ANO XXII - No.36 - 21/11/2003

ÍNDICE

Informamos que na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, será editado o último BIFUSP do ano de 2003. Favor encaminhar, até quarta-feira, dia 26, às 12 horas, as matérias que deverão ser divulgadas.


A UFBA perde um educador apaixonado

Morre, aos 68 anos o ex-reitor Luiz Felippe Perret Serpa

Faleceu no último dia 15 de novembro, de enfarto, o ex-reitor Luiz Felippe Perret Serpa (1993/1998). Carioca, natural de Vila Isabel, Felippe, ou Pajé, como era chamado por seus alunos, optou por trabalhar em prol da Educação quando atendeu o convite do reitor Edgard Santos para montar o Departamento de Física e Geociências da Universidade Federal da Bahia, em lugar de realizar estudos na área de Física nos Estados Unidos.

Uma matéria publicada pelo Correio da Bahia, em 08/05/02, de autoria de Mônica Celestino, retrata facetas do Prof. Serpa. Reproduzo a seguir alguns trechos:

O desejo de atuar na formação dos brasileiros e a coragem para experimentar levaram um físico com carreira promissora na pesquisa nuclear a abandonar o universo de Newton para virar educador. Jovem com bolsa garantida para curso de doutorado nos Estados Unidos, Luiz Felippe Perret Serpa trocou a distinção e a garantia de sucesso na ciência exata ainda com poucos especialistas no Brasil pelo investimento na área social na Bahia dos anos 60. Quatro décadas após a aventura, o carioca da Vila Isabel é considerado "notório saber" pelo Colegiado de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Ufba (Faced) mas rejeita o título que equivale ao de doutor.

A distinção acadêmica - uma das mais altas na carreira de ensino superior - não faz falta na prática ao homem que é apenas graduado em física pela Universidade do Brasil e especializado em ciência e educação, formado em Bariloche, na Argentina. Apesar de receber salário compatível apenas com o grau de especialista, ele desenvolve pesquisas sobre o papel, a atuação e o desempenho das universidades contemporâneas, orienta seis estudantes do curso de doutorado na formulação de suas teses e tem no seu currículo a passagem pela reitoria da Ufba, a única universidade federal do estado. "Toda titulação tem a função de dar a autonomia intelectual à pessoa. Já me considero autônomo há muitos anos. O importante é produzir. Isso não é intransigência, é uma questão de vida", diz, sem falsa modéstia e com certa razão.

...

Sua estréia em Educação foi na Ufba da década de 60. Trocou o estudo de física teórica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São Paulo, pela formação dos engenheiros baianos para atuação na indústria petrolífera. Trabalhou no Instituto de Matemática e Física, no recém-criado Instituto de Geologia, no bacharelado em Física. Estava embevecido pela postura e proposta do reitor magnífico Edgard Santos de constituir uma nova universidade voltada principalmente para a cultura e as artes. O então reitor trouxe para a Bahia expoentes internacionais do mundo científico e artístico. "Meu grande drama era ser físico ou ser brasileiro. A pesquisa de ponta que eu desenvolvia, se desse resultado, seria aproveitada por outra sociedade. Eu queria melhorar a formação científica dos profissionais de tecnologia", lembra Serpa...

...

Aos 66 anos, sempre aposta no idealismo e tem a curiosidade pelo desconhecido comum às crianças. A decisão de cursar física no Rio de Janeiro, ainda na adolescência, por exemplo, resulta desta paixão pelo inusitado. Por não compreender a matéria, resolveu aprofundar o pouco que sabia, apesar do apoio da equipe do carioca Diário de Notícias para se tornar jornalista. Ainda estudante, aos 17 anos, entrou no jornal quase por acidente. Para custear os estudos realizados durante o dia, o garoto pobre foi forçado a trabalhar à noite. Entre ser jornalista e lavador de prédios, preferiu a primeira opção. Passou por quase todas as fases produtivas na imprensa, da redação à diagramação e à revisão dos originais, numa época conturbada da história do Brasil. Como jornalista, assistiu da tentativa de golpe de Estado ao suicídio do presidente Getúlio Vargas.

Prof. Adalberto Fazzio

Departamento de Física dos Materiais e Mecânica


DEBATE SOBRE FUNDAÇÕES

A atuação de fundações na USP tem sido debatida há mais de uma década em diversos fóruns da Universidade. Nos últimos anos, a proliferação de fundações privadas ligadas à USP e a divulgação de informações a respeito das mesmas colocaram o tema em destaque.

A Reitoria da USP constitui um grupo de trabalho sobre fundações para elaborar diagnósticos e propor recomendações a serem discutidas, inicialmente pela comunidade, e depois no Co. O GT-fundações era constituído por 40 membros: 20 representantes de unidades, 5 representantes da Adusp, 5 estudantes, 5 servidores técnico-administrativos, 3 representantes de fundações privadas e 2 representantes da administração central. O grupo trabalhou intensamente de fevereiro a junho de 2003 e, em sua última reunião, quando foram tomadas as deliberações finais, ficou estabelecido que haveria um relatório de maioria e relatórios de minoria, de modo a expressar as diferentes opiniões apresentadas ao longo dos debates.

No início de agosto houve um encontro do GT-fundações com o Reitor no qual foram entregues quatro relatórios: um de maioria, um dos representantes da Adusp, um dos representantes discentes da Graduação e um da representação dos estudantes de pós-graduação.

Os quatro relatórios deverão ser discutidos nas diversas Congregações da USP, antes que o Co defina uma política da universidade com relação às fundações. Reconhecendo a importância do tema, a Congregação do IF, em sua última sessão, indicou uma comissão para promover um debate no nosso Instituto.

O debate deverá ocorrer na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, às 17 horas, no auditório Abrahão de Moraes, com a participação de representantes das diversas opiniões apresentadas nos relatórios.

Comissão Organizadora


COLÓQUIO

"Caos e tunelamento em pontos quânticos"

Prof. Dr. Alessandro P. S. de Moura, Departamento de Física Geral, IFUSP

27 de novembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Usaremos a teoria do espalhamento caótico para abordar o problema de transporte eletrônico em pontos quânticos (quantum dots). Mostraremos que existe um tunelamento quântico dinâmico dos elétrons condutores para a vizinhança de trajetórias estáveis aprisionadas no ponto quântico. Este tunelamento é em efeito tipo difração, que não é previsto na teoria semiclássica usual. Levando em conta este efeito, nossa teoria prevê um efeito de ressonância na condutividade através do ponto quântico, que está associado à quantização das órbitas aprisionadas. Este efeito foi confirmado experimentalmente, em um ponto quântico semicondutor.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"O debate sobre a imagem da ciência: a propósito das idéias e da ação de E.P. Wigner"

Prof. Dr. Olival Freire Júnior, Instituto de Física ^Ö Universidade Federal da Bahia

25 de novembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 14h (horário excepcional)

O debate sobre a imagem pública da ciência é relevante para a investigação sobre o ensino de ciências, e a existência de investigações sobre as concepções sobre a natureza da ciência que estudantes e professores desenvolvem é uma evidência dessa relevância. O seminário terá por base um texto motivado parcialmente pela "batalha portuguesa" da "guerra das ciências", travada entre o físico António Manuel Baptista e o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, na qual o primeiro argumentou que os estudos sociais sobre a ciência podem dificultar as negociações que a comunidade científica tem que manter com a sociedade e influenciar negativamente a educação em ciências. Apresentaremos um argumento no sentido inverso segundo o qual uma imagem mais realista desse fenômeno tão multifacetado que é a ciência contemporânea só poderá contribuir para um melhor relacionamento entre ciência e sociedade, e por extensão favorecer o desafio da generalização da educação em ciências. Esse argumento será ilustrado com um estudo de caso, o das idéias e ação do físico E. P. Wigner (PNF, 1963) sobre o papel da consciência na definição dos fenômenos quânticos. A escolha desse caso foi motivada pelo fato de que Wigner foi um exemplo relevante tanto para Baptista quanto para Santos. A conjectura de Wigner sobre o papel da consciência nos fenômenos físicos era uma possibilidade lógica em face das dificuldades conceituais presentes nos fundamentos da teoria quântica. Wigner teve a coragem intelectual de desafiar o consenso - dominante entre os físicos associados à interpretação de Copenhague - de que não existiam problemas científicos relevantes a serem resolvidos nos fundamentos da teoria quântica. A aposta científica de Wigner no papel da consciência nos fenômenos quânticos não se confirmou, mas sua atividade, intelectual e social, contribuiu decisivamente para conferir legitimidade a um campo da física - o da controvérsia sobre os fundamentos da teoria quântica - , considerado anteriormente como um campo não científico, metafísico, e mesmo tema para diletantes. O campo que ele contribuiu para criar revelou-se dos mais fecundos, com uma mescla de problemas teórico-científicos, filosóficos, experimentais e mesmo, na última década, com diversas possibilidades de aplicação em áreas como a computação quântica.


SEMINÁRIO CAÓTICO

"Problemas na Teoria de Bifurcações das Equações Diferenciais"

Prof. Dr. Jorge Sotomayor, IME-USP

24 de novembro, segunda-feira, Auditório Adma Jafet, às 13h

Abordarei os seguintes assuntos: 1.- Exemplos e Marcos de Referência na Teoria de Bifurcações. 2.- Estabilidade Estrutural e Bifurcações. 3.- Problemas na Teoria: multiplicidade, ciclicidade, codimensão. 4.- O diagrama de bifurcação e sua complexidade geométrica. Problemas pertinentes aos pontos nilpontentes, homoclínicas cuspidais e pontos quadráticos.


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA APLICADA COM ACELERADORES

"Diodos Semicondutores"

Alexandre Sansigolo Lujan, Semikron Semicondutores

25 de novembro, terça-feira, Sala de seminários do Pelletron, às 17h30

Materiais semicondutores, principais propriedades. Semicondutores tipo N e P, junção P-N. Propriedades de junções retificadoras P-N. Curvas características. Tipos de diodos. Técnicas de fabricação de diodos de potência. Projeto de um diodo de avalanche.


Colóquio em Homenagem ao Prof. Michel Paty

No dia 24 de novembro será realizado no Instituto de Estudos Avançados, o evento "Filosofia, Ciência e História: um colóquio dedicado a Michel Paty por ocasião dos 40 anos de sua colaboração com o Brasil". Como o próprio nome diz, será uma homenagem dos pesquisadores brasileiros aos  anos de colaboração com Michel Paty. O Prof. Paty iniciou sua interação com os brasileiros na área de Física, em seguida re-direcionando seus trabalhos para as áreas de História e Filosofia das ciências. Ele orientou cerca de uma dezena de pós-graduandos brasileiros. Esteve no Brasil, como professor visitante, em diversas ocasiões e contribuiu para a consolidação dessas áreas de pesquisa nas Instituições brasileiras. O colóquio em sua homenagem contará com a participação de diversos pesquisadores como José Leite Lopes, Roberto Salmeron, Newton da Costa, Amélia Hamburguer, Pablo Mariconda, entre outros.  O evento terá início às 9 horas no auditório do IEA.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO

- Estão abertas, até 24 de novembro de 2003, as inscrições ao Concurso para o provimento de um cargo de Professor Titular, ref. MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Matemática - ed. AAA/IF/002/2003;

- Estão abertas, até 3 de dezembro de 2003, as inscrições ao Concurso para o provimento de um cargo de Professor Titular, ref. MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Experimental - ed. AAA/IF/004/2003;

Informações adicionais podem ser obtidas na Assistência Acadêmica do IFUSP (ramais 6902 e 7000 ou e-mail ataac@if.usp.br).

ABERTURAS DE CONCURSOS

- Os Concursos para provimento de cargos junto aos Departamentos de Física Experimental e Física dos Materiais e Mecânica, nos quais estão inscritos os Drs. Alain André Quivy (ed. AAA/IF/006/2003); Luisa Maria R. Scolfaro (ed. AAA/IF/015/2003);Guennadii M. Goussev e Evaldo Ribeiro (ed. AAA/IF/016/2003) terão início às 8 horas do dia 24/11 próximo, na sala 207 da Ala I.

- Os Concursos para provimento de cargos junto aos Departamentos de Física Experimental e Física Aplicada, nos quais estão inscritos os Drs. Suhaila M. Shibli (ed. AAA/IF/009/2003); Jaime de Souza Jr. e Rosangela Itri (ed.AAA/IF/006/2003) terão início às 10 horas do dia 26/11 próximo, na sala 207 da Ala I.

- Os Concursos para provimento de cargos junto aos Departamentos de Física Experimental e Física Nuclear, nos quais estão inscritos os Drs. Vladimir P. Lichatchev (ed. AAA/IF/010/2003); Nilberto Heder Medina (ed.AAA/IF/018/2003) terão início às 9 horas do dia 27/11 próximo, na sala 204 da Ala I.


COMISSÃO PAE

MONITORIA B (PAE)

Edital de abertura de inscrições para o Estágio Supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) no Instituto de Física da USP ^Ö 1o semestre de 2004. Ficam abertas de 19-11-2003 a 10-12-2003 as inscrições de estudantes de pós-graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, inclusive em seus programas interunidades, para realização do Estágio Supervisionado no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Portarias GR-3.347, de 6-6-2002 e GR-3.423, de 7-5-2003). Poderão inscrever-se o(a)s aluno(a)s regularmente matriculado(a)s em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

A Comissão Coordenadora do PAE do Instituto de Física da USP avaliará os projetos, selecionará os candidatos e acompanhará o estágio do(a)s estudantes. A(o)s aluno(a)s que concluírem o projeto e tiverem seu relatório final aprovado, a CPG outorgará 3 créditos para a(o)s estudantes de mestrado do IFUSP e 4, a(o)s de doutorado. O auxílio financeiro será proporcional ao número de horas dedicadas ao programa pela(o) estagiária(o). A relação de disciplinas de graduação para realização do estágio encontra-se disponível no site http://www.grad.if.usp.br. Os formulários serão recebidos na Diretoria de Ensino do IFUSP, sala 212 da Ala Central do Edifício Principal, de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e das 14 às 17 horas(Publicado no D.O. de 20/11/2003).

 

Prezada(o)s docentes e estudantes de pós-graduação:

Lembramos que a inscrição para monitoria PAE no próximo semestre encerra-se dia 10 de dezembro próximo, conforme o edital de abertura transcrito acima e já publicado no Diário Oficial. Ressaltamos que a comissão PAE irá priorizar os projetos que contenham o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas. Projetos pedagógicos que contemplem somente a correção de listas de exercícios e/ou relatórios não serão considerados pela comissão PAE.

Atraso no pagamento dos monitores

Neste semestre, estamos ainda em dívida com os monitores em relação aos pagamentos dos meses de julho e agosto, que ocorrerá no próximo mês ^Ö nossos monitores foram incluídos na folha de pagamento retroativa de dezembro.

Esse atraso, que lamentamos muito, decorreu de dificuldades ligadas à institucionalização do programa PAE, no qual o pagamento segue rota diversa da antiga monitoria B e mais longa. No entanto, as dificuldades foram determinadas, com algumas resolvidas e outras contornadas, de maneira que atraso como esse não se repetirá.

Vito R. Vanin, Coordenador do PAE-IF


DIRETORIA DE ENSINO

 

REFORMA NO AUDITÓRIO ABRAHÃO DE MORAES

Informamos que o Auditório Abrahão de Moraes será fechado para reforma a partir de 8/12. A previsão de término da obra é para 31/01/04.


MONITORIAS

Abertura de inscrições para monitorias A, B (PAE) e C para o 1º semestre de 2004

- Período de inscrição: 19-11-2003 a 10-12-2003 (segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas)

- Local de inscrição: Diretoria de Ensino, sala 212 do Ed. Principal ^Ö Ala Central

- Os formulários para inscrição encontram-se disponíveis no site: http://www.grad.if.usp.br

- Em caso de dúvidas favor contatar a Sra. Ellen ^Ö ramal 6666


EXIBIÇÃO DO FILME

Nove Rainhas

(filme de estréia do Diretor Fabían Bielinsky)

28 de novembro, sexta-feira, Auditório Sul, às 12h

País: Argentina (2000) - Gênero: Suspense - Duração: 115 min

Elenco: Ricardo Darín (Marcos); Gastón Pauls (Juan)

Nove Rainhas é considerada uma das melhores produções de 2000. Conta a história de dois golpistas portenhos que planejam roubar e falsificar nove selos raríssimos, conhecidos como as "Nove Rainhas". Cinematograficamente, o filme não procura revolucionar nenhuma linguagem; todavia, aquilo que o torna irresistível está em seu brilhante roteiro, articulado de tal modo que o espectador, pego de surpresa a cada instante, não sabe mais por qual dos dois protagonistas deve torcer ou com quem deve dividir uma certa dose de cumplicidade. O filme é, na verdade, um bem humorado retrato daquela parcela da humanidade que procura meios de sobrevivência sob a ordem das falcatruas.

Alunos - Docentes - Funcionários


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Sarah Isabel Pinto Monteiro do Nascimento Alves
"Termodifusão em colóides magnéticos: o efeito Soret"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antonio Martins Figueiredo Neto (orientador - IFUSP), Hercílio Rodolfo Rechenberg (IFUSP), José Américo de Miranda Neto (UFPE), Francisco Augusto Tourinho (UnB) e Sérgio Carlos Zílio (IF/SC/USP)
27/11, quinta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 13h


ATIVIDADES DA SEMANA

2a. FEIRA, 24.11.2003

SEMINÁRIO CAÓTICO
"Problemas na teoria de bifurcações das equações diferenciais"
Prof. Dr. Jorge Sotomayor, IME-USP
Auditório Adma Jafet, às 13h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Localização de Mg2+ em células de leveduras utilizando microscopia de varredura a Laser Confocal e MET"
Dra. Flávia Maria Cassiola, Instituto de Química - UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 14h

SEMINÁRIO ESPECIAL DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"The softest point of the equation of state"
Prof. Dr. Grzegorz Wilk, (SINS)-Poland
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 16h


3a. FEIRA, 25.11.2003

SEMINÁRIO DE ENSINO
"O debate sobre a imagem da ciência: a propósito das idéias e da ação de E.P. Wigner"
Prof. Dr. Olival Freire Júnior, Instituto de Física - Universidade Federal da Bahia
Auditório Adma Jafet, às 14h (horário excepcional)

SEMINÁRIO DO GRUPO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR
"Relaxação spin-rede nuclear nos meios com geometria confinada"
Javier Bustamante Mamani, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 16h

SEMINÁRIO DO LabFênix
"Importância das reações nucleares na concepção de reatores híbridos"
Dr. Sérgio Anéfalos, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 16h30

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Heisenberg, Schrödinger e o Vácuo"
Prof. Dr. Humberto França, FMA-IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA APLICADA COM ACELERADORES
"Diodos Semicondutores"
Alexandre Sansigolo Lujan, Semikron Semicondutores
Sala de seminários do Pelletron, às 17h30


4a. FEIRA, 26.11.2003

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Aspectos do confinamento na QCD"
Prof. Silvio Paolo Sorella, UERJ
Ed. Principal, Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h

DEBATE
"Atuação das Fundações na USP"
Auditório Abrahão de Moraes, às 17h


5a. FEIRA, 27.11.2003

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO COERENTE DE ÁTOMOS E LUZ
"Correlações, coerência e emaranhamento quântico em sistemas atômicos
Dr. George C. Cardoso, Center for Photonic Communication and Computing, Northwestern University (EUA)
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 14h

COLÓQUIO
"Caos e tunelamento em pontos quânticos"
Prof. Dr. Alessandro P. S. de Moura, Departamento de Física Geral, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 28.11.2003

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE ÓPTICA E SISTEMAS AMORFOS
"Holografia em tempo-real usando cristais fotorrefrativos Bi12SiO20 (BSO) e suas aplicações na análise de superfícies com técnica de Phase-Stepping"
Marcos Roberto da Rocha Gesualdi, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 10h30


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail:
bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br

 

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br