ANO XXIII - No.28 - 24/09/2004

ÍNDICE


COLÓQUIO

"A Situação Atual do Observatório Auger"

Prof. Dr. Carlos Ourivio Escobar

Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), UNICAMP

30 de setembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Após uma breve revisão dos principais problemas envolvidos na física e astrofísica dos Raios Cósmicos de Energias Elevadas, passamos à descrição do estado atual do Observatório Auger que, recentemente, superou a marca de 400 tanques (1/4 do total) e 12 telescópios de fluorescência (metade do total). Enfatizaremos o desempenho dos vários componentes, a qualidade dos dados até agora obtidos e perspectivas na análise de dados com vistas a responder as perguntas cruciais sobre espectro, anisotropia e composição química dos raios cósmicos de energias elevadas.


SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

"Quebra abrupta do toro T²"

Tiago Pereira (Orientador: José Carlos Sartorelli, IFUSP-DFGE)

27 de setembro, segunda-feira, Auditório Norte, Ala Central, às 13h

Home-page: http://euclides.if.usp.br/~seminar/

As rotas para o caos são utilizadas para entender a transição do comportamento irregular para o caótico. Entre os vários cenários possíveis, estão os de desestabilização do toro T². Estudamos experimentalmente toros emergentes de órbitas periódicas estáveis, e sua desestabilização abrupta devido a uma colisão do toro com as singularidades do campo de vetores.


RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA

"Teorema de Beurling e a Hipótese de Riemann"

Fernando Auil, IFUSP

27 de setembro, segunda-feira, Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 13h30

Dado p tal que 1< p< ¥ , um resultado de Beurling afirma que a função Zeta de Riemann z (s) carece de zeros no semi-plano Re s > 1/p se e somente se o conjunto de funções é denso Lp ([0,1], dx), onde [x] denota a parte de x.

O caso p = 2 tem atraido particular interesse, pois estabelece uma equivalência entre a hipótese de Riemann (HR) sobre os zeros não triviais da função Zeta com um problema de compleza num espaço de Hilbert bem conhecido.


SEMINÁRIO DE ENSINO

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

"A multidimensionalidade da formação do professor"

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Profa. Dra. Titular do Programa de Educação:

Psicologia da Educação da PUC-SP

28 de setembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, das 16 às 18h

Objetivo: Discutir a importância da formação do professor, não só do ponto de vista de sua área de conhecimento, mas considerando a multidimensionalidade e complexidade do humano e das relações pedagógicas na escola. Esta multidimensionalidade precisa incluir preparação para a formação continuada, para desenvolvimento de processos reflexivos, para avaliação crítica, para inclusão dos saberes para ensinar, para a formação cultural, ética e estética, entre outra.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes de 2004

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Do Elétron aos Quarks. Os Constituintes Fundamentais da Matéria"

Prof. Oscar J. P. Éboli, IFUSP

29 de setembro, quarta-feira às 18h

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite/

Há milhares de anos a humanidade pergunta-se quais são os blocos fundamentais que compõem toda a matéria e eventualmente o universo. A resposta a esta questão variou muito ao longo dos tempos, conforme a capacidade de observação e a tecnologia de cada época. Por exemplo, no final do século XIX acreditava-se que os elementos básicos da natureza fossem os átomos, os quais eram bem classificados usando-se a tabela periódica de Mendeleev. A Física de Partículas tem como seu objetivo o estudo dos constituintes fundamentais da matéria, suas propriedades e suas interações, sendo que a Física de Partículas moderna é o mais ambicioso e organizado esforço humano para compreender a matéria no seu nível mais básico. Nosso objetivo neste colóquio é dar uma visão geral da Física de Partículas: o nosso entendimento presente bem como as revoluções por vir.

Para mais informações sobre a programação do segundo semestre de 2004, visite a página web acima.

Os organizadores


COMISSÃO DE PESQUISA

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO NA USP

A participação de pesquisadores com doutorado recente tem importância crescente no desenvolvimento das atividades de pesquisa da USP. Ciente disso, a Universidade oferece a pesquisadores, pós-doutores e coordenadores vantagens semelhantes às ofertadas a seus estudantes de pós-graduação. Incluem-se aí benefícios dos serviços de saúde da Universidade, acesso a bibliotecas e recursos computacionais. Têm acesso a tais benefícios tanto os bolsistas de Pós-Doutorado das agências de fomento quanto os Jovens Pesquisadores da FAPESP, e os bolsistas dos Programas PROFIX, do MCT e PRODOC da CAPES. Aceitam-se, também, pesquisadores que trabalham sem o apoio de agências de fomento, desde que seus projetos de pesquisa sejam reconhecidos pelos Conselhos Departamentais e pelas Comissões de Pesquisa das Unidades da USP, ou órgãos equivalentes.

A inscrição no Programa de Pós-Doutorado da Pró-Reitoria de Pesquisa deve ser feita na Comissão de Pesquisa da Unidade em que o trabalho será desenvolvido. Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.prp.usp.br.

PROGRAMA DE CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR - PROCONTES

Encontra-se disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa: http://www.prp.usp.br, o edital e as diretrizes do PROCONTES ^Ö Programa para Contratação de Técnicos de Nível Superior.

Cronograma: Prazo para recebimento das propostas na Unidade: até 15/10/2004; Prazo para recebimento das propostas na Pró-Reitoria: até 22/10/2004; Divulgação do resultado preliminar (12 concessões): 29/11/2004; Prazo final para pedidos de reconsideração: 08/12/2004; Divulgação do resultado definitivo (15 concessões): 20/12/2004.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

NOVAS NORMAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

Programa de Pós-Graduação em Física

Normas de Ingresso

I- DA INSCRIÇÃO

1. A inscrição na pós-graduação do IFUSP será aceita após análise pela CPG dos seguintes aspectos:

a. Projeto de Pesquisa;

b. Histórico escolar;

c. Curriculum vitae do candidato;

d. Carta de professor credenciado no curso aceitando orientar o candidato;

e. Cartas de recomendação de dois professores/pesquisadores;

f. Nota (normalizada) obtida no exame prévio ao ingresso na pós-graduação.

2. Podem inscrever-se candidatos que tenham diploma de Bacharelado ou Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento.

3. As inscrições são feitas na Secretaria de Pós-Graduação em Física do IFUSP nos prazos estabelecidos pela CPG, com apresentação dos documentos relativos aos itens de 1a a 1e.

4. A CPG poderá, a seu critério, agendar entrevistas com os candidatos, para permitir uma melhor avaliação.

II-DO EXAME PRÉVIO AO INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO

1. O exame prévio ao ingresso na pós-graduação tem os seguintes objetivos:

a. Servir de subsídio para a atribuição de bolsas pela CPG;

b. Permitir a avaliação do nível de preparação do futuro ingressante na pós-graduação, informação útil tanto para CPG quanto para o orientador.

2. O exame será realizado semestralmente em datas definidas pela CPG.

3. A CPG indicará uma comissão examinadora, constituída por orientadores credenciados no programa, encarregada de elaborar, aplicar e corrigir as provas do exame de ingresso.

III-DAS NORMAS PARA O EXAME PRÉVIO DE INGRESSO

1. Deverá ser um exame geral em nível de graduação, visando avaliar o candidato em conhecimentos básicos na área da Física. As provas serão baseadas nas seguintes disciplinas: Mecânica Quântica, Eletromagnetismo, Mecânica Clássica, Termodinâmica, Mecânica Estatística e Física Moderna.

2. As provas, além de questões contendo aspectos técnicos ligados à solução de problemas, deverão incluir também questões de cunho mais conceitual e de obtenção e interpretação de resultados numéricos. São também desejáveis, questões ligadas à interpretação de resultados ou situações experimentais.

3. A nota obtida nas provas deverá ser normalizada. Esse mecanismo permitirá que candidatos avaliados em um dado semestre e que não tenham sido contemplados com uma bolsa, possam concorrer em semestres subseqüentes, sem a necessidade de fazer novos exames.

4. Em caso de múltiplas tentativas, apenas a nota normalizada mais recente será considerada.

5. Os candidatos oriundos do programa de Mestrado do IFUSP e que já tenham prestado o exame anteriormente, poderão prestá-lo novamente para fins de obtenção de bolsa de doutorado.

6. Os candidatos cujas notas encontrem-se abaixo de 30% do aproveitamento normalizado, poderão ter sua inscrição na pós-graduação deferida, mediante apreciação pela CPG de solicitação circunstanciada do orientador.

IV- DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS

1. Para fins de atribuição de bolsas, a nota normalizada obtida no exame de ingresso contribuirá com 60% da avaliação, devendo os restantes 40% advir da análise pela CPG dos seguintes aspectos:

a. Projeto de Pesquisa;

b. Histórico escolar;

c. Curriculum vitae do candidato;

d. Cartas de recomendação.

2. A CPG poderá, a seu critério, agendar entrevistas com os candidatos, para permitir uma melhor avaliação.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. Face à necessidade de garantir uma formação básica adequada dos futuros mestres e doutores, deve ser definido um conjunto mínimo de disciplinas a serem cursadas pelos alunos. Assim, das seguintes disciplinas:

a. Mecânica Quântica I e II,

b. Eletrodinâmica Clássica I e II,

c. Mecânica Estatística,

d. Mecânica Clássica,

Três deverão ser cursadas e aprovadas pelo candidato ao título de doutor e duas pelo candidato ao mestrado.

2. A disciplina Mecânica Quântica I é obrigatória.

3. A formação específica do estudante, seja no mestrado ou no doutorado, é da responsabilidade do orientador. Assim, o orientador deverá indicar, de comum acordo com o estudante, no ato da inscrição no programa de mestrado ou de doutorado as disciplinas de área relevantes para a formação do estudante, escolhidas a partir de uma relação de disciplinas indicadas pela CPG.

Exame de qualificação para o Doutorado

O exame de qualificação ao doutorado tem por objetivos avaliar os rumos e os progressos obtidos até então no projeto de doutorado, a maturidade e os conhecimentos científicos do estudante, bem como sua capacidade de articulação didática. Este exame poderá, inclusive, servir de base para o aperfeiçoamento do projeto de doutorado.

    1. A inscrição para o exame deverá ser feita no mínimo um ano e no máximo tendo o aluno cumprido 50% de seu prazo regimental para o doutorado.
    2. O orientador deverá encaminhar à Comissão de Pós-Graduação a solicitação para o exame de qualificação do seu aluno.
    3. No ato da inscrição, o candidato apresentará quatro cópias de um texto escrito contendo os progressos obtidos no seu projeto de doutorado.
      1. A inscrição deverá ser feita cerca de 60 dias da data pretendida para a realização do exame.

    4. O exame de qualificação deverá ser realizado dentro de, no máximo, trinta dias após a indicação da comissão examinadora.
    5. O exame será avaliado por uma banca constituída por três membros, dois dos quais necessariamente docentes credenciados na pós-graduação.
      1. O orientador ou o co-orientador não são elegíveis para participar da banca.

    6. O candidato disporá de aproximadamente 50 minutos para fazer a apresentação oral do seu trabalho. Após a apresentação oral cada examinador fará uma argüição de no máximo 30 minutos. Na avaliação do candidato, deverão ser levados em consideração os seguintes itens:
      1. O estágio de desenvolvimento do projeto.
      2. A adequação dos planos para o restante do projeto, bem como as propostas para solução das dificuldades encontradas.
      3. As perspectivas de conclusão do projeto dentro do prazo.
      4. A qualidade do seminário apresentado, devendo, em especial, ser considerada a capacidade do candidato de mostrar a inserção do seu problema no contexto da área em que trabalha.

    7. A banca deverá apresentar um parecer circunstanciado contendo a avaliação do candidato.
    8. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.
    9. O candidato reprovado poderá submeter-se ao exame apenas mais uma vez, e dentro do prazo de seis meses após o exame realizado.

Normas de transição para os alunos já matriculados na Pós-Graduação em Física

I - Exame de Ingresso

  1. Os atuais alunos de doutorado que não tem bolsa de estudos e queiram concorrer a uma bolsa nos semestres seguintes (CAPES/CNPq), deverão fazer o exame de ingresso.
  2. Os atuais alunos de mestrado que venham a entrar no doutorado, não precisam fazer o exame de ingresso para admissão na pós-graduação. Deverão, porém fazê-lo, caso desejem solicitar bolsa de estudos CAPES/CNPq para o doutorado.

II - Exame de Qualificação de Doutorado

A fim de regularizar a situação dos atuais alunos de pós-graduação, haverá em março de 2005 a realização do último exame de qualificação de doutorado nos moldes atuais (aprovação em 3 disciplinas).

III - Alunos atualmente matriculados no Doutorado

  1. Aqueles que já foram aprovados no atual exame de doutorado estão dispensados do novo exame de qualificação.
  2. Aqueles que já foram aprovados no atual exame de qualificação e que completaram o número de créditos em disciplinas estão dispensados de cumprir a nova exigência de disciplinas obrigatórias.
  3. Alunos com aprovação parcial no atual exame de qualificação, caso queiram se aproveitar dos itens 1 e 2, poderão realizar o último exame em março de 2005.
  4. Alunos que não completem o exame de doutorado antigo até março de 2005, estarão automaticamente sob as novas normas da pós-graduação.

IV - Alunos atualmente matriculados no Mestrado

  1. Os atuais alunos de mestrado que já foram aprovados no atual exame de qualificação de doutorado, se ingressarem no doutorado, são dispensados do novo exame de qualificação de doutorado.
  2. Os alunos de mestrado que tem aprovação parcial no atual exame de qualificação, poderão realizar mais uma vez o exame em março de 2005, pois caso sejam aprovados se enquadrarão na situação do item 1.
  3. Os alunos de mestrado que já tiverem completado os créditos em disciplinas estão dispensados de cursar as disciplinas obrigatórias das novas normas.
  4. Os alunos de mestrado que não completaram o número de crédito em disciplinas devem fazê-lo dentro das novas normas de disciplinas obrigatórias.

EXAME DE INGRESSO

O exame de ingresso na Pós-Graduação está previsto para ser realizado nos dias 11 e 12 de janeiro de 2005. Como divulgado as inscrições serão realizadas de 4 a 22/10/2004.

COMUNICADO CAPES

Vimos, pelo presente, reforçar as informações contidas nos itens dos Manuais de Orientações dos Programas de Candidaturas a Bolsa no Exterior, no que se refere ao teste de proficiência no idioma estrangeiro.

Salientamos que no caso específico do TOEFL, o qual tem gerado várias dúvidas e questionamentos sobre o tipo aceito pela CAPES, somente é válido, para efeito de candidatura aos programas financiados por esta Agência o TOEFL CBT ou o realizado no modo paper-based. O Institutional TOEFL não tem validade para essa finalidade, motivo pelo qual estamos solicitando a ampla divulgação para todos os Programas de Pós-Graduação e futuros candidatos à bolsa no Exterior.

PROPOSTAS DE CURSOS PARA O 1o SEMESTRE DE 2005

Informamos que o prazo para recebimento de propostas de cursos a serem ministrados no primeiro semestre do ano de 2005 será, impreterivelmente, de 1 a 30/09/04.


SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DEPTO. DE ASTRONOMIA DO IAG-USP

"O UNIVERSO EM ONDAS DE RÁDIO"

Profa. Zulema Abraham, IAG-USP

27 de setembro, segunda-feira, IAG-USP - Auditório Principal - Bloco G, às 13h


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Eliana Maceira Pires Conti
"Trabalhando com projetos: limites e potencialidades"
Comissão Examinadora: Profas. Dras. Maria Regina Dubeux Kawamura (orientadora - IFUSP), Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira (FEUSP) e Alice Helena Campos Pierson (UFSCar).
28/09, terça-feira, Sala 209, Ala II, do Ed. Principal do IFUSP, às 10h.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 27.09.2004

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
"Quebra Abrupta do Toro T²"
Tiago Pereira (Orientador: José Carlos Sartorelli, IF USP DFGE)
Auditório Norte, às 13h

RESULTADOS E PROBLEMAS EM FÍSICA-MATEMÁTICA
"Teorema de Beurling e a Hipótese de Riemann"
Fernando Auil, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 13h30


3a. FEIRA, 28.09.2004

SEMINÁRIO DE ENSINO
"A Multidimensionalidade da Formação do Professor"
Vera Maria Nigro de Souza Placco, Profa. Dra. Titular do Programa de Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 29.09.2004

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA - DFMT
"Energy Levels and Structural Properties of Atomic Systems Under External Confinements"
Dr. Prasanta Kumar Mukherjee, Indian Association for the Advancement of Science, Calcuta - India
Ed. Alessandro Volta (Bloco C), Sala de Seminários, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Caos e Complexidade: Validades de Modêlos Dinâmicos"
Prof. Celso Grebogi, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"Do Elétron aos Quarks. Os Constituintes Fundamentais da Matéria"
Prof. Oscar J. P. Éboli, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 30.09.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Aplicações dos ferrofluidos em Magneto-Hipertermia"
Prof. Gerardo Fabian Goya, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 11h30

COLÓQUIO
"A Situação atual do Observatório Auger"
Prof. Dr. Carlos Ourivio Escobar, Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), UNICAMP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br