ANO XXIII - No.05 - 26/03/2004

ÍNDICE


Sobre a equação do pêndulo

Pequenas recompensas ou reconhecimento pelo trabalho intelectual são ingredientes de relevância no universo acadêmico. Principalmente quando se referem ao trabalho original, produto de engenho próprio e muita arte.

Há alguns dias me encontrei com a nossa colega Mutsuko Yamamoto Kucinski, que se aposentou no ano passado, em silêncio, apesar dos protestos de amigos e colegas. Nos últimos anos a Mutsuko publicou dois trabalhos, com um de seus alunos, sobre o pêndulo simples. Isso mesmo, o pêndulo simples, no campo gravitacional, com atrito viscoso e na presença de uma força senoidal de excitação. Quem quiser pode conferir: "Periodic solutions of the pendulum", M. Y. Kucinski e L. H. A. Monteiro, J. Phys. A36, 6691-6707 (2003); A33, 8489-8505 (2000). No trabalho mais recente, utiliza-se método proposto no artigo anterior para investigar órbitas de período três, que se estabilizam numa faixa muito estreita de estímulos externos (e que já haviam sido detectadas em experiências com análogos elétricos do sistema). As figuras dessas órbitas são belíssimas.

O reconhecimento foram dois emails que a Mutsuko me mostrou. Num deles, um funcionário do Institute of Physics (IOP) comunica que o seu trabalho de 2003 já foi "downloaded" mais de cem vezes. Isso é modernidade: no passado nós colecionávamos "requests" de "reprints"; agora o IOP comunica que mais de cem cópias eletrônicas das figuras da Mutsuko devem estar circulando por aí. No email seguinte, novo reconhecimento: o gerente de "marketing & promotion" do IOP solicita permissão para que uma de suas (belíssimas) figuras seja transformada em "poster" para ser afixado no saguão de entrada dos "headquarters" do IOP! A permissão foi concedida e o "poster" já deve estar lá, com o devido crédito ao trabalho de Kucinski e Monteiro.

Silvio R. A. Salinas, Chefe do Departamento de Física Geral


Senado Federal consigna Voto de Aplauso ao Prof. Paulo Artaxo

O Senado Federal, a requerimento do Senhor Senador Arthur Virgílio, inseriu, em Ata da Sessão de 2 de março de 2004, Voto de Aplauso ao Prof. Paulo Artaxo, Professor Titular do Departamento de Física Aplicada do IFUSP. O Prof. Artaxo é também coordenador do Instituto do Milênio - LBA, projeto internacional conduzido por cientistas brasileiros e europeus.

O Voto de Aplauso se justifica, no requerimento do Senador, "diante da notável descoberta científica [ identificação de molécula que serve de base para a formação de nuvens e de chuvas na Amazônia ] ... que fecha o ciclo do sistema hídrico mais ativo do mundo e que vinha desafiando a ciência, na busca de resposta para o chamado 'quebra-cabeça climático da Amazônia' ".

Parabéns ao Prof. Artaxo pelo reconhecimento do Senado da República.


COLÓQUIO

"Simulação Computacional de Nanoestruturas"

Prof. Dr. Douglas Soares Galvão, Departamento de Física Aplicada, IFGW, UNICAMP

galvão@ifi.unicamp.br

1º de abril, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Com os avanços tecnológicos e a crescente necessidade de dispositivos cada vez menores (que têm seguido a Lei de Moore) e mais sofisticados, estamos perto de atingir limites físicos na fabricação/integração de dispositivos baseados na tecnologia do silício. Isto, em parte, motivou o aparecimento de uma nova área de pesquisa, genericamente denominada nanotecnologia.

Dentre os materiais que podem concretizar a era de nanodispositivos, os nanotubos de carbono são estruturas especialmente atraentes, devido à riqueza de suas propriedades estruturais, eletrônicas e versatilidade de síntese.

Neste colóquio apresentaremos uma revisão genérica dessa área de pesquisa, que recentemente tem apresentado uma renovada atividade com a descoberta de novas estruturas e formas de carbono.

Discutiremos também as novas necessidades e desafios no desenvolvimento de novas ferramentas computacionais para o estudo de nanoestruturas, em especial a interface com ciência da computação e sistemas biológicos.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"O lugar da Química na escola: reflexões sobre currículo e cotidiano escolar"

Profa. Dra. Maria Inês Petrucci Rosa, Faculdade de Educação, UNICAMP

30 de março, terça-feira, Sala 4, Bloco 6 - Inferior, Instituto de Química, às 16h

Num primeiro momento, será apresentado, em linhas gerais, o conjunto de projetos que vem sendo desenvolvidos na área de formação de professores de Química, no âmbito da pós-graduação na FE/UNICAMP. Após essa breve exposição, será apresentado um trabalho de pesquisa, cuja temática está centrada em questões relacionadas à natureza da disciplina Química, enquanto componente curricular no Ensino Médio. Tal trabalho analisa representações presentes na escola, à luz do conceito de lugar e suas implicações para o estudo da evolução dessa disciplina no currículo em ação. Foram entrevistados diferentes atores na escola: professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, propondo a seguinte questão: Qual é o lugar da Química na escola? A partir dessa pergunta, produziu-se um espectro amplo de manifestações, que foram analisadas tendo como referência um quadro teórico relacionado com estudos de currículo.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes de 2004

"Física: Como Aprender? Como Ensinar?"

Prof. A. F. R. de Toledo Piza, IFUSP

31 de março, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite/

Física como conhecimento. Foco na aquisição ou transmissão conhecimentos versus foco nos objetos do conhecimento: Francis Bacon e Galileo Galilei. Outras questões de foco: "Aprender" física vesus "fazer" física; regras metodológicas: necessárias ou "tudo vale"? Teoria versus experiência: qual vem antes? Alguns casos: Newton e as regularidades do sistema solar; Einstein, a mecânica do átomo e o princípio de incerteza de Heisenberg.

* * *

Informamos que os vídeos dos colóquios anteriores já estão disponíveis na página web acima.

Os Organizadores


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA

"Aplicações do método das réplicas: dos vidros de spin ao mangue beat"

Prof. Jairo R. L. de Almeida, IFUSP e Departamento de Física - UFPE

1º de abril, quinta-feira, Ed. Principal, Ala I, Sala 204, às 14h30

Diversos sistemas que apresentam espaço de fases complexo têm sido tratados analiticamente, com sucesso, pelo conhecido método das réplicas. A aplicação mais conhecida é aquela associada ao estudo dos sistemas magnéticos desordenados, às vezes considerados como definindo um novo tipo de ordenamento, denominados vidros de spin. Tais sistemas parecem apresentar uma transição de fase, a qual, quando descrita pelo método das réplicas, separa fases com simetrias distintas, a transição associada com essa quebra de simetria muitas vezes sendo chamada de transição de Almeida-Thouless. Nessa palestra faremos uma retrospectiva das diversas aplicações interdisciplinares do método e seus resultados, originalmente desenvolvidos na área da Mecânica Estatística, e que variam da Física à "Social Physics". Em especial, daremos ênfase ao modelo do jogo da minoria, inventado recentemente, que pode ser visto como uma hipergeneralização do modelo de Ising, aplicável em muitos sistemas complexos, desde física até economia.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

OFÍCIO REMETIDO PELO PROFESSOR JORGE ALMEIDA GUIMARÃES, PRESIDENTE DA CAPES, SOBRE a concessão de bolsas do Programa Demanda Social para 2004

Brasília, 17 de março de 2004.

Prezado(a) Professor(a),

A CAPES promove, anualmente, a concessão de bolsas e fomento segundo critérios que consideram e priorizam o desempenho acadêmico dos diversos cursos e programas de pós-graduação, avaliados por seus Comitês de Área. As diretrizes e o aprimoramento no processo de alocação das quotas de bolsas dependem, sobretudo, da rubrica orçamentária específica anualmente definida no Orçamento Geral da União.

Como é do conhecimento geral, a direção atual da CAPES foi surpreendida com a inexistência de recursos orçamentários que permitiriam corrigir em 18% o valor das bolsas. Essa conquista foi alcançada pelo MCT no final de 2003, o que possibilitou ao CNPq corrigir o valor das bolsas de mestrado e doutorado, nesse percentual, a partir de fevereiro do presente ano.

Tendo em vista as dificuldades que precisam ser vencidas para resolver essa questão, e considerando a necessidade de se definir a alocação das quotas de bolsas do corrente ano, o que usualmente ocorre durante o mês de março, a Capes decidiu adotar, em caráter excepcional, o seguinte procedimento:

  • Manter provisoriamente, no corrente mês de março, uma alocação de quotas correspondente à manutenção de todas as bolsas comprometidas em vigência.
  • Implementar, no próximo mês de abril, a distribuição de quotas de bolsas segundo os novos parâmetros dos estudos, que até então estarão finalizados. Nessa distribuição, estarão incluídas todas as bolsas novas e de renovação a serem implementadas em 2004, com efeito retroativo ao mês de março corrente.

A Capes espera poder fixar, a partir do próximo mês de abril, novos valores para as bolsas de mestrado e doutorado no país.

Atenciosamente,

JORGE ALMEIDA GUIMARÃES

Presidente

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O EXAME DE QUALIFICAÇÃO para o doutoramento será realizado no horário das 14 às 18 horas, na sala e datas abaixo relacionadas:

  • 30/03/04 - terça-feira - Sala 206, Ala Central - Mecânica Clássica
  • 02/04/04 - sexta-feira - Sala 206, Ala Central - Eletromagnetismo

ALUNOS COM CONCLUSÃO DE MESTRADO

Os alunos que não se inscreveram para o programa de doutorado e estão para defender a dissertação de mestrado, devem fazer sua inscrição no doutorado junto com a entrega da dissertação.


ATIVIDADES DA SEMANA

3a. FEIRA, 30.03.2004

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA - DFMT
"III-nitride optoelectronic materials and devices at the Center for Quantum Devices of the Northwestern University"
Profa. Dra. Manijeh Razegui, Director of the Center for Quantum Devices, Department of Electrical and Computer Engineering, Northwestern University - Evanston, Illinois, USA
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"O Universo é finito?"
Prof. Marcelo Rebouças, CBPF
Ed. Principal Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"O lugar da Química na escola: reflexões sobre currículo e cotidiano escolar"
Profa. Dra. Maria Inês Petrucci Rosa, Faculdade de Educação, UNICAMP
Sala 4, Bloco 6 ^Ö Inferior, Instituto de Química, às 16h


4a. FEIRA, 31.03.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Difusão caótica de epidemias em redes complexas"
Fábio Stucchi Vannucchi, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 16h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"As lentes magnéticas do Microtron do IFUSP"
Tiago Fiorini da Silva (PIBIC), IFUSP
Sala da Biblioteca do LAL, às 16h30

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"Física: Como Aprender? Como Ensinar?"
Prof. A. F. R. de Toledo Piza, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 01.04.2004

SEMINÁRIO DO LNMS
"Photonic devices based on wide gap semiconductors on the way to room temperature polariton emission"
Dr. Alexander Pawlis, Universidade de Paderborn, Paderborn, Alemanha
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 10h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Aplicações do método das réplicas: dos vidros de spin ao mangue beat"
Prof. Jairo R. L. de Almeida, IFUSP e Departamento de Física - UFPE
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h30

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Transições de fase em CLL´s nemáticos observadas através da técnica "Efeito Miragem" Colinear"
Bruno Silveira de Lima Honda, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 15h

COLÓQUIO
"Simulação computacional de nanoestruturas"
Prof. Dr. Douglas Soares Galvão, Departamento de Física Aplicada, IFGW, UNICAMP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 02.04.2004

SEMINÁRIO EXTRA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA - DFMT
"Effective temperatures of driven vortex lattices in superconductors"
Prof. Dr. Daniel Dominguez, Centro Atomico Bariloche, Argentina
Ed. Alessandro Volta, Bloco C, Sala de Seminários, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br