ANO XXIII - No.07 - 08/04/2004

ÍNDICE


Octávio Ianni (1926-2004) - Homenagem e memória

No dia 1º de abril rememoramos os quarenta anos do golpe de estado que, ao mesmo tempo que derrubava o presidente legítimo do Brasil, instalava a ditadura militar que permaneceria no poder por vinte e um longos anos. No dia 13 de dezembro de 1968 um novo golpe era perpetrado, com a promulgação do AI-5, escrito pelo ministro da justiça (e reitor da USP!) Gama e Silva. Ao lado das demais instituições do país, a USP sentiu o peso interventor desse instrumento jurídico ditatorial.

Lembro-me de acompanhar pelo rádio, em abril de 1969, na antiga sede do Cefisma, que naquela época ficava nas proximidades do Auditório Alessandro Volta, e junto de outros estudantes, docentes e funcionários, as notícias sobre um decreto que, baseado no AI-5, cassava os direitos políticos e aposentava ou demitia 18 professores da USP e mais seis pesquisadores de instituições parceiras da universidade. Logo depois do nome de nosso professor Mário Schenberg vinha o nome do sociólogo Octávio Ianni, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP(FFCL, hoje FFLCH), que faleceu no dia 4 de abril último.

Num livro recentemente reeditado pela ADUSP lê-se o seguinte: "Octávio Ianni, outro jovem sociólogo de talento, pertencia ao grupo originariamente fundado por Florestan Fernandes e formava, com este e com Fernando Henrique Cardoso, o pólo dinâmico da sociologia brasileira." O nome de Fernando Henrique também aparecia nesse decreto e o de Florestan num decreto do dia anterior.

Depois de cassado, Octávio Ianni continuou seus trabalhos intelectuais sem interrupção, atuando algum tempo no exterior, na PUC de São Paulo, que através das gestões do Cardeal Arns, abrigou vários dos professores cassados, e na Unicamp, da qual foi professor emérito.

Ele sempre se mostrou disponível para participar de eventos organizados pelas mais variadas instituições do país, sempre se posicionando de forma lúcida, criteriosa e crítica sobre a realidade brasileira. Foi o que fez, por exemplo, em 2001 na abertura do IV Congresso da USP, e em 2003 no ato público contra a reforma da Previdência realizado no campus da USP.

Creio que, num país tão pouco apegado às suas memórias e, ao mesmo tempo, tão necessitado de aprender com sua história, vale homenagear a figura de Octávio Ianni, lembrando trecho da introdução de um livro seu que, embora carregando as marcas e o discurso de trinta anos atrás, ainda muito nos ensina sobre a realidade contemporânea:

"(...) Muitas são as manifestações da cultura imperialista que aparecem nos meios de comunicação de massa e nos sistemas de ensino, conforme operam nos países colonizados e dependentes: a identificação entre industrialização, desenvolvimento econômico e progresso social generalizado; a redução da política científica a uma política de pesquisa para atender às exigências do desenvolvimento econômico, nos termos do sistema de poder vigente; a reforma educacional, para "despolitizar" o sistema de ensino e transformá-lo numa agência de preparação de quadros técnicos para a empresa privada e o aparelho estatal; a identificação entre empresa privada, propriedade privada e liberdade; a identificação entre técnicas quantitativas de pesquisa e análise, por um lado, e ciência, por outro; o privilegiamento do conhecimento técnico, ou suscetível de aplicação prática imediata, segundo as exigências da reprodução do capital, em detrimento do conhecimento científico fundamental, ou sem os fins práticos imediatos dos interesses predominantes; a definição de todo conhecimento crítico, ou não voltado para o aperfeiçoamento do status quo, como conhecimento não-científico; (...)"

 

João Zanetic


Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados - USP

O Prof. Celso Grebogi do Departamento de Física Aplicada foi indicado pelo Magnífico Reitor, conforme ofício GR/233, de 29 de março de 2004, para integrar o Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados.


COLÓQUIO

"Falando de Música"

Nelson Ayres

Maestro, Pianista e Compositor

15 de abril, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Discutiremos a relação entre a acústica e a história da música ocidental, o sistema de notação musical e os aspectos da música eletrônica. O colóquio será ilustrado com música ao vivo.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Santos Dumont e o surgimento da aviação: em busca de um ponto de apoio"

Prof. Dr. Henrique Lins de Barros, Pesquisador Titular, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF

13 de Abril, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

Em 12 de novembro de 1906, em Bagatelle, Paris, realizou-se o primeiro vôo completo da história. O 14bis, de Alberto Santos Dumont, atingiu a marca de 220metros a uma altura de 6 metros decolando pelos seus próprios meios. Trata-se do marco inaugural da aviação. Após este vôo vários inventores começaram a voar. A questão que se coloca é: o que estava dificultando a invenção do avião? Entender os obstáculos que impediram a invenção do avião por mais de cem anos leva-nos a analisar as dificuldades no campo teórico que os inventores e cientistas envolvidos na aventura do vôo tiveram que enfrentar. Um dos aspectos interessantes é constatar que a maior dificuldade era conhecer o ponto de apoio, ou seja, a origem da força de sustentação. Vários cientistas participaram das discussões, como Kelvin, Rayleigh e Langley. Engenheiros importantes, como Eiffel e Chanute, também participavam ativamente das discussões. E inventores, como Santos Dumont, os irmãos Wright, os Voisin, Blériot, Esnault-Pelteire, entre muitos outros, dedicavam-se ao problema. Santos Dumont irá realizar uma síntese que permitiu a ele não só realizar o primeiro vôo controlado de um dirigível (19 de outubro de 1901) e o primeiro vôo homologado de um aparelho mais pesado que o ar (12 de novembro de 1906) como construir o primeiro avião moderno, o Demoiselle (1907). Além disso, sua participação no campo político será de importância fundamental para o rápido crescimento de uma indústria aeronáutica. Um farto material iconográfico permite seguir o caminho da invenção do avião.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes de 2004

"O Papel da Matemática na Física. E vice-versa"

Prof. J. C. A. Barata, IFUSP

14 de abril, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite/

Neste colóquio faremos um resumo panorâmico do papel da Matemática na Física e vice-versa, descrevendo exemplos históricos dessa mútua influência. Discutiremos também como essa íntima relação se apresenta como desafio para estudantes de Física e de outras ciências.


DIRETORIA DE ENSINO

Comunicamos que, a partir de 12/04/2004, a Seção de Áudio Visual passará a atender aos usuários, de segunda a sexta, nos seguintes horários:

8h00 às 12h30

13h30 às 18h00

19h00 às 23h00

A modificação visa permitir a extensão do atendimento até às 23h, ao contrário do que vinha acontecendo anteriormente.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROPOSTAS DE CURSOS PARA O 2o SEMESTRE DE 2004

Informamos que o prazo para recebimento de propostas de cursos a serem ministrados no segundo semestre do ano de 2004 será, impreterivelmente, de 15 a 30/04/04.


IME-USP

Colóquio do Departamento de Matemática Aplicada

"Bifurcações em Problemas de Sincronismo de Fase e Freqüência"

Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, EPUSP

16 de abril, sexta-feira, Auditório Antonio Gilioli - Bloco A - Sala 247/262 - IME-USP, das 16 às 17h

A operação confiável das redes síncronas de telecomunicações exige uma base de tempo precisa, extraída do feixe de dados em cada nó. Quando os nós estão sincronizados, o roteamento e a demodulação podem ser obtidos, garantindo uma distribuição correta da informação entre os diversos usuários do canal de comunicações. Consequentemente, uma rede auxiliar é criada, isto é, uma sub-rede dedicada à distribuição de sinais de relógio. Há diferentes soluções para a arquitetura da sub-rede de distribuição de relógio e a boa escolha depende do custo, da confiabilidade e da segurança operacional. Neste colóquio serão analisadas as possíveis arquiteturas dessas redes e serão formulados problemas relativos à precisão e à estabilidade dos sinais de tempo, usando teoria de bifurcações, permitindo o estabelecimento de relações entre parâmetros constitutivos e erros espaciais de fase e freqüência.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Alessandro Martins
"Desenvolvimento do processo de produção e estudo estrutural e magnético de filmes finos ordenados de FePt"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antônio Domingues dos Santos (orientador-IFUSP), Helena Maria Petrilli (IFUSP), Aline Yvette Ramos (LNLS), João Edgar Schmidt (UFRGS) e Luiz Carlos Sampaio Lima (CBPF).
12/04, segunda-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Sandra Cristina Licerio Melchior
"Cor & Luz ^Ö as formas de pensar a visão e a interação da luz com a matéria"
Comissão Examinadora: Profas. Dras. Jesuína Lopes de Almeida Pacca (orientadora-IFUSP), Maria Lúcia Vital dos Santos Abib (FEUSP) e Anildes Cafagne (PUC-SP).
15/04, quinta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 13.04.2004

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Violação de CP e o Experimento LHCb"
Prof. Leandro Salazar de Paula, UFRJ
Ed. Principal, Ala 2, sala Jayme Tiomno, às 16h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Santos Dumont e o surgimento da aviação: em busca de um ponto de apoio"
Prof. Dr. Henrique Lins de Barros, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDO DE HADRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"A expansão do universo e modelos de quintessência"
Prof. Rogério Rosenfeld, IFT-UNESP
Ed. Principal, Ala 2, sala-335, às 17h


4a. FEIRA, 14.04.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Preparação e caracterização de lipossomas magnéticos com afinidade específica"
Dra. Maria Helena Santana, Faculdade de Engenharia Química - UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"O Papel da Matemática na Física. E vice-versa"
Prof. J. C. A. Barata, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 15.04.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Estágio Sabático realizado no Grupo de Fluidos Complexos do IFUSP"
Profa. Dra. Hatsumi Mukai, Universidade Estadual de Maringá, PR
Auditório Adma Jafet, às 15h

COLÓQUIO
"Falando de Música"
Nelson Ayres, Maestro, Pianista e Compositor
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br