ANO XXII - No.33 - 31/10/2003

ÍNDICE


COLÓQUIO ESPECIAL

"The Measurement of the Gravitational Constant"

Dr. Terrence John (Terry) Quinn, FRS

Director of the Bureau International des Poids et Mesures Fellow of The Royal Society, Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico - Governo do Brasil

4 de novembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

O Dr. Terry Quinn é Diretor desde 1988 do Bureau Internacional de Pesos e Medidas e tem se dedicado aos mais diversos aspectos da Metrologia e do estudo das bases científicas do Sistema Internacional de Unidades SI. Fez importantes contribuições para a determinação de diversas Constantes Fundamentais da Física e ultimamente realizou importantes medições para a determinação da Constante da Gravitação (Big G). Paticipou ativamente do último ajuste das Constantes Fundamentais da Física na qualidade de membro do CODATA Task Group on Fundamental Constants que resultou na publicação "CODATA recommended values of the fundamental physical constants: 1998" (Reviews of Modern Physics vol. 72, Nº 2, April 2000 - pg. 351. Publicado também no Journal of Physical and Chemical Reference Data).

Na palestra, em inglês, o Dr. Quinn relatará os resultados recentes obtidos em suas medições de G, que contribuíram de forma significativa para o ajuste acima e o trabalho que vem desenvolvendo para aperfeiçoar seu equipamento, em fase de montagem, para uma nova medição, visando reduzir a incerteza do resultado. Discutirá também as dificuldades e perspectivas para a determinação do valor desta constante fundamental da natureza.


COLÓQUIO

"Modelagem preditiva de distribuição geográfica de espécies"

Dr. Rafael Luis Fonseca

CRIA - Centro de Referência de Informação Ambiental

6 de novembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Entender em quais regiões uma espécie pode potencialmente se estabelecer e, assim, comparar com sua distribuição espacial real, são métodos essenciais para dar bases às políticas de conservação. Uma forma de análise que possibilita esse tipo de comparação e vem se destacando é a utilização da modelagem preditiva de distribuição de espécies. Basicamente, o foco principal dos esforços de modelagem é o conceito de nicho ecológico fundamental de uma espécie, que pode ser definido como a "combinação de condições ecológicas dentro das quais a espécie consegue manter populações". Uma ferramenta importante que foi desenvolvida para elaboração de modelos é o software Genetic Algorithm for Rule-set Prediction (Desktop GARP). Modelos gerados a partir do algoritmo são descritos em várias publicações, demonstrando alta confiabilidade do algoritmo. Esta metodologia está sendo aplicada em vários tipos de trabalhos como, por exemplo, estudos de espécies raras e ameaçadas de extinção; programas de reintrodução para espécies; efeitos das mudanças climáticas globais nas populações; combate e prevenção de invasões de espécies; desenvolvimento de planos de conservação da biodiversidade.


SEMINÁRIOS DE ENSINO ESPECIAIS

Continuação do Ciclo "Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"

Daremos seqüência, neste semestre, no âmbito do "Seminário de Ensino" do Programa de Pós-Graduação Interunidades (IF/IQ/FE ^Ö USP) em Ensino de Ciências, modalidades física e química, ao ciclo de palestras. A finalidade desse Ciclo tem sido estimular o debate e evidenciar algumas das diferentes visões e concepções de como pode se efetivar a pesquisa em ensino de ciências e a relação desta com o ensino de ciências e com Educação em geral.

A primeira parte desse Ciclo, no primeiro semestre, contou com a presença de um número significativo de interessados e foi bastante produtivo. Mantivemos neste semestre a mesma estrutura, isto é, teremos três palestras proferidas por pesquisadores de renome na área e uma mesa-redonda, após a conclusão da série de seminários, dos relatores de cada um dos palestrantes. Neste semestre, os relatores, cujos nomes serão oportunamente divulgados, serão cinco alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Os palestrantes e as datas dos eventos serão, respectivamente:

04/11/2003 - Prof. Dr. Nilson José Machado - Faculdade de Educação - USP

11/11/2003 - Prof. Dr. Eduardo F. Mortimer - Faculdade de Educação - UFMG

18/11/2003 - Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho - Faculdade de Educação - USP

02/12/2003 - Mesa-Redonda dos Relatores e Debate

Todas as palestras, debates e mesa-redonda serão gravados e transcritos. Com essas contribuições, que serão posteriormente revistas pelos autores, pretende-se organizar um livro para publicação.

Tendo em vista a importância do tema, convidamos alunos de graduação ou de pós-graduação, de pesquisa em ensino de ciências ou pesquisa em física, bem como docentes e demais interessados para participarem do evento.

____________________________

Primeira Palestra do Ciclo

"Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"

Epistemologia e Didática - Uma Visão Panorâmica

Prof. Dr. Nilson José Machado - Faculdade de Educação - USP

4 de novembro, terça-feira, Auditório Norte, às 16h

O objetivo do seminário é a caracterização da temática do Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática, dentro da Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Serão apresentadas de modo sucinto as principais questões que estão sendo estudadas pelos diversos participantes, bem como uma lista de cerca de vinte trabalhos, entre mestrados e doutorados, já defendidos.


GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES

"Matéria estranha em ambientes astrofísicos"

Laura Paulucci (Orientador: Prof. Dr. Jorge E. Horvath)

4 de novembro, terça-feira, Auditório Norte, às 13h

A intrigante possibilidade de que a matéria composta de quarks up, down e strange, matéria estranha, seja o estado fundamental da matéria bariônica fria tem importantes implicações astrofísicas. A possível presença de strangelets ("chunks" estáveis de matéria estranha) entre primários de raios cósmicos vem sendo objeto de pesquisa nos últimos anos. Estudos recentes indicam que a captura de strangelets pelo campo geomagnético poderia causar um aumento na densidade das mesmas em regiões específicas da magnetosfera, em fenômeno análogo aos cinturões de van Allen. Isto é particularmente importante, já que haverá na ISS um experimento específico para procurar estes exóticos, baseado na operação de um espectrômetro de massa. Serão apresentados os recentes desenvolvimentos na área e as perspectivas de detecção desta (hipotética) forma de matéria.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Propriedades de polímeros eletrônicos e aplicações em dispositivos optoeletrônicos"

Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria, Instituto de Física de São Carlos - USP

5 de novembro, quarta-feira, Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h30

As propriedades semicondutoras de sistemas orgânicos, junto com recentes técnicas de preparação de filmes finos, têm conferido a esses materiais o status de elementos ativos em dispositivos optoeletrônicos. O avanço tecnológico na área vem crescendo rapidamente. Entretanto, muitos fenômenos relacionados a mecanismos de geração, recombinação e transporte de portadores ainda estão longe de serem elucidados. O seminário tem por objetivo apresentar o estado atual das pesquisas na área e as desenvolvidas dentro do Instituto do Milênio "Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos"/P>


SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE NOVOS MATERIAIS SEMICONDUTORES

"Optical Characterization of Nitride Semiconductors"

Prof. Jaime A. Freitas, JR. Naval Research Laboratory, Washington D.C., EUA

7 de novembro, sexta-feira, Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h30

Significant advances have been achieved during the last two decades in homo- and heteroepitaxial growth of nitride semiconductors. Improved understanding of the nitride nucleation process and the optimization of the lower temperature buffer layer have resulted in a considerable reduction of both the background donor and the extended defect concentrations. These allow better control of the optical and electronic properties of the nitride active layers, and thereby promoting the fabrication and commercialization of a number of devices. Despite this remarkable progress, the full realization of the functionality of this material system is often limited by the presence of residual impurities inherent to the growth process, and by the presence of lattice point and extended defects. A number of important fundamental aspects of these microscopic properties must be understood and controlled in order to realize optimum device performance. We have employed a combination of defect-sensitive techniques to detect, identify, and verify the role of defects and impurities in the structural, optical, and electronic properties of thick-GaN, bulk AlN, and homoepitaxial layers. The sharpness and line-shapes of XRD and Raman scattering lines of AlN and GaN were employed as figures of merit to evaluate the crystalline quality of the bulk and epitaxial layers. Photoluminescence, Cathodoluminescence, and absorption spectroscopies measured at different spectral regions were employed to obtain information about the nature of impurity related defects and their pervasive character in AlN and GaN fabricated by different techniques. Work at NRL was partially supported by the Office of Naval Research.


SIMPÓSIO

Simpósio "A Pós-Graduação na USP: desafios e perspectivas"

A Associação de Pós-Graduandos da USP Capital, a representação discente no Conselho Universitário e nos Conselhos Centrais e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, organizadoras do simpósio - A Pós-Graduação na USP: desafios e perspectivas - gostaria de convidá-lo a participar deste evento que será realizado no próximo dia 5 de novembro, no Anfiteatro do Prédio Mário Covas Júnior, situado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Av. Luciano Gualberto, n.º 380, travessa 3, a partir das 9 horas. A programação prevista segue:

9h00 - Abertura

Prof. Dr. Adolpho José Melfi - Reitor

9h15 - Mesa Redonda:

"A USP na Conjuntura Nacional para a Pós-Graduação"

Profa. Dra. Suely Vilela - Pró-Reitora de Pós-Graduação

Silvia Lopes de Menezes - Diretora da APG-USP Capital

Prof. Ênnio Candotti - Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Roberto Amaral - Ministro da Ciência e Tecnologia

Representante Discente Coordenadora da Mesa: Tatiana Pavão

14h00 - Mesa Redonda:

"Bolsas na Nova Política de Pós-Graduação: Critérios de Concessão, Distribuição, Prazos e Reajustes"

Prof. Dr. Marcel Bursztyn - Presidente da CAPES

Prof. Dr. José Roberto Drugowich de Felício - Chefe de Gabinete do CNPq

Prof. Dr. Carlos Vogt - Presidente da FAPESP

André Frazão Helene - Representante Discente Coordenador da Mesa

Representante Discente Coordenadora da Mesa: Carla Caratin


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

CARGA DIDÁTICA

Encontra-se na página da CG (http://grad.if.usp.br) o FORMULÁRIO DE OPÇÃO DE CARGA DIDÁTICA para o 1º semestre de 2004. O formulário deverá ser respondido e enviado até o dia 5 de novembro, impreterivelmente. Informamos que os números de professores e monitores para cada disciplina foram discutidos pela Comissão de Graduação. Ainda, solicitamos que as quatro opções disponibilizadas devem ser preenchidas por todos os docentes.

MONITORIAS

Como é de conhecimento de todos, a CG tem tido, a cada semestre, muita dificuldade em completar as atribuições didáticas das disciplinas sob responsabilidade do IF. Para enfrentar esse problema, vimos sendo auxiliados pelo trabalho voluntário de pós-doutores. Há, também, a cada semestre, um certo número de monitores A, correspondendo a alunos de Pós-Graduação. As monitorias A, assim como as monitorias C, são de responsabilidade do IF e pesam fortemente em seu orçamento. Já as monitorias B (Programa PAE) são mantidas pela Pró-Reitoria.

Levando em conta as condições existentes, estamos propondo:

  1. Solicitar, mais uma vez, a colaboração dos pós-doutores que estão realizando trabalhos de pesquisa no IF. Para que essa colaboração venha a ser reconhecida, no entanto, as inscrições devem ser centralizadas através da CG, que estará recebendo os pedidos de encargos didáticos desses professores no período de 25/10 a 5/11. Somente serão atribuídos certificados aos pós-doutores inscritos através da CG;
  2. ...

  3. Restringir Monitorias A aos casos contabilizados como encargos didáticos do IF, na forma e segundo os critérios com que vem sendo estabelecida a relação desses encargos pela CG;
  4. Solicitar aos professores que se empenhem em adequar o planejamento de suas disciplinas de forma a incorporar Monitorias B (monitorias do Programa PAE destinadas a alunos de Pós-Graduação), especialmente levando em conta que tem havido menos procura do que oferta por essas bolsas;
  5. Atribuir monitoria C apenas, de fato, a alunos de graduação, respeitando o número total de bolsas C concedidas pelo IF, priorizando monitorias em disciplinas com maior número de alunos ou com propostas definidas para atuação desses monitores e que venham a contribuir para sua formação.

Normatização de procedimentos para pedido de concessão e gozo de Licença-Prêmio no Instituto de Física

(aprovada na 151ª Sessão do Conselho Técnico Administrativo em 18/09/2003)

1) O pedido de concessão da Licença-Prêmio deverá ser encaminhado pelo docente à Diretoria do Instituto de Física, em cada semestre letivo, com no mínimo 15 dias de antecedência em relação ao prazo de envio do formulário de Opção de Carga Didática à Comissão de Graduação. O docente deverá, obrigatoriamente, preencher o formulário de Opção de Carga Didática, informando sobre o deferimento ou concessão da Licença-Prêmio.

2) Se o pedido de concessão de Licença-Prêmio (ou reinício de gozo devido a sobrestamento), for encaminhado fora do prazo estabelecido no item anterior, a Comissão de Graduação se manifestará desfavoravelmente à concessão da Licença-Prêmio.

3) A data de início do gozo da Licença-Prêmio será comunicada, pelo docente, à Comissão de Graduação, bem como eventuais sobrestamentos e reinício de gozo da mesma.

4) O docente, que entrar em gozo da Licença-Prêmio durante um determinado semestre letivo, será considerado devedor de uma carga didática, se o período de gozo da referida Licença-Prêmio for inferior a 50% dos dias letivos do referido semestre (100 dias). Se o período de gozo for superior a 50% e inferior a 85% dos dias letivos do semestre, o docente será considerado devedor de meia carga didática.

5) Se o gozo da Licença-Prêmio se estender por mais de um semestre letivo, consecutivo ou não, o critério para a dispensa da carga didática, em cada semestre, seguirá o disposto no item anterior.

6) As eventuais cargas didáticas, devidas pelo docente, deverão ser cumpridas no prazo máximo de um ano, após o gozo da Licença-Prêmio.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

BOLSISTAS E NÃO-BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 3 a 7/11/2003. Os relatórios de atividades devem ser entregues juntamente com o formulário para encaminhamento do relatório (modelo na home-page). Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido pela Comissão de Pós-Graduação:

  1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores.
  2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem.
  3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.
  4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação.

Procure não ultrapassar de uma página para apresentar o conteúdo do item 1; a CPG enviará ao parecerista o plano de pesquisa e os relatórios anteriores arquivados. No item 2, caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto longo como apêndice.

Os bolsistas de doutorado do CNPq que solicitaram a renovação diretamente no site do CNPq, os que não solicitaram renovação de bolsa de doutorado e estudantes não-bolsistas, também devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG de 3 a 7/11/2003.

Os bolsistas FAPESP devem enviar à CPG cópia da carta de aprovação pela assessoria do último relatório.


EXIBIÇÃO DO FILME

"Um Corpo que Cai"

6 de novembro, quinta-feira, Auditório Norte, às 12h

Direção de Alfred Hitchcock (adaptado do livro "D'Entre les Morts", escrito sob encomenda para Hitchcock por Pierre Boileau e Thomas Narcejac) - Título Original: "Vertigo" - Ano de Lançamento (EUA): 1958 - Gênero: Suspense - Duração: 128 min - Elenco James Stewart Kim Novak

Estreado em 1958, "Um Corpo que Cai" esteve inacessível ao grande público durante trinta anos. Apaixonante e apaixonado, romântico e mórbido, este filme é um dos trabalhos mais apreciados na carreira de Hitchcock. Após um acidente, o detetive Ferguson (James Stewart) fica impossibilitado de exercer a sua profissão: ele toma conhecimento de que sofre de acrofobia e decide se aposentar. Então, um velho amigo o convida para realizar uma tarefa bizarra: seguir a sua esposa Madeleine (Kim Novak), com tendências suicidas e obcecada por uma mulher que viveu no século anterior. Hitchcock criou, para este filme, a sequência de zooms e afastamento da câmera, transferindo para o público as sensações de vertigem do personagem. Famoso e cultuado, o cineasta inglês Alfred Joseph Hitchcock nasceu em 1899, na Inglaterra e faleceu em 1980, nos Estados Unidos. Ele é considerado o "Mestre do Suspense", com uma carreira de quase 70 filmes, boa parte composta por expressivos clássicos do cinema que se tornaram referências para o trabalho de vários outros diretores importantes.

Alunos - Docentes - Funcionários


ESTAÇÃO CIÊNCIA

Oficinas na Estação

Oficinas que abordam conceitos de Física, Matemática, Biologia e Meio Ambiente

serão oferecidas pela Estação Ciência da USP

Até o dia 29 de novembro, serão oferecidas, aos sábados, Oficinas de Ciências na Estação Ciência da USP. Com o objetivo de divulgar e apoiar a utilização da atividade experimental no ensino formal das Ciências, estas Oficinas são destinadas ao público em geral e empregam materiais simples. Os temas abordados percorrem os conceitos de Física, Matemática, Biologia e Meio Ambiente de uma maneira concreta. A programação das Oficinas abrange os temas: Movimentos periódicos no relógio cuco (25/10), Multiplicando com os bastões (01/11), Nas ondas da Ciência (08/11); Sólidos Platônicos (15/11); Efeito Estufa (22/11) e A mola! (29/11). O horário das oficinas é a partir das 14 horas e a duração é de duas horas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3673-7022, ramal 211 ou pelo e-mail oficinas@eciencia.usp.br. Entrada franca.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Emerson Izidoro dos Santos
"Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo: Uma experiência com formação continuada de professores de física"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Norberto Cardoso Ferreira (orientador - IFUSP), Mikiya Muramatsu (IFUSP) e Eugênio Maria de França Ramos (UNESP)
05/11, quarta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 10h


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 04.11.2003

GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES
"Matéria estranha em ambientes astrofísicos"
Laura Paulucci (Orientador: Prof. Dr. Jorge E. Horvath)
Auditório Norte, às 13h

COLÓQUIO ESPECIAL
"The measurement of the gravitational constant"
Dr. Terrence John (Terry) Quinn, FRS, Director of the Bureau International des Poids et Mesures Fellow of The Royal Society
Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico - Governo do Brasil
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO LabFênix
"Relato sobre Conferência EURESCO e visitas ao IASA e ao LNF/INFN"
Prof. Dr. Airton Deppman, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 16h

SEMINÁRIO DE ENSINO
Primeira Palestra do Ciclo - "Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"
"Epistemologia e didática - uma visão panorâmica"
Prof. Dr. Nilson José Machado, Faculdade de Educação - USP
Auditório Norte, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Análise dos processos de transferência de elétrons que contribuem para eficiência do reparo do DNA"
Profa. Dra. Carla Goldman, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 05.11.2003

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Propriedades de polímeros eletrônicos e aplicações em dispositivos optoeletrônicos"
Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria, Instituto de Física de São Carlos - USP
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h30

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"The theory of knots and quantum blackholes"
Prof. Thupil R. Govindarajan, I. Mathematical Sciences, Madras
Ed. Principal, Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Núcleos estranhos"
Prof. Dr. Francisco Krmpotic, Univ. de La Plata, Argentina
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h


5a. FEIRA, 06.11.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE DOSIMETRIA
"Aplicações biomédicas de nanopartículas de Fe2O3 superparamagnético"
Lionel F. Gamarra, IFUSP-FMUSP
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 14h15

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Hidratação e polimorfismo em um modelo para água"
Profa. Dra. Márcia Barbosa, Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Auditório Adma Jafet, às 15h

COLÓQUIO
"Modelagem preditiva de distribuição geográfica de espécies"
Dr. Rafael Luis Fonseca, CRIA - Centro de Referência de Informação Ambiental
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 07.11.2003

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE NOVOS MATERIAIS SEMICONDUTORES
"Optical characterization of nitride semiconductors"
Prof. Jaime A. Freitas, JR. Naval Research Laboratory, Washington D.C., EUA
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h30

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Propriedades eletrônicas e estruturais do elétron hidratado"
Valdemir Ludwig, IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h15


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br

 

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br