartida, geralmente em dinheiro --- em que a USP figura como contratada, regem-se pelas disposições aplicáveis da Lei nš 8666 e, na Universidade, também pelo seu artigo 116."

Os convênios institucionais obrigatoriamente seguem os termos desta resolução. Os projetos de pesquisa institucionais, principalmente quando envolvem recursos financeiros, devem ser formalizados por meio de convênio ou contrato, assinado pelo Reitor, para que possa ser autorizada pela Diretoria do Instituto, a abertura de conta corrente e a movimentação de recursos.


ATIVIDADES DA SEMANA


4a. FEIRA, 29.10.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Compressão de sinal na periferia sensorial"
Prof. Mauro Copelli, UFPE
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Paradoxo aparente com submarinos relativísticos"
Prof. George Matsas, Instituto de Física Teórica - UNESP
Ed. Principal, Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h


5a. FEIRA, 30.10.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Uma visão geral de cristais líquidos e fase esponja"
Carolina de Oliveira Corrêa, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 15h

COLÓQUIO
"Na trilha por novos supercondutores intermetálicos: Os férmions pesados supercondutores CeMIn5 (M = metal de transição) como exemplo"
Prof. Dr. Pascoal Pagliuso, Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 31.10.2003

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA EM CONJUNTO COM O JOURNAL CLUB
"Estrutura eletrônica de materiais orgânicos"
Prof. Dr. Jordan Del Nero, Departamento de Física, Universidade Federal do Pará
Ed. Alessandro Volta (Bloco C), Sala de Seminários, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br

 

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br