ANO XXII - No.34 - 07/11/2003

ÍNDICE


Em defesa de uma carga didática de seis créditos

CEFISMA, Representação Discente, CIPós

Atualmente a Comissão de Graduação deste Instituto estabelece uma carga didática mínima de quatro créditos (horas semanais) por docente, por semestre - contrariando as normas estabelecidas pela LDB e pela Universidade. Ao mesmo tempo, disciplinas importantes deixam de ser oferecidas devido à falta de docentes, e muitas outras são ministradas por monitores A ou pós-doutorandos. Diante desse quadro propomos que, já no semestre que vem, essa carga seja aumentada para uma média anual de 12 créditos. Baseamos nossa proposta nos seguintes argumentos:1

1) Disciplinas - No que se refere ao oferecimento das disciplinas, a Comissão de Graduação (CG) tem tido crescentes problemas para completar a carga didática. Afim de saná-los, tem adotado algumas práticas, como por exemplo diminuir o número de turmas por disciplina ^Ö o que torna as salas superlotadas (já chegamos a ter 90 alunos em uma turma de física básica), piorando as condições de ensino. Além disso, tem havido suspensão do oferecimento de disciplinas optativas. Para o próximo semestre, a CG planeja não oferecer quatro disciplinas, entre elas Introdução à Física dos Processos Estocásticos e Técnicas Básicas, sendo a última obrigatória para as habilitações em Física Aplicada e Microeletrônica. É evidente que o proposto aumento na carga didática de cada docente minimizaria esses dois problemas, além de possibilitar o oferecimento mais freqüente de uma série de disciplinas optativas. Outra prática que tem sido adotada é a utilização (excessiva) de monitores A e pós-doutorandos para ministrar as disciplinas.

2) Monitorias A e Pós-Docs - No IFUSP estabeleceu-se o hábito de atribuir a estudantes de pós-graduação a responsabilidade por ministrar cursos, através da chamada monitoria A, que paga R$ 399,99 por mês para mestrandos e R$ 591,92 para doutorandos. Esta prática, como mostra o gráfico, está hoje bem consolidada, apresentando um ritmo de crescimento - apesar de sua flagrante ilegalidade frente ao regimento da USP (veja o parecer do Conselho Universitário na referência 1) e à exclusividade demandada pelas agências que concedem as bolsas a muitos dos monitores A. Recentemente, tem também aumentado o número de professores pós-doutores (pós-docs) que exercem estas atividades sem não receberem nada.

Acreditamos que o desenvolvimento de atividades didáticas deva ser valorizado na formação de pós-docs e pós-graduandos, servindo como uma forma de preparação de futuros docentes. No entanto, consideramos que esta prática tem servido muito mais à tarefa de preencher os encargos mínimos os quais o Instituto é obrigado a oferecer, do que propriamente refletir alguma preocupação com a formação de professores. É notória a falta de um programa institucional para esses professores pós-graduandos. Este grupo (monitores A + pós-docs) não passa por nenhum acompanhamento, avaliação, projeto ou treinamento especial.

Ainda que muitos dos monitores sejam motivados pela melhoria da qualidade do ensino e pela possibilidade de adquirirem experiência didática, é inegável a covardia desta prática, uma vez que ela se nutre da situação precária dos pós-docs e pós graduandos. Os primeiros, pressionados pela dificuldade crescente em obter uma posição permanente, submetem-se a dar os cursos sem nada receber além de um certificado. Os segundos, muitas vezes sem bolsas (ou com bolsas de valores reduzidos graças a 10 anos sem reajuste), tornam-se monitores A afim de complementar sua renda.

3) Legislação - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 estabelece em seu artigo 57 que "nas instituições públicas de ensino superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de 8 horas semanais de aulas".

Uma medida interna à USP (Portaria número GR 3150 de 1999), estabelece que as atividades em sala de aula "deverão respeitar o limite mínimo de 6 horas semanais", enquanto que as restantes 2 horas podem ser utilizadas em programas de tutorias, implantação ou coordenação de cursos, entre outras atividades ligadas ao ensino.

4) Valorização de atividades alternativas relativas ao ensino - Parece-nos que diversas atividades de ensino tais como tutorias, orientação de monitores, planejamento de disciplinas, entre outras deveriam ser mais valorizadas. Implementando a portaria mencionada no ponto 2 acreditamos que essas atividades seriam grandemente estimuladas.

Gostaríamos ainda de mencionar que, considerando que a maioria dos docentes do IFUSP é contratada em regime de dedicação integral (RDIDP), seis horas semanais de aula durante o ano letivo não é um número exagerado. Essa posição apoia-se também na comparação com outros institutos, como o IME ou a POLI, onde os professores dão cerca de 7 créditos por semestre. Podemos também fazer uma conta simples. Se para cada hora em sala de aula o docente dedicar uma outra em seu preparo, teremos um total de 12 horas. Levando em conta uma jornada de trabalho semanal de 40 horas, somente 30% desse tempo seria dedicado ao ensino, restando 70% para atividades de pesquisa e extensão.

A média do número de créditos por docente por semestre tem oscilado em torno de 5. No ano passado esse número foi 5,35. O aumento para uma média 6 representaria portanto um crescimento de aproximadamente 12% no número de créditos ministrados. Considerando que há cerca de 135 docentes ministrando créditos semestralmente, isto equivaleria a cerca de 16,2 novos docentes, que poderiam assumir encargos didáticos (2 docentes substituem 3 monitores), e ministrar disciplinas, criando ainda novas disciplinas optativas. Esse pequeno aumento na carga didática representa 87,75 créditos a mais por semestre.

Estamos dispostos a encaminhar com urgência a proposta de alteração da prática do Instituto de exigir somente 4 créditos por docente por semestre. Parece-nos inadmissível que a distribuição da carga didática para o primeiro semestre de 2003 seja aprovada sem que as distorções acima mencionadas sejam corrigidas. Contamos com o apoio e a compreensão dos docentes e funcionários, desde já nos manifestamos abertos para o diálogo.

Dirigimo-nos aos estudantes de graduação e pós, esclarecendo que esta é uma posição inicial, tirada em reunião aberta, e que, para todos aqueles que desejem participar dessa discussão, estão marcadas duas Assembléias de estudantes do IF: 5a feira, dia 13/11 às 18h e 6a feira, 14/11 às 12h30, no auditório Abrahão de Moraes.

1 Todas as leis, portarias e pareceres mencionados podem ser obtidos na íntegra em: http://www2.if.usp.br/~cipos/carga/


DIRETORIA

Encontra-se à disposição na Biblioteca do IFUSP o Plano Estadual de Educação (Proposta da Sociedade Paulista), resultante do Fórum Estadual de Defesa da Educação Pública, editado pela ADUSP.


COLÓQUIO

"Periodic solutions in PDE systems"

Prof. Guido Gentile

Università degli Studi "Roma Tre"

13 de novembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

We present a review on the results existing in literature on the existence of periodic solutions in some classes of PDE (Partial Differential Equations) systems, with particular emphasis on the nonlinear wave equation. We shall briefly discuss also the difficulties arising when the case of quasi-periodic solutions is considered


SEMINÁRIOS DE ENSINO ESPECIAIS

Segunda Palestra do Ciclo

"Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"

"A pesquisa na sala de aula de ciências: aspectos teóricos e metodológicos"

Prof. Dr. Eduardo Fleury Mortimer, Faculdade de Educação ^Ö UFMG

11 de novembro, terça-feira, Auditório Norte, às 16h

Neste seminário abordaremos a pesquisa da sala de aula de ciências, de forma a situá-la no contexto mais amplo da pesquisa da sala de aula que vem sendo realizada em diferentes áreas do conhecimento, em vários países do mundo. Nesse sentido, apresentaremos uma revisão histórica da emergência dessa área de pesquisa, tentando mostrar que a educação em ciências não pode desconhecer esse movimento mais geral da pesquisa da sala de aula, sob o risco de "reinventar a roda". A seguir situaremos nossa própria pesquisa no desenvolvimento da área e em relação a outros grupos que se dedicam à pesquisa da sala de aula de ciências. Finalmente, debateremos as conseqüências metodológicas de se considerar que o processo pelo qual os dados de pesquisa em sala de aula são obtidos é, em si mesmo, um processo de construção de significados, o que nos leva a argumentar que os dados - mesmo os registros em vídeo - são construídos na interação do pesquisador com os objetos de pesquisa e não algo que pode ser objetivamente acessado e descrito.

Eduardo Fleury Mortimer é bacharel e licenciado em Química pela UFMG, mestre em Educação também pela UFMG e doutor em Educação pela USP. Tem pós-doutorado na Washington University in St. Louis, EUA. É Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFMG, onde atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação. É editor coordenador de Química Nova na Escola, da SBQ e co-editor de Revistra Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, da ABRAPEC. Tem pesquisado sobre a elaboração conceitual em salas de aula de ciências e química e sobre desenvolvimento de conceitos em química. Tem publicado nas principais revistas nacionais e internacionais da área e recentemente publicou, pela Open University Press/McGraw Hill, o livro Meaning Making in Secondary Science Classrooms, em parceria com o Prof. Philip Scott, da University of Leeds.


GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES

"Galáxias Espirais e Halos Triaxiais"

Rubens E. G. Machado (orientador: Prof. Dr. Ronaldo E. de Souza)

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAGUSP

11 de novembro, terça-feira, Auditório Norte, às 13h

A estrutura das galáxias espirais pode ser representada por elipsóides de revolução oblatos (onde o plano do disco é circular) ou por esferóides triaxiais (onde o disco da galáxia seria elíptico). Uma implicação importante da não-circularidade do disco diz respeito ao halo de matéria escura das espirais: se o disco não é circular, é possível que o potencial gravitacional do halo não seja esfericamente simétrico. Os resultados da análise de amostras de galáxias espirais provenientes do RC3 (Third Reference Catalogue of Bright Galaxies) e do SDSS (Sloan Digital Sky Survey) indicam que as distribuições de razões axiais são melhor representadas pelo modelo triaxial. Isto significa que os halos destas galáxias apresentam uma estrutura triaxial suficientemente importante para afetar os seus discos.


BIBLIOTECA

NETLIBRARY / E-BOOKS

O Sistema de Bibliotecas da USP está avaliando os serviços oferecidos pela NetLibrary do OCLC, que oferece uma base de dados de livros eletrônicos (e-books). A empresa tornará acessível o conteúdo completo de 55.145 títulos da NetLibrary para a realização de testes junto a comunidade acadêmica. A primeira fase de teste foi realizada nas Bibliotecas do Sistema. A segunda fase será realizada pelos docentes, portanto solicitamos que os interessados em participar do referido teste enviem um e-mail à Biblioteca: bib@if.usp.br. Os interessados receberão uma senha de acesso a Netlibrary www.netlibrary.com.

Informamos que os resultados destes testes representarão a manifestação da comunidade para elaboração de proposta de adoção do recurso livros eletrônicos para a USP, a ser apreciada pelas instâncias competentes.


EXIBIÇÃO DO FILME

"Terra e Liberdade"

14 de novembro, sexta-feira, Auditório Sul, às 12h

Direção de Ken Loach - Título Original: "Land and Freedom" - Países: Espanha e Inglaterra (1994) - Elenco: Ian Hart e Rosana Pastor

A estréia de "Terra e Liberdade" nas telas espanholas provocou uma intensa e apaixonada polêmica em torno da Guerra Civil, demonstrando que, apesar de transcorridas algumas décadas, o espectro do movimento ainda se faz presente naquele país. Com este filme, o diretor inglês resgatou a história daqueles milhares de homens e mulheres, espanhóis e estrangeiros, que lutaram e morreram, não apenas no combate contra o fascismo, mas também pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O filme não aborda toda a história da Guerra Civil Espanhola. Concentra-se na ação de alguns personagens, combatentes do Partido Obrero de Unificación Marxista (POUM), no processo de decadência e, finalmente, na trágica derrota do movimento revolucionário.

Alunos - Docentes - Funcionários


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Rolando Larico Mamani
"Propriedades físicas de impurezas de níquel em diamante"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Lucy Vitória Credidio Assali (orientadora^Ö IFUSP), Euzi Conceição Fernandes da Silva (IFUSP) e Ronei Miotto (UnB)
11/11, terça-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Lilian Cristiane Almeida dos Santos
"A física na educação ambiental: a questão do efeito estufa"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maria Regina Dubeux Kawamura (orientadora^Ö IFUSP), Américo Adlai Franco Sansigolo Kerr (IFUSP) e Sônia Maria Silva Corrêa de Souza Cruz (UFSC)
14/11, sexta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 11.11.2003

GRUPO INFORMAL DE SEMINÁRIOS ENTRE ESTUDANTES
"Galáxias espirais e halos triaxiais"
Rubens E. G. Machado (orientador: Prof. Dr. Ronaldo E. de Souza), Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAGUSP
Auditório Norte, às 13h

SEMINÁRIO DO LabFênix

"Irradiação de DNA em solução aquosa com prótons"
Jorge de Oliveira Echeimberg, estudante IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 16h

SEMINÁRIO DE ENSINO
Segunda Palestra do Ciclo
"Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação"
"A pesquisa na sala de aula de ciências: aspectos teóricos e metodológicos"
Prof. Dr. Eduardo Fleury Mortimer, Faculdade de Educação - UFMG
Auditório Norte
, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Oscilações de kaons e neutrinos"
Robson Zacarelli Denke, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 12.11.2003

SEMINÁRIO RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA
"Periodic solutions for the nonlinear wave equation"
Guido Gentile, Università di Roma, 3
Ed. Principal, sala 313 (antiga J. Tiomno), às 11h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Heisenberg versus Schrödinger"
Prof. Humberto França, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Teorias canônicas de pertubações em mecânica celeste"
Prof. Sylvio Ferraz Mello, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAGUSP
Ed. Principal, Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Discussão sobre critérios para ascensão vertical no plano de carreira dos funcionários não docentes da USP"
Prof. Dr. Nemitala Added, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h


5a. FEIRA, 13.11.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Medida de espaçamento de porta-amostras por método óptico"
Zhang He, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h45

COLÓQUIO
"Periodic solutions in PDE systems"
Prof. Guido Gentile, Università degli Studi "Roma Tre"
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 14.11.2003

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Linearização da equação de Poisson-Boltzmann para suspensões de colóides carregados"
Dr. Mário Noboru Tamashiro, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 16h

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS
"Transistor de filme fino baseado em óxido semicondutor transparente"
Wanderlã Luis Scopel, IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h15


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br

 

 

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