ANO XXIII - No.22 - 13/08/2004

ÍNDICE


COLÓQUIO

"O Valor do Conhecimento"

Prof. Nílson José Machado, Faculdade de Educação - USP

19 de agosto, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas

A aproximação entre os universos do conhecimento e da economia e a transformação do conhecimento no principal fator de produção tem chamado a atenção para um problema teórico da maior relevância, que é a atribuição de valor ao conhecimento. A dimensão mercadoria que ele certamente apresenta não é suficiente para balizar tal atribuição, conduzindo a inúmeros paradoxos, enquanto a dimensão dádiva que lhe é inerente não tem sido compreendida de modo satisfatório. Os modelos matemáticos utilizados pela chamada "economia da informação" traduzem tais desencontros e as iniciativas para superação dos impasses ainda são tímidas. Este é o cenário em que algumas reflexões sobre o tema serão apresentadas.

Nílson José Machado é Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. É, atualmente, Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Publicou alguns livros, entre os quais EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA (Cortez, 1995), CIDADANIA E EDUCAÇÃO (Escrituras, 1997), EDUCAÇÃO - PROJETOS E VALORES (Escrituras, 2000), LINGUAGEM, CONHECIMENTO, AÇÃO (org. Escrituras, 2003), CONHECIMENTO E VALOR (Moderna, 2004).


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes de 2004

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"À Procura de Sistemas Planetários ao Redor de Estrelas Próximas"

Prof. Sylvio Ferraz Mello, IAG-USP

18 de agosto, quarta-feira, às 18 horas

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite/

Nos últimos anos, sistemas planetários têm sido descobertos ao redor de muitas outras estrelas. A descoberta da grande maioria desses planetas resultou da medição de oscilações na velocidade radial das estrelas. Desse modo mais de 100 estrelas com possíveis planetas ao seu redor foram descobertas. Entretanto, a metodologia usada apenas permite descobrir planetas muito grandes em órbitas relativamente próximas às estrelas centrais. Planetas menores, mais semelhantes à Terra, exigem novas técnicas; descobertas são esperadas quando estiverem em órbita os telescópios Kepler (NASA) e Corot (ESA) que permitam observar a diminuição da luz de uma estrela devida à passagem de um pequeno planeta pela sua frente. Discutiremos em linguagem acessível aos estudantes como foram realizadas essas descobertas e como, num futuro próximo, novos métodos permitirão ampliar o nosso conhecimento de sistemas planetários extra-solares.

Para mais informações sobre a programação do segundo semestre de 2004, visite a página web acima.

Os organizadores


DIRETORIA

CALENDÁRIO ESCOLAR - 2º SEMESTRE - 2004

Informamos à comunidade do IFUSP que, conforme proposta da Comissão de Graduação e da Comissão de Pós-Graduação, os Chefes dos Departamentos e o Diretor do IFUSP, decidiram pelo reinício das aulas do 2º semestre de 2004, de acordo com o calendário apresentado abaixo.

As disciplinas da Física ministradas pelos docentes do IF em outras Unidades seguirão o calendário das Unidades às quais estão elas vinculadas.

CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA

 

Dias

 

Dias letivos

 

AGOSTO

2

16

Início da reposição de aulas para as turmas que não finalizaram o primeiro semestre.

Início das aulas do 2º semestre de 2004.

 

14

 

SETEMBRO

6

7

Recesso escolar. Não haverá aula.

Dia da Independência. Não haverá aula.

 

24

OUTUBRO

11

12

Recesso escolar. Não haverá aula.

Dia da Padroeira do Brasil. Não haverá aula.

 

24

 

NOVEMBRO

1

2

8 a 12

15

Recesso escolar. Não haverá aula.

Finados. Não haverá aula.

Semana da Física

Proclamação da República. Não haverá aula.

   

23

DEZEMBRO

21

ENCERRAMENTO DAS AULAS.

16

 

JANEIRO

 

 

 

Data máxima para a entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final do 2º semestre nas Unidades

 

 

 

Total de dias letivos

103

 

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

 

Dias

 

Dias letivos

 

AGOSTO

2

30

Início da reposição de aulas para as turmas que não finalizaram o primeiro semestre.

Início das aulas do 2º semestre de 2004.

         

02

SETEMBRO

 

 

6

7

 

Recesso escolar. Não haverá aula.

Dia da Independência. Não haverá aula.

     

24

OUTUBRO

 

11

12

 

Recesso escolar. Não haverá aula.

Dia da Padroeira do Brasil. Não haverá aula.

     

24

 

NOVEMBRO

 

1

2

8 a 12

15

Recesso escolar. Não haverá aula.

Finados. Não haverá aula.

Semana da Física

Proclamação da República. Não haverá aula.

     

23

 

DEZEMBRO

 

22 e 23

24 a 31

Recesso escolar. Não haverá aula.

Recesso escolar. Não haverá aula.

   

18

 

JANEIRO

3

14

31

 

Reinício das aulas.

ENCERRAMENTO DAS AULAS.

Data máxima para a entrega, pelos docentes, da 1º Lista de Avaliação do 2º semestre.

   

12

 

Total de dias letivos

103


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em 2004, a Semana ocorrerá no período de 18 a 24 de outubro.

Decreto, do Presidente Lula de 9 de junho de 2004, estabeleceu a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, a ser comemorada no mês de outubro de cada ano, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia e com a colaboração das entidades nacionais vinculadas ao setor, com a finalidade de promover a divulgação científica e tecnológica. Neste ano, a Semana ocorrerá no período de 18 a 24 de outubro. O objetivo é criar e consolidar no Brasil um mecanismo - que já vem sendo utilizado com êxito em vários países do mundo, como Reino Unido, Espanha, França, África do Sul e Chile ^Ö que mobilize a população em torno dos temas e da importância da ciência e tecnologia e contribua para a popularização da ciência de forma mais integrada nacionalmente.

Durante esta Semana instituições de pesquisa científica e tecnológica, universidades, centros e museus de ciência e tecnologia, escolas dos vários níveis, sociedades e associações científicas e tecnológicas, além de outras entidades e grupos, realizarão atividades de divulgação científica e tecnológica voltadas para o público escolar e para o público geral. Um aspecto importante dessas atividades é contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas e de suas aplicações.

A proposta de realizar no Brasil uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já vem feita há tempos por sociedades científicas, centros e museus de ciência, instituições e grupos voltados para a divulgação científica. A idéia é iniciá-la já neste ano, ainda que em caráter experimental, e buscar com que ela venha a se transformar em uma tradição no país. A colaboração e a participação ativa dos governos estaduais e municipais e das instituições de pesquisa e ensino regionais e locais, assim como de entidades científicas e tecnológicas, serão decisivas para o êxito da iniciativa.

As atividades da Semana serão as mais variadas, com eventos diversos ocorrendo em locais públicos e comunitários, em centros culturais e museus, em universidades e instituições de pesquisa, em casas legislativas e praças públicas: ^Ñdias de portas abertas^Ò de instituições de pesquisa e universidades; ida de cientistas às escolas; festivais e feiras de ciência; oficinas para o público; atividades unindo ciência, cultura e arte (teatro, cinema, circo, música etc); noites de astronomia; exibição de filmes e vídeos científicos em locais públicos; palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral; entrevistas, debates e documentários nos jornais, rádios e TVs etc.

As sociedades científicas e entidades da área tecnológica, as universidades e escolas, os institutos de pesquisa, as secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, as fundações de amparo à pesquisa, comissões de C&T das casas legislativas, fundações e entidades ligadas à área de C&T, e outros órgãos governamentais e da sociedade civil estão sendo convidados a participarem ativamente da organização e das atividades da Semana.

A coordenação das atividades está sendo articulada pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, da Secretaria de C&T para a Inclusão Social do MCT. A secretaria executiva da Semana será efetuada pelo escritório da Academia Brasileira de Ciências em Brasília.

Contatos no MCT: Brasília: 61 3177826; semanaCT2004@mct.gov.br; José Luiz Barros: jbarros@mct.gov.br; Ana Beatriz Lacerda: alacerda@mct.gov.br. Rio de Janeiro: 21 25550736, Ildeu Moreira, imoreira@mct.gov.br, ildeu@if.ufrj.br.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Andrei Smirnov
"A equação de Dirac com uma superposição do campo de Aharonov-Bohm e um campo magnético uniforme colinear"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Dmitri M. Guitman (orientador^Ö IFUSP), Marcelo Otávio Caminha Gomes (IFUSP), Rogério Rosenfeld (IFT/UNESP), Bruto Max Pimentel Escobar (IFT/UNESP) e Ivan Chestakov (IME/USP).
16/08, segunda-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Gilson da Silva
"Desenvolvimento de cálculo de Monte Carlo para reações fotonucleares em energias intermediárias e altas"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Airton Deppman (orientador^Ö IFUSP), Celso Luiz Lima (IFUSP) e Adimir dos Santos (IPEN).
18/08, quarta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

TESE DE DOUTORADO
Regina Reiko Takagui
"Investigações estruturais e bioquímicas envolvendo calcificação em estruturas biológicas"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Manfredo H. Tabacniks (orientador^Ö IFUSP), Aldo F. Craievich (IFUSP), Amando Siuiti Ito (FFCLRP/USP), Joaquim P. de Araújo Filho (ICB/USP) e Marina Beatriz A. Vasconcellos (IPEN).
20/08, sexta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 17.08.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Saturação Partônica e a Produção de Quarks Pesados"
Prof. Victor Paulo Barros Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS
Auditório Norte, às 17h


4a. FEIRA, 18.08.2004

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"À Procura de Sistemas Planetários ao Redor de Estrelas Próximas"
Prof. Sylvio Ferraz Mello, IAG-USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 19.08.2004

COLÓQUIO
"O Valor do Conhecimento"
Prof. Nílson José Machado, Faculdade de Educação - USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 20.08.2004

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR - FEP
"Espalhamento Compton e medida absoluta de energia de fótons marcados - Uma simulação Monte Carlo"
Washington R. Carvalho, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS MAGNÉTICOS - FMT
"Propriedades de Transporte em Filmes de Magnetita crescidos por CVD (Chemical Vapor Deposition)"
Waldir Leles, IFUSP
Sala de Seminários do Ed. Mário Schemberg, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br